sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Lição 09 - Nossa Missão


(Mateus 5, Lucas 24, João 20, Apocalipse 14) 

Introdução: A maioria dos cristãos sabe que Jesus nos ensinou a compartilhar o evangelho. Quanto tempo você gasta, pensando acerca de como alcançar este objetivo? Se você é como eu, seu foco é mais interior: como faço para realizar algum objetivo relacionado ao trabalho? Como faço para que alguém pense que sou digno de respeito ou simpático? Como posso aproveitar melhor meu tempo livre? Quão diferente seria sua vida se a primeira e mais importante pergunta do dia fosse: “Como glorificar a Deus, hoje? Como faço avançar o Reino de Deus, hoje?” Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender para fazer progredir o Reino de Deus!


I. Sal e Luz

A. Leia Mateus 5:13. Qual é o propósito do sal? (Melhorar o sabor da comida.)

1. O que acontece quando você usa sal demais?

2. Jesus nos compara ao sal. Você pode dar testemunho cristão demais? (Nós sabemos que precisamos ter cuidado ao usar o sal. Acho que precisamos, também, ser cuidadosos no modo como testemunhamos.)

3. O que acontece se não testemunhamos de modo algum? Quão bom nós somos? 

B. Leia Mateus 5:14-16. Como “uma cidade construída sobre um monte” se encaixa, logicamente, nesta série de declarações? "Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte" mas, a luz pode. Então, por que fazer referência à cidade? (Jesus pareceu dizer que os cristãos seriam notados. A pergunta é: “em que luz eles seriam notados”?)

1. No que nós queremos ser notados? (Em nossas boas ações. Isto reforça nossa lição de duas semanas atrás. Somos salvos somente pela graça mas, alguém com fé genuína estará na estrada para a justiça. Influenciar os outros para o bem é uma razão importante para estar nesta estrada.)

2. Qual é o objetivo de nossa luz e obras? (Glorificar a Deus.)

3. Leia Deuteronômio 4:1-2. Acho que os cristãos caem na vala em ambos os lados desta estrada. Ou ensinamos as pessoas a não levar a sério os mandamentos de Deus, ou inventamos mandamentos que Deus nunca nos deu e tentamos aplicá-los. Mateus 5:16 é útil. Ao invés de inventar nossos próprios mandamentos, por que não sugerir que, em cada ação, perguntemos: “Isto glorifica a Deus? Isto leva a louvar a Deus?”)

4. O que você acha do fato de que Jesus se refere às pessoas “vendo nossas boas obras” em oposição a  “ouvindo nossas boas palavras?”

II. Instrutor do Sal {da Terra} e da Luz {do Mundo}

A. Leia Lucas 24:46-49.  Por que você acha que Deus disse para os discípulos não começarem a testemunhar até receberem o dom do Espírito Santo? (Era essencial. Nós precisamos aprender esta lição.)

1. Se você ainda está pensando na questão das ações / palavras, qual é o papel das palavras, aqui?

B. Leia Atos 8:26-29. Se você não está familiarizado com esta história, termine de ler Atos 8:30-39. O que os versículos 26-29 sugerem sobre testemunho, quando se tem o poder do Espírito Santo operando? (O Espírito Santo é como um GPS! O Espírito pode nos levar, diretamente, para a pessoa que quer saber mais sobre o evangelho.)

1. Alguma vez você já se perguntou se deveria testemunhar a determinada pessoa? Que tal pedir para o Espírito Santo guiá-lo às pessoas certas?

C. Leia João 20:19-23. De que outra forma o Espírito Santo pode nos ajudar em nosso testemunho? (Jesus tem o poder de perdoar pecados (Marcos 2:5) e, Ele nos diz para perdoar aqueles que pecaram contra nós, ou não seremos perdoados (Mateus 6:14-15). Isto parece contrário ao resto da Bíblia, concluir que um ser humano pode perdoar (ou recusar-se a perdoar) os pecados dos outros, de uma forma que vincula ao nosso soberano Deus. Entretanto, este texto sugere, no mínimo, que o Espírito Santo tem um papel poderoso em trabalhar conosco, para derrotar o pecado no mundo.)

D. Leia Mateus 28:16-17. Jesus encontrou-Se com Seus discípulos depois de Sua crucificação e ressurreição. Estes eram Seus seguidores mais próximos. Que problema você observa? (“Alguns duvidaram.”)

1. Qual você acha que era a dúvida? (Se este seria Jesus.)

E. Leia Mateus 28:18-20. Qual foi a resposta de Jesus para a dúvida? (Ele disse que foi-Lhe dada toda autoridade, e que Ele estaria conosco "sempre, até o fim dos tempos".)

1. Fazer discípulos parece não ter coerência com dúvida. Como você pode fazer discípulos se você mesmo tem dúvidas? (Deveria haver uma outra razão pela qual Jesus Se referiu a Sua autoridade. Esta autoridade deu prova de que Ele estava vivo.)

2. De acordo com Jesus, qual é nossa missão? (Ela tem três características. Nós buscamos a todos para se tornarem discípulos. Nós os batizamos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e os ensinamos a obedecer a Deus.)

III. Missão no Tempo do Fim

A. Jesus nos disse que estaria conosco até o fim dos tempos. Então, nossa mensagem ou nosso público mudará? 

B. Leia Apocalipse 14:6. O público é o mesmo? (Sim, ainda temos o mesmo alvo.)

1. A mensagem mudou? (Não. A mensagem é o "evangelho eterno", que é acreditar que Jesus morreu em nosso lugar, para nos salvar do pecado, foi ressuscitado dentre os mortos e, agora, tem toda autoridade no céu e na terra.)

C. Leia Apocalipse 14:7. Espere um minuto. O evangelho eterno mudou? (A urgência foi alterada. “Chegou a hora do juízo”. A necessidade de arrependimento e de crer  é urgente.)

1. Por que o anjo incluiu a discussão sobre temor, glória e a criação? (Acho que isto retorna para “foi-Me dada toda autoridade”. A chamada ainda é reconhecer Jesus como Deus.)

D. Leia Apocalipse 14:8. Qual é a prostituição da Babilônia? (Nelson's Bible Commentary nos diz que “o mundo em rebelião contra Deus é chamado de Babilônia. Assim,  prostituição é rebelar-se contra Deus.){ Os comentários bíblicos de  Thomas Nelson abrangem versículo por versículo, para orientar estudantes leigos da Bíblia, destacando artigos, gráficos, ilustrações e mapas.}

1. Por que “vinho da fúria”? (O vinho entorpece nossos sentidos. É um absurdo rebelar-se contra Deus. É loucura. A grande notícia é que a rebelião entra em colapso. Ela cai.)

E. Leia Apocalipse 14:9-10. Você já ouviu esta mensagem: “Vou lhe dar uma dica: faça algo errado e a ira de Deus vai acertar você com tanta força, que você vai queimar no enxofre com fogo {ou no inferno}”? Que razão teríamos para evitar compartilhar esta mensagem?

F. Acho que as mensagens dos três anjos são argumentos lógicos. Vamos seguir através  da lógica. O primeiro anjo diz que o Criador do mundo decidiu trazer alguns assuntos, para a hora do juízo. O segundo anjo diz que a oposição de Deus, no debate, acaba em colapso. Está feito. O terceiro anjo anuncia que, estar no lado errado é, realmente, uma péssima idéia. Dolorosamente ruim. O que você acha de compartilhar a mensagem de que estamos no tempo do juízo, nós vencemos, eles perderam, escolham com cuidado?

1. Existe algum mérito em citar evidências de que esta é a mensagem do tempo do fim e, não, uma mensagem para todos os tempos - portanto, focar naquilo que estaria desequilibrado? (Apocalipse 14:6 diz que este é o "evangelho eterno". Não diz que é apenas o evangelho do tempo do fim.)

2. Vamos ver se isto corresponde a nossa percepção da realidade. Está correto dizer que a oposição entrou em colapso? Que o tempo do juízo está aqui?

G. Leia Apocalipse 12:13-17. A oposição entrou em colapso, aqui? (A oposição foi expulsa do céu. Perdeu na cruz. Mas, ainda é perigosa para "os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantém fiéis ao testemunho de Jesus”.)

H. Voltemos para Apocalipse 14. Leia Apocalipse 14:12. Que grupo vemos aqui? (O mesmo grupo que é obediente aos mandamentos de Deus e fiel a Jesus. O mesmo grupo alvo de satanás.)

1. Porque este grupo precisa ser “perseverante”? (Acho que estamos começando a obter a imagem completa. Nossa mensagem é o evangelho. Nossa mensagem é que nós vencemos e a oposição perdeu. Nossa mensagem é que  fazer a escolha errada é uma idéia muito ruim. Mas, precisamos paciência porque isto não está óbvio para todos. Satanás ainda está rugindo ao redor.)

I. Amigo, você aceitou, pessoalmente, a mensagem do evangelho? Você vai aceitar Jesus como seu Criador, Salvador e Senhor? Você vai se manter fiel a Ele e aos Seus mandamentos? A escolha errada é impensável. Escolher perder é ilógico. Por que não aceitar Jesus, agora mesmo, e compartilhar esta mensagem com os outros?

IV.       Próxima semana: "A Lei de Deus".

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************
Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.
Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://cpbmais.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"
**********************************

Nenhum comentário: