terça-feira, 2 de junho de 2015

Lição 10 - Seguindo Jesus na Vida Diária

(Lucas 12 e 19) 

Introdução: Você quer ser estimado por outras pessoas? Eu quero. Quando cometo erros, minha maior preocupação é com minha reputação. Durante todo o tempo em que tenho estudado a Bíblia, aprendi que eu deveria estar mais preocupado com a opinião de Deus sobre mim. Parte desta preocupação, a respeito do que as outras pessoas pensam, é boa, se o objetivo for influenciá-las na direção de Deus. Esta semana, porém, conversei com um homem muito devoto que me disse ser pior do que tudo o que eu pensasse. Aposto que você diria a mesma coisa - você é pior do que aquilo que mostra sua reputação. O que isto nos diz quanto a nossa preocupação a respeito da opinião de Deus sobre nós? Vamos explorar o que a Bíblia nos ensina sobre isto!

I. Sem Temer

A. Leia Lucas 12:4-5. Quem é a pessoa que pode lançar-nos no inferno? (Acho que Jesus estava falando de Deus.)

1. Quem pode "matar somente o corpo"? (Os outros seres humanos.)

2. Qual foi o ponto importante para Jesus? (Devemos temer muito mais a Deus, acima de qualquer outro ser humano.)

B. Leia Lucas 12:6-7. Deus conhece você? (Sim! Deus não esquece nem mesmo o pardal. Ele sabe quantos fios de cabelo estão em minha cabeça!)

1. Por que Jesus disse para temer a Deus, que pode nos lançar no inferno e, em seguida, falou para "não ter medo"? (Jesus estava construindo um argumento contra o medo. Ele disse que se tivermos que temer alguém, este deve ser Deus.  Mas, Deus nos ama e cuida de nós.)

C. Vamos voltar e abordar Lucas 12:1-3. Quem sabe o que dizemos nas trevas e dentro de casa? (Deus!)

1. Por que há insensatez na hipocrisia? O que isto tem a ver com o temor do homem?( A hipocrisia mostra-se de uma maneira em público e faz outra coisa, privadamente. Jesus estava argumentando que isto é tolice, porque Deus sabe como vivemos. Por que esconderíamos algo de outras pessoas - que não podem enviar-nos para o inferno e ficaríamos contentes porque Deus sabe?)

2. Uma resposta seria para sentir-nos bem, porque outras pessoas achariam que somos melhores do que aquilo que realmente somos. O que Jesus disse sobre isto? (As coisas ruins serão descobertas.)

D. Leia Lucas 12:8-9. Vamos re-examinar a última questão. Se faz-nos sentir melhor ter outras pessoas achando, falsamente, que somos melhores do que realmente somos, o mais importante é quem nos fala: Deus, outras pessoas ou nós? (Nós e as outras pessoas.) 

1. Se eu penso que sou mais importante, e a opinião dos homens é mais importante do que a opinião de Deus, como relacionar isto com a declaração de Jesus de que devemos confessar a Deus, acima dos homens? (Acho que o ponto importante para Jesus é que nossas prioridades devem ser deixadas para trás.)

E. Leia Lucas 12:9-10. Você lembra quantas vezes você não quis falar sobre Deus, porque não queria sentir-se envergonhado? Isto é “negar a Deus”?

II. O Grande Temor

A. Veja, novamente, Lucas 12:10. Você pode ver o padrão do argumento de Jesus? Hipocrisia é dar preferência à opinião dos homens, acima da opinião de Deus. Negar  a Deus (ou não confessá-lO) é colocar a opinião dos homens, acima da opinião de Deus.  Esta mentalidade mostra que tememos muito mais aos homens do que a Deus. Jesus ensinou que esta atitude é irracional. Lucas 12:10 é uma advertência ou um consolo? (Se você acha, assim como eu, que os comentários de Jesus falam sobre nossos pecados, as boas novas são que Jesus disse que podemos ser perdoados.)

1. Existe alguma advertência? ("Quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado.")

B. Leia Mateus 12:30-32 e Marcos 3:28-30. O que você acha que significa a blasfêmia contra o Espírito Santo? (Acho que Jesus estava dizendo que certas atitudes são  incorrigíveis. Em Lucas, o problema é pensar que a opinião dos outros é mais importante do que a opinião de Deus. Em Mateus e Marcos, o problema é chamar a obra do Espírito Santo de obra de satanás. Não acho que Jesus estava traçando uma linha na areia e dizendo que "se você passar por cima disto, jamais será perdoado". Ao invés disto, Ele estava dizendo que "se você inverter tudo não terá esperança de chegar à resposta certa".)

III. A Avareza

A. Leia Lucas 12:13-15. O que aconteceria se o irmão estivesse violando o direito da herança do sujeito? (Jesus disse que este não era o ponto principal - Ele veio aqui salvar nossas almas e, não, nossos bolsos.)

1. Este é outro ponto de vista “invertido”? Nosso foco está nas coisas e, não, em Deus?

B. Leia Lucas 12:16-20. É errado ser rico? Devemos preparar-nos para a aposentadoria? (Deuteronômio 28 e os heróis do Velho Testamento sugerem que ser rico está relacionado com uma vida correta. Números 8:23-26 sugere que Deus acredita na aposentadoria.)

C. Leia Lucas 12:20-21. Qual é o problema? (Se o rico morresse naquela noite, ele perderia todas as coisas pelas quais  havia trabalhado e planejado.)

1. O que isto tem a ver com a hipocrisia e a blasfêmia contra o Espírito Santo? (Acho que este é um outro exemplo de ter as coisas "de pernas para o ar", em nossas mentes. Esse sujeito estava mais preocupado com seu futuro financeiro do que com seu futuro com Deus. É apropriado estar preocupado com o que os outros pensam; é apropriado temer os homens; é apropriado preparar-se para a velhice, mas devemos ter  atitudes certas: a opinião de Deus é mais importante. O temor a Deus (que nos ama) é o aspecto mais importante da vida. Isto quer dizer que nosso relacionamento com Deus é a parte mais importante dos nossos planos para o futuro  e, não, nosso relacionamento com dinheiro.)

IV. O Capitalismo

A. Leia Lucas 19:11. As pessoas estavam certas do que aconteceria? (Jesus estava presente, mas o reino de Deus não se manifestaria, imediatamente.)

B. Leia Lucas 19:12-14. Por que Jesus acrescentou este detalhe, sobre os sujeitos que odiaram o futuro rei? O que isto tem a ver com as falsas expectativas das pessoas, acerca do Reino de Deus? (Eles queriam que Jesus fizesse valer Seu poder, derrotasse os romanos e estabelecesse o Reino de Deus.)

1. Alguma coisa parece familiar aqui neste pensamento desordenado? (Uma vez mais, as pessoas estavam focadas nas coisas erradas.)

C. Leia Lucas 19:15-19. Jesus era capitalista? Por que   ele não falou para o sujeito que tinha as dez minas,  dar 2,5 minas aquele que tinha cinco e, então, ambos ficariam com a mesma quantidade: 7,5 minas?

D. Leia Lucas 19:20-23. Qual a queixa que o homem com uma única mina tinha contra o rei? (Ele queixou-se que o rei era capitalista e ele tinha medo do rei.)

1. Se esta parábola era sobre Deus, este sujeito tinha medo dEle? (Sim, mas este era um tipo errado de medo.)

2. Note que ele guardou, cuidadosamente, a mina em um lenço. O que isto sugere?

E. Leia Lucas 19:24-25. Você concorda com esses opositores?

1. Note que o cara bem sucedido teve direito ao dinheiro do sujeito que recebeu uma única mina, e que não soube lidar adequadamente com ela. Como você pode conciliar isto à história do rico, (que acabamos de estudar) e que decidiu aposentar-se e aproveitar sua riqueza? (O rico iria desfrutar de seu próprio dinheiro.)

F. Leia Lucas 19:26-27. Aqui está a história! O cara preguiçoso, que odeia o capitalismo, tem que dar seu dinheiro para muitos ricos. Os inimigos do rei são trazidos e mortos. Não é, exatamente, o que você está acostumado a ver Jesus dizendo, certo?

1. O que é uma mina? (De acordo com Lucas 19:15, é dinheiro. Eram, aproximadamente, três meses de salário.)

2. Você acha que esta parábola é sobre dinheiro?

3. Quem você acha que são o rei e os inimigos, nesta parábola? (Jesus parece ser o Rei e os judeus, Seus inimigos. Eles achavam que Jesus derrotaria os romanos e, quando Ele não o fez, eles tornaram-se inimigos daquilo que Jesus tinha em mente. Note que Jerusalém foi destruída poucas décadas mais tarde.)

G. Vamos ver se podemos colocar isto em conjunto. Se Jesus era o rei e aqueles que O rejeitaram eram Seus inimigos, as minas, verdadeiramente, representam dinheiro? (Acho que poderiam. Mas não acho que este era o ponto principal. Elas representam os talentos utilizados para avançar o Reino de Deus.)

H. Amigo, você pode ver como as diferentes histórias, em nosso estudo, têm um ponto comum? O aspecto mais importante da vida é nosso relacionamento com Deus!  Você vai decidir, hoje, a desenvolver seus talentos para fazer avançar o Reino de Deus?

V. Na próxima semana: O Reino de Deus.

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: