sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A História dos Começos - Lição 11

Jacó se Torna Israel (Gênesis 29-33)

Introdução: Na semana passada deixamos nossa história no momento em que Jacó fugia de sua casa para evitar ser morto por seu irmão, por haver usurpado dele o direito da primogenitura. A desculpa que Jacó deu para esta fuga é que ele estava indo encontrar uma esposa. Vamos mergulhar em nosso estudo e ver o que Jacó encontra!

I. Jacó Chega

A. Gênesis 29 relata que Jacó encontra Raquel, a filha de seu tio Labão. Vamos acompanhar a história, lendo Gênesis 29:11-13. Por que você acha que Jacó chora quando encontra Raquel? Isto faz com que ele pareça ser um “bom partido”? (Jacó estava sofrendo um grande estresse por causa de sua fraude, a ameaça à sua vida, a sua saída de casa e a expectativa de encontrar seus parentes. Ele agora os encontrou e sua cálida recepção é um grande alívio.)

B. Leia Gênesis 29:14-15. Baseado na afirmação de Labão, que tipo de negociante você acharia que ele é? (Ele parece ser bastante justo e honesto. Não vai tirar vantagem de um parente.)

1. Olhe mais perto. É apropriado tratar seu sobrinho como um empregado comum?

C. Leia Gênesis 29:16-18. Quanto tempo levou para que Jacó se apaixonasse por Raquel? (Um mês!)

1. Por que Jacó se apaixonou por Raquel? (Ela tinha um corpo bonito e uma linda face.)

a. Por que você acha que a Bíblia menciona isto?

b. Esta é uma base apropriada para que alguém se apaixone?

2. O que você acha do “trato” que Jacó ofereceu a Labão?

a. Leia Gênesis 31:14-15. O que Raquel e Lia pensaram do “trato”?

b. Leia Gênesis 29:19. O que Labão pensou do “trato”?

II. Os Casamentos

A. Leia Gênesis 29:20-25. O que, nestes versos, te lembra da vida passada de Jacó? (Ele enganou seu pai, colocando-se no lugar de seu irmão. Agora Labão o engana, substituindo a irmã.)

1. Lia e Raquel eram parte desta fraude?

B. Leia Gênesis 29:26. O que você acha da defesa legal de Labão?

1. O que você teria dito em resposta se fosse Jacó? (Estive aqui por sete e você nunca mencionou este “costume”, nem disse que ele tornava o nosso contrato impossível.)

C. Leia Gênesis 29:27-29. Que tipo de festa de casamento foi feita para Raquel? (Parece que ela não recebe festa alguma.)

D. Considere o impacto da fraude de Labão:

1. Sobre Raquel;

2. Sobre Lia; e,

3. Sobre Jacó.

E. Qual é o ponto de vista de Deus sobre tudo isso? (Leia Levítico 18:18.)

1. De acordo com este texto, qual é o problema? (Rivalidade!)

F. Que tipo de pessoa é Labão? (Ele só pensa em si mesmo.)

1. Você consegue encontrar uma justificativa para as ações de Labão? (Casamentos arranjados provavelmente eram normais. Jacó planeja casar-se por amor, mas Labão decide “arranjar” um casamento para ele. Ele dará o que Jacó quer, mas vai arrancar um pouco mais de trabalho dele (porque Lia vale isto). Se as filhas são tratadas como propriedade, não se pode estar muito preocupado acerca de seus sentimentos.)

G. O que teria acontecido se Jacó não tivesse escolhido Raquel com base em sua aparência e seu corpo?

III. A Vida de Casado Com Esposas Rivais

A. Leia Gênesis 29:30-35. Que tipo de atitude Lia tem acerca de sua situação?

B. Leia Gênesis 30:1-2. Corpo bonito, rosto lindo, que tipo de personalidade Raquel possui?

C. Leia Gênesis 30:3-6. Você acha que Deus fez justiça a Raquel? (Raquel fez justiça a Raquel.)

1. O que ela deveria ter feito? (reveja Gênesis 28:13-14; Gênesis 25:21; Gênesis 16:1-2. Tanto Jacó quanto Raquel estão esquecendo a história. Deus faz promessas a Jacó acerca de seus descendentes. Jacó deveria ter seguido o bom exemplo de seu pai e sua mãe, em vez de seguir o exemplo falho de Abraão e Sara.)

D. Leia Gênesis 30:14-18. Mandrágoras, que se parecem com pequenas maçãs amarelas, eram consideradas como um remédio para a fertilidade. O que esta pequena história revela sobre o relacionamento entre as duas mulheres?

1. Deus havia recompensado Lia? (Precisamos ser cuidadosos com o que atribuímos a Deus.)

E. Leia Gênesis 30:22-24. Raquel está satisfeita? (Ela quer mais filhos.)

IV. Vida de Trabalho

A. Leia Gênesis 30:25-28. Jacó está pronto para partir? (Seus 14 anos de serviço estão para acabar.)

1. Por que Labão quer que Jacó fique? Ele está preocupado com a perda de suas filhas e os filhos delas?

2. Labão parece generoso? (Sim: “Diga o seu salário, e eu lhe pagarei!”)

B. Leia Gênesis 30:29-34. Descreva o “trato” para o salário de Jacó e me diga o que você acha dele. (Vários comentários dizem que as ovelhas no Oriente são normalmente brancas e os bodes são normalmente pretos ou marrons. Jacó estava pedindo os poucos que eram uma exceção.)

C. Leia Gênesis 30:35-36. O que o “Sr. Honestidade” faz para ter certeza de que Jacó receba o salário que lhe foi prometido? (Labão remove todos os animais que deveriam pertencer a Jacó e os separa do resto do rebanho apascentado por Jacó, para que quando eles se reproduzirem, sejam propriedade de Labão.)

D. Leia Gênesis 30:37-43. Você concorda com Gênesis 30:43? Jacó se tornou rico por causa de seu plano ingênuo de mostrar ao rebanho pedaços de madeira que pareciam de alguma forma com as crias que deveriam ter? (Mulheres grávidas: tomem cuidado para olhar somente para homens e mulheres bonitos!)

1. O que está errado com o plano de Jacó? (Ele tem um esquema em vez de confiar em Deus.)

E. Vamos pular adiante por um momento. Leia Gênesis 31:10-12. Qual este texto revela que era a parte de Deus neste plano? (Deus revela a Jacó o seu “planejamento de negócios”.)

1. Há uma lição nisto para nós?

V. A Viagem Para casa

A. Deus vem a Jacó e lhe diz que é o momento de voltar para casa. Jacó chama Raquel e Lia e discute [com elas a possibilidade de] deixarem seu pai e sua casa. Leia Gênesis 31:14-16. Sobre que base as esposas de Jacó confirmam sua decisão? (Com considerações financeiras!)

B. Leia Gênesis 31:17-21. Que momento Jacó escolheu para partir? (Quando seu sogro estava ocupado demais para notar, porque ele estava fora, tosquiando as ovelhas.)

1. Por que ele escolheu este momento? (Ele não teria que tratar com Labão quando partisse.)

2. O que aprendemos sobre o lado espiritual de Raquel? (Este texto demonstra que ela não era completamente devotada a Deus.)

VI. Encontrando Esaú

A. Se você fosse Jacó, O que estaria passando pela tua mente, quando pensasse no encontro com teu irmão Esaú?

B. Leia Gênesis 32:3-6. Como você reagiria a esta mensagem se fosse Jacó? Leia Gênesis 32:7-8. Jacó está com medo e toma medidas para preservar as suas posses.)

C. Leia Gênesis 32:9-12. Compare o Jacó que fugiu de sua casa com o Jacó que retorna, muitos anos depois. (Ele agora se volta para Deus, e não para si mesmo, quando está com problemas.)

D. Leia Gênesis 33:1-4. Qual é o resultado de confiar em Deus?

E. Amigo, o engano e a falta de confiança de Jacó em Deus Lhe causa dores de cabeça em sua casa e no seu trabalho. Anos mais tarde, ele aprende a lição. E você? Vai confiar em Deus agora ou terá que aprender a confiar nEle da maneira mais difícil?

VII. Próxima Semana: Da Prisão ao Palácio

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: