segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Lição 11 - Preparando-se para a Colheita


(Tiago 5:7-12) 
Introdução: Em nosso estudo, semana passada, vimos que Tiago falou para os ricos que um tempo terrível estava vindo sobre eles. Em parte, porque eles haviam sido injustos com seus operários. Nesta semana, veremos que Tiago estava se direcionando para um público diferente: os membros da igreja. Entretanto, a mensagem desta e da última semana, parecem estar relacionadas. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver o que podemos aprender!

I. Paciência

A. Leia Tiago 5:7. Ele disse: “portanto, sejam pacientes”. Se Tiago estava dando continuidade ao que foi dito na última semana, com o que eles deveriam ser pacientes? (Semana passada, Tiago disse para os ricos: “a miséria ... lhes sobrevirá” (Tiago 5:1). Aparentemente, os membros da igreja eram aqueles trabalhadores que haviam sido enganados. Eles deveriam ser pacientes, porque a vindicação estava nas mãos. Deus lidaria com os ricos.)

1. O que os membros da igreja reivindicarão? (A volta do Senhor - que está próxima.)

2. Isto não é um problema? Se Tiago havia escrito que eles deveriam estar preparados para a Segunda Vinda, esta seria uma boa mensagem. Mas ele disse que os ricos obtinham justiça e a defesa de suas vítimas era se eles se mostravam pacientes. O problema é que todos eles morreram antes de Jesus voltar. Tiago foi um falso profeta? (Eu teria pensado que Deus me faria justiça em breve.)

3. Leia Tiago 4:14. Tiago disse que a vida é como uma neblina que desaparece, rapidamente. Quando morremos, esses tipos de problemas acabam. Foi isso que Tiago quis dizer?

B. Releia Tiago 5:7 e acrescente Tiago 5:8. Isto soa como se Tiago estivesse falando sobre a morte? (Não! O agricultor observa as chuvas do outono e da primavera. Elas vêm em um ano. E Tiago completou: “a vinda do Senhor está próxima”)

1. Se o tempo de reivindicação é como um evento anual e Tiago disse que o tempo estava "próximo”, como você explica que já se passaram 2.000 anos?

2. Parece que todos os discípulos pensavam que o retorno de Jesus estava próximo. Para explicar isto, já ouvi pessoas dizerem algo como: “Bem, se os discípulos pensassem que a Segunda Vinda aconteceria depois de 2.000 anos, eles não teriam motivos para compartilhar o evangelho”. O que você acha desta explicação?

a. Quantas pessoas mentem para motivar você a comprar algo, porque a verdade não seria muito estimulante?

C. Leia Atos 1:6-8. Qual foi a última coisa que nosso Senhor disse, antes de retornar para o céu? (Ele disse para os discípulos que Deus estabelece os tempos para os eventos futuros, que a nós não compete saber.)

1. Será que isto coloca Tiago numa situação ainda pior? Ele disse que a Segunda Vinda estava próxima, o que ele nem tinha idéia - e, foi dito por Jesus, que somente Deus sabe a hora da Segunda Vinda?

2. Existem perguntas difíceis, do tipo que você deveria esperar de um advogado, no interrogatório. Mas elas não são perguntas injustas. Vamos explorar uma explicação, uma das que não envolve a afirmação de que Tiago não estava dizendo a verdade.

II. A Passagem

A. Leia João 5:24-25. Tiago e Jesus estavam falando do mesmo evento - a Segunda Vinda de Jesus. Note que Jesus disse que a hora da Segunda Vinda “está chegando e já chegou”. Como Jesus pode dizer que a Segunda Vinda “já chegou” se ela aconteceria, no futuro, depois de milhares de anos? 

1. Qual é a parte mais importante da Segunda Vinda? (A morte será derrotada. A vida eterna nos será dada. Acho que, por causa da forma como Jesus exprimiu isto, Ele estava falando da essência do evento (que é a vitória sobre a morte), ao invés de focar no tempo da Segunda Vinda.)

2. Se você acha que eu poderia estar certo sobre isto, que evidência existe de que a morte seria derrotada, uma vez que Jesus, ainda, estava aqui pela primeira vez? (Veja, novamente, João 5:24. Jesus disse que aqueles que estavam Lhe ouvindo poderiam, naquele momento, passar da morte para a vida.)

3. Você acha que já pode entrar na vida eterna? (Leia João 5:26. Jesus tem poder para nos dar a vida eterna. A parte essencial da Segunda Vinda - derrotar a morte - pode realizar-se agora mesmo.)

B. Leia Tiago 5:8-9. Sobre o que Tiago poderia estar falando, aqui, e que é verdade? (Nosso Juiz “está às portas”, constantemente. Ele está disposto a abrir a porta para a vida eterna, neste momento. Quando entregamos nossa vida para Jesus, Ele abre a porta que nos permite passar da morte para a vida eterna. A essência da Segunda Vinda está disponível, agora, para nós. Se percebermos isto, Ele nos ajuda a sermos pacientes, com a longa espera.)

III. Exemplos de Paciência

A. Leia Tiago 5:10-11. Por que os profetas foram um bom exemplo para as pessoas as quais Tiago estava escrevendo?(Os profetas precisaram ter paciência, pois eles sofreram muito nas mãos de seus concidadãos.Aqueles que afirmavam conhecer Deus eram o problema principal. Lembre-se que Tiago estava escrevendo para os crentes que fugiram da perseguição dos seus companheiros judeus. Neste aspecto, eles eram como os profetas.)

1. Por que Jó foi, especialmente, um bom exemplo para aquelas pessoas? (A Jó não foi dado, somente, um tempo difícil por estes amigos, mas ele perdeu sua riqueza terrena. Essa era, provavelmente, a situação daqueles aos quais Tiago estava escrevendo.)

B. Veja, novamente, Tiago 5:11. Tiago lhes disse para olharem o que Deus fez por Jó, no final. O que Deus fez por Jó ocorreu durante sua vida. Como aqueles aos quais Tiago estava escrevendo compreenderiam esse conselho de "ser paciente"?

1. Você não odeia quando as pessoas são tão teóricas que parece que elas não têm bom senso? Iniciamos nossa discussão (Tiago 5:7) com Tiago dizendo para as pessoas que foram abusadas pelos ricos, para serem pacientes “até a vinda do Senhor”. Então, eu salientei o aspecto espiritual da vinda do Senhor, a passagem da morte para a vida. E quanto a parte prática, a retribuição contra os ricos? Se considerarmos com bom senso, podemos assumir que Tiago estava enganando as pessoas para quem ele estava escrevendo?

2. Leia Mateus 24:1-3 e, então, dê uma olhada no restante do capítulo. O que Jesus estava descrevendo, na resposta à pergunta dos discípulos? (Ele descreveu a queda de Jerusalém e Sua Segunda Vinda.)

a. Por que foi apropriado para Jesus misturar os dois? (Veja, novamente, a pergunta dos discípulos. Eles perguntaram sobre os dois eventos. Sua pretensão era que eles ficassem no mesmo evento.)

b. Esta discussão nos ajuda, na prática, com o aspecto da retribuição da qual Tiago escreveu? (Sim. A queda de Jerusalém estava muito próxima. Os ricos que haviam abusado dos pobres estavam prestes a sofrer alguma séria retaliação. Ter enganado os pobres para ganhar mais dinheiro não lhes faria bem, então.)

C. Vamos olhar para trás, o difícil interrogatório que fiz. Tiago estava induzindo ao erro aqueles aos quais ele estava escrevendo? (Eles estavam propensos a acreditar que a Segunda Vinda estava próxima. Mas, a essência da mensagem, entrar na vida eterna e a retribuição por terem sido enganados estavam, realmente, à mão.)

IV. Juramento

A. Leia Tiago 5:12. Tiago estava desligado, num outro tópico, sem relação? (Leia Mateus 5:34-35. Observe que jurar por Jerusalém era uma das bases para alegar que eles falavam a verdade.)

1. Quão confiável seria jurar por Jerusalém? (Acho que esta recomendação está relacionada com a discussão anterior. Tiago disse que seus leitores não dependiam de dinheiro e confiavam em Deus, porque Ele faz tudo certo. No momento seguinte, ele disse que, quando se trata de fazer o que é certo, não significa depender de qualquer coisa que Deus tenha feito mas, sim, fazer apenas o que é certo, como um filho de Deus. Jurar por Jerusalém provaria, em breve, ter sido uma péssima idéia.)

B. Amigo, você gostaria de passar da morte para a vida eterna, agora mesmo? Tiago sugere que esta é a solução para muitos dos problemas da vida. Por que não arrepender-se, confessar e reivindicar a promessa de Jesus para entrar na vida eterna, hoje?

V. Próxima semana: "Oração, Cura e Restauração" 

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

Nenhum comentário: