sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Evangelho, 1844 e o Juízo - Lição 11

O Santuário e o Chifre Pequeno (Daniel 8, Hebreus 9)

Introdução: Se você está lendo este texto, isto significa que você ainda está me acompanhando neste estudo, embora ele tenha sido um trabalho árduo passar por muitos dos detalhes das profecias de Daniel. Prometi, na semana passada, que descobriríamos nesta semana por que faz diferença, do ponto de vista prático, se o “Chifre Pequeno” de Daniel 7 e 8 é Antíoco ou Roma. Por que, como cristãos, deveríamos nos importar com isso? Vamos pular para dentro do estudo e descobrir por que este assunto nos leva ao coração do evangelho e é uma prova da nossa fé!

I. O Alvo do Chifre Pequeno

A. Leia Daniel 8:9-12. O que está sendo atacado pelo “Chifre Pequeno”? (Descobrimos anteriormente que, em um nível bastante básico, ele destruiu o santuário judaico no ano 70 A.D.)

1. O que mais está sendo atacado? (Daniel 8:10 nos diz que ele alcançou os céus e lançou “na terra parte do exército das estrelas.”)

a. O que isto nos traz à mente? (Leia Apocalipse 12:3-4 e Apocalipse 12:7-9. Esta pe uma descrição de Satanás trazendo consigo um terço dos anjos para a terra, quando perdeu sua luta contra Deus.)

(1) Que tipo de animal está sendo descrito aqui? (Um dragão com dez chifres.)

(2) Que tipo de animal é descrito em Daniel 7:19-20? (Algum tipo de animal que pode se passar por um dragão com dez chifres.)

2. Vamos voltar e ler Daniel 8:11-12 novamente. O que mais este Chifre Pequeno faz? Quem é o “Príncipe do Exército”? (O Príncipe do Exército tem que ser Jesus. Ser Chifre Pequeno pensa que é um substituto de Jesus. Além disso, seu ataque a Jesus envolve o santuário.)

B. Leia Daniel 8:13-14. Conforme discutimos anteriormente, que santuário está sendo reconsagrado (purificado) aqui? (Por causa do período histórico (com base em nossa conclusão anterior de que os 2.300 dias são simbólicos e representam 2.300 anos), este texto deve se referir ao santuário no céu.)

II. Atividades do Santuário

A. Hebreus 9:1-5 nos dá uma descrição dos compartimentos Santo e Santo dos Santos do santuário judaico aqui na terra. Continue lendo Hebreus 9:6-10. Qual era o propósito do santuário judaico e seu sistema sacrifical? (Ele é “uma ilustração para os nossos dias”.)

1. Você é parte dos “nossos dias”?

2. O que está sendo ilustrado aqui para você (nós)? (1. O “caminho para o Santo dos Santos” ainda não havia sido “manifestado”, enquanto o santuário judaico na terra existia. 2. Até a “nova ordem”, a consciência do povo não estava sendo realmente limpa.)

a. Você consegue resumir estes dois pontos em uma sentença? (O santuário judaico na terra era um símbolo, mas não a realidade, do caminho para o perdão dos pecados.)

B. Leia Hebreus 9:11-14. Qual é a realidade dos “nossos dias” para o perdão dos pecados, e onde esta realidade acontece? (A boa notícia para os nossos dias é que Jesus é o sacrifício verdadeiro e o verdadeiro Sumo Sacerdote, e a verdadeira obra para o perdão dos pecados está sendo realizada no santuário original, o qual está no céu.)

C. Leia Hebreus 9:15. O que é a “nova aliança”? (Que Jesus era o “cordeiro sacrifical” verdadeiro, porque Ele viveu uma vida perfeita, e Sua morte na cruz, caso seja aceita por nós como substituta pelos nossos pecados, verdadeiramente elimina os nossos pecados. Ela tira os nossos pecados – todos eles!)

D. Amigo, você quer isso? Perdão real para todos os teus pecados?

III. Por Que a Questão de Antíoco é Importante

A. Lembre-se que aprendemos que o Chifre Pequeno de Daniel 7 e 8 ataca o santuário (Daniel 8:11-12), ataca a Deus (Daniel 7:25; Daniel 8:10-11, 25) e ataca o povo de Deus (Daniel 7:21; Daniel 8:12, 25). Se o Chifre Pequeno de Daniel 7 e 8 é Antíoco Epifânio, um rei selêucida de menor importância que reinou por onze anos de 175-164 A.C., que santuário ele atacou? (O santuário na terra.)

1. Se o Chifre Pequeno é Antíoco, qual é a importância disto para nós hoje? (Não tem qualquer importância. É uma nota de rodapé sobre uma figura de menor importância na história.)

2. Se o Chifre Pequeno é Roma (como eu creio que seja), tanto em sua fase pagã quanto na fase papal, qual é a importância disto para nós hoje? (“Roma ainda está conosco.)

3. Deixem-me repetir que muitos dos meus casos de liberdade religiosa mais importantes envolvem a defesa de católicos. Eu admiro muito o fato de a Igreja Católica permanecer firme contra o aborto e outros males morais. Mas, a Igreja Católica tem uma falha séria em sua teologia, quando se trata da questão de Cristo ser o nosso mediador no Santuário Celestial. Que falha é esta? (Penso que seja justo dizer que a idéia de confessarmos os nossos pecados a homens, a idéia de vermos Maria como nossa mediadora [(sem contarmos a mediação dos outros santos)], é um ataque ao papel de Jesus como nosso Sumo Sacerdote mediador no céu. Roma também tem um triste histórico de perseguição aos santos.)

4. Obviamente, o Chifre Pequeno é simbólico. Se ele simboliza um poder que ataca a Deus, Seu povo, e o papel de Jesus como o nosso sacrifício, Sumo Sacerdote e Mediador no santuário celestial, existe algum outro poder hoje que se qualifique como “chifre pequeno”? (Qualquer crença religiosa que minimize a justificação pela fé, que minimize o perdão dos pecados unicamente pela fé em Cristo, que descreva um caminho diferente para o céu, que não seja através de Jesus nosso Sumo Sacerdote, é um poder do Chifre Pequeno!)

a. Você consegue nomear alguns deles? (O islamismo, todas as religiões orientais baseadas nas “obras”, o judaísmo sem um Messias – todos estes descrevem caminhos para a salvação sem Jesus. Todas estas religiões se desviam da salvação apenas pela graça. (N.T.- Podemos acrescentar aqui também as crenças das religiões espiritualistas, tanto orientais quanto ocidentais, como o Kardecismo, que crêem na salvação pela purificação gradual através de sucessivas reencarnações, ao invés da graça salvadora de Jesus.) De fato, existem inúmeros membros, de igrejas que ensinam a graça, que acreditam que são salvos pelas suas obras. Se você crê que é salvo pelas tuas obras, está sob a bandeira do Chifre Pequeno, porque a tua crença é um ataque à obra mediadora de Jesus.)

b. E o moderno humanismo? Ele se encaixa ao simbolismo do Chifre Pequeno? (Certamente. A “fé” dos humanistas seculares é que são um deus. Não existe um deus maior do que a pessoa. A própria pessoa deve fazer seu julgamento daquilo que é certo ou errado. Eles tem pouca tolerância para com os cristãos que crêem na Bíblia. Isto não é um “ataque” a Deus, à justificação pela fé e aos santos?)

B. Já determinamos anteriormente, nesta série de lições, que ao “fazermos as contas” dos períodos nas profecias de Daniel, utilizando o simbolismo de um dia = um ano, encontramos a predição de que Jesus é o Messias, a predição de Sua morte, a predição da disseminação do evangelho aos gentios e a predição da destruição do santuário judaico na terra. Também fizemos os cálculos e descobrimos que os 2.300 anos terminaram em 1844 ou, possivelmente, algum tempo depois. Leia Hebreus 9:23. O santuário no céu foi purificado? (Este verso diz que isto era “necessário”, usando “sacrifícios superiores”.)

1. Leia Hebreus 9:24-26. Quando Jesus entra no santuário celestial para aniquilar os nossos pecados? (“No fim dos tempos”.)

2. Leia Hebreus 9:27-28. O que se segue à eliminação dos nossos pecados por Jesus? (Ele vem novamente para nos levar ao céu com Ele.)

C. Amigo, a mensagem do Chifre Pequeno e seu ataque ao santuário é uma mensagem para hoje – não é alguma nota de rodapé empoeirada na história. Os santos hoje estão cercados por todos os lados por sistemas de crenças que são um assalto à justificação apenas pela graça. A mensagem de “1844” é que somos salvos unicamente pela graça. Jesus está trabalhando em nosso favor no santuário celestial. Jesus tem um julgamento, do qual somente podemos ser salvos através da fé nEle. Quando Ele terminar este julgamento, “aparecerá segunda vez” para “trazer salvação aos que O aguardam.” (Hebreus 9:28) Você está entre aqueles que aguardam por Ele? Ou está aliado ao Chifre Pequeno: as filosofias religiosas que dizem que a salvação vem por outros caminhos que não apenas através de Cristo?

IV. Próxima Semana: O Juízo Pré-Advento

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: