terça-feira, 23 de setembro de 2008

Efésios – O Evangelho dos Relacionamentos - Lição 03

O Que Deus Fez (Efésios 1:4-14)

Introdução: Quando eu era rapaz, era muito importante ser escolhido, quando estavam selecionando parceiros para times nos esportes. Você nunca queria ficar entre os dois últimos garotos, que eram simplesmente “distribuídos”, em vez de serem desejados pelos times. A nossa lição desta semana é sobre Deus nos escolher para fazer parte do Seu time. Vamos mergulhar na nossa lição e aprender mais!

I. Deus Escolheu Você

A. Leia Efésios 1:3-4. Na semana passada, estudamos o verso 3. O verso 3 nos fala que Deus o Pai nos deu bênçãos espirituais em Jesus. De acordo com o verso 4, quem nos escolheu? (Ele ainda está falando de Deus o Pai.)

1. O verso continua dizendo que Ele “nos escolheu nEle”. Quem é esse Ele? (Jesus. O resultado é que “Deus o Pai nos escolheu nEle” (em Jesus)...)

2. Há quanto tempo fomos escolhidos? Nós fomos os “últimos dois” que foram apenas “distribuídos”? (O texto nos fala que fomos escolhidos “antes da criação do mundo”.)

a. Quando eu era escolhido para fazer parte de um time, quando eu era garoto, essa escolha era por causa de meu mérito naquele esporte ou pela minha popularidade junto à pessoa que estava escolhendo. Qual foi o critério para que Deus o Pai nos escolhesse? (Fomos escolhidos porque estávamos nEle (em Jesus). Isto sugere que não há mérito de nossa parte.)

(1) Imagine ser escolhido para jogar em um time, sem nunca antes ter jogado; de fato, antes mesmo de ter nascido. Como você poderia ser escolhido com base no mérito, neste caso? (Esta é a nossa situação aqui. Fomos escolhidos por Deus antes de termos nascido, antes mesmo que o mundo fosse criado.)

(a) Como isso pode fazer sentido? Por que Deus nos escolheria em Jesus antes da Criação? Por que Deus o Pai precisaria fazer iso antes que o pecado entrasse no mundo? (Eis aqui um real mistério. Existem apenas duas conclusões lógicas. Ou Deus sabia que nós iríamos pecar, ou Ele e Jesus concordaram que, se pecássemos, Jesus nos resgataria.)

B. Efésios 1:4 continua dizendo que fomos escolhidos para sermos “santos e irrepreensíveis em Sua presença”. Você é santo e irrepreensível? Se não é, como você se torna assim? (Da mesma forma como fomos escolhidos: em Jesus.)

1. O verso 4 realmente diz que somos “santos e irrepreensíveis”? (Este é um ponto muito sutil e interessante. Ele não diz que somos realmente santos e irrepreensíveis. Em vez disso, ele se refere a algum tempo no futuro (“para sermos”) e também diz que apareceremos desta forma (“em Sua presença”) diante de Deus o Pai.)

C. Leia Efésios 1:5, mas mantenha o foco em Efésios 1:4-5. Que tipo de atitude Deus o Pai tem em relação a nós? (Há várias palavras grandiosas usadas aqui: “amor”, “bom propósito da sua vontade”, “filhos”.)

1. O que este texto sugere que fosse o ponto de vista de Deus o Pai, quando Ele e Jesus estavam discutindo o que fazer com os seres humanos antes que Jesus os criasse? (Deus o Pai tem a mesma atitude que Jesus. Ele nos ama. É o seu propósito e a Sua vontade que sejamos não apenas resgatados, mas que sejamos adotados como Seus filhos.)

a. Ser adotado, neste contexto, é melhor ou pior do que ser um filho natural? (O sentido positivo que vejo aqui é que Deus nos escolheu.)

D. Como Efésios 1:5 está falando sobre sermos “predestinados” vamos pular alguns versos e lermos uma referência semelhante. Leia Efésios 1:11. Que destino Deus tem em mente para nós? Como chegamos neste destino? (Efésios 1:5 nos fala que o nosso “destino” é a adoção por Deus. Claramente, Jesus é aquele que “conserta as coisas” aqui. Ele é Aquele que opera a vontade de Deus por nós.)

1. “Predestinação” é uma teoria que diz que não temos escolha na salvação. Alguns são escolhidos e outros não são. Quando Paulo escreve que temos sido “predestinados conforme o plano” de Jesus, o que isso nos diz a respeito da nossa escolha sobre este assunto?

a. Compare João 15:16 com Romanos 3:10-11. Quem é a parte atuante na nossa salvação? (Deus quer que nos salvemos. Ele nos escolheu para sermos Seus filhos. Nós não O escolhemos. Deus nos escolheu, para que tenhamos a salvação e a vida eterna como destino.)

2. Temos alguma escolha neste assunto? Podemos rejeitar o destino que Deus quer para a nossa vida? (Vamos ler dois textos que falam sobre isso. Leia Romanos 8:28-30 e Hebreus 10:28-31. Romanos nos diz que Deus sabia antecipadamente aqueles que estavam destinados para a salvação. Eu imagino que Deus sabe todas as coisas. O texto em Hebreus é muito importante. Deus diz que se rejeitarmos a Sua oferta de salvação, enfrentaremos um juízo terrível. Pela lógica, isto significa duas coisas: a) Que podemos rejeitar a Sua oferta (portanto, temos escolha); e, b) A oferta está estendida a todos. (Ou, pelo menos, somente aqueles que rejeitam a oferta enfrentam o juízo.) Estes dois textos, quando lidos juntos, nos ensinam que Deus quer que todos se salvem. Ele fez a provisão para isso através de Seu filho, Jesus. Ao mesmo tempo, podemos rejeitas esta oferta. Se o fizermos, se insultarmos a Deus, desprezando a Sua generosidade, então um juízo terrível nos aguarda.)

E. Leia Efésios 1:6. O que este verso sugere acerca da idéia de que apenas alguns “predestinados” a serem escolhidos por Deus serão salvos? (Paulo nos diz que a “gloriosa graça” é “dada gratuitamente” a nós através de Jesus. Se esta á algum tipo de oferta limitada a certas pessoas, dificilmente Paulo poderia descrevê-la como “dada gratuitamente”.)

II. O Tempo Para o Cumprimento do Mistério

A. Leia Efésios 1:7-10. Paulo escreve acerca do “mistério” da “graça de Deus” sendo “derramado” sobre nós. Que quadro de Deus nós vemos aqui, um Deus generoso ou um Deus castigador? (Esta é outra razão para crer que todos são escolhidos por Deus para serem convidados para a salvação. Os termos utilizados parecem ser generosos, e não limitados.)

B. Quando será o tempo em que Deus fará convergir o céu e a terra? (Poderia ser na cruz – quando Jesus derrotou o pecado. Poderia ser quando Jesus cumpriu o simbolismo de Hebreus, entrando no lugar Santo dos Santos no santuário celestial. Poderia ser na Segunda Vinda de Jesus. Tenho a tendência de pensar nisto ocorrendo na cruz, mas conforme progredimos no texto, parece que Deus está progressivamente estabelecendo o Seu programa na terra.)

III. A Garantia

A. Leia Efésios 1:13-14. Como estes cristãos se tornaram parte do grupo especial dos que são salvos? (Eles ouviram o evangelho e creram.)

1. Qual é a prova de que eles creram e que foram salvos? (Eles foram marcados com o selo do Espírito Santo.)

a. Qual é o selo do Espírito Santo?

b. Se o Espírito Santo não é evidente na tua vida, isto significa que você não está salvo? (Sim. Se você não tem o selo, então não há razão para crer que você esteja salvo.)

B. Efésios 1:14 nos diz que o Espírito Santo é uma “garantia”. Uma garantia de que? (Ele é a garantia “da nossa herança”. Fomos adotados (Efésios 1:5) como filhos de Deus. Nossa herança é a Segunda Vinda de Jesus, o céu, a terra renovada e a vida eterna!)

C. Um pouco antes discutimos o momento quando tudo, no céu e na terra, convergirá em Jesus. Se temos a garantia agora, isto significa que parte do céu e da terra já convergiram agora?

1. Uma vez que o Espírito Santo é tanto o “selo” quanto a “garantia” da vida eterna, qual é a importância da presença do Espírito Santo na nossa vida?

a. Você vê o resultado da presença do Espírito Santo na tua vida?

2. Se o Espírito Santo é uma garantia que começou no Pentecostes, então qual é o nível do Espírito Santo que você espera agora?

a. Existe uma teoria que o Espírito Santo não está disponível atualmente para as grandes coisas que se fizeram durante os tempos apostólicos. Isto faz sentido para você, uma vez que o Espírito Santo é uma garantia dada pela primeira vez há centenas de anos trás?

D. Amigo, Deus te escolheu para a salvação! Você já aceitou a Sua oferta? Existe alguma prova deste fato na tua vida?

IV. Próxima Semana: Louvor e Oração

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: