sábado, 10 de maio de 2014

Lição 07 - Cristo, o Fim da Lei

(Romanos 5-8)

Introdução: O que significa "o fim da lei"? Se alguém disser “o seu fim,” você estaria, seriamente, preocupado que o “fim” significasse “morte.” O que mais isto poderia significar? Se você tivesse um chefe que abandonasse a empresa, você diria, razoavelmente: “Este é o fim dele!” “Este é o fim dela!” Essa é a forma como a Bíblia exprime (Romanos 10:4) que “Cristo é o fim da lei”? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver!


 
I. Um Adão Superior

A. Leia Romanos 5:12-13. Quem é esse “um homem?” (Refere-se a Adão.)

1. Que lei foi afetada, quando Adão pecou? Os versículos afirmam que o pecado não era levado em conta, quando a lei não existia e, os Dez Mandamentos foram dados a Moisés muito depois do pecado de Adão! (Leia Gênesis 2:15-17. Deus deu a Adão a lei contra comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus deve ter dado outras leis mas, pelo menos, nós sabemos sobre esta, especificamente.)

B. Leia Romanos 5:14. O que o pecado de Adão provocou? (A morte, exatamente, como Deus advertiu em Gênesis 2.)

1. Quem é “Aquele que haveria de vir” e como Adão é um padrão para esta pessoa? (Refere-se a Jesus. De todas as maneiras, as quais Jesus era semelhante a Adão, a mais relevante, aqui, é que ambos produziram um enorme impacto na vida e morte, para aqueles que seguiram.)

2. Por que vemos uma referência à morte reinando “desde o tempo de Adão até o de Moisés”? Por que lançar Moisés na discussão? (Isto deixa claro que a lei, em questão, são os Dez Mandamentos.)

II. Escudo contra o Pecado

A. Leia Romanos 5:15-16. Como a “transgressão” de Adão e a “dádiva” de Jesus são tão diferentes? (Adão trouxe morte e Jesus traz vida!)

B. Leia Romanos 5:17-19. Numa batalha, gostamos de nos vangloriar sobre quantos soldados inimigos equivalem a um de nossos soldados. Qual é a equivalência, aqui? (Um pecado de Adão trouxe morte para todos que seguiram. A dádiva de Jesus trouxe graça para todos. Ela apaga muitos pecados e traz justiça para todos "que a recebem". É uma graça poderosa.)

C. Leia Romanos 5:20-21. Adão tinha uma lei e uma árvore para evitar o pecado ou, pelo menos, assim parece. Por que Deus adicionaria os Dez Mandamentos para aumentar a quantidade de pecados? (A razão é aumentar nosso conhecimento. Lembre-se que a lei moral nos foi dada por um Deus amoroso, para ajudar a evitar que sejamos prejudicados pela operação da lei natural. Nós, agora, sabemos mais sobre o rumo certo a seguir. Agora, temos orientação para evitar cometer erros terríveis na vida. E, a notícia, realmente boa, é que a graça aumenta com o número de leis.)

D. Imagine que você é pai e você dá a seu filho uma regra. Vamos dizer que esta regra é para ele estar em casa às 22:00 h. Você seria um bom pai? Você teria um bom filho? (Seu filho teria uma oportunidade muito limitada para lhe desobedecer. Mas, seu filho estaria sujeito a todos os danos, que qualquer outro filho enfrentasse - com a exceção de que seu filho não teria sua orientação!)

III. Lei e Graça

A. Leia Romanos 6:1. Aprendemos que Jesus nos trouxe vida, que Sua graça cobre muitos pecados e que a lei foi dada para aumentar os pecados. Poderíamos ser perdoados por pensarmos que o pecado não é algo tão ruim. Continuaremos pecando para que a graça aumente? (Se nós damos aos nossos filhos mais do que uma regra, significa que eles podem violar tantas regras quantas nós podemos dar?)

B. Leia Romanos 6:2-4. Como nós "morremos" para o pecado? Se a violação da lei moral significa que nos abrimos, para sermos prejudicados pela operação da lei natural, como podemos morrer para o pecado? (Isto é importante. O pecado nos afeta de duas maneiras. Uma é muito prática e imediata: você peca e fica em apuros. Alguma lei natural entra em ação. Você perde a paciência, dá um soco em alguém então, provavelmente, receberá o troco. A segunda é o efeito a longo prazo do pecado. Traz a morte eterna. Quando somos batizados, simbolicamente, morremos em Jesus. Como Jesus pagou o preço pelos nossos pecados, com Sua morte, então morremos ,em Jesus, por nossos pecados. À medida em que surgimos das águas do batismo, com Jesus, ressuscitamos para uma nova vida. O preço da morte eterna foi pago, através de Jesus.)

1. Este é o fim da lei? Se é assim, como? (É o fim do poder da lei para morrermos, eternamente, por nossos pecados. Assim como o cônjuge que morre, já não está mais ligado ao voto matrimonial, quando morremos em Jesus, o preço pelo pecado está pago. Entretanto, uma vez que o pecado causou a morte de Jesus (e, nEle, nossa morte) por que queremos continuar pecando? Por que queremos ser tão estúpidos e ignoramos os problemas imediatos que o pecado traz?)

IV. Mapas e Escravidão

A. Leia Romanos 6:5-7. Você já ouviu falar de zumbis? Nos Estados Unidos, temos esta idéia louca, não bíblica, imaginária nos livros, televisão e filmes sobre pessoas que morrem, mas que continuam a viver com alguma capacidade reduzida. São chamados de "zumbis". Se você fosse um zumbi, você se preocuparia em morrer? (Não. Você já morreu. Romanos nos diz que, uma vez que nós já morremos em Jesus, não precisamos temer a morte pelo pecado. Entramos em uma nova vida, com Jesus, através de Sua ressurreição.)

B. Leia Romanos 6:15-18. O que deveria nos motivar a tentar viver de acordo com a lei, mesmo sabendo que ela já não pode nos matar, uma vez que estamos unidos a Jesus? (Você já foi viciado em alguma coisa? Você já foi prejudicado por seus pecados? As leis naturais estão, ainda, vivas e bem vivas. Se você quer evitar a escravidão que vem do pecado, então, você precisa evitar o pecado.)

C. Leia Romanos 6:19. Nós somos fracos, então, como fazemos para evitar a escravidão do pecado? (Tomamos uma decisão. Decidimos oferecer-nos “à impureza e à maldade que leva à maldade" ou “oferecer-nos ... em escravidão à justiça que leva à santidade”. Você está salvo pela graça. Você morreu em Jesus, pelos seus pecados. Agora, escolha quem você vai servir!)

1. Quantos de vocês podem provar o fato de que o pecado é um vício? Isto conduz “à maldade que leva à maldade”?(Se você descobriu esta verdade, então, isto mostra quão importante é afastar-se do pecado.)

V. Pura Graça!

A. Leia Romanos 7:14-20. Você pode se identificar com isto?

B. Leia Romanos 7:21-23. Você pode se identificar com isto

1. Observe que, a este debate segue outro, sobre morrer para o pecado, o qual discutimos no capítulo anterior (Romanos 6). Paulo descreveu a vida de alguém salvo pela graça? (Paulo descreveu a si mesmo! O sujeito que foi inspirado por Deus a escrever Romanos 6 é, obviamente, alguém salvo pela graça.)

C. Leia Romanos 7:24-25. Eu, apenas, encorajei você a escolher ser um escravo da justiça. Podemos ser escravos de ambos? (Paulo disse que sua mente era escrava de Deus e sua carne, escrava do pecado.)

D. Leia Romanos 8:1-3. Se você se sente como Paulo, qual é a mensagem da Bíblia para você? (“Já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.” Louvado seja Deus!)

E. Leia Romanos 8:4-5. Paulo se contradisse? Pensei que sua mente era escrava de Deus e, sua carne, escrava do pecado? Paulo apenas disse que ele fazia coisas que não queria fazer. Como ele pode dizer que não devemos “viver de acordo com a carne”? (Romanos 8:3-4 nos afirma que cumprimos as exigências da lei, através de Jesus. Não obstante, encontramos uma guerra acontecendo em nossa vida, assim como na vida de Paulo. Mesmo com a guerra acontecendo, estamos salvos! “Já não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus”. (Romanos 8:1) Mas, devemos escolher viver de acordo com a lei de Deus.)

F. Como escolher, corretamente? (Leia Romanos 8:9 e Romanos 8:5. Você pede para o Espírito Santo viver em você. Você firma sua mente naquilo que o Espírito deseja!)

G. Isto, ainda, não está claro. Paulo já nos havia dito (Romanos 7:22-25) que sua mente estava no lugar certo, mas seu corpo, não. Sua mente já estava definida para “aquilo que o Espírito deseja”. O que mais podemos fazer? Ou seja, “nós podemos sair" do caminho certo? Apenas “Deus trabalha”?

H. Leia Romanos 8:12-14. O que os versículos dizem quanto as nossas obrigações? (Temos um importante papel neste processo. Porém, nosso papel é ter uma parceria com o Espírito Santo para “fazer morrer os atos do corpo”.)

I. Este resumo está correto? A lei já não representa uma ameaça de morte para nós, porque, no nosso batismo, em Jesus, morremos para nossos pecados e ressuscitamos para uma nova vida. No entanto, a lei, ainda, é importante para nós. Entre outras coisas, ela é um roteiro que nos impede de nos tornarmos escravos de nossos vícios do pecado. Mesmo na nova vida, encontramos uma batalha prática, por nossos desejos intensos, a cada dia. Mas, a chave para isto, é escolher convidar o Espírito Santo, para ajudar a definir nossas mentes para aquilo que Deus quer e condenar à morte, o pecado, em nossa vida.

J. Amigo, você vai aceitar este desafio? Você vai aceitar o dom gratuito da vida eterna, e assumir o desafio diário de viver a vida, orientado pelo Espírito Santo, uma vida na qual você escolhe viver como filho ou filha de Deus?

VI. Próxima semana: A lei de Deus e a Lei de Cristo.

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: