sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A História dos Começos - Lição 01

Fundamentos (Gênesis 1:1-3)

Introdução: Nesta semana vamos começar no começo! Não apenas começamos um novo trimestre, mas começamos uma nova série de lições sobre o Gênesis – o primeiro livro da Bíblia. Os seguidores de Darwin rejeitam o relato do Gênesis sobre a Criação. Pior ainda, é a minha impressão que muitos cristãos vêem o relato bíblico da Criação com mais do que um pequeno ceticismo. Assim como tantas outras coisas, se começarmos na direção errada, dificilmente chegaremos ao destino correto. O relato bíblico da Criação é crítico para uma crença correta com respeito à natureza e ao poder de Deus, a natureza do pecado e a importância do Sábado. Também é um espelho que determina o nosso nível de confiança na Palavra de Deus. Vamos cavar em nosso sobre se o relato da Criação é confiável.

I. O Princípio

A. Leia Gênesis 1:1. Faça de conta que você nunca leu estas palavras antes. O que este texto nos diz sobre Deus? (Que Ele estava aqui no princípio. Ele é o Criador.)

1. A palavra hebraica traduzida como “Deus” no primeiro verso, “Elohiym”, é plural. O que você acha que isto significa sobre quem (ou o que) criou os céus e a terra?

2. O que Gênesis 1:1 nos diz sobre o momento da criação da terra? (Os céus e a terra foram criados ao mesmo tempo – no princípio.)

3. O que você acha que quer dizer os “céus”? (Leia Salmos 19:1-2. A mesma palavra hebraica é usada para descrever os “céus”. Portanto, a terra foi feita ao mesmo tempo que o universo visível.)

B. Leia Gênesis 1:2. Em que condição estava a terra quando foi criada? (Ela precisava de muito trabalho adicional. Precisava de umas melhorias.)

1. Um dos conflitos potenciais entre aqueles que crêem no relato da Criação e os Darwinianos (seguidores de Darwin), é a idade da terra. Qual é a idade que os cristãos podem atribuir com confiança para a terra? (Nenhuma. Se você olhar para o relato, ele diz que a terra e os planetas foram criados no mesmo momento do “princípio”. Contudo, o trabalho adicional da Criação (Gênesis 1:3 em diante) na terra “sem forma e vazia” poderia ter ocorrido muito tempo depois. Uma “terra jovem” para a história humana é possível conjuntamente com elementos de uma “terra antiga”.)

2. Gênesis 1:2 menciona “o Espírito de Deus”. Este é um Deus diferente? Esta é a razão pela qual é usada uma palavra no plural para descrever a Deus? Como o Espírito se encaixa aqui?

C. Leia João 1:1-3. Este texto nos diz que alguém estava com Deus “no princípio”. Ele também nos diz que este alguém fez “todas as coisas”! Qual é a dica que temos sobre este “alguém”? (A “Palavra”.)

1. Quem é “a Palavra”? Se você seguir lendo este capítulo até João 1:14-15, descobrirá que a “Palavra” se tornou carne e viveu entre nós. Também aprenderá que João Batista identificou esta pessoa. Pule até João 29-30, onde João identifica esta pessoa como sendo Jesus.)

D. Quem descobrimos que é o Deus plural que criou a terra? (Jesus (“A Palavra”), o Espírito de Deus e Deus o Pai. Isto foi um projeto conjunto da Trindade.)

E. Tenho um amigo judeu cujo argumento mais eficaz contra Jesus é o refrão popular (o “Shemá”) que diz “Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor” (ou “o Senhor é Um”, conforme outras traduções.) (Veja Deuteronômio 6:4 e Marcos 12:29) Como você “encaixa” Jesus no Shemá?

1. Tente ir a um concerto usando a lógica que acabamos de discutir! Considere a frase “A nossa família é uma, então, por favor, aceite apenas um ingresso.” Você acha que isto funcionaria? E se for um concerto cristão?

2. Não é um desafio à lógica dizer que o plural é um? (Realmente, não. Se você olhar novamente a palavra hebraica para “nosso Deus” em Deuteronômio 6:4, verá novamente o plural “Elohiym”. Não há qualquer engano na utilização da palavra. O Shemá está realmente dizendo “O Senhor nossos Deuses” é Um. Isto quer dizer que o plural é uma entidade única.)

F. Um leitor casual da Bíblia notaria que Deus o Pai está sendo o primeiro a aparecer no Antigo Testamento. Jesus vem mais tarde nos evangelhos, e o Espírito Santo chega por último, no cenário de Atos. Isto [que estudamos] muda o teu pensamento acerca de Deus e de dá consciência de que todos os três Membros da Divindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo estão trabalhando juntos na Criação? (Negar o relato da Criação é negar o poder combinado da Trindade.)

G. Leia Gênesis 1:3. Qual é a tua reação ao fato de que Deus falou (“Disse Deus”) e as matérias passaram a existir?

1. Pense nisto: Jesus é chamado (João 1:1) “a Palavra”. O que este texto sugere que tenha sido o papel de Jesus na Criação? (Sugere que Ele foi quem estava falando, para trazer a criação à existência. Isto é consistente com João 1:3, que diz que “todas as coisas” foram feitas por intermédio de Jesus.)

II. O Princípio Como Metáfora?

A. Temos este quadro da Trindade envolvida na obra de transformas um mundo sem atrativos em um mundo perfeito. Os Darwinianos argumentam que a teoria evolucionária é o único relato inteligente da origem das espécies. Leia II Pedro 3:3-7. Que problema Pedro está predizendo? (Zombadores e céticos, que tem uma atitude de “eu primeiro”.)

1. Sobre que lógica eles baseiam seu comportamento ímpio e suas zombarias? (Eles não reconhecem a autoridade de Deus em suas vidas porque Ele não voltou como havia prometido. Nada mudou – então por que eles acreditariam em Deus ou em Seu poder e autoridade?)

2. O que os zombadores estão esquecendo? (Eles se “esquecem” da Criação. Se nós aparecemos por acaso, e não por obra de Deus, então que autoridade Deus tem sobre a minha vida? O comportamento ímpio baseado em “o que é melhor para mim” (ou outros padrões fora da ordem de Deus) é o resultado lógico de “esquecer” da Criação.)

3. Que “evidências” Pedro dá para os juízos vindouros de Deus? (A palavra de Deus controlou as águas tanto na Criação quanto no Dilúvio. A Sua palavra trará o fogo do juízo na Segunda Vinda. Pedro está dizendo que se o poder de Deus pode criar e destruir o mundo através da água, então certamente Ele pode destruí-lo através do fogo.)

a. Você concorda com a lógica de Pedro?

b. Se um cristão não acredita em uma criação literal ou em um dilúvio literal, este cristão tem alguma base racional para crer na Segunda Vinda? (Não, de acordo com Pedro. Negar estes fatos é negar o poder de Deus.)

B. Você se lembra da história que está em Números 13 e 14, sobre os espias que “verificaram” a terra prometida para Moisés e os israelitas?

1. Que atitude o povo teve com relação a Deus depois de ter ouvido o relatório dos espias? (Leia Números 13:32-14:3. Eles não acreditaram no poder de Deus.)

a. Esta é uma atitude semelhante aos “zombadores” de Pedro? (Leia Números 14:11, 21-23. Deus nos diz que se não confiamos nEle e em Seu poder, nós O tratamos “com desprezo”.)

b. É uma conclusão justa para com aqueles que não crêem no relato da Criação, dizer que eles estão tratando a Deus com desprezo?

(1) Deus não permitiria que aqueles que não confiam nEle, que O tratam com desprezo, entrassem na terra prometida. Por que deveríamos pensar que Ele permitiria que aqueles que não confiam nEle entrariam no céu na Sua Segunda Vinda? (Uma diferença é que aqueles que estão duvidando em Números tinham realmente visto milagres. Nós não vimos a Criação ou o Dilúvio.)

C. Vamos olhas a palavra de alguém que viu tanto a Criação quanto o Dilúvio. Leia Mateus 19:3-6 e Lucas 17:26-27. Quando você ouve Jesus se referir a estes eventos, Ele os faz parecer como se fossem metáforas? (Jesus trata estes relatos como sendo literais. Note que em Lucas 17:22-25 Jesus também liga o Dilúvio à Sua Segunda Vinda.)

D. Amigo, a Bíblia é internamente consistente com o relato da Criação. Se você aceita a Bíblia como sendo a Palavra de Deus, então deveria aceitar a maneira como Ele nos conta que Ele criou o mundo e a nós. Na próxima semana continuaremos com o relato real.

III. Próxima Semana: "No Princípio..."

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: