terça-feira, 23 de setembro de 2008

Efésios – O Evangelho dos Relacionamentos - Lição 07

Comunhão Universal (Efésios 3)

Introdução: Você gosta de resolver mistérios? Como você se sente quando consegue resolver um mistério e outros não conseguem? Nesta semana vamos aprender sobre um mistério de Deus. Um mistério que o universo está esperando que você desvende. Vamos entrar direto em nosso mistério!

I. O Prisioneiro Paulo

A. Leia Efésios 3:1. Qual é a situação de Paulo, no momento em que ele escreve este conselho aos efésios? (Ele está na prisão.)

1. Por que ele está na prisão? (Ele diz que é por causa dos gentios. O comentário “Wiersbe’s Expository Outlines on the New Testament” dirige a nossa atenção para Atos 22, para termos a resposta. Assim, vamos explorar o que aconteceu em Atos.)

B. Leia Atos 21:27-29. Qual é a acusação contra Paulo?

1. Qual é a base para esta acusação?

C. Leia Atos 21:30-32. Como você caracterizaria o ponto de vista dos judeus com relação a Paulo?

1. Por que eles têm tanta hostilidade em relação a ele? (Por causa da sua associação com os gentios.)

D. Em Atos 21:33-40 Paulo é salvo pelos soldados, preso e entrevistado pelo comandante dos soldados. Ele decide deixar Paulo falar à multidão, na esperança que isso acertaria a confusão e os acalmaria. Leia rapidamente Atos 22:1-22, concentrando-se em Atos 22:21-22. Que missão específica Deus deu a Paulo? (Ministrar aos gentios.)

1. Você viu alguma coisa de estranho neste discurso? (Paulo começou com a mesma atitude (Atos 22:3-4) que as pessoas na multidão.)

a. Isso já aconteceu com você? A tua atitude com relação a outra raça ou classe ou pessoa mudou por causa do evangelho?

2. Leia novamente Atos 22:21-22. Considerando toda esta seqüência de eventos, por que os judeus estavam tão irados a respeito do anúncio de Paulo, que Deus o havia enviado para ministrar aos gentios? (Isto parece ser um repúdio àquilo que discutimos na semana passada – que os judeus eram “limpos” e faziam parte do time. Os gentios eram impuros, e eram “de fora”. A idéia de que os gentios poderiam ter acesso a Deus perturbou toda a cosmovisão deles. Esta idéia também acabava com o seu status exclusivo. Estas não eram notícias agradáveis.)

3. Se você fosse Paulo, um dos principais do “time”, teria gostado de receber a missão de levar o evangelho aos gentios?

a. Se você fosse Deus, por que daria esta missão para Paulo? (Porque isso eliminou muitos dos argumentos contra Paulo. Paulo era o “judeu definitivo”. Os judeus não podiam sugerir que os pontos de vista atuais de Paulo tivessem se originado em alguma falha na sua formação. Ninguém poderia dizer, “Ele nunca foi um judeu de verdade. Não deveríamos nos surpreender com o que ele está dizendo agora.)

II. O Mistério

A. Leia Efésios 3:2-3. O que este mistério revelado a Paulo? (Leia Efésios 3:6 – que os gentios são herdeiros juntamente com os judeus. Eles compartilham a promessa de vida eterna através de Jesus.)

1. O que Paulo quer dizer com a “responsabilidade” da graça de Deus? (Que pensamento glorioso. Quando você compartilha o dom da graça de Deus com outros, ajuda a conduzir a obra de Deus na terra.)

B. Leia Efésios 3:4-5 e Efésios 3:9. Por que Deus manteria a verdade escondida?

1. Qual é o ponto de Paulo em Efésios 3:9 quando ele nota que Deus “criou todas as coisas”? (O ponto de Paulo é que o Criador pode decidir revelar coisas a qualquer momento que Ele deseje. Sua criação não está em posição de dizer “Por que o Senhor não me disse isso antes?”)

2. Veja novamente Efésios 3:5. Este mistério nunca havia sido revelado antes? (Paulo diz que nunca antes ele havia sido revelado tão claramente. A idéia que eu tiro deste texto é que ele havia sido conhecido no passado até certo ponto, mas agora Deus quer que seja amplamente revelado.)

a. Leia Isaías 56:6-7 e Isaías 49:6. Já discutimos a resposta de que “Deus é todo-poderoso e Ele pode fazer o que quiser”, com relação a este mistério de compartilhar o evangelho com os gentios. Que razão lógica você pode ver para Deus revelar completamente o mistério durante os dias de Paulo? (O texto de Isaías 49:6 é uma profecia Messiânica. Uma vez que Israel, em sua maior parte, rejeitou Jesus como o Messias, fazia sentido ir além dos judeus com a mensagem de Jesus. Deus sempre havia permitido que os gentios viessem até Ele (Isaías 56:6-7), mas agora Ele tem uma razão bastante prática para abandonar Israel como o ponto principal de contato com a humanidade.)

C. Leia Efésios 3:6. Como o evangelho ajuntou judeus e gentios? Uma vez que Jesus morreu pelos pecados de todos, e uma vez que a salvação é pela graça e não pelas obras, todos agora são candidatos a entrarem no Reino de Deus.)

III. Paulo, o Menor

A. Leia Efésios 3:7-8. Como Paulo descreve a si próprio? (Como o menor dos menores dentre todo o povo de Deus.)

1. Leia I Coríntios 15:9. Como Paulo descreve a si próprio aqui? (Como o menor dos apóstolos.)

2. Leia I Timóteo 1:15. Como Paulo descreve a si próprio aqui? (Como o pior de todos os pecadores.)

3. Considere esta série de afirmações: Paulo é o menor dos apóstolos, o menor dos crentes e (indo ainda mais baixo) o pior dos pecadores. Qual é o ponto de Paulo? Que deveríamos jogar no lixo todos os nossos seminários de “auto-confiança”?

a. Leia II Coríntios 11:30. (Paulo “se orgulha” da sua fraqueza, porque ela mostra o poder de Deus. Paulo tem esta enorme tarefa – a responsabilidade de revelar o “mistério” de que o evangelho da graça deveria, a partir de agora, ser amplamente compartilhado com os gentios. Paulo não está dizendo que recebeu esta tarefa porque é muito sábio, importante ou poderoso. Em vez disso, é Deus que, é sábio, importante e poderoso.)

(1) Como a tua atitude se compara com a atitude de Paulo?

IV. Tutores do Universo

A. Leia Efésios 3:10-11. Quem são esses “poderes e autoridades nas regiões celestiais”? (Anjos?)

1. Leia I Pedro 1:10-12 e Lucas 15:10. Que tipo de quadro dos anjos de Deus temos nestes textos? (que eles são incentivadores e ajudadores que não estão completamente cientes dos detalhes de como a salvação da terra irá ocorrer. Eles estudam o assunto da salvação.)

2. O que Efésios 3:10 sugere que a igreja (ou seja, você) está ensinando aos anjos? (Amigo, Deus está usando você para desvendar aos anjos os detalhes de como funciona o plano da salvação aqui na terra. Paulo sugere a nós que os anjos não compreendem o mistério que os gentios e os judeus iriam agora se juntar para promover o reino de Deus na terra. Os anjos estão nos estudando.)

3. “Poderes e autoridades” são termos apropriados para descrever os anjos? (Penso que estes termos descrevem mais do que anjos. É razoável interpretarmos este texto como significando que outros mundos estão estudando como o conflito entre o bem e o mal e o plano da salvação estão ocorrendo aqui no planeta terra.)

B. Leia Efésios 3:12-13. Por que podemos ter confiança ao nos aproximarmos de Deus? (O que Jesus fez aumenta o nosso status diante de Deus. Se os anjos e os outros mundos estão olhando para nós, para que os ajudemos a compreender a obra de Deus na terra, considere o que isso faz para a nossa auto-confiança. Você é o centro das ações!)

V. Força para a Tarefa

A. Leia Efésios 3:14-16. Dada a enorme importância do que estamos fazendo, dado o palco universal no qual trabalhamos, do que precisamos, que nos permita desempenhar o nosso trabalho? (Poder do Espírito Santo.)

B. Leia Efésios 3:17-19. O que o amor tem a ver com isso? (Não apenas o conhecimento de que Jesus nos ama nos dá forças para a tarefa que temos pela frente, mas compreendermos e compartilharmos um senso deste amor é uma grande parte da nossa missão.)

C. Leia Efésios 3:20-21. Amigo, que tipo de sonho você tem para o término da obra de Deus na terra? Paulo nos fala que Deus pode te usar para fazer muito mais do que você pode imaginar! Você vai imaginar grandes coisas para Deus hoje?

VI. Próxima Semana: Unidade na Diversidade

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: