sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A História dos Começos - Lição 05

Destruição e Restauração (Gênesis 6 – 8)

Introdução: Você já se arrependeu de alguma coisa que fez? Isto parece ser uma parte normal da condição humana. Será que Deus se arrepende de alguma coisa que fez? É possível que Deus tenha se arrependido de nos haver criado? Vamos mergulhar em nossa lição e descobrir!

I. A Condição dos Seres Humanos

A. Leia Gênesis 6:1-4. Isto é uma coisa ruim? (Temos aqui o comentário de que Deus está tão descontente que pronuncia um juízo – ou, pelo menos, uma provação de 120 anos – sobre os seres humanos.)

1. O que, exatamente, você acha que significa dizer que os “filhos de Deus” escolheram para si as “filhas dos homens”? Este texto estaria descrevendo os descendentes de Sete (o próximo filho de Adão e Eva – Gênesis 5:3), casando-se com as filhas de Caim?

2. Leia Jó 1:6. A palavra hebraica traduzida aqui por “os anjos” (ben elohiym) é a mesma frase hebraica traduzida por “filhos de Deus” em Gênesis 6:2 e Gênesis 6:4. Isto sugere que anjos maus tiveram um relacionamento sexual com mulheres humanas e deram início a uma super raça de gigantes. Existe alguma razão para duvidar desta conclusão? (Leia Mateus 22:30. Jesus nos diz que os anjos não se casam. Além disso, Deus pronuncia um juízo sobre os seres humanos, e não anjos. Provavelmente já havia sido pronunciado um juízo contra os anjos maus.)

a. Jesus está dizendo em Mateus 22:30 que nosso corpo será sexualmente neutro após a ressurreição? (Você sabia que tinha que haver alguma coisa com esta promessa de vida eterna em glória, certo? Imagine a decepção daqueles que pensam que “72 virgens” estão esperando por eles – somente para descobrirem que é assim que elas permanecerão – virgens!)

(1) Chega de brincadeiras – o que você acha que Jesus está dizendo?

(2) É possível que com a decisão dos anjos maus de rejeitarem a Deus, eles também tenham rejeitado o plano assexual de Deus para eles?

(3) Se os filhos de Deus eram meramente os descendentes de Adão e Sete, por que eles criariam uma super raça – ao contrário dos filhos que eram o produto do casamento dos próprios filhos e filhas de Adão e Sete? (Os comentários que rejeitam a teoria dos “anjos maus” apontam que o texto pode não estar falando de tamanho, mas sim do caráter. Estes homens eram “guerreiros”.)

II. Deus Se Arrepende

A. Leia Gênesis 6:5-7. Qual é o problema principal com os seres humanos? (Eles se tornaram ímpios.)

1. Que tipo de impiedade era o problema? (“Toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.”)

a. Como você explica que quando Deus descreve uma grande iniqüidade, não aponta qualquer ato específico – como assassinato – mas aponta para os pensamentos?

b. Como são os teus pensamentos aos olhos de Deus?

2. Deus cometeu um erro na Criação?

3. Deus estava inclinado a “reverter” ou “desfazer” a Sua criação?

B. Já discutimos no passado as razões pelas quais Deus permitiu o livre-arbítrio, permitindo o pecado e a continuação do conflito entre o bem e o mal. Neste ponto da história, Satanás está vencendo? O plano de Deus para matar aqueles que O rejeitaram é injusto? É contrário às “regras da batalha”?

C. Qual é a tua reação a estes dois últimos versos que lemos? Eles te deixam preocupado com relação ao senso de justiça do teu Deus? Ele muda as regras quando Satanás começa a ganhar? Ou estes versos são uma razão para esperança? (Este texto revela que nós não somos os únicos que estão aguardando pela Segunda Vinda de Jesus e a terra renovada. O pecado é doloroso para Deus e Ele quer dar um fim a ele. Estas são as regras da batalha. Eles foram advertidos e nós somos advertidos (Gênesis 2:15-17). Deus não está sendo injusto, Ele simplesmente está nos mostrando que o juízo, que é um aspecto do Seu caráter, não tolerará o mal para sempre.)

III. Noé

A. Leia Gênesis 6:8-10. O que Deus gostava em Noé? (Ele andava com Deus.)

1. O que você acha que significa “andar” com Deus? (A direção da vida de Noé era correta. Ele tinha um desenvolvimento progressivo do caráter.)

2. Sempre dizemos, “Não se compare com outras pessoas, compare-se com Jesus.” Por que este verso compara Noé com “o povo da sua época”? (Parece que a impiedade ao redor dele o tornava mais notável.)

B. Leia Gênesis 6:13-17. Os pagãos chamam isto de fábula. Muitos cristãos consideram esta história uma alegoria acerca do pecado. Estes versos fazem o relato soar mais como uma alegoria ou mais como um relato histórico? (Claramente este é um problema real, com uma solução física. Deus especifica como Noé deve ser salvo e dá orientações detalhadas, inclusive sobre o tipo da madeira a ser utilizada e as dimensões específicas!)

1. O que o verso 13 afirma que irá acontecer com a terra?

2. Uma vez que a terra ainda está aqui, o que você acha que Deus queria dizer? (Não podemos compreender o tamanho do lugar que Deus criou originalmente para nós. Lembre-se, quando o pecado entrou, Deus amaldiçoou a terra (Gênesis 3:17), indicando assim que a terra se tornaria cada vez mais inóspita. Agora, Deus diz que vai “destruir” a terra. Isto revela que a terra se tornaria agora muito menos agradável. É correto crermos que o dilúvio causou um dano substancial à terra.)

3. Qual você acha que é o propósito de Deus ao destruir a terra? O que isto tem a ver com o nosso pecado? (Muito tempo livre encoraja o pecado. Uma terra e um clima muito favoráveis propicia maior tempo livre.)

C. Leia Gênesis 6:18. Que esperança Deus dá para o tempo do juízo? (Deus é fiel para com aqueles que são fiéis a Ele.)

1. Este capítulo não faz qualquer comentário sobre o caráter da esposa de Noé, seus filhos ou suas noras. Por que eles foram salvos do dilúvio? (Parece que seu relacionamento com Noé os salvou.)

2. Isto foi um golpe de sorte, ou você consegue pensar em outros exemplos onde uma família foi poupada do desastre por causa de um pai justo? (Ló – II Pedro 2:5-8.)

3. Isto nos dá um outro motivo para sermos justos – que a nossa vida justa pode ajudar a proteger a tua família?

D. Leia Mateus 24:36-40. Que lição Jesus diz que podemos aprender do Dilúvio?

1. Note que Mateus 24:39 diz que os ímpios não sabiam coisa alguma acerca do que aconteceria. O que Jesus quer dizer?

2. Como você reconcilia este verso com Hebreus 11:7, que diz que Noé “condenou o mundo” e com II Pedro 2:5, que chama Noé de “pregador da justiça”? (O Dicionário Bíblico de Nelson nos diz (veja Gênesis 6:3) que Noé pregou por 120 anos, advertindo acerca do Dilúvio, sem conversos. Jesus está nos dizendo que podemos fechar os nossos ouvidos aos Seus mensageiros e sermos destruídos, ou abrir os nossos ouvidos, obedecer e viver.)

E. Leia Gênesis 7:1-4. Que conforto você encontra nestes versos? (Que Deus instruiu Seu povo passo a passo. Ele fez as preparações para a sua sobrevivência.)

IV. Detalhes do Desastre

A. Um dos melhores argumentos contra a afirmação de que o relato do Dilúvio é uma fábula ou uma metáfora são os detalhes do desastre encontrados na história. Vamos olhar alguns deles.

B. Leia Gênesis 7:11-12. Este é o tipo de chuva que vemos o tempo todo?

1. O que você vê e te chama a atenção a respeito desta inundação? (Parece que ela veio de cima e de baixo. Note que “as fontes das grandes profundezas jorraram”.)

C. Leia Gênesis 2:6. Este verso, juntamente com Gênesis 7:11 sugere que Deus criou um sistema de irrigação para a terra, o qual era diferente deste que temos hoje? (Gênesis 2:5 fala a respeito de Deus mandar a chuva em conexão com a aparição dos arbustos e do homem, sugerindo assim que a chuva era um método de irrigação antes do dilúvio. Contudo, a afirmação no verso 6, de que a água (um vapor, segundo outras versões) brotava da terra e “irrigava toda a superfície do solo” certamente indica uma forma fundamentalmente diferente de fornecer água para a terra.)

D. Leia Gênesis 7:17-20. Esta é a história de um dilúvio local? Que detalhes nestes versos soam como um relato real e não uma metáfora? (O relato nos diz que a égua subiu quase sete metros acima do topo da mais alta montanha.)

1. O que significam os sete metros? (Esses sete metros fariam o serviço, se você estivesse querendo destruir tudo. Leia Gênesis 7:22.)

E. Jesus acreditava em um dilúvio literal? (Sim. Lemos anteriormente Mateus 24:36-40.)

V. Graça e Gratidão

A. Leia Gênesis 8:15-21. O que você vê como um parte importante da caminhada de Noé com Deus? (Ele era agradecido!)

B. Amigo, Deus ama aqueles que andam com Ele. Ele é ferido por maus pensamentos e ações más e está determinado a destruí-los. Se nos propomos a andar com Ele, Ele revelará a nós os Seus juízos e nos salvará.

VI. Próxima Semana: A Terra Depois do Dilúvio

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: