terça-feira, 23 de setembro de 2008

Efésios – O Evangelho dos Relacionamentos - Lição 13

A Armadura Cristã (Efésios 6:13-17)

Introdução: Todos nós gostamos de ser protegidos contra coisas desagradáveis. Quando está frio lá fora, nós nos protegemos com roupas quentes. Quando está quente lá fora, nos protegemos com protetor solar e repelente de insetos. Nossos carros tem todos os tipos de equipamentos para nos proteger de erros. No trabalho, esperamos que o nosso chefe nos proteja dos superiores e o nosso chefe espera a mesma coisa de nós. Na semana passada, aprendemos que Satanás um batalhão de demônios forte e organizado – e eles não são uma turma pacífica. Parece que esta turma é uma coisa contra a qual precisamos de uma proteção extraordinária. Vamos atacar o nosso estudo e descobrir mais acerca de segurança e proteção!

I. O Dia Mau

A. Leia Efésios 6:13. Quem nos fornece a armadura? (Deus.)

1. É possível para nós que fiquemos indecisos sobre colocarmos a armadura? (O texto se refere a “toda” a armadura de Deus. Isto implica que deveríamos ter certeza de que temos toda a armadura disponível.)

2. O que é “o dia mau”? (Tentações. Ataques das forças de Satanás.)

a. Que conforto você consegue encontrar na expressão “no dia mau”? (Este é um problema que tem um limite de tempo para o ataque – pelo menos a pior parte do ataque.)

b. Que desconforto você encontra na expressão “no dia mau”? (É certo que ele virá. Paulo não diz “se o dia mau chegar”.)

c. Que tarefa temos que realizar para nos prepararmos para o dia mau? (Paulo nos adverte a “fazer tudo”. Nós não ficamos simplesmente por aí até o dia do ataque. Somente quando o ataque chegar é que devemos “permanecer inabaláveis”.)

3. Na semana passada discutimos se os objetivos da nossa batalha são primariamente defensivos ou ofensivos. Eles foram alterados? (Paulo parece estar enfatizando a natureza defensiva da nossa luta. Ele repete que nosso objetivo é “permanecer inabaláveis”.)

II. Toda a Armadura

A. Leia Efésios 6:14. O que o cinto faz por você? O que você acha que ele fazia pelos soldados nos dias de Paulo? (Se você estivesse vestindo uma longa túnica, seria um pouco difícil se movimentar rapidamente. Você poderia “dar uma levantada” na túnica usando o teu cinto, o que te daria melhor liberdade de movimentos (Compare com Êxodo 12:11). O teu cinto tem lugares para pendurar armas e ele ajuda a segurar toda a armadura.)

1. Por que o cinto seria comparado á “verdade”? (Ter a verdade ajuda a manter junta toda a armadura. Também te ajuda a segurar as tuas armas. Ela te permite se mover com ousadia. Se você acha que está errado, as coisas parecem simplesmente desabar.)

a. Como Deus nos dá o cinto da verdade? (Você tem um papel importante nisso. Estudarmos o dom se Deus – a Bíblia – é essencial para conhecermos a verdade. Pedirmos ao Espírito Santo para nos revelar a verdade da Bíblia é fundamental. João 15:26.)

2. Qual é a importância da verdade, em comparação à sinceridade? (Jesus nos diz em João 8:44 que Satanás é o “pai da mentira”. A verdade é importante para vencer esta batalha. Sermos sinceros, mas errados, promovendo a mentira, nos coloca do lado errado das coisas. Penso que é exigido de nós que escavemos fundo na Palavra de Deus, para que tenhamos certeza de que sabemos qual é a verdade.)

B. Qual é o papel desempenhado pela couraça? (Ela protege o coração e os órgãos vitais.)

1. De que forma a “justiça” protege o nosso coração e nossos órgãos vitais? (O coração e os órgãos vitais são necessários para a vida. A justiça dada a nós por Jesus (veja II Coríntios 5:21) nos permite entrar na vida eterna. A vida justa, que se espera que vivamos (veja Efésios 4:24) é a nova vida em Deus. O comentário The Bible Exposition Commentary diz, “A vida que vivemos ou nos fortifica contra os ataques de Satanás ou torna mais fácil para ele nos derrotar.)

C. Leia Efésios 6:15. Você já pensou em entrar em uma luta com os pés descalços? Se você normalmente usa sapatos, o que passaria na tua mente se você fosse chamado a lutar sem eles? (Quando estou sozinho em casa, tenho o hábito de fazer um “planejamento de batalha”. Por exemplo, quando coloco o cachorro para fora à noite, olho em volta e considero o que eu faria se tivesse que enfrentar um invasor. Quando não estou usando sapatos, os pés descalços são uma das minhas primeiras preocupações. Até agora, me manter alerta apenas manteve a minha mente ocupada, porque moro em uma área segura e nunca tive que enfrentar um invasor.)

1. Usar sapatos te daria “paz”? (Você não precisa estar preocupado com os teus pés. Você não precisa se preocupar sobre dar uma topada no dedão e não precisa se preocupar com aonde está pisando. Eles permitem que o soldado se concentre na batalha.)

a. Se você concorda que “sim, os sapatos me dão paz”, então o que você acha que Paulo quer dizer quando escreve “tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz”? (Penso que ele está querendo dizer que conhecer o evangelho é como usar sapatos – ele nos dá paz em momentos difíceis. Você sabe onde está pisando. Sabe onde ir. E assim, elimina certas áreas de preocupação.)

D. Leia Efésios 6:16. Que tipo de “setas inflamadas” Satanás e seus demônios atiram em nós? O que você acha que seriam essas setas? (Tentações e problemas parecem ser algumas delas. Mas outras podem não ser “atiradas” à distância. Estas seriam pensamentos de ódio, mentiras, cobiça, pensamentos impuros, fofocas, etc.)

1. Como a fé apaga as chamas dessas setas? (Primeiro, a fé nos dá confiança em Deus nos momentos de problemas. Segundo, a fé nos fornece a maneira de resistir aos pensamentos e atos maus, de forma que não desobedeçamos a Deus.)

2. Vários comentários dão uma descrição semelhante a respeito dos escudos usados pelos soldados romanos. Eles eram cerca de 1,2m por 0,60m, cobertos com linho e couro, com bordas que permitiam que eles se encaixassem. Desta forma, o comentário The Bible Exposition Commentary nos diz que “os soldados podiam encaixar os escudos e marchar em diração ao inimigo como uma parede sólida.” Faça uma imagem mental da tua igreja. Esta imagem se compara a esta descrição: Cristãos com os escudos da fé encaixados, resistindo a Diabo como uma parede sólida?

a. Se não, o que você pode fazer para que todos “entrem em formação” com seus escudos?

E. Leia Efésios 6:17. O capacete protege a cabeça. Por que Paulo iria se referir à salvação como sendo um capacete? Qual é a ligação lógica? (Este texto aponta para a importância da nossa mente. Se você tem confiança de que Jesus ganhou a vitória sobre Satanás na cruz, se acredita que, no final, Jesus irá acertar todas as coisas, então isto protege a tua mente e emoções quando você entra na batalha.)

1. Na tua caminhada cristã, você se concentra mais naquilo que faz do que naquilo que está na tua mente? Se sim, você está “usando” (Efésios 6:17) o capacete da salvação? (Este texto aponta para outro aspecto do capacete da salvação. Alguns cristãos colocam uma armadura sobre seu corpo, mas deixam suas cabeças desprotegidas por não usarem um capacete. Eles fazem isso permitindo que todo tipo de influências malignas penetrem em suas mentes.)

F. Amigo, você fez tudo o que é necessário para ter a tua armadura espiritual no lugar? Você já foi a Deus, o fabricante da armadura? Tem, durante os problemas, a confiança que vem de estar usando a armadura dada por Deus? Se não, por que não se comprometer hoje a vestir esta armadura?

III. Próxima Semana: Comunhão e Conduta Cristã

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: