sexta-feira, 30 de maio de 2014

Lição 10 - Cristo, a Lei e as Alianças

(Gênesis 9, 15, 17 e 31, Gálatas 3)




Introdução: "Aliança" não é um termo comum nos dias de hoje. "Contrato" seria a palavra mais moderna, em termos jurídicos. A Bíblia fala, repetidamente, de "alianças" entre Deus e os homens. Normalmente, os contratos são celebrados entre duas partes, com poder de barganha, relativamente iguais. Seria correto usar a palavra "contrato", referindo-se a um acordo entre Deus e os homens? Poderíamos firmar um contrato com nosso Criador, Aquele que nos sustenta a cada momento? Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver o que podemos descobrir!



             I.  Pedaços de Animais e Pedras

A. Leia Gênesis 15:9-10. Você pode imaginar isto em sua mente? Abraão cortou os animais ao meio e colocou cada metade em frente a outra. O que você acha que estava acontecendo?(Leia Jeremias 34:18-19. Isto nos ajuda a entender. A palavra hebraica para "aliança" significa "dividir" ou "cortar em dois", de acordo com o Dicionário Bíblico de Fausset. As pessoas deveriam cortar um animal em dois e, em seguida, caminhar entre as partes. Isto significa que eles haviam firmado um contrato.)

1. Você pode relacionar a lógica disto aos contratos de hoje? (Sim! Geralmente duas partes entram em acordo, quando dividem responsabilidades. Cada um promete alguma coisa. Isto é chamado "consideração" e ela é necessária para um contrato válido. Eu construirei uma casa para você se você me pagar uma certa quantia em dinheiro. Sua responsabilidade é pagar e a minha, construir.)

B. Leia Gênesis 31:44-45 e Gênesis 31:48-49. Como é firmado o contrato, aqui? (Com pedras amontoadas.)

1. Por que você acha que eles usaram pedras para firmarem o contrato?

2. Que relação existe, se houver, dos animais partidos ao meio, com as pedras? (O propósito das pedras é simbolizar ou imortalizar o acordo. Acho que, ao cortarem o animal ao meio e caminhar entre suas partes, também, simbolizava o acordo contratual.)

3. Que paralelo temos hoje? (Fazemos nosso contrato por escrito, e cada parte assina seu nome. A escrita é como as pedras - assim, você tem prova do acordo. Sua assinatura representa você e é sua identificação pessoal com o contrato - como caminhar entre as metades do animal.)


                II.  Arco-íris


A. Leia Gênesis 9:8-11. Qual é o contrato aqui? (Deus não vai destruir a terra e a vida nela, pelas águas de um dilúvio.)

B. Leia Gênesis 9:12-15. O que simboliza este contrato? (O arco-íris no céu.)

C. Vemos várias semelhanças com o que já estudamos. As metades dos animais, as pedras, o arco-íris são provas de contratos. Qual é a repartição das responsabilidades aqui? Nós vemos a parte de Deus. Que parte os homens empreendem? Que parte os animais (Gênesis 9:9-10) empreendem? (Este não parece ser um acordo habitual de duas partes. Deus é o Único fazendo todas as promessas. Se os homens e os animais têm alguma coisa para prometer, parece que deveria ser o reconhecimento de que Deus é seu Deus.)

III.   Circuncisão

A. Leia Gênesis 17:1-2. O que isto nos informa sobre o contrato entre Deus e Abraão? (Ele já existia. Isto é uma confirmação de um contrato existente.)

B. Leia Gênesis 17:3-8. O que Deus estava prometendo, pelo Seu lado do acordo? (Que Ele faria de Abraão o "pai de muitas nações"; que Ele seria o Deus de Abraão e seus descendentes; que Ele lhes daria uma terra específica, "como propriedade perpétua".)

C. Leia Gênesis 17:9-13. O que Abraão estava prometendo pelo seu lado do acordo? ("Todo macho ... será circuncidado na carne".)

1. Isto parece ser mais do que uma assinatura de contrato, seguido do verdadeiro acordo?

2. Este contrato é mais parecido com a aliança do dilúvio/arco-íris? Os homens estão prometendo alguma coisa?

D. Leia Gálatas 3:6-9. Isto está olhando para as muitas discussões que acabamos de ler. O que isto diz sobre o que Abraão prometeu? Qual é a parte de Abraão, no contrato? ( Crer em Deus.)

1. O que isso sugere sobre a aliança do dilúvio/arco-íris? (O mesmo - nossa parte é acreditar em Deus.)

IV.   Alianças e Graça

A. Leia Gálatas 3:15. Isto parece fala de advogado. Como você entende isto? (Uma vez que você tem um contrato jurídico, ele não pode ser anulado sem o acordo de ambas as partes. Além disso, uma parte não pode adicionar as obrigações do outro.)

B. Leia Gálatas 3:16. Como você entende isto? Parece dizer que Abraão e Jesus foram prometidos para justificação pela fé. Jesus necessita de graça? (Não! Isso não pode significar que Jesus foi salvo pela fé. Nós dependemos de Sua vida perfeita, para nossa salvação.)

1. Vamos voltar um minuto e ler um versículo que eu passei por cima. Leia Gálatas 3:14. Como dizer que nós, gentios, estamos recebendo as bençãos prometidas através de Abraão? (Através de Cristo Jesus.)

a. Isto nos ajuda a entender o significado do que Paulo quis dizer, quando ele escreveu que as "promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente" e que "descendente" significa "uma pessoa, que é Cristo"? (Sim. A promessa era Jesus, porque somente através de Jesus todos nós recebemos justificação pela fé. Jesus é nossa porta de entrada para a vida eterna. Assim, nossa promessa vem, somente, através dEle!)

C. Leia Gálatas 3:17-18. Nós já aprendemos que um participante de um contrato jurídico não pode adicionar seus próprios termos. O que Paulo disse que não pode ser adicionado aqui? (A obediência aos Dez Mandamentos. Os "430 anos depois" referem-se aos Dez Mandamentos e outras leis, dadas através de Moisés.)

1. Releia Gênesis 15:6. Como discutimos antes, a aliança entre Abraão e Deus era que Abraão creu, e Deus "lhe creditou isso como justiça". O que Paulo disse sobre os Dez Mandamentos? (Uma vez que Abraão e Deus já tinham feito uma aliança e, uma vez que nós somos sucessores desta aliança, mediante Jesus, Deus não pode mudar os termos do contrato, adicionando "e você deve guardar a lei para ser salvo".)

2. Vamos voltar um minuto. Em sete lugares, na Bíblia, há referência a "nova aliança." Veja, por exemplo, Lucas 22:20, 1 Coríntios 11:25, e Hebreus 12:24. Como podemos ter uma "nova aliança", quando Paulo já havia explicado que o contrato original é a mesma aliança inviolada?

3. Leia Êxodo 19:3-8. O que é isto? (Esta é uma aliança entre Deus e Seu povo no momento da entrega dos Dez Mandamentos.)

a. Como esta aliança se encaixa em nossa discussão? Este é o complemento dos "430 anos depois" e Paulo argumenta que esta foi uma adição indevida! Como pode ser isto? (Paulo nos diz que a promessa original era para Abraão e Jesus. Deus sabia que Seu povo não guardaria os Dez Mandamentos para ganhar a salvação, por isso Ele pediu para o povo mantê-los, e assim, eles teriam um relacionamento especial com seu Deus. Mais tarde, quando Jesus veio e, perfeitamente, guardou a lei, isto era novo. Nesse ponto, a promessa de justificação pela fé veio para todos nós, através de Jesus. Nós tiramos proveito do "negócio original", o contrato original!)

D. Leia Gálatas 3:19. Uma vez que os Dez Mandamentos não puderam ser adicionados ao contrato da graça, por que Deus os deu? (Por causa de nossos pecados!)

E. Leia Gálatas 3:23-25. Como a lei nos leva a Jesus? (Nós sabemos sobre nossas vidas podres e miseráveis. Sabemos que temos problemas com o pecado. Isto nos ensina que o único caminho para a vida eterna é por meio da promessa feita para Abraão e Jesus, a promessa de que, crer em Deus, nos é creditado com justiça. Levamos vantagem daquela promessa, somente através de Jesus! Louvado seja Deus!)

F. O que isto faz com minha teoria de que os Dez Mandamentos nos protege de sermos prejudicados pela lei natural? (Nada. Continua sendo correto que Deus nos deu a lei por causa do amor. Continua sendo correto que Deus quer um povo que obedeça Sua lei (assim como no Sinai). Mas, também é verdade, que a justiça vem, somente, por meio da fé - a aliança da qual nós podemos tirar proveito, somente através de Jesus!)

G. Amigo, você vai, através de Jesus, tornar-se uma parte da aliança original de justificação pela fé, somente? Por que não aceitar Jesus agora mesmo?

V.    Próxima semana: Os Apóstolos e a Lei

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras pertencem à Bíblia de Estudo da Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.


Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"


Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: