terça-feira, 23 de setembro de 2008

Jesus aos Olhos de Marcos - Lição 02

Maravilhoso Operador de Milagres (Marcos 1:21-2:17)

Introdução: O comentário The New Bible Commentary nos lembra que, uma vez que o rei “tivesse sido ungido, proclamado e recebido o dom do Espírito de Deus para a tarefa, ele deveria sair e provar o seu chamado” (Comentário sobre Marcos 1:21). Na semana passada Marcos fez desfilar diante de nós uma série de testemunhas para provar que Jesus era o Filho de Deus. Ele mostrou o batismo de Jesus e Sua aprovação por Deus o Pai e pelo Espírito Santo. Nesta semana Marcos continua a nos mostrar como Jesus prova agora o Seu chamado. Vamos pular bem no meio da ação!

I. Aquele que Tem Autoridade

A. Você está familiarizado com os ensinamentos judaicos? Se estiver, diga, como os líderes judaicos ensinam? (Os líderes judaicos ensinam de uma forma bem semelhante à maneira como os advogados americanos argumentam: eles olham “para trás”. Os advogados argumentam com base em decisões anteriores da justiça. Os professores judaicos ensinam com base no que foi escrito e dito por seus predecessores.)

1. Como Jesus ensinava? (Jesus ensinava como se tivesse autoridade em Si mesmo. Ele não tinha que se apoiar nos mestres do passado.)

2. Como você ensina? Como você deveria ensinar?

II. Os Demônios

A. Leia Marcos 1:23-24. Você às vezes sente como se o parente desta pessoa assistisse às tuas aulas?

1. Considere isto do ponto de vista de Satanás. Como o correto reconhecimento de Jesus como “o Santo de Deus” poderia avançar a obra de Satanás?

2. Quando a pessoa possuída pelo demônio disse a Jesus “Vieste para nos destruir”, você acha que esta frase reflete as visões e as perguntas de Satanás e seus anjos maus?

3. Jesus era a ameaça final ao poder de Satanás?

B. Leia Marcos 1:25. Por que Jesus disse ao demônio para ficar quieto?

C. Vamos saltar adiante alguns versos. Leia Marcos 1:32-34. Novamente, temos Jesus interferindo com o direito de expressão do demônio. Que razão o texto nos dá para Jesus impedir estes demônios de falar?

D. Temos este padrão de Jesus impedir que os anjos maus O identificasse corretamente. Por que não dizer à multidão, “Ei, pessoal, vocês ouviram o que ele disse? Bem, mesmo Satanás sabe quem EU SOU. Eu tenho uma testemunha?” (A obra de Jesus é confrontar, derrotar e destruir o mal. Certamente Ele não desejaria dar crédito aos demônios. Talvez, ainda mais importante, o evangelho de João registra que no início do ministério de Jesus Ele estava preocupado sobre o tempo certo das coisas (João 2:4 – “A minha hora ainda não chegou”). Creio que Jesus achava que a melhor maneira de converter as pessoas seria provar aos poucos quem Ele era, em vez de começar com a afirmação de que Ele era o Filho de Deus.)

E. Leia Marcos 1:26 e releia Marcos 1:34. Qual é oi resultado destes confrontos com os demônios?

1. Que provas importantes Marcos está nos dando para provar o chamado de Jesus? (Que Jesus tem poder sobre as forças do mal.)

a. Qual é a lição para a nossa vida?

F. Leia Marcos 1:27-28. A que as pessoas chegaram? (Nenhuma. Eles diziam “O que é isto?” Eles reconheciam o poder de Jesus. Eles viam que Ele tinha um novo ensinamento, apresentado de uma maneira nova. Mas eles não chegaram a uma conclusão.)

1. Vamos pular de volta para a nossa discussão sobre os demônios. As pessoas estavam curiosas e tentando achar uma saída para o problema. Os demônios tinham certeza – eles já tinham achado a solução para o problema. Que lição aprendemos aqui sobre evangelismo?

2. Na reunião da comissão da igreja esta semana, discutimos promover o programa evangelístico “Quarenta Dias do Propósito” em nossa igreja local. Um ancião se opôs ao projeto. Ele disse que a nossa igreja tinha verdades distintivas e deveríamos começar com estas verdades, em vez de uma abordagem mais genérica para trazer as pessoas a Jesus. Boa pergunta. Deveríamos evangelizar usando os nossos pontos distintivos de doutrina? (Jesus não evangelizava começando com uma conclusão. Ele trazia as pessoas gradualmente para junto de Si, de forma que as pessoas podiam chegar às suas próprias conclusões sobre quem Ele era. Digamos que a tua igreja tem uma doutrina distintiva sobre a natureza da Segunda Vinda ou os eventos finais. Não me parece que Jesus começaria o evangelismo apresentando primeiro estas conclusões.)

III. O Leproso

A. Leia Marcos 1:40. Como era a fé desta pessoa?

B. Leia Marcos 1:41-42. O que aprendemos sobre a atitude de Jesus acerca da doença? (Ele tem compaixão em relação àqueles que estão doentes e Ele está disposto e tem o poder para curar.)

C. Leia Marcos 1:43-45. Em retrospecto, Jesus deveria ter curado esta pessoa?

1. O que você está levando em conta ao discutir este assunto?

a. Este é o tipo de consideração que é levada em conta no céu hoje quando pedimos para sermos curados?

2. Qual é a atitude de Jesus com relação à lei Mosaica? (Positiva.)

IV. O Paralítico

A. Leia Marcos 2:1-2, Qual você acha que era a primeira prioridade de Jesus: pregar ou curar? (Minha opinião é que as Suas curas eram o resultado de duas coisas: 1 – Seu coração para com as pessoas sofredoras; e, 2 – Seu desejo de atrair pessoas para a Sua pregação. A Sua pregação do evangelho deve ter sido a Sua primeira prioridade.)

B. Leia Marcos 2:3-4. Você gosta quando a tua prioridade principal é interrompida por outras pessoas?

1. Imagine-se pregando e, de repente, começa um grande barulho de quebrar e escavar, vindo do forro. O barulho é seguido por entulho caindo sobre a multidão e sobre você. Como você reagiria se estivesse tentando pregar enquanto isto acontecia?

a. Você acha que as pessoas que quebraram o telhado não têm consideração pelos outros, ou são rudes?

2. Coloque-se no lugar dos amigos do paralítico. Você daria uma olhada na multidão e decidiria voltar amanhã?

a. O que os motivou a persistir?

b. Você acha que eles não têm consideração pelos outros, ou são rudes? Ou são pessoas amáveis, cuidadosas e que descobrem formas de ajudar seus amigos?

c. Quando as pessoas na igreja estão sofrendo, a tua atitude é mais do tipo “vamos voltar amanhã”, ou mais como “vamos cavar um buraco no telhado”?

C. Leia Marcos 2:5. Como Jesus reagiu? Ele estava irritado pela rudeza deles?

1. Volte por um momento e considere a escavação e a pregação de Jesus. A escavação é uma coisa boa para o que aconteceu em seguida? (Sim. Ela chamou a atenção das pessoas para o que Jesus disse e fez pelo homem paralítico. A escavação foi uma bênção para o ministério de Jesus.)

2. Em que Jesus baseou a Sua conclusão (verso 5) sobre “a fé que eles tinham”? (Suas obras!)

3. A quem Jesus se refere quando fala da fé que “eles” tinham?

D. O problema é que este homem está paralisado. Coloque-se no lugar dos amigos. Você acaba de passar pelo trabalho e pela vergonha de cavar através do telhado em frente desta grande multidão. Em vez de curar o teu amigo, Jesus diz “Filho, os seus pecados estão perdoados.” Como você se sente?

1. Por que Jesus estaria falando sobre pecados? (Leia João 9:1-3. A percepção comum era que a doença era causada pelo pecado. Algumas, obviamente, eram. Se a doença do paralítico havia sido causada pelo pecado, ou se ele simplesmente pensava que era, aparentemente o seu pecado era a sua preocupação principal. Jesus cuidou de sua preocupação principal.)

E. Leia Marcos 2:6-7. Os mestres da lei estavam corretos? (Sim. Apenas Deus pode perdoar pecados.)

1. Que ponto Marcos está nos mostrando?

F. Leia Marcos 2:8-9. Qual é a resposta para a pergunta de Jesus? O que é mais fácil dizer?

1. Se você respondeu “os seus pecados estão perdoados”, você tem certeza disso?

G. Leia Marcos 2:10-12. Se os mestres da lei não estivessem tendo pensamentos críticos, este homem paralítico seria curado?

H. Se você estivesse na multidão, seria convencido pela lógica de Jesus? É lógico crer que qualquer pessoa que pode curar também pode perdoar pecados? (É verdade que a cura vem pelo poder de Deus. Mas nem todas as pessoas que curam são Deus. Creio que Jesus estava levantando um argumento diferente. Os críticos estavam dizendo, “isto é só falatório vazio (e blasfemo). Qualquer um pode falar o que quiser.” Jesus demonstra que as Suas palavras tem poder. Quando Ele diz “Eu posso perdoar pecados”, eles deveriam levar as Suas palavras a sério.)

I. Que prova importante Marcos nos deu acerca do chamado de Jesus?

J. Amigo, e você? Você leva as palavras de Jesus a sério? Você realmente acredita que Ele tem poder sobre Satanás? Você acredita que Ele tem poder para perdoar pecados? Você, assim como o paralítico e seus amigos, é um ativo co-obreiro ao lado de Jesus, para vencer o poder de Satanás? Ou você está esperando por um dia mais conveniente, quando a multidão não seja tão grande?

V. Próxima Semana: Curas Sabáticas

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: