domingo, 17 de agosto de 2014

Lição 08 - A Igreja


(Mateus 5, 7 e 16, João 17) 
Introdução: Uma parte significativa do meu trabalho, ao longo dos anos, tem sido o de lidar com casos sobre liberdade religiosa. Eu apenas represento “o rapaz”, ou seja, o funcionário, em uma área estrita da liberdade religiosa, no local de trabalho. No entanto, uma questão muito importante, neste tipo de caso, é se o empregado tem uma crença religiosa sincera. Aprendi a evitar representar trabalhadores que não têm uma conexão sólida, numa igreja local. Aqueles que adoram, regularmente, com um grupo de crentes, estão muito mais propensos a ter crenças religiosas sinceras.  Por que isto? Vamos explorar o que a Bíblia ensina sobre o crente e a igreja!

I. A Pedra

A. Leia Mateus 16:13. Por que você acha que Jesus fez esta pergunta aos discípulos?

B. Leia Mateus 16:14. O que você pensa sobre estas respostas? (Esta é uma lista impressionante de possibilidades. Naturalmente, estas respostas não estão corretas.)

C. Leia Mateus 16:15-17. Pedro tinha as respostas certas! Quem o inspirou? (Deus.)

D. Leia Mateus 16:18. Houve alguma confusão acerca do nome de Pedro? Por que  Jesus diria para Pedro: “Eu lhe digo que você é Pedro”? (O grego é importante  aqui. A palavra grega, para Pedro, significa uma pequena pedra ou pedaço de rocha. Jesus estava fazendo um jogo de palavras: “Digo-vos, pedaço de rocha, que Eu edificarei minha igreja sobre uma grande rocha”.)

1. Qual você acha que é o significado disto? (Leia o que Pedro disse sobre isto, em 1 Pedro 2:4-6. Ele disse que os cristãos são “pedras vivas” utilizadas numa "casa espiritual”. Jesus é a pedra angular desta casa.) 

2. Vamos voltar para a grande rocha, em Mateus 16:18. Considerando o diálogo com Jesus, o que você acha que representa a "rocha" (a grande pedra)? (Acho que a pedra, sobre a qual está construída a igreja, é a declaração de Pedro de que Jesus é “o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus é a pedra angular e Sua divindade é a crença fundamental.)

3. Vamos voltar um minuto. Qual você acha que é o significado total de Mateus 16:18? (A igreja está edificada sobre a "pedra” do conhecimento de que Jesus é Deus, e nela harmonizam-se pequenas pedras que entendem isto, assim como Pedro, eu e você, e o inferno não irá nos derrotar.)

E. Leia Mateus 16:19. Quem está recebendo as “chaves”, aqui? (Parece ser a igreja - ou, no mínimo, os membros da igreja. Dificilmente, poderia significar Jesus, pois Ele não estaria dando as chaves para Si mesmo.)

1. Esta afirmação parece muito séria. O que você acha que Jesus quis dizer com “Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus”? Elas são dadas à igreja ou, no mínimo, aos membros da igreja que trabalham em conjunto, como igreja? (Tenho certeza que não entendo toda a extensão desta afirmação, mas, ela diz, no mínimo, que a igreja revela o caminho para o céu. Estar num grupo de crentes, nos ajuda a entender a graça e a caminhada cristã.)

F. Leia Mateus 16:20. Se o fato de que Jesus é Deus e a Rocha sobre a qual a igreja está construída, por que eles deveriam manter segredo? (Deus tem Seu tempo para tudo. Esta é uma verdade que precisamos ter em mente, quando somos frustrados pela inatividade dos outros.)

II. A Atitude

A. Leia João 17:20-23. Temos uma série de conceitos acondicionados nestes versículos.  Por que razão deve haver união entre os crentes? (“Para que o mundo saiba que Tu Me enviaste.”  A unidade da igreja passa uma mensagem positiva ao mundo dos incrédulos.)

1. O que está no coração desta mensagem? (A unidade surge do amor. Deus nos ama e, nos amamos, uns aos outros.)

2. O que a igreja está fazendo a esse respeito? (Você deve ter observado que, quando estávamos discutindo Mateus 16:19, pulei o modo de falar quanto a igreja ligar e liberar coisas no céu e na terra. É difícil para mim entender como isto se aplica, hoje, quando temos tantas igrejas, com diferentes padrões.)

3. Outra declaração interessante, em João 17:22, é que Jesus (nos) "tem dado a glória que [Deus, o Pai deu a Jesus]”. O que é essa glória divina que você e eu temos? (Acho que é a glória de estar associado a Deus. Existem certas associações na vida que fazem você parecer com bom aspecto? Agora mesmo, eu tenho um carro novo que faz com que as pessoas me parem para conversar sobre ele. Se você tem um cônjuge bem sucedido,  filhos bem sucedidos, um empresa de sucesso, todas essas associações trazem "glória" a você.  Ser um colaborador próximo do Criador do Universo, nos traz glória.)

III. Quando a Unidade Tem um Pneu Furado

A. Leia Mateus 7:1-2. Isto soa como uma lição prática. Qual é o problema em julgar os outros? (Você será julgado com a mesma medida que usar.)

1. Estamos falando sobre o juízo final? Será que existe uma escala móvel?  Aqueles que não se preocupam com nada, conseguirão o menor padrão aplicável? (Novamente, isto soa como uma lição prática para a vida, ao invés de uma declaração sobre o juízo final.)

B. Leia Mateus 7:3-4. Por que você acha que ambos os exemplos, cisco{ou serragem} e viga, são feitos de madeira? (Acho que tendemos a perceber nossos próprios pecados nos outros. O pecado é o mesmo, exceto que a outra pessoa o tem. Naturalmente, o texto sugere que decidir, como juiz, é o maior problema.)

C. Leia Mateus 7:5. Estamos supondo que deveríamos tomar parte de uma atividade de remoção de serragem (ou do cisco)? A questão é, simplesmente, se estamos, devidamente, preparados? 

1. Você gosta de ter cisco nos olhos? (Os problemas com o pecado em nossa vida nos irritam. Fazem-nos ficar desconfortáveis. Quando alguém com o mesmo problema começa a nos criticar, faz-nos ficar com raiva - todavia, nós, realmente, estaríamos melhor sem pecado.)

a. Sempre pensei que alguém que tivesse experiência com determinado pecado fosse mais capaz de aconselhar os outros sobre aquele pecado. Isso é verdade? (Acho que isto define “você verá, claramente, para tirar o cisco”. Se, pelo poder do Espírito Santo, você superou um grande problema de pecado, você poderá "ver claramente" a solução.)

2. O que tudo isto tem a ver com unidade? (Criticar outras pessoas que têm  pecados iguais aos seus, cria discórdia e divisão. Ajudar alguém  a superar um pecado que você já superou, traz bênçãos.)

a. Isto deveria ser uma regra na igreja - apenas aqueles que, anteriormente, lutaram com um pecado, poderiam comentar sobre aquele pecado, nos outros?

D. Leia Mateus 7:6.  Jesus mudou o tópico da discussão?

1. Se estamos no mesmo tema, quais seriam as pérolas sagradas? (Seu conselho, com base em sua própria experiência. Sua discussão, acerca de seu vício, nesta área. Cães e porcos não se beneficiarão com sua sincera revelação, acerca dos problemas passados e eles “voltando-se contra vocês os despedaçarão”.)

IV. Consertando o Pneu Furado

A. Leia Mateus 5:23-24. O que estas pessoas fazem, no momento em que lembram de uma discórdia? (Elas estão diante do altar - isto quer dizer que elas estão se acertando com Deus. Muitas vezes, ficar bem com Deus envolve um pecado que chocou outras pessoas. Você, naturalmente, lembraria desta pessoa, no momento em que estivesse confessando seus pecados a Deus.)

1. Estamos falando de alguém que ofendeu você? (Não. “Seu irmão tem algo contra você”.)

2. Estamos falando de uma situação em que você não errou? (O texto não diz nada sobre de quem é a culpa. Ele diz, simplesmente, que alguém está triste com você.)

3. O que temos obrigação de fazer por aqueles irmãos que guardam rancor contra nós? ("Vá reconciliar-se com seu irmão".)

4. Noto que Jesus usou a palavra “irmão”. Isto é significativo? (Leia Lucas 6:22-23. Estas pessoas têm algo contra você e, desta vez, é uma benção. Acho que isto volta para a discussão dos cães e porcos, em Mateus 7:6. Quando o problema está entre os membros da igreja, você precisa continuar trabalhando nisto por fora. Quando o problema surge com os pagãos, por causa de sua fidelidade a Deus, tentar a reconciliação é impossível. Porcos (pagãos) se voltarão contra você e o espezinharão.)

B. Amigo, você faz parte de uma igreja e ela está unificada?  A igreja é o veículo especial de Deus, para o avanço do evangelho. Se você ou sua igreja estão  experimentando um pneu furado, quando se trata de unidade, você se comprometeria, hoje, a tentar restaurar a unidade?

V.  Próxima semana: "Nossa Missão"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

Nenhum comentário: