sábado, 2 de agosto de 2014

Lição 06 - Crescimento em Cristo

(João 3, Romanos 6, Lucas 9)


Introdução: Recentemente, participei de um estudo bíblico em que o professor manteve-se enfatizando que os cristãos estão salvos "dos seus pecados" e, não, "em seus pecados". O que significa isto, exatamente? Se quer dizer que não estamos salvos, porque temos pecado em nossas vidas então, a afirmação é falsa. Se significa que alguém que foi salvo pela graça, tem como parceiro o Espírito Santo, para viver de acordo com a vontade de Deus, então a afirmação é verdadeira. Nossa lição, nesta semana, é acerca de como nos tornarmos mais parecidos com Jesus - que viveu uma vida sem pecado. Vamos explorar a visão bíblica de como ser salvos de nossos pecados!


I. Entrevista Noturna

A. Leia João 3:1. O que aprendemos sobre Nicodemus? (Que ele era um líder religioso e político. Li em alguns manuscritos antigos, que Nicodemus vinha de uma geração das mais ricas famílias.)

B. Leia João 3:2. Coloque-se no lugar de Jesus. Você se sentiria insultado com o que estava sendo dito e feito? (Nicodemus veio de noite, sugerindo, deste modo, que ele não queria ser visto com Jesus. Ele chama Jesus de "Mestre", mas não O reconhece como o Messias.)

1. Ponha-se no lugar de Nicodemus. Qual é a lógica para suas ações? (Você quer saber mais sobre este novo mestre, mas não quer aparecer para endossar Suas reivindicações - ou para não prejudicar sua reputação. Você construiu sua reputação, cuidadosamente, e continua sendo cauteloso.)

C. Leia João 3:3. Nós apenas recapitulamos o aspecto do "relacionamento" desta entrevista. O que a resposta de Jesus sugere sobre Suas preocupações, quanto ao relacionamento? (Jesus, de modo algum, parece que teve cuidado quanto ao aspecto da relação, naquela discussão. Ele foi direto ao assunto.)

1. Como Nicodemus deve ter entendido o que Jesus disse? O que Jesus estava dizendo sobre Nicodemus? (Jesus fala a Nicodemus que Ele, Jesus, sabia mais sobre ter um relacionamento correto com Deus. Ele sugeriu que Nicodemus não tinha um entendimento adequado de como ter um relacionamento correto com Deus.)

2. Que advertência isto sugere para nós? (Podemos conhecer muito sobre a Bíblia mas, ainda assim, darmos uma má interpretação à salvação.)

D. Leia João 3:4. Como Nicodemus tomou as palavras de Jesus? (Acho que, no mínimo, sentiu-se levemente insultado. Sua resposta, certamente, foi um insulto - "todos sabem, Jesus, que o que você está dizendo é fisicamente, impossível".)

II. Como Podemos Crescer

A. Leia João 3:5-6. Jesus explica que "nascer de novo" é essencial para a salvação. Nascer de novo é "nascer da água e do Espírito". Como você entende isto? (Nascer da água é o batismo. Nascer do Espírito é ter o Espírito Santo vivendo em nós.)

1. Jesus disse algo que parece muito estranho: "o que nasce do Espírito é espírito". O que isso significa? (Significa que o Espírito Santo traz à luz algo espiritual em nossa vida. Deus Se reproduz em nós.)

2. Leia Romanos 6:4. Quando Jesus disse que devemos nascer da água, Ele estava falando sobre graça. Através do batismo, nós participamos na morte sacrificial de Jesus em nosso favor. Quando surgimos da água do batismo, surgimos para uma nova vida. Como isto se encaixa na idéia de nascer do Espírito? (Parte da nossa nova vida diz respeito ao Espírito Santo, proporcionando a natureza de Deus em nós. Ajudando-nos a viver uma vida de amor, assim como Jesus viveu.)

3. Na introdução, mencionei o professor de estudos bíblicos que não parava de dizer que somos "salvos dos nossos pecados e, não, em nossos pecados". O problema em potencial é pensar que nossa salvação depende de nossas obras e, por esse motivo, se estamos salvos, mudamos de hora em hora, dia após dia, dependendo do que fazemos. Veja, novamente, João 3:5. Jesus nos disse que devemos nascer da água e do Espírito, para sermos salvos. Será que isto indica que ficar mais parecido com Jesus é requisito para nossa salvação?

a. Leia Romanos 6:4-7. O que isto nos ensina sobre boas obras? (Nossa obras não nos salvam, mas a particularidade da morte de Jesus, em nosso favor, é "que o corpo do pecado seja destruído". Deus não quer que sejamos escravos do pecado. Ele nos libertou do salário do pecado (que é a morte) e, precisamos viver livres dos danos que o pecado causa para nós.)

B. Vamos voltar à discussão com Nicodemus. Leia João 3:7. Isto foi uma suave repreensão? (Sim. Jesus não estava tentando bajular Nicodemus. Ele não estava tentando falar, suavemente, para alguém que poderia ser um grande financiador.)

C. Leia João 3:8. Isto quer dizer que depois que nascemos do Espírito, não sabemos para onde estaremos indo ou onde temos estado? (Não. Mas, nos diz que a obra do Espírito Santo, em nossa vida, é misteriosa. Sabemos que o Espírito Santo existe e que Ele está presente, assim como sabemos que o vento está presente, porém, explicá-lo é mais difícil.)

1. Quero que o Espírito Santo aja de forma poderosa, em minha vida. O que este versículo me ensina sobre isto? (A extensão do poder do Espírito Santo cabe a Deus. Existe um aspecto imprevisível para o Espírito Santo.)

D. Leia João 3:9-11. Você acha que Nicodemus, realmente, não entendeu Jesus, ou Nicodemus estava dizendo isto porque ele não queria entender? ("Vocês não aceitam nosso testemunho" soou como se Nicodemus não quisesse entender.)

E. Leia João 3:12-15. Jesus desafiou e insultou Nicodemus. Jesus estava apenas marcando pontos do debate ou Ele procurava converter Nicodemus? (Jesus declarou, claramente, que Ele veio do céu. Ele declarou, claramente, que Ele é a chave para a vida eterna. O fato de que Jesus falou a Nicodemus como Ele morreria, mostra que Jesus queria converter Nicodemus.)

F. Leia João 3:16-18. Você acha que Nicodemus era um bom homem? (Eu acho que sim.)

1. Se eu estiver certo, por que Jesus fez esta declaração? (Boas obras não nos salvam. Pelo contrário, "todo o que nEle crer não perece, mas tem a vida eterna". Como o versículo 18 nos ensina que boas pessoas, como Nicodemus, estarão condenadas se elas não aceitarem Jesus.)

G. Leia João 3:19-21. Jesus estava fazendo uma declaração sobre sua reunião noturna? (Talvez!)

1. Quem é a "Luz [a qual] veio ao mundo"? (Jesus é a luz. Mas, observe a estreita conexão entre vir para a luz de Jesus e nossas obras. Não podemos amar a luz e querer viver na escuridão.)

III. Nossa Cruz Diária

A. Leia Lucas 9:22-23. Os discípulos não sabiam que, quando Jesus pronunciou estas palavras, Ele seria morto na cruz. Isto quer dizer que temos que sofrer todos os dias? (Leia Gálatas 5:22. Sofrer todos os dias é incompatível com uma vida de alegria e paz.)

B. Leia Lucas 9:24-25. O que isto sugere sobre o que Jesus quis dizer quanto a tomar, diariamente, a sua cruz? Jesus ainda estava falando sobre vida e morte. (Jesus estava falando sobre uma atitude mental. Ou colocamos nossa vida, em primeiro lugar, ou colocamos o Reino de Deus, primeiro. Ou vivemos para nos beneficiar, ou vivemos para beneficiar outras pessoas.)

1. O que isto nos ensina sobre obras? (As obras são um resultado natural da graça. Jesus entregou a Si mesmo para que pudéssemos ter vida eterna. Este exemplo determina como devemos viver.)

2. Esta escolha é fácil de fazer? (Releia Lucas 9:24-25. Jesus disse que, mesmo se escolhermos viver por nós mesmos, isto não é bom. Mesmo a pessoa mais egoísta morrerá. Mesmo que nos tornemos as pessoas mais ricas do mundo, como isto pode se comparar com a vida eterna?)

C. Quando Jesus diz para uma pessoa que ela "deve negar-se a si mesma", Ele está falando sobre dinheiro? (Observe que Jesus compara economia, com salvar nossa vida e ganhar o mundo inteiro. Isto envolve muito mais do que dinheiro.)

1. O que você acha que Jesus quis dizer, se Ele estava falando sobre muito mais do que dinheiro?

2. Pense no seu pecado favorito. Se você se afastar dele estará negando a si mesmo?

D. Amigo, não somos salvos por nossas obras, mas uma pessoa salva pela graça experimenta uma nova vida no Espírito. Quando o Espírito Santo vive em nós, nos transforma, para que possamos viver na luz e para que possamos negar a nós mesmos, a fim de abençoarmos outras pessoas. Você vai pedir que o Espirito Santo o oriente a ter uma vida justa?

IV. Próxima semana: "Viver com Cristo".

Tradução: Denise de Mesquita


**********************************


Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"



**********************************

Nenhum comentário: