sexta-feira, 23 de maio de 2014

Lição 09 - Cristo, a Lei e o Evangelho


(Romanos 1, Atos 17, João 1, Efésios 2)







Introdução: Se alguém compartilhou um segredo com você, ou se você tem algum conhecimento ou habilidade única, você se sente especial, por saber coisas que outros não sabem. Alguns segredos não devem ser compartilhados mas, partilhar conhecimentos ou habilidades é uma das maiores bênçãos na vida. Você é capaz de melhorar a vida dos outros, ensinando-lhes coisas importantes, que eles não sabem. O evangelho é assim. Deus confia Sua mensagem a você. Que benção é compartilhar a vida eterna! Algumas partes da mensagem podem ser entendidas sem sua ajuda, mas outras partes dependem de sua explicação. Vamos percorrer nosso estudo bíblico e aprender mais sobre compartilhar a lei e o evangelho!







I. Ensinando as Leis Natural e Moral

A. Leia Romanos 1:16-17. Por que passaria pela mente de Paulo estar envergonhado do evangelho? Por que ele sentiu necessidade de protestar que não era vergonhoso? (Nosso Deus veio à terra e viveu como homem. Ele morreu como criminoso, nas mãos do governo. Nosso Deus deu-Se a Si mesmo, para que pudéssemos viver . Diante da divindade, isto conduz a alguma explicação, para ajudar outros a entender.)

1. O que mais é incomum sobre a nossa fé? (Nossa justificação provém de fé, não de obras. Não posso falar a respeito de todas as culturas, mas minha cultura acredita que o trabalho é essencial para o sucesso. Meu pai me ensinou a trabalhar mais arduamente e melhor, do que aqueles que me rodeiam. Assim, o trabalho é parte de minha atitude básica na vida.)

2. O que deveríamos concluir, a partir dos dois pontos que acabamos de discutir? (Temos crenças religiosas incomuns. Nosso Deus foi abnegado. Nossa justificação não depende de quão arduamente trabalhamos. Isto é um contra-senso.)

B. Leia Romanos 1:18-20. O que isto diz sobre a lógica, a intuitividade de nosso Deus? (Que o poder e a natureza de Deus podem ser vistos, claramente, a partir das coisas que rodeiam o homem. O homem não tem desculpas para ignorar Deus)

C. Vamos considerar esses dois conceitos, por um minuto. Paulo disse que o poder e a natureza de Deus são claros e compreensíveis para todos. Por outro lado, outros aspectos que dizem respeito a forma como nosso Deus opera, não são tão claros e compreensíveis. O que isso diz sobre a relação entre a lei natural e a lei moral? (Grande parte da lei natural pode ser entendida. Nós a vemos em operação todos os dias. Mas, a intercessão com a lei moral inteira, pode não ser tão clara.)

D. Vamos reler Romanos 1:16. O que sugere a referência a "primeiro do judeu, depois do grego? (O contexto é acreditar na mensagem de nossa salvação. Os judeus foram os primeiros a receber esta mensagem e, agora, os gentios também a recebem.)

1. Releia Romanos 1:18. O que mais nós temos? (Supressores da verdade.)

2. O que isso sugere sobre sua vida? (Você pode ser um supressor da verdade, ao invés de ser um mestre da verdade.)

E. Leia Deuteronômio 30:15-18.Quais são as escolhas na vida? (Vida e prosperidade ou morte e destruição.)

F. Leia Mateus 7:24-27. Que diferença faz a obediência, na maneira como sua vida deve ser? (Novamente, esta é uma promessa e uma advertência. Seguir a lei moral de Deus traz uma vida melhor.)

G. Nós (gentios) somos, agora, a fonte da mensagem de Deus para o mundo, quanto ao Seu evangelho? Você é cobrado por ser um mestre da verdade ou, ao contrário, é acusado de ser um supressor da verdade?

1. Se você disser: “Sim, serei um mestre da verdade”, como você começaria? (Eu começaria com o óbvio - o poder e a natureza de Deus. Então, eu passaria para o menos óbvio, a abnegação do Deus que servimos e que nos salvou, por Sua graça.)

H. Vamos examinar algumas questões muito práticas. Lembro-me de reuniões na igreja, quando a pergunta era: “Como nossa igreja deve compartilhar a verdade com nossos vizinhos”? Alguns diziam: “Vamos distribuir folhetos sobre o sábado”. Outros queriam distribuir o grande livro sobre a história do conflito entre o bem e o mal. Outros, ainda, queriam distribuir um livro sobre o amor de Deus. Olhe, novamente, Mateus 7:24-27 e Deuteronômio 30:15. O que isso sugere, sobre a nossa abordagem? (Deus Se aproxima de nós dizendo que Ele tem o segredo para uma vida melhor. Ele tem o segredo para construir uma vida que suportará as tempestades. Acho que deveríamos ter a mesma abordagem.)

II. O Exemplo de João

A. Leia João 1:1-5. Como João começou seu ensino a respeito de Jesus? (Ele começou com o natural. Vejam a criação! Jesus fez isto.)

B. leia João 1:10-11. O que não é tão óbvio, a respeito de Jesus? (O mundo não reconheceu Jesus, como o Criador! “Os Seus”, quer dizer que os judeus não O receberam. Eles não aceitaram Sua mensagem.)

C. Leia João 1:12-13. Para quem Jesus foi? (“Aos que O receberam.”)

1. Qual é o segredo especial sobre aceitar Jesus, como Criador e Salvador? (Nós nos tornamos filhos de Deus!)

2. Pense em seus próprios filhos. Você tem os melhores interesses em mente, para seus filhos? (Sim! Se você é um pai normal, você quer ser uma grande benção para eles. Esta é a atitude de nosso Deus, em relação a nós! Louve-O!)

D. Leia João 1:14. Qual é a crença chave aqui? (Deus tornou-Se carne e viveu entre nós.)

1. O que significa dizer que Jesus estava “cheio de graça e de verdade?” (Graça, é claro, refere-se ao evangelho - Jesus viveu, morreu e ressuscitou, para nos salvar do pecado e dar-nos a promessa da vida eterna.)

2. Qual foi o “verdadeiro” papel de Jesus? (Jesus revelou a verdadeira natureza de Deus.)

3. Você pode ver que João seguiu o mesmo padrão que examinamos antes? Quando você quiser compartilhar a mensagem, inicie com coisas que são conhecidas de todos, aquelas que refletem a natureza e a lei natural. Em seguida, passe para os ensinamentos menos óbvios: Deus assumiu a natureza humana e morreu para dar-nos vida eterna.)

E. Leia João 1:16-17. Por que aqui diz que a lei foi dada “por intermédio de” Moisés? (Deus deu a Moisés os dez Mandamentos. Êxodo 24:12. Isto não foi idéia de Moisés.)

1. Vamos voltar para os conceitos de Deuteronômio 30 e Mateus 7. Esses textos falam sobre como a obediência torna sua vida melhor. Isso é parte do aspecto “natural” da mensagem do evangelho? Isso deveria ser óbvio para todos? (Sim. Deveria ser óbvio que, se você evitar matar e roubar, sua vida será melhor.)

2. Se Deus é o Autor do Dez Mandamentos, e eles fazem parte do "óbvio”, o que segue é que, conduzir-se por eles seria consistente com este plano. Como, por exemplo, você orientaria sobre o sábado (o quarto mandamento)? (Eu não começaria com “isto é o que Deus diz”, mas, sim, com “sua vida seria melhor se você tirasse, na semana, um dia de folga no trabalho, e gastasse esse dia com sua família”? “E, se esta é a vontade de Deus para você, então, você nunca se sentirá culpado por não trabalhar no sábado”?)

III. O Exemplo de Paulo

A. Leia Efésios 2:1-3. Como Paulo iniciou seus argumentos? (Ele fez a mesma coisa. Ele começou com o natural. Ao invés de manter a promessa de bênçãos, Paulo disse que “sua vida costumava ser muito ruim, certo? Você costumava ir de encontro à lei natural e isto não era agradável”.)

B. Leia Efésios 2:4-7. Qual foi o argumento seguinte de Paulo? (Ele seguiu para o amor de Jesus por nós, que nos salva e nos dá a promessa do céu. Esta é a parte que não é obvia. Este é o segredo que temos para compartilhar com os outros.)

C. Vamos rever João 1:17. A graça e a verdade vieram “através de” Jesus. A lei foi dada por intermédio de Moisés e a graça e a verdade, por intermédio de Jesus. Por que João construiu os dois argumentos "através" desta forma de afirmação? (Esse é um resumo de nossa mensagem do evangelho. Deus deu-nos a lei - e ela faz sentido tanto para os sábios, quanto para os que já quebraram a cabeça na lei natural. E Deus nos deu o menos óbvio, o imenso presente de Jesus, que nos mostra a graça e o amor de Deus. Nós podemos não guardar a lei. Podemos não ganhar a salvação. Mas, podemos ter fé na graça de Jesus, e podemos mostrar inteligência, vivendo de acordo com a lei de Deus.)

D. Amigo, você vai mostrar sabedoria compartilhando o evangelho com os outros? Por que não começar com o óbvio e, em seguida, compartilhar o segredo do amor e da salvação de nosso grande Deus?

IV. Próxima semana: Cristo, a Lei e as Alianças.


Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.



Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"
 Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: