segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Lição 01 - "O Chamado da Sabedoria"


(Provérbios 1 e 2) 
Introdução: Você gostaria de ser sábio? Você gostaria de saber, exatamente, a coisa certa a dizer, nas situações difíceis? Na faculdade de Direito onde leciono, nos cursos relacionados a empregos, incluo um "mini curso" sobre inteligência emocional, baseado na Bíblia. Inteligência emocional não é nada menos que sabedoria. Existem numerosos estudos que mostram que funcionários emocionalmente inteligentes são mais bem sucedidos. Aqui está algo que você não deve saber: de modo geral, os empregados não são demitidos por serem incompetentes. Na maioria das vezes, tem a ver com sua incapacidade de conviver com outras pessoas. Os textos bíblicos que costumo usar para ensinar sobre inteligência emocional são, geralmente, do livro de Provérbios. A grande notícia é que nosso estudo, neste trimestre, vem do livro de Provérbios e a sabedoria. Vamos mergulhar em nossa primeira lição!

I. Índice

A. Leia Provérbios 1:1-2. Você já olhou o índice de um livro, para ver se estaria interessado em lê-lo? Provérbios começa com um índice. O que esses versículos indicam que nós iremos encontrar dentro deste livro? (Nós podemos aprender a ser sábios e a ter melhor entendimento.)

B. Leia Provérbios 1:3. Que outros assuntos poderemos aprender em Provérbios? (Justiça. Agir prudentemente.)

C. Leia Provérbios 1:4. Nascemos com certo nível geral de inteligência, a qual parece que não pode aumentar consideravelmente. Sabedoria é assim - nós ficamos presos com tudo o que obtivemos no momento do nascimento? (Não. Isso nos diz que os “inexperientes”, aqueles que não são tão inteligentes, e os “jovens”, que são  imaturos, podem aprender a ter sabedoria e tornar-se emocionalmente inteligentes.)

D. Leia Provérbios 1:5. Provérbios é, somente, para aquelas pessoas com necessidade de  lições reparadoras em sabedoria? (Não. Seja qual for seu nível de inteligência geral e emocional, Provérbios pode melhorar sua sabedoria e bom senso.)

II. Fontes de Sabedoria

A. Leia Provérbios 1:7. Qual é a fonte da verdadeira sabedoria? (Deus.)

1. Em que sentido a palavra “temor” é usada aqui? (Parece ser um chamado para respeitar a visão de Deus sobre tudo.)

2. Um comentarista disse que temor “não tem nada a ver com o medo supersticioso e infantil do castigo divino.” Você concorda?

B. Leia Apocalipse 14:9-10. Este anjo está espalhando medo supersticioso e infantil? (“Supersticioso” refere-se ao “sobrenatural” - o que incluiria a obra de Deus. Temor do julgamento divino faz sentido. Medo“infantil” também faz sentido, à luz de Mateus 18:2-3. Jesus disse que aquele que deixar de lado o orgulho, e tornar-se como criança, toma uma atitude importante para o aprendizado.)

C. Veja, novamente, a última parte de Provérbios 1:7. O que você acha das diferentes tonalidades do temor e a idéia de olhar para a sabedoria de Deus? (Observe que Provérbios 1:7 diz que os "insensatos" desprezam a sabedoria de Deus. Para mim, parece tolice ignorar o destino final daqueles que estão perdidos. Temer a Deus é uma variação de respeitar Sua opinião, uma vez que Ele nos ama e quer que tenhamos uma vida melhor. É reconhecer a terrível desvantagem da morte eterna. Acho que tudo isso vem, devidamente, embalado na expressão “o temor do Senhor”)

1. Seria impróprio ou uma violação do princípio do amor, falar sobre a destruição dos ímpios? (Quando meus filhos eram pequenos, nós nos preocupávamos se eles corressem para a rua e fossem mortos por um carro. Quando um esquilo foi morto na rodovia, minha esposa levou as crianças para ver o animal esmagado. Foi uma lição poderosa. Pude ver o “principio" da sabedoria, com esse ponto muito básico.)

2. Que tipo de motivação Deus nos deu em Deuteronômio 28? (Aqueles que lêem minhas lições sabem que eu, regularmente, me refiro a Deuteronômio 28. Assim como vimos que Provérbios serve tanto para os inexperientes, quanto para aqueles que já são sábios, também, Deus nos ensina em vários níveis. Do mesmo jeito que com as crianças, Ele começa com recompensas e punições e, então, nos conduz para uma visão mais educada do nosso relacionamento.)

D. Leia Provérbios 1:8-10. Que outras fontes de sabedoria estão disponíveis? (Nossos pais.)

1. Existe um limite nisso? (Se você observar o versículo 10, ele nos adverte quanto a sermos atraídos pelos “maus”. Aqui, a suposição é que você tenha pais tementes a Deus.)

2. Por que enfeites e adornos foram mencionados, em conexão com os conselhos de seus pais? (Eles são emblemas de honra.)

3. Quão seletivos devemos ser quanto ao lugar em que obteremos nossa sabedoria? (Precisamos ser seletivos. O versículo 10 nos diz que o que nós necessitamos são os conselhos consistentes que Deus nos dá. Os conselhos daqueles cuja vida é incompatível como os conselhos de Deus, devem ser evitados.)

E. Leia Provérbios 1:11-14. Qual é o objetivo deste conselho? (Usar a violência para ganhar dinheiro.)

F. Leia Provérbios 1:15-16. Por que é importante “ não ir pela vereda" dessa gente ou, “afastar os pés” do caminho que eles seguem?  Por que não dizer: “Não se junte a eles em sua maldade”? (Este é um ponto muito importante da lei americana.  Se você estiver dirigindo o carro que transposta vários amigos "maus"e, um deles pula fora e comete algum crime, e se você, simplesmente, o leva para longe da cena do crime, você é culpado pelo crime!  A Bíblia diz: “fique longe!” Este é o grande e legal conselho.)

G. Leia Provérbios 1:17-19. O que Provérbios quer dizer com rede visível? (Normalmente, você caça pássaros com uma armadilha (rede) que é difícil ver. Provérbios diz que o problema do mau comportamento descrito acima fica óbvio para qualquer pessoa que tenha sabedoria. Porém, a má conduta para ganhar dinheiro destrói a vida do malfeitor.)

III. O Apelo da Sabedoria

A. Leia Provérbios 1:20-21. Aonde toma lugar o chamado para temer a Deus? (Não somente na igreja mas, também, nas praças públicas! Se você olhar, ele está em todo o lugar.)

B. Leia Provérbios 1:22-23. Como isto faz diferença entre a visão do mundo e aquele que segue a Deus? (O mundo afirma que os cristãos são estúpidos e ignorantes. Provérbios diz que o inverso é verdadeiro. Aqueles que rejeitam a Deus são inexperientes (não tão inteligentes), zombadores e tolos.)

1. Como podemos mostrar amor pelos pagãos e, ao mesmo tempo, sugerir que eles são os verdadeiros tolos?

2. Tirar sarro do seu oponente (zombaria) é uma poderosa arma num debate. Quando Deus chama os pagãos de “zombadores”, Ele quer dizer que esta ferramenta de debate está fora dos limites para os cristãos? (Observe que  escárnio pode ser contrastado com conhecimento. Parece que argumentos baseados em zombaria, ao invés do conhecimento, estariam fora de limites.)

3. O que Deus fará se nos arrependermos? (Ele nos encherá de sabedoria. Ele nos ensinará os Seus caminhos.)

C. Leia Provérbios 1:25-26. Vemos, agora, que Deus zomba daqueles que rejeitam Seus conselhos. Podemos, agora, zombar dos pagãos? 

1. Note que a zombaria é uma resposta ao desastre e a calamidade. Como isto afeta sua opinião? (É difícil. O quadro que vejo é que Deus zomba daqueles que zombaram dEle. A desgraça, para pessoas sinceras, é uma oportunidade de compartilhar, com amor, o evangelho.)

IV. A Busca da Sabedoria

A. Leia Provérbios 2:1-4. Que tipo de esforço é necessário na busca pela sabedoria de Deus? (Precisamos buscar com seriedade - como quem busca um tesouro escondido!)

B. Leia Provérbios 2:5-6. Como mencionamos anteriormente, a inteligência geral é, essencialmente, algo determinado no momento do nascimento. E quanto a sabedoria, alguém pode tê-la? (Somente aqueles que buscam com seriedade poderão encontrá-la.  A boa notícia é que qualquer pessoa tem potencial para ser sábia. A má notícia é que isso é uma questão de obras - precisamos trabalhar para obtê-la.)

C. Leia Provérbios 3:1-2. Uma vez que adquirimos sabedoria ela se torna uma parte permanente de nossa vida? (Não podemos esquecer os princípios de Deus. O objetivo é internalizá-los e fazer com que eles sejam parte de nossos pensamentos e do nosso modo de viver.)

V. O Resultado da Sabedoria

A. Leia Provérbios 1:32-33. Nossas decisões, no que diz respeito a Deus, têm consequências?

B. Leia Provérbios 2:6-8. Que aspecto do cuidado de Deus continua sendo repetido aqui? (A proteção de Deus. Deus é “escudo”, “guarda”, “protetor" (e proteção).)

1. Você acha que Deus intervém,ativamente, para proteger aqueles que seguem Seus conselhos? (A intervenção ativa de Deus, certamente, é possível, mas acho que isto se refere, principalmente, às consequências naturais de determinadas ações. Seguir os conselhos de Deus (mostrar sabedoria) protege você contra um monte de coisas ruins, na vida.)

C. Amigo, você está disposto a se esforçar para adquirir a sabedoria de Deus? Por que não se comprometer, hoje, a colocar sua vida no caminho do aperfeiçoamento!

VI. Na próxima semana: "Dos Ouvidos aos Pés"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************

Nenhum comentário: