terça-feira, 23 de setembro de 2008

Efésios – O Evangelho dos Relacionamentos - Lição 12

A Guerra Cristã (Efésios 6:10-12)

Introdução: Na faculdade de Direito, é ensinado aos estudantes como identificar os assuntos em uma argumentação. Você não pode resolver um problema corretamente se não consegue determinar o que está em disputa. O título da nossa lição inclui a palavra “guerra”. Claramente, este termo descreve uma disputa. A questão que devemos resolver nesta semana é “O que está em jogo nesta guerra?” Para começar, devemos descobrir quem é o inimigo e quem é nosso amigo. Vamos nos atirar direto no estudo da guerra em Efésios!

I. Amigo

A. Leia Efésios 6:10. Quem é nosso amigo nesta batalha? (Deus.)

1. Quando a Bíblia nos diz para sermos “fortes no Senhor”, o que ela esta nos dizendo para fazermos? (Não devemos ser “homens (e mulheres) auto-suficientes” na nossa caminhada cristã. Ao contrário, devemos caminhar “em” Deus. Devemos ser parceiros de Deus. Ser fortes no Senhor é ter uma fé forte em Seu amor e cuidado por nós.)

2. Em seguida, Paulo nos diz para sermos fortes no “forte poder” de Deus. O que mais Paulo está nos ensinando, além de termos fé em Deus? (O poder de Deus, e não o nosso poder, é a chave para a vitória nesta batalha.)

a. Que poder Deus nos oferece? (Leia I Coríntios 1:18. A graça é parte do poder de Deus para nós. Leia I Coríntios 2:4-5. O Espírito Santo é o poder de Deus.)

3. Quando Paulo nos fala para sermos fortes no Senhor e no poder do Senhor, o que isto sugere a respeito do nosso oponente nesta guerra? (Que o nosso oponente é muito poderoso.)

a. O que isto sugere a respeito do nosso poder? (Leia Marcos 14:38. Por nós mesmos, não somos fortes o suficiente para enfrentarmos o nosso oponente.)

b. O que este texto sugere a respeito do nosso Deus? (Leia Efésios 1:19:22. Deus tem todo o poder. Ele é mais poderoso do que qualquer outro “governo, autoridade, poder e domínio.”)

B. Leia Efésios 6:11. Qual é o objetivo da nossa batalha? Qual é o nosso objetivo tático? (Ficar firmes contra as ciladas do Diabo.)

1. Isto te parece difícil? (A Bíblia não nos diz para conquistarmos alguma colina fortemente defendida. Ela nos diz apenas para “ficar firme”.)

2. O que você acha que significa “ficar firme”?

3. O que o uso da palavra “ciladas” sugere, quando está descrevendo Satanás? (Ele não joga de acordo com qualquer regra. Ele não joga de forma justa. Ele quer te fazer de tolo.)

4. Quem está no ataque? Quem é o agressor nesta luta? Quem está tentando tomar mais território? (Al longo dos anos tenho lido muitos livros que descrevem a Guerra Civil Americana. A maior parte da minha vida eu morei no Sul dos Estados Unidos e posto de brincar com a minha família (que mora no Norte) sobre a “Guerra da Agressão do Norte”. Há muita verdade neste título. Para ganhar, tudo o que o Sul tinha a fazer era permanecer firme. Ele não precisava invadir o Norte. A mesma coisa é verdade aqui. Satanás está atacando, não nós. Para vencer, Deis nos pede para “ficar firmes”. A batalha vem até você. Você não precisa tentar ir ao encontro dela.)

C. Note que há um apelo para que vistamos “toda a armadura de Deus”. O que isto sugere acerca da natureza de nossa luta? (Este texto também sugere uma postura defensiva. Na próxima semana, quando estudaremos alguns detalhes da nossa armadura, aprenderemos que ela é principalmente defensiva, em sua natureza.)

1. Como você descreveria, do ponto de vista prático, a diferença entre atacar Satanás e simplesmente defender o teu território espiritual?

II. O Inimigo

A. Leia Efésios 6:12. Quem não é o inimigo? (Outras pessoas.)

1. Se outras pessoas não são o nosso inimigo, e se estamos em uma batalha defensiva, deveríamos falar contra os pecadores que não estão na igreja?

a. E contra os pecadores que estão dentro da igreja?

2. Em minhas atividades como advogado, já representei homossexuais e não-cristãos. Lembro-me de um homossexual (não-cristão), cujas convicções religiosas eu estava defendendo, que me disse: “Bruce, você precisa concordar com minhas crenças religiosas, uma vez que está me defendendo.” Eu respondi que não concordava, de forma alguma, com as suas convicções (religiosas ou sexuais). A sua mãe era batista. Eu disse a ele, “eu concordo com a tua mãe.” Você acha que é apropriado para mim, de acordo com Paulo, defender a liberdade religiosa de não-cristãos e homossexuais? (Não-cristãos, homossexuais e pecadores de todos os tipos não são o inimigo. O inimigo é Satanás e os princípios do seu reino. A razão pela qual eu estava defendendo um gay não-cristão era porque estava lutando para defender um “princípio do reino” – liberdade religiosa para todos. A liberdade de escolher ou rejeitar a Deus é um princípio do reino de Deus. Veja Gênesis 3.)

3. Se “outras pessoas” não são o inimigo, quem é? Vamos analisar cada grupo mencionado por Paulo:

a. Quem são as “poderes e autoridades”?

b. Quem são os “dominadores deste mundo de trevas”?

c. Quem são as “forças espirituais do mal nas regiões celestiais”?

4. Todos os três grupos listados acima são descrições de demônios? Ou algum deles se refere a humanos?

a. Leia João 12:31 3 João 14:30. A quem estes textos se referem? (A Satanás.)

b. Leia I João 5:19. A quem este texto se refere? (A Satanás.)

c. Leia Romanos 8:38-39. Quantos demônios auxiliares Satanás tem? (Leia Apocalipse 12:4, 7-9. João sugere que a terça parte dos anjos escolheu seguir a Satanás e foi lançada na terra.)

5. A minha reação ao olhar esta lista de grupos em Efésios 6:12 é de que alguns representam posições de autoridade assumidas por seres humanos. Porém, a maior parte dos comentários que li sugerem que apenas Satanás e seus anjos estão representados por estes três grupos. Seria razoável para Satanás organizar seus anjos de forma que alguns fossem “autoridades”, outros “dominadores” e outros fossem apenas “forças”?

6. Lembre-se de que Paulo começa dizendo que “a nossa luta não é contra seres humanos” (ou contra “carne e sangue, em outras versões”). Existe alguma forma de pensar que Paulo está descrevendo autoridades humanas em Efésios 6:12 e ainda crer que não estamos em uma batalha contra outros seres humanos? (Talvez pudéssemos nos opor ao poder maligno de uma autoridade humana, por exemplo, um juiz, mas não nos opormos à pessoa individualmente. Nós lutamos contra o abuso de poder da autoridade humana, mas não levamos a luta para o lado pessoa contra o ser humano que está investido daquela autoridade.)

III. Táticas de Guerra

A. Se os seres humanos não são os nossos inimigos, e apenas os demônios são os inimigos, o que isto sugere a respeito da forma como devemos tratar os pecadores?

1. Como deveríamos tentar converter os pecadores?

B. Lembrem-se da nossa discussão anterior sobre a nossa guerra ser “defensiva” em sua natureza. Como isto é consistente com a idéia de converter os pecadores? Vejo isso como tirar pessoas de uma casa que está pegando fogo. Um bombeiro é um papel defensivo. Ele não está construindo casas novas, está simplesmente tentando preservar as casas existentes. Mesmo quando um bombeiro enfrenta um fogo que ele não consegue apagar, ainda assim tenta tiras as pessoas e animais do alcance das chamas.)

C. Quanto da nossa caminhada cristã está envolvida em preocupar-se com os pecados das outros?

1. Isto é consistente com a idéia de sermos chamados a “permanecer firmes” contra Satanás e seus anjos? (Penso que o chamado para “permanecer firme” tem a ver principalmente comigo, e não com os outros. Precisamos estar mais preocupados com o nosso próprio progresso espiritual. Ficar olhando o progresso espiritual dos outros não é a nossa preocupação principal.)

D. Leia Efésios 6:19-20. Como Paulo compreendeu a sua batalha defensiva contra Satanás? (Ele a compartilhou com outros. Estarmos em uma batalha defensiva inclui compartilhar as nossas crenças com outras pessoas.)

E. Amigo, como está indo a tua batalha? Está claro para você que os seres humanos não são o inimigo? O único inimigo é Satanás e seus anjos caídos. Está claro para você que não podemos lutar por nós mesmos? É preciso estar em parceria com Deus. Você compreende que o nosso objetivo principal é simplesmente permanecer firmes no Reino de Deus?

IV. Próxima Semana: A Armadura Cristã

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: