sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Evangelho, 1844 e o Juízo - Lição 03

Daniel 2 (Daniel 2; Mateus 24:15)

Introdução: Na semana passada discutimos o juízo final e como precisamos levar este assunto a sério. Uma razão pela qual não levamos esta questão a sério é porque o “juízo” se perde na realidade. O que está acontecendo à nossa volta a cada dia é real. Não temos dúvidas acerca disso. Os “prazeres de pecado” (Hebreus 11:25) são reais, embora de curto alcance. Como podemos saber que o juízo final é real? Que razão temos para confiar em que Deus estabeleceu um tempo para o meu e o teu julgamento? Vamos mergulhar em um capítulo profético central da Bíblia, para provar a nós mesmos que a palavra de Deus a respeito do juízo é tão real quanto o que aconteceu a você nesta semana!

I. O Sonho

A. Leia Daniel 2:1-4. Qual era a importância deste sonho para o rei Nabucodonosor?

1. Note que o verso 4 diz que eles responderam “em aramaico”. Será que os mágicos, encantadores, feiticeiros e astrólogos estavam usando uma “linguagem sofisticada” para parecerem mais inteligentes? Mais sábios? (Não parece ser algo assim. Neste ponto no livro de Daniel a linguagem original muda de hebraico para aramaico. Daniel está simplesmente nos dizendo que vai contar a história no idioma da corte real.)

B. Leia Daniel 2:5-7. Agora sabemos por que os astrólogos eram tão bem pagos – é um emprego de alto risco! Na tua opinião. O rei está sendo justo?

1. Qual é a lógica existente aqui por trás da exigência do rei de que eles lhe contassem o sonho? (Se você pode dizer o futuro, deveria ser capaz de dizer o passado.)

2. Qual é a lógica para a posição dos astrólogos? (Isto está além da nossa área de conhecimento – somos intérpretes, não re-criadores de sonhos. São descrições de empregos muito diferentes.)

II. O Problema da Interpretação

A. Leia Daniel 2:8-9. O rei parece ser flexível?

1. Que razão ele dá para sua exigência? (Ele acha que eles estiveram inventando coisas no passado, e isto vai revelar quem realmente pode dizer o futuro.)

B. Leia Daniel 2:10-11. Que argumentos os astrólogos apresentam? (Esta é uma exigência sem precedentes, se não ilegal (nenhum rei jamais pediu tal coisa), e isto é impossível (nenhum ser humano pode fazer isso).)

1. Se os astrólogos estão certos sobre isto ser impossível, o que a morte deles traria para o rei? (Penso que isto é uma parte do argumento. Nenhum ser humano pode fazer isso. Mate-nos, e como você vai saber sobre o sonho?)

C. Leia Daniel 2:12-13. Isto parece justo para você? Você gostaria de estar no lugar de Daniel e seus companheiros? Como isto se compara com os problemas na tua vida?

D. Leia Daniel 2:17-18. Qual é a primeira coisa que Daniel faz quando enfrenta um problema sério? (volta-se para Deus.)

1. E você?

E. Leia Daniel 2:19-28. Daniel estava tentado a ser o único homem vivo que podia dizer o sonho do rei e a sua interpretação? (Aposto que isso passou pela sua mente, mas Daniel não se voltava para Deus apenas em tempos de problemas, mas ele dá a Deus o louvor e crédito por isso.)

III. A Estátua

A. Leia Daniel 2:31-33. Se você fosse o criador desta estátua, você a faria desta forma? O que está errado a respeito desta estátua, do ponto de vista da engenharia? (Os metais mais pesados estão no topo, e não na base.)

1. Na semana passada discutimos sobre ter um alicerce sólido como a rocha. Como podemos classificar esta estátua, com relação a isso? (Muito mal. O “alicerce” é uma mistura de ferro e barro. É a parte mais frágil de toda a estrutura.)

B. Leia Daniel 2:34-35. Quais são as diferenças entre a estátua e a rocha? (A estátua, logicamente, é feita pelo homem, a rocha não é. Seres humanos criaram as características da estátua. Exceto pelo barro dos pés, a estátua é feita de metal – um material “feito” por seres humanos. Rochas não precisam ser “feitas” e esta rocha específica não foi cortada por mãos humanas.)

C. O que você acha que tudo isso significa?

1. O que significa a rocha bater nos pés da estátua? (Obviamente esta é outra história sobre o juízo. Os projetos e invenções dos seres humanos são destruídos por Deus, o qual (Daniel 2:35) se torna uma enorme montanha e enche toda a terra.)

2. Por que a rocha atinge os pés da estátua? (Como a casa construída sobre a areia, o frágil fundamento da estátua é o alvo da rocha. Isto também nos dá uma sensação do momento do juízo.)

a. Que significado você vê no vento (Daniel 2:35) varrendo a poeira da estátua “sem deixar traços”? (Tudo o que os seres humanos criaram na terra será feito pó. Quando você pensa a respeito da direção e propósito da tua vida, considere isto.)

D. Vamos explorar o que Deus diz acerca do sonho. Leia Daniel 2:36-38. O que representa a cabeça de ouro? (Nabucodonosor, rei do Império Babilônico.)

1. Decidimos anteriormente que a imagem era uma criação humana. Quem, segundo este texto, criou o poder do rei? (Deus.)

E. Leia Daniel 2:39-40. O que o resto da imagem representa? (Sucessivos reinos mundiais.)

1. Isto se encaixa com o teu entendimento da história? (Sim. Depois que a Babilônia perdeu seu domínio mundial, foi seguida pelo império Medo-Persa, o império Grego e o império Romano. Estes impérios essencialmente dominaram o mundo conhecido durante seu tempo.)

F. Leia Daniel 2:41-43. Depois do império Romano, surgiu algum império que dominou o mundo? (Mesmo o extraordinário poder atual dos Estados Unidos não parece dominar as nações do mundo. Em grande parte, isto ocorre porque nenhuma das nações poderosas do mundo tem ambições “imperialistas”.)

G. Leia Daniel 2:44-45. Você concorda com a conclusão alcançada por Daniel na última parte do verso 43? (Obviamente, nós estamos vivendo na parte dos “pés e dedos” da estátua. Podemos confirmar que o sonho de Deus para Nabucodonosor revela de forma acurada a história mundial, desde os dias de Daniel (século seis, A.C.) até os nossos dias.)

1. Se podemos afirmar que todo o sonho, exceto seu final, já se tornou realidade, porque duvidaríamos da parte da “rocha e montanha” deste sonho?

H. Uma visão comum entre os “eruditos da Bíblia” da atualidade é que o livro de Daniel foi escrito durante os dias de Antíoco Epifânio (cerca de 160 A.C.). Estes eruditos, de acordo com o comentário New Bible Commentary, adotam uma visão que foi defendida inicialmente por Porfírio, um oponente da fé cristã do terceiro século.

1. A argumentação de que Daniel foi escrito “depois dos acontecimentos” devido (mas não somente) ao grande período histórico que ele prediz (e que agora podemos confirmar como estando correto), é amplamente divulgada entre os “eruditos da Bíblia”. Por que é apropriado que eu desafie este título, colocando o termo “eruditos da Bíblia” entre aspas? (Leia Mateus 24:15. Estes assim chamados “eruditos da Bíblia” obviamente não crêem em Jesus. Jesus atribui as profecias do livro de Daniel a Daniel, não a algum impostor que tenha vivido cerca de 400 anos mais tarde. Ou você acredita na Bíblia ou não. Se você não acredita na Bíblia, então está sofrendo do “complexo de Eva” – já decidiu que quer ser igual a Deus e vai determinar quais das afirmações de Deus são verdadeiras para a tua vida.)

I. Se Daniel estava correto em sua predição da história até o momento atual, o que isso, automaticamente, nos diz sobre a confiabilidade de sua predição para o juízo?

J. Amigo, você consegue confiar na Bíblia? Está pronto para o juízo vindouro?

IV. Próxima Semana: Daniel 7

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: