segunda-feira, 15 de junho de 2015

Lição 12 - Jesus em Jerusalém

(Lucas 19, 20 e 22) 

Introdução: Lucas 19:28 começa com “depois de Jesus dizer isto”. O que Jesus tinha acabado de falar? A história que estudamos há duas semanas, sobre servos, minas e execuções! Lembre-se que Jesus recompensou o servo diligente e, até mesmo, deu para o sujeito com a maior parte da riqueza, a mina do servo preguiçoso! Então, os inimigos do rei foram mortos. Não foi uma história típica de Jesus, mas ela nos guiou para nosso estudo da semana passada, sobre o reino. Existe uma conexão? Vamos fazer um estudo mais aprofundado na Bíblia e descobrir!

I. Jesus Entrando como Rei

A. Leia Lucas 19:29-31. Como você se sentiria se tivesse que roubar um cavalo e sua desculpa fosse “o Senhor precisa dele”? (Eu teria a confiança de que Jesus sabia tudo sobre aquele cavalo (potro) e, portanto, Ele sabia quem iria me desafiar.)

B. Leia Lucas 19:32-36. Esse pedido incomum funcionou perfeitamente! Mas, então, alguma cosa bizarra começou a acontecer: as pessoas estavam espalhando suas roupas pelo chão, para Jesus passar por cima delas. Por que isso?

C. Leia 2 Reis 9:12-13. O que a multidão estava pensando? (Não só os proprietários do potro reconheceram Jesus como Senhor, mas vemos que quando as pessoas espalharam suas roupas pelo chão, reconheceram que Jesus era o Rei!)

D. Leia Zacarias 9:9-10. Qual a relação deste episódio com a história das minas?(Parte dessa história foi causada pela oposição ao futuro Rei e Seu triunfo, e a morte daqueles que se opunham a ele. Esta profecia se referia ao futuro Rei.)

E. Leia Lucas 19:37-39. Por que Jesus repreendeu Seus discípulos? (Leia Mateus 21:9. O registro paralelo afirma que os discípulos de Jesus O proclamaram como o Messias e seu prometido Senhor e Rei! Isso não seria visto, apenas, como blasfêmia, mas como insurreição contra os romanos!)

F. Leia Lucas 19:40. Como Jesus lidou com esse problema? (Ele endossou o que a multidão estava fazendo. Ele disse que a natureza continuaria os louvores, se os discípulos ficassem parados.)

1. Como você acha que os discípulos viram isto? (Imagine quão animados eles estavam! O que eles estavam esperando acontecer (Jesus tornar-Se Rei) estava, finalmente, acontecendo!)

G. Leia Lucas 19:41-44. Leia este trecho e volte para Lucas 19:27. Qual foi a atitude do rei, quanto a destruição dos seus inimigos? (Jesus chorou! Isso corrige nossas suposições acerca do final da história das minas!)

1. Como Jesus disse que as coisas poderiam ter sido diferentes? (Se eles tivessem reconhecido Jesus como seu Messias, eles teriam conhecido a paz e, não, a destruição.)

a. Esta é uma mensagem para nós, nos dias de hoje?

II. Os Cambistas

A. Leia Lucas 19:45 e Mateus 21:12. Lucas nos disse que Jesus “expulsava” todos aqueles que vendiam e Mateus nos disse que Ele virava mesas e bancos de cabeça para baixo. Isso parece violento, você concorda?

B. Leia Lucas 19:46. O que isso sugere que os “vendedores” estavam fazendo? (Roubando as pessoas. Sem entrar em detalhes, havia uma moeda especial no templo, exigida dos visitantes, para que os sacrifícios pudessem ser comprados. Aqueles “vendedores” forneciam um serviço, mas estavam sendo desonestos nas suas relações com as pessoas que tinham ido adorar a Deus.)

1. Como você se sentiria se fosse enganado? Você pode entender como os visitantes do templo estavam preocupados em não ser enganados, em oposição ao seu foco principal que era a oração?

C. Leia Lucas 19:47-48. Por que os líderes religiosos não apreciaram as reformas de Jesus? (O fato que eles queriam matá-lO mostra quão envolvidos eles estavam em práticas desonestas. Se o povo estava ressentido por ser roubado, e a desonestidade maculava sua experiência religiosa, a responsabilidade por isto repousava no mais alto escalão.)

D. Leia Lucas 20:1-2. Quem os principais sacerdotes achavam que eram autoridades apropriadas? (Eles eram!)

1. Por que eles ficaram resumidos apenas às perguntas? Por que não afirmaram sua autoridade? (Isso volta a Lucas 19:48 - Jesus era, extremamente, popular com as pessoas.)

2. Quais eram as “coisas” que Jesus necessitou autoridade? (Derrubar, violentamente, as mesas e bancos dos vendedores.)

a. Coloque-se no lugar de um líder religioso. Você quer defender o roubo? O que você acha que pessoas comuns pensam sobre a prática desonesta dos vendedores? (De repente, temos uma visão melhor da razão pela qual os líderes religiosos foram reduzidos a, apenas, fazerem perguntas. Jesus os colocou numa situação difícil. Assassinato foi sua melhor resposta.)

E. Leia Lucas 20:3-8. O que estaria errado em dizer que João Batista era profeta? (Leia João 1:29. João disse que Jesus era o Messias! A questão dos líderes religiosos não terem acreditado em João teve a ver com o que ele falou sobre a autoridade de Jesus.)

1. Por que Jesus não quis dizer, diretamente, qual a fonte de Sua autoridade? (Isso levantaria, novamente, a questão da blasfêmia.)

F. Pense nos últimos versículos em que foi descrita a questão de derrubar as mesas e a discussão sobre autoridade. Por que Jesus estava gastando Suas preciosas últimas horas neste tipo de atividade? (Pense, primeiro, sobre a grande imagem simbólica. Jesus estava prestes a tornar-se o cordeiro sacrificial, que tira os pecados do mundo, como João previu em João 1:29. Isso refletiu o Dia da Expiação, quando o templo foi purificado do pecado. Assim, Jesus estava removendo os pecados do templo, pouco antes de sua morte - uma imagem que as pessoas, com certeza, lembrariam. Numa imagem menor, as pessoas poderiam se concentrar nos ensinos de Jesus, ao invés de focar no comércio e nas trapaças que, anteriormente, distraíam o povo.)

III. A Vinha

A. Leia Lucas 20:9-15. Como comparar essa história com a dos servos e da mina, em Lucas 19:12-27? (A ilustração de Jesus tem êxito, na história da mina e, na história da vinha, há morte.)

1. Por que Jesus contou esta segunda história sobre a vinha? (Ele morreria antes de triunfar.)

B. Leia Lucas 20:16. Note que Jesus respondeu Sua própria pergunta: o dono da vinha vai matar aqueles que mataram Seu Filho. Quando as pessoas responderam:“que isso nunca aconteça!” sobre o que elas estavam falando? (Acho que do assassinato do filho.)

C. Leia Lucas 20:17-19. Sabemos que há algum tempo os líderes judeus estavam procurando um meio de matar Jesus. Que aviso Ele estava lhes dando? (Ele já havia contado duas histórias (a história da mina e da vinha) nas quais aqueles que resistiram ao rei, morreram. Agora, em Lucas 20:18, Jesus disse que Seus inimigos seriam esmagados)

1. Por que você acha que os líderes judeus continuaram tentando matar Jesus?

2. Observe algo, aqui. Os governantes judeus tinham medo das pessoas. O que eles deveriam ter lembrado? (Em Lucas 12:4-5, Jesus disse-lhes para temer a Deus, ao invés de temer as pessoas. As pessoas podem apenas matar você. Deus “tem o poder de lançar-lhe no inferno”.)

IV. A Última Ceia

A. Leia Lucas 22:14-21. Quando os discípulos ouviram sobre a vinda do Reino de Deus, o que eles acharam que Jesus quis dizer? (Leia Lucas 22:24. Eles queriam que Jesus se tornasse Rei e eles seriam seus governantes. No entanto, Jesus disse algumas coisas preocupantes sobre o futuro.)

1. O que você acha que os discípulos concluíram, sobre haver um traidor presente à mesa? (Isso foi a coisa mais preocupante.)

2. O que você acha que o traidor pensou? (Provavelmente, que ele estava fazendo um favor para Jesus. Ele forçaria Jesus a tornar-Se Rei - e, assim, ele ficaria com os créditos por forçar a questão.)

B. Leia Lucas 22:31-33. O que isto mostra sobre o pensamento dos discípulos? (Eles (ou pelo menos Simão Pedro) receberam a mensagem de que Jesus estava num momento muito difícil - não obstante, Sua entrada na cidade ter sido como Rei e Messias.)

C. Amigo, você está aberto às advertências de Deus? Sempre existe uma mensagem que queremos ouvir e uma que não gostaríamos nem de pensar. Peça a Jesus, hoje, para fazer com que Sua vontade seja clara para você, e para manter seu coração aberto para ouvir, de modo que você esteja em conformidade com o Reino de Deus.

V. Na próxima semana: “Crucificado e Ressurreto” 

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: