domingo, 4 de maio de 2014

Lição 06 – A Morte de Cristo e a Lei

(Romanos 7 e 8)



Introdução: Quando estudamos o Sermão da Montanha de Jesus (Mateus 5), você deve ter se sentido um pouco deprimido. Jesus explicou que guardar a lei não é apenas uma questão de evitar atos pecaminosos, mas tem a ver, também, com nossos pensamentos e atitudes. Requer atitudes que são, francamente, estranhas ao nosso coração natural. Fazemos o bem para aqueles que abusam de nós? Damos a outra face? A boa notícia é encontrada em nossa lição, hoje. Jesus cumpriu a lei por nós. A lei, como nunca, ainda é nosso "mapa", para nos afastar de problemas, mas o elevado nível que Jesus mantém diante de nós, não é o teste de salvação. Vamos percorrer nossas Bíblias e aprender mais!




I. Um Mapa Inoperante?

A. Leia Romanos 7:1-3. Qual é a questão legal mais importante, num segundo casamento? (Se seu cônjuge original morrer.)

a. A morte de um cônjuge é algo sobre a qual você tem controle? (Espero que não!)

1. O que Jesus está nos ensinando? (O exemplo de Jesus tem uma mensagem óbvia (você estará livre para casar, novamente, após a morte de seu cônjuge), e uma mensagem menos óbvia (se você está violando a lei, pode tornar as circunstâncias fora de seu completo controle.)

B. Leia Romanos 7:4. Quando Paulo disse que nós morremos para a lei “por meio do corpo de Cristo” o que ele quis dizer? (Morremos para a lei quando Jesus morreu em nosso favor, na cruz. A morte de Jesus estava fora de nosso controle, mas ela fez toda a diferença, no que diz respeito a nossa relação com a lei.)

1. O que pretende, em última análise, a consequência da morte de Jesus? (“A fim de que venhamos a dar frutos para Deus.”)

C. Leia Romanos 7:5. O que cria, em nós, as paixões pecaminosas? (Duas coisas: a) um controle da natureza pecaminosa; e, b) a lei!)

1. Como a lei pode “despertar” paixões pecaminosas? (Alguma vez você ouviu alguém dizer que você não tinha permissão para fazer alguma coisa? Agora você entende.)

D. Observe a últimas palavras em Romanos 7:4 e Romanos 7:5 sobre “fruto.” Como a graça nos ajuda a fornecer fruto para Deus e a lei nos ajuda a fornecer fruto para a morte? Isto não vira de cabeça para baixo nossas expectativas normais?

E. Leia Romanos 7:6. Qual é a nossa relação atual, com a lei? (Somos libertos dela.)

1. O que significa “sirvamos conforme o novo modo?”

2. Tenho estado martelando sobre a analogia do “mapa” - que a lei moral é como um mapa, para nos ajudar a evitar os danos que a violação das leis naturais fazem conosco. Como se encaixa a analogia do meu mapa? Vamos seguir em frente.

II. A Vida com GPS!

A. Releia a última parte de Romanos 7:6. Trocamos os mestres: a lei mestra nos lançou nas mãos do Espírito Mestre?

1. O que significa “para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito"? (Leia João 14:26. O Espírito Santo nos guiará na vida.)

B. Leia Gálatas 3:10. Como isso nos ajuda a entender a questão do “fruto”? (Basear-se na obediência à lei, para nossa salvação, é morte certa. Isso é parte do fruto para a morte.)

1. Isso sugere que a leitura do mapa é uma “maldição!” Quantos de vocês têm problemas com mapa? (Nós temos dificuldades para seguir mapas: segurar um mapa e ver os detalhes, descobrir aonde nós estamos no mapa, etc. Pior, um mapa é só uma representação de estradas de verdade. A Bíblia diz que “conservar-se” no mapa não é o objetivo. Se o objetivo fosse conservar-se no mapa (cumprir a lei) estaríamos destinados a falhar. Seremos amaldiçoados.)

C. Leia Gálatas 3:11-14. Como somos justificados? ( Jesus nos redimiu!)

1. Qual é a promessa para nosso futuro? (Novamente, vemos uma referência ao Espírito Santo. Assim como muitas outras pessoas, tenho um programa GPS (“Global Positioning System” ou "Sistema de Posicionamento Global") no meu celular. A necessidade de orientação não mudou desde a morte de Jesus. Nós, ainda, precisamos e queremos orientação para nos mantermos seguros. A mudança é que o objetivo final não é observar o mapa. O objetivo é ter a vida guiada pelo Espírito Santo - que ainda mantém a promessa de nos ajudar a evitar os danos decorrentes da violação da lei natural.)

III. A Lei Expirou?

A. Vamos voltar para Romanos. Leia Romanos 7:7. Quanto à lei, o que é importante? (Ela nos informa sobre o pecado. Como um mapa, ela nos dá direção.)

B. Leia Romanos 7:8-11. O que há de errado com ranger nossos dentes e a determinação de cumprir a lei? (Nos faz querer pecar.)

C. Leia Romanos 7:12-13. Como a lei pode ser tanto boa como mortal?

1. A lei expirou?(Observe algo muito importante. Todas as afirmações sobre algo morrendo, nos textos que estudamos, se referem a nós ou ao pecado morrendo. Nunca houve referência à morte da lei.)

2. Por que é importante nós morrermos? (A pena para o pecado é a morte. Quando Romanos 7:4 nos diz que nós “morremos para a lei por meio do corpo de Cristo”, significa que, através de Jesus, nós pagamos o preço pelo pecado. É como estarmos libertos da lei. Nós já morremos!)

D. Leia Romanos 7:14-20. Vamos pensar, novamente, como se a lei fosse um mapa. Você é um leitor rebelde do mapa! Certo, você pode ver o mapa, e aceita que as indicações nele são precisas, mas você odeia seguir as direções de uma folha de papel. Você quer seguir pelo caminho que parece interessante, do ponto de vista da vida real. O que o mapa faz por você, agora? (Faz você sentir-se culpado. Você sabe o caminho que deve seguir, mas sua natureza rebelde leva você em outra direção.)

E. Leia Romanos 7:21-24. Como saímos dessa situação com o mapa? (Leia Romanos 7:25. Jesus nos resgata!)

IV. Entrando no Carro

A. Leia Romanos 8:1-4. Como “as justas exigências da lei... são ..."plenamente satisfeitas em nós”? (Por meio da "oferta" de Jesus, pelo pecado, em nosso favor. Quando aceitamos Jesus, através do batismo, Sua morte é nossa morte, para o pecado.)

1. Como (Romanos 8:3) Jesus “condenou o pecado na carne?” (Por Jesus ter morrido em nosso lugar, vemos as terríveis consequências do pecado.)

B. Leia Romanos 8:5-8. Deveríamos estar assustados por causa disto? O novo teste de salvação é aonde nós temos que ajustar nossas mentes?

1. Lembre que, no Sermão da Montanha, Jesus disse que luxúria e raiva eram problemas tão sérios quanto adultério e assassinato. As obras de combate mudaram em nossas mentes? (Não. A graça envolve tanto nossos pensamentos, quanto nossas ações. No entanto, nós temos que tomar uma decisão honrada.)

C. Leia Romanos 8:9-11. Vamos dar um passo atrás, por um momento. Na última parte de Romanos 7, Paulo nos diz que temos, diariamente, essa luta entre o desejo de fazer a vontade de Deus e fazer coisas pecaminosas. Na primeira parte de Romanos 8, Paulo diz que isso não é um problema, porque nós já pagamos a pena pelo pecado, através de Jesus. Mas, agora, somos informados que não devemos ser “controlados” por nossa natureza pecaminosa. Por que isto?

1. Isto é, simplesmente, uma outra forma de dizer que temos que obedecer, para sermos salvos, só que, desta vez, nós temos que obedecer ao Espírito Santo, ao invés da lei? (Releia Romanos 8:1-2. A graça nos liberta da condenação. A questão, então, é: “Como devemos viver?” Se você quer viver uma vida que agrade a Deus, e levar vantagem de Suas amorosas direções, para evitar infortúnios, então você precisa escolher uma vida guiada pelo Espírito.)

D. Considere esse exemplo. Suponha que você queira chegar a um destino que é muito difícil de encontrar. Chegar ao destino é a coisa mais importante na sua vida. Eu lhe entrego um mapa, e lhe digo que, se você não seguir o mapa, rigorosamente, você nunca chegará. O que o mapa deve ser para você? (Tudo!)

1. Agora, vamos supor que eu diga que você pode ter a certeza de chegar ao seu destino, porque seu carro foi pre-programado com controle GPS, por um experiente guia. Você pode ficar tranquilo, por saber que chegará ao seu destino se você, simplesmente, entrar em seu carro. O que o mapa é para você, agora? (Não é uma coisa ruim mas, comparado ao carro pre-programado, ele é inútil.)

E. E se você está no carro, indo em direção ao seu destino, mas você está olhando o mapa, com sentimento de rebeldia. Isto importa? (Não! Esta é a transição da última parte de Romanos 7, para a primeira parte de Romanos 8. Nós temos uma guerra acontecendo em nossas vidas, contra o pecado. Mas, Jesus nos salva. Quando estamos no carro (salvos pela graça) nosso destino é certo, mesmo se estivermos por aí, no carro, lutando com o mapa.)

F. Amigo, e quanto a você? Você quer passar sua vida lutando com a obediência à lei? Ou, você prefere saber que, através de Jesus, a pena para todos os seus pecados foi paga? Se você prefere ter certeza da salvação, então, empenhe-se em viver a vida sob orientação do Espírito Santo.

V. Próxima semana: Cristo, o Fim da Lei.

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras pertencem à Bíblia de Estudo da Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.


Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: