sexta-feira, 19 de junho de 2015

Lição 13 - Crucificado e Ressurreto

(Lucas 22-24) 
Introdução: O objetivo dos escritos de Lucas estão resumidos nesta última lição: levar-nos a concluir que Jesus é Deus. Deus veio à Terra e viveu como homem, para revelar o caráter de Deus e, então, Deus morreu em nosso lugar, para nos salvar. Jesus ressuscitou dos mortos para a vida eternal, dando-nos a opção de escolher a vida eterna. Este foi o relato de um poderoso evento, que mudou o curso da história, dando maior esperança para os seres humanos! Vamos mergulhar no nosso estudo final dos escritos de Lucas e aprender mais!

I. O Jardim

A. Leia Lucas 22:39-40. Lembre-se que quando discutimos Lucas 11:4 (“e não nos deixes cair em tentação”) resistimos a idéia de que Deus nos tentaria. Quando Jesus pediu para os discípulos “orarem” para “não caírem em tentação”, Ele estava preocupado que eles fossem guiados para a tentação? (Jesus orou para eles não serem vencidos pela tentação, pois sabia que eles seriam tentados. Compare Lucas 22:31-32.)

B. Leia Lucas 22:41-42. Quanto Jesus quis evitar ser torturado até a morte? 

1. Jesus teve um meio de sair dessa? (Sim. Em Lucas 4:5-8, satanás ofereceu a Jesus uma maneira de recuperar o mundo e evitar o terrível sofrimento. No entanto, a solução fácil de satanás teria significado derrota.)

2. O que Jesus disse sobre Sua atitude, acerca da vontade de Deus, o Pai? (Ele submeteu-se a ela.)

C. Leia Lucas 22:43-44. O que Deus fez para ajudar Jesus, naquela hora de terrível pressão? (Ele enviou um anjo para O fortalecer.)

1. Você já esteve debaixo de um tremendo stress, pediu para Deus ajudá-lo e, então, sentiu-se culpado por ainda permanecer ansioso? Nesse caso, é errado permanecer ansioso? 

2. Leia Apocalipse 21:8. Você ficou chocado ao ver que a primeira característica dos perdidos é a covardia? Isto é mesmo pecado? (A única maneira disso fazer sentido, para mim, é se for atribuído aos que não confiam em Deus. Por isso, odeio quando peço ajuda a Deus e ainda continuo ansioso.)

3. Veja, novamente, Lucas 22:44. Jesus ainda permaneceu angustiado, depois de orar e depois que o anjo foi encorajá-lO? (Sim. A pressão na minha vida nunca vai chegar perto da pressão enfrentada por Jesus, naquele momento. Mas, sinto-me melhor sabendo que Jesus ainda suou sangue, depois que Ele pediu ajuda a Deus.)

a. Jesus sentiu a pressão, mas como Ele reagiu? (Ele não recuou. Ele não foi covarde. Ele confiou em Seu Pai.)

D. Leia Lucas 22:45-46. Os discípulos decepcionaram Jesus? Outras pessoas irão decepcionar você, quando você enfrentar problemas terríveis?

1. Qual foi, especificamente, o problema dos discípulos dormirem? (Mais uma vez, Jesus mencionou a preocupação de vê-los cair em tentação.)

II. O Beijo

A. Leia Lucas 22:47-48. Normalmente, o que representa um beijo? (Bondade, amor, carinho.)

1. Como você acha que Judas responderia a pergunta de Jesus? (Com otimismo, Judas achava que estava forçando Jesus a dominar os romanos. Orgulho e arrogância permitiram aqueles pensamentos: “Sou mais esperto do que Jesus, quando se trata de manipular o futuro.)

a. O que é pior: orgulho e arrogância ou trair Jesus? (Auto-dependência não é traição ao amor e poder de Deus?)

B. Leia Lucas 22:49. Esta não foi uma pergunta razoável? (Passamos por cima destes versículos: leia Lucas 22:36-38. Jesus pediu, anteriormente, para os discípulos se armarem, dizendo-lhes, até mesmo, que uma espada era mais importante do que um agasalho. Por sugestão de Jesus, os discípulos estavam armados e eles perguntaram, então, se era hora de lutar.)

1. Os discípulos eram covardes? (Não neste momento.)

C. Leia Lucas 22:50-51. Este discípulo não esperou pelas instruções de Jesus. Quem deu o golpe, antes de receber permissão? (Leia João 18:10-11. Pedro! Note que Pedro havia dito, anteriormente, (Lucas 22:32-33) que ele estava disposto a morrer por Jesus. Ele estava falando a verdade.)

D. Leia Lucas 22:51. Como a multidão reagiu a isto? (Eles viram um milagre!)

E. Leia Lucas 22:52-54. O que você acha que estava passando pelas mentes de Judas e de Pedro? (As coisas estavam acontecendo, completamente, erradas. Jesus disse para os discípulos conseguirem espadas. O grupo adversário estava armado. Pedro usou sua espada. Mas, Jesus repreendeu Pedro e sujeitou-Se a ser capturado. Ele não usou o poder para derrotar Seus inimigos.)

III. A Crucificação

A. Leia Lucas 23:33-34. Que tipo de poder Jesus impôs? (O poder do amor e do perdão! Nenhum poder físico.)

B. Leia Lucas 23:35-39. Como você responderia se fosse Jesus, o Governante do Universo? (Uma coisa é ser desprezado quando não se tem poder. Outra, completamente diferente, é sofrer quando se poderia derrotar nossos inimigos, facilmente.)

1. Faz parte do seu caráter ignorar insultos?

C. Leia Lucas 23:40-43. Ao invés de pensar em retribuir, sobre o que Jesus estava pensando? (Em salvar um criminoso. Em meio à terrível dor física e angústia mental, Jesus ainda estava buscando o perdido!)

1. Considere esta mensagem da graça. Aquele criminoso admitiu que estava sendo morto justamente, por causa de seus crimes. No entanto, sabemos que ele foi salvo por Jesus.

D. Leia Lucas 23:44-46. Diga-me: o que você acha importante sobre as últimas palavras de Jesus? (Ele confiou no Seu Pai, até o fim.)

E. Releia Lucas 23:45. Por que o véu do santuário rasgou-se ao meio? (Em Êxodo 26:33-34 vimos que, no santuário, o véu separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo. A arca estava no Lugar Santíssimo e simbolizava a presença de Deus, como parte do serviço do santuário. Quando Jesus morreu, como o “Cordeiro de Deus” (João 1:29), Ele cumpriu o que o sistema sacrificial do santuário simbolizava.) 

IV. A Ressurreição

A. Leia Lucas 24:1-5. O que significa isto? (Jesus está vivo!)

B. Leia Lucas 24:6-8. Por que lembrar às mulheres o que Jesus havia dito, anteriormente? (Isso ajuda a confirmar o milagre e dá credibilidade. Jesus predisse que isso iria acontecer!)

1. Por que você acha que a ressurreição de Jesus foi anunciada, primeiro, para as mulheres? (Leia Lucas 23:49; Marcos 14:48-50; João 18:15. Parece que muitos dos homens abandonaram Jesus mas, muitas mulheres ficaram com Ele.)

C. Leia Lucas 24:36-43. O que Jesus estava fazendo? (Dando-lhes prova concreta de que Ele havia ressuscitado.)

D. Leia Lucas 24:44-47. Aqui, qual foi o objetivo de Jesus? (Ele reforçou a evidência física, com os textos bíblicos que previram Sua morte e ressurreição. Os discípulos  achavam que a morte de Jesus teve um rumo de acontecimentos inesperados e terríveis, mas Ele mostrou-lhes que foi, precisamente, o que a Bíblia predisse e, exatamente, o que Ele lhes falou que iria acontecer.)

E. Leia Lucas 24:48-49. Que obrigação Jesus designou a Seus discípulos? (Serem testemunhas de Sua morte e ressurreição!)

1. Que tipo de ajuda Jesus prometeu para esta tarefa? (O Espírito Santo! Você tem o Espírito Santo lhe auxiliando a fazer avançar o Reino de Deus?)

F. Leia Lucas 24:50-53. Como o relato de Lucas terminou? (Jesus voltou ao céu, os homens O adoraram e permaneceram louvando ao Deus que viveu, morreu e ressuscitou para salvá-los.)

G. Amigo, se você não aceitou a verdade desta mensagem, você vai aceitá-la agora? Se você não pediu para que o Espírito Santo entre em sua vida para ajudá-lo a compartilhar o evangelho, irá pedir agora? Quão grande, amoroso, abnegado e vitorioso é o Deus que nós servimos. Louve-O!

V. Na próxima semana: Começaremos um novo estudo sobre os missionários bíblicos.

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: