domingo, 10 de agosto de 2014

Lição 07 - Viver Como Cristo


(Lucas 10, Mateus 19 e 25) 

Introdução: Quando jovem, eu lia as declarações acerca dos elevados padrões pelos quais os cristãos eram obrigados a viver. Quando eu lia sobre as declarações e atitudes envolvidas, eu dizia: "Não posso fazer isto. Por que tentar assim mesmo?" Como isto poderia fazer algum sentido: viver uma vida miserável, para tentar alcançar um padrão inatingível? Eu deveria rejeitar a idéia toda porque, certamente, eu estava destinado a fracassar! Reconhecidamente, também parecia impossível viver a vida sem Jesus. Mais tarde, aprendi sobre a graça e fiquei muito aliviado em saber que eu estava salvo somente pela graça, e que aquele elevado padrão, diante de mim, era um objetivo para uma vida inteira e, não, um requisito para a salvação. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e explorar os padrões, antes definidos, para aqueles que estão salvos!

I. O Bom Samaritano

A. Leia Lucas 10:25. Você acha que aquele perito na lei pensava que sabia mais sobre a lei do que Jesus? (Sim, e ele pretendia "testar" Jesus.)

B. Leia Lucas 10:26. Quem estava sendo testado naquele momento? (O perito! Jesus inverte a pergunta.)

C. Leia Lucas 10:27-28. Quando se trata de salvação, importa o que nós fazemos?

D. Leia Lucas 10:29. Por que o perito na lei queria "justificar-se?" (Espere! Ele perguntou para Jesus o que ele deveria "fazer" para ser salvo. Quando Jesus disse a ele, o perito decidiu que não poderia passar neste teste. Ele buscou uma definição restrita de "meu próximo", na esperança de passar no teste.)

E. Leia Lucas 10:30. Que tipo de estrada era esta? O "próximo" do perito viajaria por esta estrada? (A resposta é, absolutamente, sim. Vincent's New Testament Word Studies nos diz que parte da estrada passava por um deserto e que ela era chamada de "caminho vermelho ou caminho de sangue". Ela era protegida por um forte e uma guarnição romana. As Notas de Barnes acrescentam que 12.000 sacerdotes e levitas viviam em Jericó, como resultado de suas viagens constantes à Jerusalém, por esta estrada.){Marvin Richardson Vicent,1834-1922; nasceu em Nova Iorque, mais conhecido por seu "Estudo da Palavra no Novo Testamento", 1887. Foi professor de exegese do Novo testamento e critica, no Union Theological Seminary, em Nova Iorque.} {As Notas e Barnes, de Albert Barnes ,1798-1870, conhecido por seus comentários muito populares da Bíblia.}

1. Que tipo de assaltantes eram estes? (Sórdidos!)

2. Se você estivesse pensando em ajudar a vítima, o que iria passar em sua mente? (Os assaltantes, ainda, poderiam estar por perto!)

F. Leia Lucas 10:31. Por que a Bíblia diz que "aconteceu" estar um sacerdote, na mesma estrada? (Esta não era uma missão de resgate.)

G. Leia Lucas 10:32. Por que você acha que tanto o sacerdote quanto o levita "passaram pelo outro lado"? (Eles não queriam que suas consciências os incomodassem demais. Eles pretendiam ignorar o problema.)

1.  O que você acha que esses dois disseram a si mesmos, quando viram aquele homem? (Que eles tinham um trabalho importante a fazer no templo. Eles precisavam tratar dos negócios de Deus. Robertson's New Testament Word Pictures sugere que eles poderiam, também, terem-se tornado, cerimonialmente, impuros se tivessem ajudado a vítima - outra interferência com o trabalho.){"Robertson's New Testament Word Pictures": Figuras de Linguagem do Novo Testamento, de Archibald T. Robertson fixa-se em palavras-chave, em cada verso, explicando o significado do que está implícito no texto grego, baseando-se nos métodos científicos do estudo da língua, em sua época.}
H. Leia Lucas 10:33. Quando o perito ouviu Jesus dizer que um samaritano teve pena da vítima, o que você acha que passou por sua mente, quanto a questão do "próximo"? (Este foi o mau bocado da informação. Os judeus, certamente, não pensariam que os samaritanos fossem seus próximos. Eles se detestavam.)

1. Como você aplicaria esta má notícia em sua vida? (Você deveria estar disposto a ajudar seus inimigos: pessoas que você não gosta e que não gostam de você.)

2. Considere esta história, até o momento. O motivo da pergunta é que um inimigo quis tentar Jesus. Como Jesus deveria responder? (Do mesmo jeito que o samaritano atendeu o chamado. Genuinamente, tentar ajudar o especialista na lei.)

I. Leia Lucas 10:34-35. O samaritano não mostrou, somente, compaixão mas ele, na verdade, fez algo vital para ajudar a salvar aquele homem. O samaritano arriscou sua vida e saúde, desviou-se de quaisquer que fossem suas tarefas, naquele dia, e deu seu próprio dinheiro para ajudar a vítima. Você faria isto por alguém a quem você sente antipatia? Você faria isto por alguém que tivesse viajado, tolamente, sem proteção?

J. Leia Lucas 10:36-37. Observe como o perito na lei respondeu a pergunta. Ele não disse: "o samaritano." Por que? (Era doloroso demais dizer que um samaritano seria superior a um sacerdote ou a um levita.)

1. Jesus disse para o perito da lei que ele deveria fazer, exatamente, como o samaritano. O que você acha que está esquisito nisto?

2. Lembre-se que a história começou com (Lucas 10:25) "O que preciso fazer para herdar a vida eterna?" Se o perito na lei deixasse de cumprir esta norma, ele estaria excluído da vida eterna?

II. O Jovem Rico

A. Leia Mateus 19:16. Esta pergunta soa familiar? (Ela é, essencialmente, a mesma pergunta feita pelo perito na lei, na história do bom samaritano.)

B. Leia Mateus 19:17. Esta resposta está correta? Podemos ganhar a vida eterna  obedecendo os Dez Mandamentos?

C. Leia Mateus 19:18-22. Vamos nos concentrar na ordem que o jovem rico não estava disposto a obedecer. Nos próximos dez dias, você venderia tudo o que tem e daria para os pobres? Se não, (e eu nunca encontrei ninguém que pensasse que esta ordem fosse para eles) você será barrado da vida eterna? (Sempre pensei que esta história dizia respeito à dependência de Deus. Mas, na verdade, isto não muda o que Jesus disse para aquele jovem.)

III. Ovelhas e Bodes

A. Leia Mateus 25:31-34. O que Jesus estava ilustrando? (O juízo final e, como entrar no céu.)

B. Leia Mateus 25:35-36. O que qualifica as "ovelhas" para o céu? (As ações.)

C. Leia Mateus 25:41-43. O que qualifica os "bodes" para "o fogo eterno"? (A falta de ações.)

IV. Uma Séria Reflexão

A. Temos duas parábolas e uma história ditas por nosso Senhor, que mostram que o amor mais radical deve ser mostrado em obras, para que outras pessoas sejam salvas. Como isto é coerente com sermos salvos somente pela graça? Isto parece contradizer, diretamente, o conceito de graça!

B. Vamos voltar para nossa história sobre o jovem rico. Leia Mateus 19:23-25. Os discípulos ouviram o diálogo. Eles ouviram, de Jesus, o resumo da questão. Que reação tiveram os discípulos? (Eles tiveram a mesma reação que você e eu temos: "Neste caso, quem pode ser salvo?")

C. Leia Mateus 19:26. Depois de considerar estes três exemplos, eu esperaria Jesus responder: "Concentrem-se. Ranjam os dentes que vocês podem fazê-lo". Ao invés disso, Jesus disse que Deus pode fazer isto, o homem, não. Como você entende isto? 

1. Jesus estava dizendo que com a ajuda de Deus o homem pode  cumprir esta norma impossível? Ou, Ele estava dizendo que somente Deus pode cumprir esta norma impossível e, por esse motivo, a graça é necessária?

D. Leia Mateus 19:27. Isto é verdade? Pedro afirmou que, na verdade, agora que ele havia pensado sobre isto, os discípulos tinham feito o impossível. (João 21 sugere que os discípulos podiam ter deixado suas posses, temporariamente, mas eles não haviam vendido seus bens pois, mais tarde,  nós os encontramos, ainda, exercendo seu oficio de pescador.)

E. Leia Tiago 2:8-11. Tiago recita o mesmo comando com o qual começamos nossa conversa. O que Tiago disse sobre guardar esta ordem? (Ele, também,  coloca seu giro mais radical nela. Mostrar favoritismo significa violar todos os Dez Mandamentos.)

F. Leia Tiago 2:14. Como você responderia a isto?

G. Leia Tiago 2:18-24 e Lucas 23:39-43. Lucas registra um dos poucos casos  em que não sabemos se a pessoa, aqui uma pessoa má, foi para o céu. Será que Tiago não conhecia esta história? (Espero que você esteja vendo um padrão, aqui. O ladrão, na cruz, foi salvo pela fé, somente - assim como nós somos salvos, somente, pela graça. Mas, a verdadeira fé, a fé genuína transforma  nossa vida. Fé, como Tiago disse, não é uma questão de meras palavras. É uma decisão séria que começa com uma mudança em nossas vidas. Pelo poder do Espírito Santo, conduzimos a vida de modo que o objetivo é o amor absoluto, mesmo para aqueles que nos detestam. Este tipo de atitude, seguida por ações, é algo possível, somente, através do Espírito de Deus.)

H. Amigo, você vai se comprometer, hoje, a pedir que o Espírito Santo o inicie na jornada para ter uma atitude de amor absoluto, acerca daqueles que estão dentro de sua esfera?

V. Próxima semana: A Igreja.
Tradução: Denise de Mesquita
**********************************
Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"
********************************** 

Nenhum comentário: