domingo, 21 de dezembro de 2014

Lição 13 - Evangelho Eterno


(Levítico 1, Hebreus 7, Mateus 22, Apocalipse 14) 

Introdução: Nosso estudo no livro de Tiago tem sido incomum, certo? Você me ouviu falar coisas que, raramente, você escuta. Tiago faz parte da Bíblia mas, ainda assim, eu gostaria de desafiá-lo, quanto ao que ele escreveu, e sugeriria que, o que ele disse, era algo diferente daquilo que ele pareceu dizer.  A razão para isto é que Tiago escreveu coisas que parecem inconsistentes com o resto da Bíblia, especialmente inconsistentes com os escritos de Paulo. A maior preocupação é o que Tiago escreveu sobre graça. Sua declaração, em Tiago 2:24, de que somos justificados por nossas obras e, não, somente pela fé, e sua declaração, em Tiago 2:21, de que Abraão foi considerado justificado, quando ofereceu Isaque em sacrifício, tomo como algumas explicações. Vamos terminar nosso estudo em Tiago, pulando para uma revisão do que a Bíblia inteira ensina, sobre os meios de nossa salvação!

I. O Sistema Sacrificial

A. Leia Levítico 1:3-4. Você conhece o sistema de sacrifícios do Antigo Testamento, certo? O pecador tomava um animal (normalmente, uma ovelha, uma cabra ou um touro) e o oferecia como sacrifício. O que o texto diz é o propósito do sacrifício? (“Para que seja aceito como propiciação, em seu lugar”.)

1. Propiciação para o que? (Para os pecados da pessoa.)

B. Leia Salmos 40:6-8 e João 1:29.  Como você entende o texto em Salmos? (Ele é uma profecia sobre a vinda de Jesus. João Batista entendeu isso, pois sua declaração diz que Jesus é o “Cordeiro de Deus” e, Ele “tira o pecado do mundo”.)

1. Como Jesus tirou o pecado do mundo? (Ele foi a propiciação dos nossos pecados (Romanos 3:22-26). Assim como o sistema sacrificial tirava os pecados da pessoa, através da morte de um animal, a morte de Jesus, em nosso favor, tira os nossos pecados.)

C. Leia Hebreus 7:22-27. Qual é a “aliança superior” mencionada aqui? É um novo sistema? (É um sistema “superior”. A idéia geral do sistema não é ser novo, em absoluto. A idéia é a mesma: o pecado é removido, pela morte de um substituto no lugar do pecador. O pecado não é vencido por nossas boas obras. A idéia mais importante é que Jesus ofereceu-Se uma única vez, como sacrifício por nossos pecados e, desta forma, Ele é infinitamente melhor do que a morte de milhões de animais. Jesus é, também, nosso Sumo Sacerdote no céu, intercedendo em nosso favor, baseado no Seu sacrifício.)

D. Assim como o sistema sacrificial do Antigo Testamento, Deus acionou um sistema dispensador de pecado, baseado nas obras? (Não! Os seguidores de Deus nunca foram instruídos a realizar algum trabalho ou a tentar, arduamente, até dar certo, se eles quiserem ter seus pecados perdoados. Tem sido, sempre, um sistema de propiciação, pela morte de um substituto. Na concepção geral do sistema, não existe mudança. Ele, simplesmente, tornou-se (Hebreus 7:22) “superior!”)

1. Veja, novamente, Tiago 2:24. Você vê como esta declaração de Tiago, se entendermos que isto significa que somos justificados por nossas obras, é contrária a todo o esquema da Bíblia, no Antigo e Novo Testamento? (O que Tiago deve ter dito é que a medida da natureza genuína da fé é a que produz uma mudança em nós.)

E. Leia Ezequiel 37:26-28. Que tipo de aliança Deus estabeleceu conosco? (Uma “aliança eterna”. Uma aliança que envolve o sistema do santuário e o conceito de que Deus nos faz santos. Nós não nos fazemos santos pelas nossas obras. A salvação pela graça é a espinha dorsal de toda a Bíblia, e esta idéia básica nunca foi alterada, apenas, tornou-se infinitamente superior, quando foi cumprida por Jesus.)

II. A Parábola do Reino

A. Leia Mateus 22:1-2. O que Jesus disse é o tema real dessa história? (O Reino do céu.)

B. Leia Mateus 22:3-5. De acordo com essa história, como você deve entrar no reino do céu? (Respondendo ao convite.)

1. Por que essas pessoas não entraram no Reino do céu? (Elas estavam muito ocupadas com a vida, para prestarem atenção a qualquer convite.)

C. Leia Mateus 22:6-7. Qual é a diferença quanto a este grupo de convidados? (Eles foram hostis a Deus e ao Seu convite.)

1. O que você acha da reação do Rei?

D. Leia Mateus 22:8. Jesus sugere que temos que ser “dignos” para entrar no Reino do céu. Isso soa como: precisamos merecer o céu. Que “mérito” Jesus estava descrevendo, aqui? (Aceitar o convite. Ignorá-lo, por estarmos muito ocupados ou com muita raiva, nos deixa fora do Reino.)

E. Leia Mateus 22:9-10. Qual é a chave para entrar no Reino do céu? (Aceitar o convite.)

1. Jesus estabeleceu um ponto, na questão da irrelevância: o que era irrelevante para ir ao casamento? (Se o convidado era bom ou mau. O que fez a diferença foi aceitar o convite.)

F. Leia Mateus 22:11-12. Qual seria a resposta óbvia para a pergunta do Rei? ("Eu estava pegando alguns litros de leite, na mercearia do bairro, quando recebi o convite." "Oh, Rei, eu não tinha idéia que estaria indo visitar você, hoje - e, muito menos, que compareceria em sua festa de casamento!)

1. O que diz a você, o fato de que o homem "emudeceu", quanto ao acontecimento incontestável, em vez de discursar sobre o que sugeri? (O Rei, obviamente, forneceu as vestes nupciais. Ninguém, desse grupo de convidados, estava preparado para ir ao casamento do Rei.)

G. Leia Mateus 22:13-14. “Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.” Considere a história de Jesus e digam-me como somos “escolhidos” para entrar no Reino do céu? (Aceitando o convite e aceitando as vestes nupciais.)

1. Começamos olhando para o sistema do santuário, que lidava com o pecado. Em que essa história do casamento se parece com o sistema do santuário? (Você tem que aceitar a oferta. Você tem que prestar atenção. Você vai ao templo, leva um cordeiro (um animal) para tomar o seu lugar, e você aceita a morte do animal, substituindo sua própria morte, por causa de seus pecados.)

H. Parece tão fácil, certo? Vamos cavar um pouco mais fundo. Por que as pessoas do campo e com outras ocupações (Mateus 22:5) não compareceram? (Por que seu trabalho era prioridade.)

1. O trabalho é sua prioridade?

2. O Reino de Deus é sua prioridade, em todas as suas decisões?

3. Outro grupo, aqueles que maltrataram os servos de Deus (Mateus 22:6), não compareceram. Por que? (Eles foram hostis. Eles deram sua lealdade a outro rei ou a eles mesmos.)

a. Você é hostil com o trabalho de Deus?

I. Veja, novamente, Mateus 22:11-13.O sujeito que aceitou o convite, mas não colocou as vestes nupciais, é um caso interessante. Por que ele colocaria uma peça de vestuário diferente da que o Rei ofereceu gratuitamente? (Penso em duas razões. Ele pareceria melhor com suas próprias roupas. Ou, ele pensou que seria inadequado aceitar o presente do Rei e, assim, mostraria maior dignidade ao usar seu melhor traje.)

1. Você é amigo das obras de Deus, mas determinado a revestir-se de sua própria justiça?

III. O Julgamento no Reino

A. Leia Apocalipse 14:6-7. A mensagem para o tempo final se refere ao “evangelho eterno”. Qual é este evangelho? (Adorar a Deus, o Criador, temê-lO e glorificá-lO, pois chegou a hora do seu juízo.)

1. Como deveremos “temer” e “glorificar” a Deus? (Se acreditamos que a visão de Deus sobre a vida é correta, se desejamos atrair outras pessoas para Deus, através de nossas vidas, isto significa viver de uma maneira determinada. Acho que isso é o que Tiago quis dizer quando ele falou que “ a fé sem obras é inútil”. (Tiago 2:20). 

B. Leia Apocalipse 14:8. Qual é a questão do “adultério”? (Um tolo (assim como estar bêbado) falha ao ser fiel a Deus. Você está muito ocupado com o trabalho. Você é hostil ao evangelho.)

C. Leia Apocalipse 14:9-10. Quem perde no juízo? Quem é como o sujeito que jogou fora o banquete de casamento?(Aquele que rejeita o convite de Deus e, em vez disso, aceita o convite de satanás. Isto se reflete nos seus pensamentos e em suas ações (“sua marca na testa ou na sua mão”).)

D. Amigo, você vai aceitar o convite de Deus, hoje? Não seja tão ocupado. Não seja hostil. Deus oferece um presente. Não se engane, acreditando que você deve trabalhar pela salvação, porque seu próprio manto não será suficiente. Ao invés disto, como Tiago nos falou, aceitar a graça pela fé tem como consequência um povo que teme e glorifica o Único que o salva, por Seu sacrifício infinito.

IV. Próxima semana: começaremos nosso estudo no livro de Provérbios.

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

Nenhum comentário: