domingo, 14 de dezembro de 2014

Lição 12 - Oração, Cura e Restauração


(Tiago 5:13-20) 
Introdução: Você já ouviu alguém dizer que adora do seu próprio jeito? Que está cansado da "igreja" e que ter comunhão com a natureza é melhor, porque a ela não lhe diz coisas desagradáveis. Embora é importante ter um tempo em particular com Deus, em nosso estudo, nesta semana, veremos que Tiago apontou os benefícios da companhia regular com outros cristãos. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e aprender mais!

I. Comunhão com Deus

A. Leia Tiago 5:13. Isto descreve muitos de nós. As possibilidades são de que estamos com dificuldades ou nos sentindo felizes. Como deveríamos responder a essas experiências tão diferentes? (Voltando-nos para Deus. Ou oramos, pedindo ajuda, ou cantamos louvores.)

1. Qual é sua reação normal, quando você se depara com uma dificuldade? (No passado, eu faria o que pudesse para resolver o problema. Hoje, tenho aprendido que minha primeira reação deve ser buscar a Deus.)

2. Você fica irritado, quando enfrenta problemas? (A natureza humana é culpar os outros e ficar com raiva, por causa do que eles fazem contra nós. Se, pelo poder do Espírito Santo, nos voltássemos para Deus, em primeiro lugar, estaríamos salvos de dizer ou fazer, instantaneamente, coisas erradas. Isso evita piorar o problema.)

B. Que tipo de atitude reflete, em nós, o conselho de Tiago, para orar e louvar? (Deus está no comando de nossas vidas. Ele é a única fonte de todas as bênçãos. Pedimos Sua ajuda e Lhe agradecemos com louvores.)

II. Comunhão com os Crentes

A. Leia Tiago 5:14-15. A doença é um tipo particular de problema. Porque não basta orar por si próprio - como mencionou Tiago no versículo 13? Por que trazer os presbíteros para isto? (Deus não precisa de presbíteros para convencê-lO a curar, mas a idéia de  comunhão entre os crentes é introduzida aqui.)

1. Às vezes, faço parte de um grupo de anciãos que ora e unge uma pessoa doente. Nos Estados Unidos, os fabricantes de medicamentos divulgam os problemas  com essas drogas, ao mesmo tempo em que anunciam que elas podem curar. Minha esposa costumava dizer que era necessário eu divulgar que, no passado, quando eu fazia parte do grupo que orava e ungia, ninguém havia melhorado.  Minha esposa estava brincando mas, até recentemente, era verdade. Tiago estava fazendo falsas promessas sobre cura?

a. O problema era eu? Quando Tiago escreveu “a oração feita com fé” estava escrevendo sobre a fé dos presbíteros? Se não estava, qual fé ele estava descrevendo? A fé da pessoa doente?

B. Leia Marcos 2:1-5. De que fé Jesus estava falando aqui? (Não está claro. Parece que Jesus falou sobre a fé de todos eles.)

C. Leia Mateus 18:19. E se a pessoa doente tiver fé e somente um outro presbítero for encontrado justo, essa fé é suficiente para curar? (Note que Jesus não mencionou o grau de fé ou de justiça necessárias. Ele apenas mencionou o número de crentes que deveriam estar de acordo. Bastam dois.)

D. Vamos ler, novamente, Tiago 5:15. Tiago deu um tempo para que o doente se levante e fique curado? (Não. Tenho certeza que todos os que participaram do serviço de unção em que eu estava envolvido, eram pecadores - desde o doente e, até mesmo, cada um dos anciãos. Tiago não disse que temos que estar livres do pecado, mas que precisamos ter fé. Além disso, ele não deu um tempo para a cura. Acredito que Deus levantará para a vida eterna todos aqueles que  adormeceram confiando nEle.)

E. Num período mais recente, em que, como ancião, fiz parte de um grupo de oração, a pessoa doente foi curada. Deus fez milagres na minha vida e na vida daqueles pelos quais orei, e acredito que isto teve muito mais a ver com a vontade soberana de Deus, do que com minha relativa justiça. O que você acha?

III. Cura, Fé e Pecado

A. Veja, novamente, a última parte de Tiago 5:15 e Marcos 2:5. Jesus disse para o paralítico que seus pecados estavam perdoados. Tiago disse, quase como uma reflexão posterior, que os pecados podem ser perdoados. Qual é a relação entre cura e pecado? 

B. Leia João 9:1-3. Por que os discípulos perguntaram sobre o pecado e a cegueira? (A compreensão, naqueles dias, era que o pecado causava doenças. Acho que ainda existe muito dessa verdade, nisso.)

1. Qual era a razão para a cegueira, conforme Jesus disse? (Para que Deus fosse glorificado. Não era uma questão de pecado.)

2. Quando o pecado é confessado e perdoado, Deus é glorificado? (Sim! As declarações de Tiago e de Jesus, sobre doença e pecado, têm, no mínimo, duas explicações. Primeiro, o entendimento das pessoas, na época. Mas, o mais importante, Deus quer nos curar do pecado. Sua meta final é dar-nos uma vida livre de pecado e doenças - e essa meta se tornará real no céu.)

C. Acabei de voltar da Disneylândia, onde passei vários dias. Vi que lá existe um grande número de pessoas gordas, que passeiam em carrinhos elétricos. De fato, muitos dos que passeavam por lá eram gordos. (Falando em gordura, consegui ganhar 1,80 kg durante as férias!) Ao mesmo tempo, vi que quase ninguém fumava. Parece que os riscos do fumo à saúde têm sido trocados pelo risco da obesidade à saúde.  Aqui está a pergunta difícil: o pecado pode interferir na cura?

1. Se você não estiver inclinado a orar pela cura de um fumante, que tal por uma pessoa obesa?

2. Algumas pessoas não estão, naturalmente, predispostas à obesidade?  Será que isto importa?

3. Tenho feito muita leitura relacionada ao cérebro e estou convencido de que o exercício é um “tratamento” universal para doenças de todos os tipos, incluindo doenças mentais. A falta de exercício do pecado é o que nos impede de sermos curados?

4. Tenho insultado quase todo mundo? Meu ponto é que olhamos para os fumantes com câncer no pulmão e para os homossexuais com AIDS e sentimos menos compaixão por eles, por causa dos seus atos.

IV. A Confissão do Pecado

A. Leia, novamente, Tiago 5:15. Qual é o momento do perdão? (Depois que a pessoa tiver sido curada. Isto sugere que a cura está disponível para todos.)

B. Leia Tiago 5:16. Espere um minuto! Depois de toda nossa discussão sobre pecado, Tiago disse que precisamos confessar nossos pecados para sermos curados?  Ou, a oração de uns pelos outros é o único fator relacionado à cura?

C. Veja, novamente, Tiago 5:16. O que você pensa sobre confessar pecados para nossos  companheiros crentes?

D. Leia Salmos 51:4, Salmos 32:5 e 1 João 1:9. Para quem devemos confessar nossos pecados, de acordo com o que estes textos sugerem? (Nós pecamos contra Deus e, Deus é quem tem poder para perdoar pecados. Assim, faz sentido confessar nossos pecados para Deus.)

E. Considerando esse assunto, existem diferentes tipos de confissões? (Acho que sim. Primeiro, existe a confissão e o perdão do pecado que é um assunto entre você e Deus. Segundo, Mateus 18:15, Lucas 17:4 e Levítico 6:1-5, todos eles sugerem que existem pecados em que precisamos proceder, corretamente, com os outros. Terceiro, é o que eu acho que Tiago estava falando, num sentido geral, quando trabalhamos com os irmãos, o caminho em direção à justiça. Oramos uns pelos outros, discutimos pecados uns com os outros, discutimos assuntos espirituais, uns com os outros.)

V. O Poder da Oração

A. Leia Tiago 5:17-18 e releia a última parte de Tiago 5:16. Temos discutido sobre pecado mas, acho que o foco de Tiago era a oração. Por que Tiago mencionou Elias, como um exemplo? (Ele disse que Elias “era humano como nós”. Todos nós temos potencial para orar com poder e eficiência.)

1. Leia 1 Reis 19:3-4. Até agora, em nossa discussão, tenho equiparado assuntos de saúde com pecado. Jesus sugeriu, em Mateus 15:16-18, que essa equação é falsa. Por outro lado, não confiar em Deus é pecado (Apocalipse 21:8).  Quando Tiago nos apontou Elias, o que ele estava dizendo? (Que a fé e o fervor na oração são a chave para a cura e, não, a inexistência de pecado.)

B. Leia Tiago 5:19-20. Isso soa como a derradeira reivindicação por obras - se reconvertermos os “apostatados” muitos dos pecados serão perdoados. A compreensão adequada disto é o que o contexto sugere? (Tiago falou para que houvesse compreensão do pecado, ao invés da natureza da salvação. Este capítulo tem falado de comunhão. Se sua atitude é defender e salvar os membros da igreja, ao invés de sua cintura {excesso de preocupação com a alimentação} isto é o mais importante aos olhos de Deus.)

C. Amigo, você participa, habitualmente, da comunhão? Se não participa, você está perdendo um dos aspectos fundamentais de ser cristão. Por que não se arrepender disso  e juntar-se a um grupo que exerça a fé e a prática da obediência?

VI. Próxima semana: "Evangelho Eterno"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

Nenhum comentário: