terça-feira, 23 de setembro de 2008

Jesus aos Olhos de Marcos - Lição 05

Confronto na Galiléia (Marcos 6:1-7:23)

Introdução: O sucesso traz os críticos, certo? Mulheres, se vocês vêem uma mulher bonita, ficam procurando defeitos? Homens, se vocês vêem um homem rico e bem sucedido, ficam procurando por razões por que ele não poderia ser você? (Se você se sente melhor invertendo o gênero nestas perguntas, sem problemas.) Há alguns anos atrás nós compramos um lindo [automóvel] Thunderbird novo. Quando minha esposa foi com ele até a escola, uma colega de trabalho ficou entusiasmada para conter-lhe que uma das coberturas do farol estava rachada. Quando um visitante veio à igreja dirigindo em Viper novo e raro, lembro-me de ter ficado tentando encontrar alguma falha no projeto. Há quanto tempo tem sido esta a natureza humana? Desde, no mínimo, o tempo de Jesus? Vamos mergulhar em nosso estudo e lermos o que Seus vizinhos disseram a respeito dEle!

I. Não Compreendendo o Filho da Cidade Natal

A. Leia Marcos 6:1-2. O que há de bom e de mal em voltar à tua cidade natal?

1. Quando você volta à igreja da tua cidade natal, você gosta que te peçam para participar no culto da igreja?

2. Vemos que Jesus ensina na sinagoga de Sua cidade natal e as pessoas ficam maravilhadas. Que tipo de perguntas as pessoas estão fazendo em Marcos 6:2? O que eles estavam realmente dizendo com estas perguntas? (Conheço esta sensação. Na faculdade de Direito eu tive aulas acerca de muitas áreas do Direito. Logo depois que me formei (e realmente sabia alguma coisa), meus parentes começaram a entrar em negócios complexos envolvendo terras, dos quais eles acabaram se arrependendo. Embora eles não soubessem nada sobre Direito, em vez de pedirem a minha opinião, mantiveram segredo para mim acerca desses negócios.)

B. Leia Marcos 6:3. As pessoas estavam entusiasmadas a respeito do sucesso de seu “filho nativo”?

1. Por que não?

2. O que eles querem dizer ao chamar Jesus de “filho de Maria”? (Você normalmente identificaria um homem pelo seu pai, não sua mãe. Esta é a antiga acusação de ilegitimidade.)

3. Por que eles deveriam ficar “escandalizados”?

C. Leia Marcos 6:4-6. Considere esta observação bastante incomum “E não pôde fazer ali nenhum milagre”. Por que não? Por que não fazer grandes milagres em Sua terra natal para que eles fossem impressionados de forma apropriada? Para que soubessem que o “garoto daquela cidade” foi bem sucedido?

1. Jesus estava fazendo milagres para criar fé ou estava fazendo milagres em resposta à fé? (Jesus não estava fazendo mágicas. Ele estava ensinando a respeito da resposta de Deus à fé.)

a. Há aqui uma lição a respeito da fé para nós também?

II. Não Compreendendo a Deus

A. Se você não conhece a história geral sobre a morte de João Batista, leia Marcos 6:17-28. Vamos apanhar alguns versos para nosso estudo. Leia Marcos 6:18-20. O que os professores de Bíblia podem aprender dos ensinamentos de João? (Não deixe de ensinar a verdade. Não faça acordos.)

1. Que resposta podemos esperar ao ensinarmos a verdade “direta”? (Lembre-se do nosso estudo da semana passada acerca da importância de um coração aberto à verdade. Alguns, como Herodes, terão um coração semi-aberto e outros, como Herodias, irão querer te matar.)

B. Leia Marcos 6:21-23. Os convidados eram mais importantes do que Herodes? (Não. Ele era o rei.)

1. O que a oferta de Herodes, com base em uma dança, nos conta sobre Herodes? (Ele não tinha auto-estima nem bom-senso. Queria impressionar pessoas às quais não precisava impressionar. Esta oferta, baseada em uma dança, foi “o cúmulo”.)

C. Leia Marcos 6:25-28. Por que João morreu? (Por causa dos defeitos de caráter de Herodes.)

1. Qual era a luta na mente de Herodes? (Aprendemos, lendo Marcos 6:20, que Herodes cria que João era “um homem justo e santo”. Ele pesava isto contra perder sua “pose” – seu orgulho e vaidade (Marcos 6:26). O orgulho venceu.)

2. Uma batalha semelhante está acontecendo no teu coração? Existem algumas verdades bíblicas que você rejeita por causa de orgulho e vaidade?

D. Leia Marcos 6:29. Imagine que você é um discípulo de João. O que você tem estado a fazer acerca de sua prisão? (Orando fervorosamente.)

1. Você ouve através de outra pessoa a história do que aconteceu. Por que razão você acha que João morreu? (Você não teria uma visão interna do caráter de Herodes. Pensaria que João morreu porque uma jovem havia dançado e solicitado que ele fosse morto.)

a. Quais seriam teus pensamentos a respeito de Deus por permitir isso?

b. Em Mateus 11:11 Jesus diz “Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista”. Como Deus poderia permitir que um homem tão grande fosse morto por alguma coisa tão frívola como uma dança? (Leia João 3:27-30. João morreu porque a sua missão foi completada. Se te parece que Deus está agindo de forma frívola na tua vida, olhe mais profundamente. Se você ainda não consegue ver, então (conforme discutimos na semana passada, em conexão com Marcos 5:36) “Não tenha medo; tão-somente creia”.)

E. Vamos pular a história da alimentação das 5.000 pessoas. Se você não conhece esta história, leia-a em Marcos 6:34-44. Vamos ler Marcos 6:45-46. Que tipo de atitude os discípulos teriam depois de alimentar as 5.000 pessoas? (Que dia! Jesus tinha mostrado o Seu poder para crias comida.)

F. Leia Marcos 6:47-48. Depois deste dia excitante, em que tipo de situação os discípulos se encontraram? (Numa situação difícil. Houve uma tempestade e eles estavam “lutando” para fazer algum progresso. A quarta vigília seria por volta das 3:00 da manhã. Eles tinham estado remando por oito ou nove horas e navegaram apenas a metade do caminho para cruzar o lago.)

1. Às vezes a tua vida é assim? Uma experiência espiritual muito grande seguida por uma experiência na qual você está lutando?

2. O que Jesus está fazendo? (Ele os está observando.)

a. Por que Ele não intervém? Por que Ele os deixou lutando todo este tempo?

3. Note novamente Marcos 6:48. Quando Jesus finalmente parece estar fazendo alguma coisa, lemos que Ele “estava já a ponto de passar por eles”. Por que Jesus passaria por eles? (Jesus está observando e está preocupado. Ele começa a agir sobre o problema antes que peçamos a Sua ajuda. Mas parece que Ele não vai realmente intervir sem algum tipo de pedido por auxílio.)

a. Que lição há nisto para nós?

G. Leia Marcos 6:49-50. Os discípulos reconheceram a Jesus? (Não!)

1. O que acontece nesta situação? Jesus quer que O chamemos, Ele se aproxima, de forma que possamos reconhecê-Lo, e então nós não O reconhecemos. Os discípulos “estragaram tudo”? (Amigo, note isto. Jesus ajuda com base na compaixão, não com base em um pedido formal de ajuda.)

H. Leia Marcos 6:51-52. Os discípulos “não tinham entendido o milagre dos pães”. O que eles falharam em compreender? (Note a seqüência aqui. Jesus executa um milagre extraordinário no qual eles foram participantes ativos. Imediatamente depois disto eles se envolvem em algum grande problema. Jesus os está observando, mas eles estão simplesmente lutando para resolver o problema. Eles não chamam a Jesus, mas Ele vem a eles assim mesmo. Finalmente, eles estão completamente terrificados e Ele os resgata. Eles estão atônitos porque não tinham compreendido o milagre [da multiplicação] dos pães.)

1. O que é compreender o milagre dos pães? (Que Jesus pode resolver qualquer problema na tua vida. Eles deveriam ter chamado por Ele assim que o problema começou. Não deveriam ter se maravilhado de que Ele era a solução para o seu problema.)

a. E você? Quando você chama a Jesus pedindo ajuda? Só depois de ter estado “lutando” por oito ou nove horas?

III. Não Compreendendo as Prioridades

A. Em Marcos 7:1-5 Jesus entra em uma disputa com os líderes judaicos a respeito da falha dos discípulos [para com o ritual de] lavar as mãos antes de comer. (Ainda bem que eles se tornaram pescadores de homens, em vez de abrirem um restaurante.) Leia Marcos 7:6-8. Qual é a defesa que Jesus faz de Seus discípulos? (Os líderes judaicos não tinham estabelecido corretamente as prioridades. Eles seguiram as tradições dos homens nas coisas menores e ignoraram os mandamentos de Deus. Isso nos leva de volta a Deuteronômio 4:2. Eles estavam tanto acrescentando quanto subtraindo daquilo que Deus havia falado.)

B. Leia Marcos 7:14-15. Por que as coisas que “saem” de uma pessoa tornam esta pessoa impura? (Leia Mateus 12:34-35. O que sai da nossa boca reflete aquilo que está em nosso coração.)

C. Leia Marcos 7:17-23. Que lição existe aqui para os cristãos que tem como foco a “reforma de saúde”? (Se a reforma de saúde é o foco da tua caminhada cristã, então você estabeleceu a prioridade errada. Você precisa colocar o foco na prioridade de Deus, que é a condição do coração. (Para discussões adicionais, leia Atos 10:14 e Romanos 14:14.)

D. Amigo, e você? Reconhece a Jesus como Deus, volta-se para Ele quando está em necessidade e compreende as Suas prioridades?

IV. Próxima Semana: Predita a Paixão

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: