sábado, 22 de março de 2014

Lição 13 - O Custo do Discipulado


(Lucas 12)
 
 

Introdução: Em Lucas 14:28, Jesus contou a história de um homem, considerando se ele construiria uma torre. Uma coisa prudente, de acordo com Jesus, é calcular se você tem dinheiro suficiente para terminar a torre, antes de começar a derramar concreto na fundação. Jesus contou essa história para ilustrar a decisão que nós temos que fazer, quando nos tornamos discípulos. Temos contado os custos? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver que tipo de contabilidade precisamos fazer, quando decidimos seguir Jesus!

 
 
I. O Chamado

A.  Leia Lucas 12:4-5. Quem pode matar apenas o corpo? (O homem.)

1.  Quem pode lançar-nos no inferno? (Deus.)

B. Leia João 3:16. Deus nos ama tanto que nos deu Seu Filho, para que possamos viver. Como você explica Lucas 12:5, que nos diz para temer a Deus porque Ele pode lançar-nos no inferno? (Jesus está falando sobre a autoridade de nossa vida. Logicamente, se olharmos para a vida, deveríamos respeitar a autoridade que tem poder maior. Deus tem poder, não somente sobre a vida aqui, mas sobre a vida eterna.)

C. Leia Lucas 12:6-7. Logo depois de dizer-nos para temer a Deus, Jesus nos diz "não temas." O que está acontecendo? (Jesus nos diz para olhar, primeiro, o lado prático das coisas – Deus é o Único com todas as armas. Em seguida, Jesus nos diz que Deus é o Único que nos ama, intensamente. Ele tem todas as armas e todo o amor.)

D. Leia Lucas 12:8-9. Qual é a mensagem de Jesus para nós aqui? (Temos uma escolha a fazer. Escolheremos o poder supremo e derradeiro amor?)

1.  Este é um dos "custos" que temos que considerar quando fazemos a escolha do discipulado? (Não é um "custo" verdadeiro, pois isto nos diz que se reconhecemos Deus, Ele nos reconhecerá nos lugares altos.)

E. Como esta escolha é feita? É apenas um assunto verbal? Voltemo-nos para esta questão prática, em seguida.

II. A Escolha

A.  Leia Lucas 12:10. Se você acredita na Trindade, assim como eu, como isso faz algum sentido? Como insultar uma parte da divindade é pior do que insultar a outra? ( De acordo com João 16:13, o Espírito Santo nos guia em toda a verdade. Se perdermos nosso Guia, estaremos perdidos para sempre. Jesus está nos ensinando uma verdade prática. Ao rejeitarmos o Espírito Santo, rejeitamos a fonte da verdade. Você está rejeitando Aquele que o atrai para Deus.)

1.  Leia Lucas 12:11-12. O que mais o Espírito Santo faz por nós? (Nos ajuda, nos momentos difíceis, quando estamos sobre extrema pressão, a ter a tranquilidade de que Ele guiará nossas palavras.)

2. Qual é um outro aspecto prático de fazer a escolha por Deus e não pelo mundo? (Devemos escolher quem será nosso guia. Este guia deve ser o Espírito Santo. Isto não é um custo.)

B. Leia Lucas 12:13-15. Essa é uma pergunta estranha que, como um video caseiro, fica gravado com todo o resto? (Não. Jesus está nos ensinando que escolher seguí-Lo, não tem nada a ver com dinheiro. Em Deuteronômio 28, Deus nos diz que escolhê-Lo, traz prosperidade. Mas, Jesus nos diz que estamos entrando em um novo e mais maduro relacionamento com Deus.)

C. Leia Lucas 12:16-20. Qual é o ponto da parábola de Jesus? Ele está nos dizendo para não nos aposentarmos? Ele está nos ensinando a não pouparmos para a aposentadoria?

1.  Por que a essa parábola segue a questão sobre ajudar a dividir uma herança? (Jesus ressaltou o que é importante. Esse não é um conselho sobre poupança ou aposentadoria. Jesus disse que se focarmos em nosso próprio prazer, podemos morrer inexperadamente – e, então, como esse foco nos beneficiaria?)

D. Leia Lucas 12:21. O que isso diz sobre nossa escolha em sermos discípulos? O que isso diz, quanto ao custo de nos tornarmos discípulos? (Se você se concentrar em ser rico, em oposição a fazer avançar o Reino de Deus, você pode morrer, prematuramente. O ponto, para Jesus é que o avanço do Reino de Deus não é, necessariamente, um custo.)

III. Vivendo a Escolha

A.  Leia Lucas 12:22-26. Minha filha me falou sobre "calorias negativas." Significa que alguns alimentos contém menos calorias do que as que o corpo gasta ao digerí-los. Jesus falava de "calorias negativas" quando se tratava de contar o custo do discipulado? (Sim. Nós vimos esse tema, antes. Jesus diz que podemos deixar a preocupação para trás. Deus será a certeza de que nossas necessidades serão atendidas. O "custo" não é, realmente, um custo.)

B. Leia Lucas 12:27-28. O que, especificamente, Deus promete? (Ele nos promote roupas maravilhosas.)

C. Leia Lucas 12:29-31. Quando você considera o que temos lido, até agora, neste capítulo, você acha que Jesus estava falando sobre comida e roupas? (Esse foi o problema enfrentado pelo fazendeiro que se aposentou e morreu. Deus diz que Seus seguidores não estão concentrados em coisas. Eles estão concentrados no avanço do Reino do Céu. A história do fazendeiro aposentado conclui que concentrar-se em dinheiro e em si próprio não é garantia de dinheiro. O ponto, aqui, é que concentrar-se no Reino, não vai privar você de comida e roupas.)

D. Leia Lucas 12:32. Medo do quê? (Dado o contexto, a resposta deve ser pobreza.)

E. Leia Lucas 12:33-34. Lembra-se do jovem rico (Mateus 19:20-21) que foi orientado a vender a vender seus bens e dá-los aos pobres. Ao longo desta história, sugeri que Jesus estava ensinando a este jovem que ele não poderia ganhar seu caminho para o céu. Vender tudo o que tinha era algo que ele não faria. Por causa do que Jesus falou para ele, nós fomos capazes de nos desviar da "bala", pensando que teríamos que vender tudo o que temos, certo?

1.  Podemos nos esquivar dessa nova "bala" – que estamos agora informados de que a venda de nossas coisas é o custo do discipulado? Este comando não é apenas para o novo rico. O que você diz?

F. Considere Lucas 12:32-34 no contexto. O que isso nos ensina? (Jesus, continuamente, nos diz que o "custo" do discipulado não é custo, de modo nenhum. Ele edificará nossa reputação, nos alimentará e nos dará ótimas roupas. Jesus nos diz para não ter medo de que a doação aos pobres nos causará pobreza. Exatamente o oposto! Jesus diz que Ele não só terá certeza de que estamos cuidando daqui, mas Ele estará nos dando "o Reino," um "tesouro no céu" que não poderá se acabar, nem ser roubado ou destruído.)

G. Deveríamos vender tudo? (Vou deixar que você responda para você mesmo, mas não acho que este seja o ponto para Jesus. O tema do capítulo, até este ponto, tem sido o de se concentrar em fazer avançar o Reino do Céu, e não, o de fazer avançar sua própria riqueza. Jesus disse que não podemos empobrecer a nós mesmos, se ajudarmos os pobres ("não tenha medo, pequeno rebanho") ou usarmos nossa riqueza para fazer avançar o Reino de Deus. Não podemos dar um fora em Deus. Podemos somente nos enriquecer com depósitos no Banco do Céu.)

H. Leia Lucas 12:35-36. Que outros custos estão sendo discutidos aqui? (O custo de estar alerta e pronto.)

1.  De tempos em tempos, topo com pastores cujos ensinamentos me dão indigestão. Um " pastor indisgestão" escreveu que ele havia gasto tempo suficiente promovendo o evangelho, ele estava ficando mais velho, e agora era hora de ele voltar-se para ganhar dinheiro para si mesmo. Como esse plano se encaixa com esses versículos? Como ele se encaixa com o que temos aprendido nesse capítulos, até agora? (Nosso foco deve estar, sempre, em fazer avançar o Reino de Deus. Este é um compromisso para toda a vida, e nós precisamos estar "na tarefa" o tempo todo.)

I. Leia Lucas 12:37. O que acontece com o servo diligente? Com aquele que está, constantemente,"na tarefa"? (Deus os serve! Este é um outro custo "sem calorias". Deus promete, constantemente, nesses versículos, dar para Seus servos o que dão a Ele.)

J. Leia Lucas 12:38-40. Aqueles de vocês que se aprofundaram em profecias: qual é a mensagem aqui? (Os seguidores diligentes de Deus ficarão surpresos no momento da Segunda Vinda de Jesus. É por isso que eles devem ter, sempre, seus olhos abertos. Eles devem estar, sempre, preparados. Se você acha que entende, perfeitamente, os passos da Segunda Vinda, cuidado!)

K. Leia Hebreus 11:39-40. Os versículos anteriores, em Hebreus 11, revelam que o custo do discipulado varia entre os discípulos. Para alguns é extremo e, para outros, não parece tão extremo. Independente do custo em nossa vida, qual é a promessa universal de Deus? (Nós não receberemos tudo o que Deus promote para nós, aqui na terra. Mas Deus tem planejado algo muito melhor, para nós, no céu!)

L. Amigo, considerando o custo, você vai decidir, hoje, a seguir Jesus? A recompensa é muito maior que o custo, mas a extensão total da recompensa está na vida por vir!

IV. Próxima semana: Começaremos uma nova série sobre um dos meus temas favoritos: lex rex! Lex rex vem do latim e significa "a lei é rei." O papel da lei, nos salvos pela graça, é um estudo fascinante.{Lição do 2º trimestre: "Cristo e Sua lei"}

 
Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.
 
Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"
 
Tradução: Denise de Mesquita
 
 
 

 

 

 
 

Nenhum comentário: