sábado, 15 de março de 2014

Lição 12 - A Ceifa e os Ceifeiros

(Marcos 6, Mateus 21, Lucas 5, Atos 16)

 

Introdução: Em Mateus 9:37, Jesus disse para Seus discípulos: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Uma vez que Jesus estava falando sobre colheita de almas para o Reino dos Céus, eu acrescentaria: e os trabalhadores qualificados estão em número ainda menor. Tenho o cabo de uma velha foice em minha garagem. Foices são ferramentas manuais para colher trigo. Elas têm um cabo longo e curvo e uma lâmina comprida e estreita, presa em ângulo reto, na extremidade do cabo. Tenho uma idéia de como ela funciona, mas seria necessário treinamento no local de trabalho, para eu usá-la, corretamente. E quanto a colheita de almas? Como nos tornarmos trabalhadores qualificados nessa tarefa tão exigente? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender!




I. O Treinamento

A. Leia Marcos 6:7. Quantos de vocês prestaram serviço como estagiários, em seu atual emprego? É isto o que estamos vendo aqui: treinamento no local de trabalho? (Sim. Jesus decidiu que, antes de voltar para o céu, Ele daria para os discípulos um treino ou estágio, para sua última missão de colheita.)

1. Considere as duas primeiras coisas que Jesus fez. Por que você acha que Jesus os enviou em pares?
 
2. Por que você acha que a segunda coisa que Ele fez foi dar-lhes autoridade sobre os maus espíritos?

3. Leia Efésios 6:12. Hoje, em nosso trabalho evangelístico, subestimamos a importância da batalha espiritual?

B. Leia Marcos 6:8-9. Quando nossos filhos eram pequenos, as viagens de férias eram feitas em nosso motor-home. Eu acreditava que deveria levar equipamentos e peças sobressalentes. Eu achava que isso era uma preparação prudente. Os discípulos estavam despreparados? Por que eles careciam até mesmo de elementos essenciais como comida e dinheiro?

1. A idéia era ensiná-los a verdadeira fé e dependência? (Leia Mateus 10:10. A versão de Mateus, para esse evento, dá os motivos de Jesus e Ele não menciona o aumento da fé. Ao invés disso, Jesus disse que, aqueles que se beneficiam do ministério, deveriam apoiá-lo.)

2. No passado, tive ministérios que me solicitavam contribuir para um fundo, de modo que pudesse prover dinheiro suficiente para lançar um missionário. Mais recentemente, um ministério pediu-me para contribuir para o trabalho de amigos íntimos. É falho esse enfoque? Aqueles que se beneficiam, diretamente, do trabalho missionário deveriam pagar por ele? (Leia 1 Coríntios 9:6, 12 e 15. O princípio é que, aqueles que se beneficiam deveriam pagar, mas não é uma questão moral fazê-los pagar.)

C. Leia Marcos 6:10. Por que não ficar atento para conseguir melhores acomodações? (Se você considerar todas as direções de Jesus, elas parecem apontar para um enfoque sem complicações - não estar sobrecarregado de material extra e não ficar pesquisando ao redor, por lugares diferentes para ficar. Focar, apenas, na missão de compartilhar o evangelho.)

D. Leia Marcos 6:11. Que lição devemos aprender aqui, que vai nos ajudar com nossos esforços evangelísticos atuais? (Devemos nos concentrar naqueles que querem ouvir o que temos a dizer.)

1. Aqueles de vocês que têm lido minhas lições, durante anos, devem lembrar a luta que tive com meus vizinhos idosos. Fiz todos os tipos de "trabalhos" para eles, mas eles não queriam discutir salvação comigo e, em certo ponto, sua esposa parecia hostil. Quando tinham problemas, eles me chamavam para orar, mas nunca converti nenhum deles. Eu achava que era minha falha. O que este texto sugere? (Se alguém resistir ao evangelho, passe para a próxima pessoa.)

II. A Mensagem

A. Leia Marcos 6:12. Considere a mensagem dos discípulos. Esta deveria ser nossa mensagem, hoje?

1. Leia Mateus 3:1-2. João pregava arrependimento, por que Jesus estava voltando. Quando Jesus veio, Ele enviou Seus discípulos e eles pregaram arrependimento. Como combinar a mensagem de arrependimento, com uma postura acolhedora com os pecadores?

B. Leia Lucas 5:29-30. Os fariseus queriam que os pecadores mudassem, antes de comerem com eles, mas Jesus estava comendo com pecadores.Qual, você supõe, foi a primeira coisa que Jesus disse para os pecadores? (Eu duvido que eles estivessem "arrependidos". Mais, provavelmente: "por que não vamos comer?")

C. Leia Lucas 5:31-32. Qual era a mensagem de Jesus? (Arrependimento!)

1. Como uma questão prática, o que você acha que isso significa? Exatamente, o que devemos dizer para as pessoas que vêm, em nossa igreja, buscar a verdade?

a. Quando vemos algo que novas pessoas estão fazendo, vestindo ou comendo e que está inconsistente com nossa visão do que é certo, nós devemos chamá-las a arrepender-se das suas obras, suas roupas ou comida?

D. Leia Mateus 21:23 e Mateus 21:32. A quem Jesus estava se dirigindo? (Ao chefe dos líderes religiosos. Estas pessoas são aquelas que acreditam em Deus e parecem ter suas obras, roupas e comida como requisitos, exatamente, corretos.)

1. Neste contexto, o que Jesus estava lhes pedindo para fazer, em Mateus 21:32? (Que se arrependessem de sua incapacidade de crer em Jesus. João também estava pregando fé em Jesus.)

2. Quando eles se recusaram a arrepender-se e a aceitar o caminho da justiça, o que eles recusaram? (A graça! A justiça através da fé em Jesus.)

3. Agora, deixe-me perguntar a você, novamente, o que devemos dizer aos nossos visitantes, acerca do arrependimento? (Que eles devem se arrepender do pecado. Que eles devem se arrepender de acreditar na justiça, através de suas próprias obras. Que eles devem aceitar a justiça mediante a fé em Jesus!)

4. Se dissermos para os visitantes procurarem a verdade, deixando seu trabalho, suas roupas e comida, para serem salvos, quem precisa de arrependimento? (A pessoa que sugere que a salvação vem através das obras, das roupas e da comida!)

E. Leia Mateus 21:28-30. Essa é a história que nos leva para os versículos que acabamos de discutir. Qual filho fez a vontade do pai? (Leia Mateus 21:31. Não o filho que se limitou a dizer as palavras certas, mas o filho que fez a coisa certa.)

1. Vamos discutir isto. Com base nos versículos ligados a essa história, sugeri que as pessoas da igreja, que dizem para os visitantes que eles devem parar de fazer, vestir e comer alguma coisa, precisam se arrepender. Essa história diz que o filho que faz a coisa certa é aquele que agrada o pai. Minha sugestão estava errada? (Creio que não. Ao invés disso, acho que isto nos mostra os dois lados do erro. Um dos lados cai no buraco das obras - que você deve ou não fazer alguma coisa para ter direito à salvação. O outro lado do erro cai no buraco ao dizer que o pecado é bom. Você não precisa mudar nada. O caminho da verdade é que você concorda em aceitar Jesus, como sua única fonte de salvação e muda o curso de sua vida e de sua vontade, para Ele.)

F. Leia Lucas 24:46-49. O que isso nos diz é nossa mensagem para o mundo? (Arrepender-se e buscar o perdão dos pecados, e você será justificado através da vida, morte e ressurreição de Jesus.)

1. Eles têm a mensagem. Por que esperar? ( O poder e a habilidade estão prometidos. Voltemos para o próximo texto.)

III. O Poder

A. Leia Atos 16:6. Se nosso objetivo é compartilhar as boas novas sobre Jesus, por que o Espírito Santo nos impede de fazer um bom trabalho? (O Espírito Santo não os impediu de pregar mas estava, simplesmente, orientando-os para onde não deveriam ir.)

B. Leia Atos 16:7-10. Alguma vez você se perguntou se deveria compartilhar o evangelho com determinada pessoa? Que tipo de ajuda podemos esperar do Espírito Santo? (Essa história nos ensina que o Espírito Santo nos conduzirá até as pessoas que querem ouvir o evangelho.)

C. Leia Atos 2:1-3. Por que vento, ruído e fogo? (Leia Atos 2:4-6. Isso atraiu a multidão. Considere como sua igreja tenta trazer candidatos para a igreja.)

 D. Leia Atos 2:7-12. Se você estivesse em uma reunião na sua igreja e quisesse compartilhar o evangelho com pessoas que falam em 15 idiomas diferentes, como você faria? (Lembram-se que eu estava me culpando por não ter "determinado um tom" melhor, para levar o evangelho, para meus vizinhos idosos? A tarefa enfrentada pelos discípulos era impossível - 15 (conte-os) diferentes idiomas. Mas o Espírito Santo resolveu tudo.)

1. O que isto nos ensina sobre a maneira como devemos apresentar a mensagem do evangelho? ( Para mim diz que, obter o direito de ser "auxiliado" é a coisa mais importante.)

 E. Amigo, se você não está compartilhando a mensagem do evangelho, você vai começar hoje? Você vai compartilhar com aqueles que querem ouvir a mensagem? Você vai compartilhar o arrependimento e salvação pela graça somente? Você vai orar para que o Espírito Santo o capacite com as oportunidades, palavras e ações certas?

IV. Próxima semana: O Custo do Discipulado.

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

  Tradução: Denise de Mesquita



         

Nenhum comentário: