quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Espírito Santo - Lição 03

Jesus e o Espírito Santo (Lucas 1 e 4; João 14)

Introdução: Se eu te perguntasse se você gostaria de ser mais inteligente, mais sábio, mais forte, e, no geral, mais poderoso, o que você diria? Esta semana o nosso estudo abre os nossos olhos para o enorme poder que Jesus desfrutava quando esteve aqui na terra. Este mesmo poder está disponível para nós? Vamos mergulhar no nosso estudo e descobrir!

I. O Espírito Santo e a Concepção

A. Leia Lucas 1:26-28. O que aprendemos a respeito de Maria? (Que o Senhor estava com ela. Ela era altamente considerada por Deus. Ela estava noiva, iria se casar e havia se mantido pura, embora morasse em uma cidade de má reputação. Veja João 1:46.)

1. Você gostaria que um anjo viesse e dissesse essas palavras para você?

B. Leia Lucas 1:29. Qual foi a reação de Maria a essas palavras? Por que ela teve uma reação diferente àquela que você teria? (Provavelmente ela tinha o dom da humildade em um grau maior do que nós temos!)

1. Imagine que alguém chega para você e diz, “Você parece ter (insira aqui uma idade 10 anos a menos do que você tem), tuas roupas são maravilhosas, você é a pessoas mais inteligente que eu conheço e seria difícil imaginar uma companhia mais agradável do que a tua.” O que você diria? “Obrigado”, ou “O que você está querendo?” Você ficaria “pensando no que poderia significar esta saudação”?

C. Em Lucas 1:30-33 o anjo explica a Maria a notícia avassaladora de que ela será a mãe do Messias. Ela tem uma pergunta. Leia Lucas 1:34.

D. Leia Lucas 1:35 para ter a resposta. Quem faz com que Maria ficasse grávida de Jesus? (O Espírito Santo.)

1. Um grande número de pessoas duvida deste relato. O que faz com que você creia nele? Uma resposta mais elaborada do que “Eu acredito na Bíblia” seria útil.

a. O que aprendemos de Salmos 104:30 quando estudamos a primeira lição desta série? (Aprendemos deste texto, e de Gênesis 1:1-3, que o Espírito Santo teve uma participação ativa na criação do mundo. Se o Espírito Santo pode criar o mundo e tudo o que nele há, por que esta tarefa seria muito grande para Ele?)

b. Leia Romanos 8:11 e I Pedro 3:18. O que aprendemos aqui a respeito do Espírito Santo e da vida? (Que o Espírito Santo é o poder da ressurreição.)

c. Amigo, você pode ver como essas três crenças estão interconectadas? (A Criação, o nascimento Virginal e a Ressurreição, todos eles dependem da crença no Espírito Santo. Se você acredita em uma, é ilógico não crer em todas as três.)

2. Observe novamente que em Lucas 1:35 se refere ao “poder do Altíssimo”. Isto é uma referência ao Espírito Santo? Será que este texto nos ensina que o Espírito Santo é o meio pelo qual Deus nos provê com o Seu poder?

a. Se esta é uma das mensagens deste texto, qual é a importância do Espírito Santo para a tua vida espiritual?

b. Um tema repetitivo dos livros e filmes é o “super-herói”, com poderes excepcionais. Se você tivesse a oportunidade de “tomar emprestado” os poderes de um super-herói, você o faria?

(1) Se a tua resposta é “sim”, então considere: quão maior é o poder disponível através do Espírito Santo? Por que não orar ardentemente para ter este poder na tua vida?

E. Leia Lucas 1:38. Que tipo de atitude é necessária para que o Espírito Santo entre com poder na tua vida?

F. Estivemos nos concentrando em Maria, quando a nossa lição é a respeito de Jesus. O que este método de concepção nos ensina a respeito de Jesus?

1. O que ele nos ensina a respeito do papel do Espírito Santo na Sua vida sobre a terra? (O Espírito Santo estava com Ele desde o princípio. Agora você sabe por que Ele era capaz de coisas tão grandiosas!)

II. O Espírito Santo na Vida de Jesus

A. Leia Lucas 4:18-19. Qual era a base para os milagres de Jesus aqui na terra? (O Espírito do Senhor.)

1. Qual era a base para a pregação de Jesus aqui na terra? (O Espírito do Senhor.)

a. Qual é a conexão entre os milagres e o evangelho? (O que existe em comum é o Espírito Santo, mas o propósito de ambos é levar as pessoas a um relacionamento com Jesus. Tanto a pregação quanto os milagres libertam as pessoas dos efeitos do pecado.)

B. Na primeira lição desta série, estudamos a cura de um homem possuído por um demônio, que estava cego e mudo. Você se lembra da discussão entre os fariseus e Jesus a respeito da fonte do Seu poder? Vamos ler este texto novamente em Mateus 12:27-29. Quem Jesus diz ser a fonte de Seu poder para curar?

III. A Promessa de Poder

A. Leia João 14:11-12. Acabamos de analisar um dos milagres que Jesus executou através do poder do Espírito Santo. Qual poder Jesus diz que está disponível para nós?

1. Como Jesus descreve aqueles a quem este poder está disponível? (“Aquele que crê em mim”. Esta não é uma promessa apenas para os 12 discípulos. Esta não é apenas uma promessa para a igreja primitiva. O texto está se referindo a “todo aquele” que tem fé em Jesus.)

B. Leia João 14:13-14. De onde vem o poder para realizar estes milagres? (Jesus diz que Ele fará.)

C. Leia João 14:15-18. Que explicação adicional Jesus dá a respeito do poder que Ele está desejoso para nos dar? (Note que imediatamente depois de Jesus dizer que tornaria possíveis todas as coisas, Ele lança uma discussão sobre o Espírito Santo ser dado a nós. O poder do Espírito Santo não é uma coisa separada da Trindade, mas é o meio pelo qual o poder divino é exercido aqui na terra.)

D. O poder do Espírito Santo está limitado somente a realizar milagres? (Lembre-se que em Lucas 4:18 Jesus nos diz que o Espírito Santo o ajudava na pregação.)

E. Leia João 20:21-23. Existe um relacionamento entre ter o poder do Espírito Santo e perdoar pecados?

1. Cristãos cheios do Espírito Santo podem perdoar os pecados dos outros?

2. Leia Mateus 16:19; Jó 1:4-5 e I João 5:16-17. Temos o poder de pedir perdão para certos tipos de pecados de outras pessoas? (Estes três textos e João 20 sugerem que os cristãos podem ter algum tipo de impacto sobre os pecados de outros. Em lugar algum da Bíblia posso encontrar alguém (além de Jesus) perdoando os pecados dos outros. Contudo, a idéia geral de uma pessoa se arrepender pelos pecados de outra pessoa é contrária a todo o tema do Antigo e Novo Testamentos. Se isso fosse possível, Jesus teria simplesmente se arrependido por nós e declarado a todos como perdoados. Ele não teria pago pessoalmente o preço dos nossos pecados. O que eu penso que esses textos sugerem é que, usando o poder do Espírito Santo, nós podemos ajudar a levar a outros ao arrependimento de seus pecados.)

3. Leia João 16:7-8. Se você tem disponível o poder do Espírito Santo para ajudar a convencer a outras pessoas do pecado, este poder tem sido usado?

F. Amigo, você consegue ver que o Espírito Santo estava com Jesus através de toda a Sua vida? Também consegue ver que as grandes coisas que Jesus fez aqui através do poder do Espírito também estão disponíveis para você através do poder do Espírito? Você vai orar para que o Espírito de Deus venha sobre você em poder?

IV. Próxima Semana: A Promessa do Espírito Santo

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: