sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Evangelho, 1844 e o Juízo - Lição 09

O Princípio Dia/Ano (Daniel 8 e 9; Jeremias 29)

Introdução: Você odeia esperar? Minha esposa é professora e decidi ir com ela à uma convenção nacional de professores na semana passada. Chegamos pela manhã cedo ao aeroporto, e fiquei chocado ao ver que o aeroporto estava abarrotado de viajantes – numa manhã de domingo. Enquanto eu ia em direção das máquinas de check-in automático que sempre uso, um empregado a empresa aérea nos disse para ficarmos naquela enorme fila. Fizemos como nos disseram. Ao observar a fila, tive dúvidas se conseguiríamos pegar o nosso avião a tempo. Decidi depender do meu próprio julgamento ao invés das instruções do empregado da companhia. Deixei minha esposa na fila e, em menos de cinco minutos, estava com ambos os bilhetes de embarque, emitidos pela máquina de auto-atendimento. Rapidamente estávamos a caminho. Pobre Daniel, em seu caso descobrimos que o que estava declarado como sendo dias realmente significavam anos! Somos como o funcionário da companhia aérea, criando atrasos desnecessariamente? Vamos pular para dentro do nosso estudo e vermos esta questão novamente nesta semana!

I. Exílio

A. Leia Daniel 9:1-3. Qual é á época desta oração de Daniel? (O primeiro ano do rei Dario. O comentário The Bible Knowledge Commentary identifica o ano como sendo 539 A.C. – 66 anos depois que Daniel havia sido exilado.)

B. Sobre o que Daniel está orando? (Leia Jeremias 29:10. Daniel está orando a respeito da profecia de Jeremias de que a destruição de Jerusalém duraria apenas setenta anos. Uma vez que Daniel já está há 66 anos no exílio, podemos compreender por que ele está orando sobre este assunto.)

1. Como você acha que Daniel compreendeu esses 70 anos? Seriam anos literais? (Se Daniel pensasse que fossem outra coisa além de anos literais, não estaria orando tão diligentemente a respeito de seu cumprimento. Ele teria entendido que eles referiam-se a algum tempo em um futuro distante – muito além de seu tempo de vida.)

II. A Consistência do Princípio Dia-Ano

A. Leia Daniel 9:24. Nós decidimos, quando estudamos este texto, há duas semanas atrás (lição 7), que as “setenta semanas” não significavam semanas literais. Por que isso?

1. Como você pode ser tão inconsistente? Quando Daniel escreve em Daniel 9:2 acerca dos setenta anos, você acha que o tempo é literal. Quando, alguns versos mais tarde, ele escreve em Daniel 9:24 sobre setenta semanas, você de repente pensa que ele está falando de um período simbólico de tempo?

2. A consistência não é uma virtude? Não devemos usar um pouco de bom senso quando estudamos a Bíblia?

B. Vamos olhar cada um destes textos para ver se temos alguma razão para parecermos tão inconsistentes.

III. Jeremias 29

A. Leia Jeremias 29:1-3. Quem é a audiência para quem Jeremias escreve? (Todos os judeus cativos. Os líderes do povo comum.)

1. Qual é o estado de espírito dos destinatários desta carta? (Por um lado, eles estão provavelmente alegres de estarem vivos, já que eles estão entre os “que ainda restavam”. Por outro lado, é bastante perturbador ser um cativo e saber que a vida, como você a conhece, nunca mais será a mesma.)

B. Leia Jeremias 29:4. De quem foi a idéia de torná-los cativos em uma terra estrangeira? (Foi idéia de Deus – o Deus deles!)

1. Como eles se sentiam em relação a este conhecimento?

C. Leia Jeremias 29:5-6. Por quanto tempo este texto sugere que eles estarão no exílio? Isto será uma situação temporária?

D. Leia Jeremias 29:7. Que tipo de cidadãos eles deveriam ser enquanto estivessem no cativeiro? (Eles deveriam ser bons cidadãos, e deveriam orar pelos seus captores.)

1. Por que? (Porque o bem-estar deles dependeria do bem-estar de Babilônia.)

E. Leia Jeremias 29:8-9. Que mensagens os falsos profetas estão dando? (Este texto não diz, mas a implicação é que eles estão dizendo que o povo retornará em breve à sua terra. O cativeiro será curto.)

F. Qual é a conclusão geral a ser tirada das instruções contidas na carta de Jeremias em nome do “Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel”? (Eles estão lá para ficarem por um longo tempo. Podem muito bem cuidar de seu conforto, continuar com as suas vidas, e fazer o melhor que puderem. Eles terão netos que nascerão nesta terra.)

1. Você já viu pessoas que não conseguem superar algum problema ou tragédia e continuar com suas vidas? (Deus diz ao Seu povo que esta é a sua nova realidade e eles deveriam simplesmente continuar com suas vidas.)

G. Leia Jeremias 29:10-11. O que Deus promete? (que em setenta anos Ele os trará de volta para casa. Deus lhes promete esperança e um futuro.)

H. Leia Jeremias 29:12-14. O que se espera que o povo faça? (Quando se aproximar o período dos 70 anos, eles deveriam orar para que Deus os levasse para casa.)

1. Este é um mistério que precisamos explorar. Há anos atrás, uma senhora em minha classe me perguntou, “Se Deus conhece o futuro, se Ele sabe o que fará, e Ele faz o que é melhor para nós, por que precisamos orar para que Ele faça as coisas?”

2. Aqui, Deus lhes promete que em 70 anos os trará para casa; então por que eles precisam ficar orando para que Ele faça o que já prometeu? (Eles estão no exílio porque Deus reagiu aos pecados deles. Deus quer uma parceria com Seu povo. Aquilo que fazemos faz diferença para Deus. Ele nos diz que ouve, então as nossas orações devem ter algum efeito prático. Se elas não mudam a Deus, pelo menos mudam a nós.)

I. Veja novamente Jeremias 29:10. Há alguma razão para crer que estes são anos literais, e não simbólicos? (Nada nesta situação parece ser simbólico. Deus diz que “cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar.” Obviamente, nem todos sobreviverão os 70 anos, mas Deus parece estar falando pessoalmente ao povo. Faz sentido entender estes anos como sendo literais. Outra “pista” é que Deus os instrui (Jeremias 29:6) a se casarem e terem filhos, para que seus filhos tenham filhos. Este número de gerações é consistente com um período de 70 anos.)

IV. Daniel 9

A. Leia Daniel 9:20-23. Daniel, conforme as instruções de Deus em Jeremias 29:12-14, está orando para que Deus ouça e os leve de volta do cativeiro. O que Gabriel diz que veio dar a Daniel? (Percepção e entendimento.)

1. Percepção e entendimento a respeito do que? (Em um nível bastante básico, seria a respeito da questão de voltar para casa. Mas, de forma mais específica, é sobre (Daniel 9:23) o “[entendimento] da visão”.)

a. Que visão é esta? (Leia Daniel 8:26-27. A visão que havia abalado a Daniel, a visão que ele não entendeu, “das tardes e das manhãs”. É a visão sobre a qual ele estava escrevendo por último.)

B. Revise rapidamente Daniel 8:1-14. Alguma dessas coisas parece literal para você? (Não. Todas elas são simbólicas. O carneiro, o bode, os chifres, todos eles são obviamente simbólicos. No final deste texto lemos que existem 2.300 tardes, e então alguma coisa acontecerá com o santuário. O contexto deste período de tempo é completamente simbólico e não literal.)

C. Você está acompanhando até aqui? Daniel leu a profecia literal de Jeremias 29, ele está orando conforme a instrução, e Gabriel vem e faz uma referência a uma visão simbólica, o que, obviamente, parece referir-se à visão dos 2.300 dias de Daniel 8. Vamos seguir até Daniel 9 e acompanhar o restante da explicação de Gabriel. Leia Daniel 9:23-27.

1. Parte do contexto é literal (A promessa de retornar em 70 anos). Parte do contexto é simbólico (A profecia das 2.300 tardes e manhãs). Usando o bom senso da abordagem contextual que aprendemos até aqui, as 70 semanas deveriam ser consideradas como um período de tempo literal ou simbólico? (A visão que deve ser compreendida de Daniel 8 é simbólica. 70 semanas literais representam pouco mais de um ano. A mensagem de Gabriel, caso o significado seja literal, nos diz que o templo será reconstruído em menos de dois anos depois da ordem para reconstruir, o Messias virá e será morto neste período de menos de dois anos. Durante os mesmos dois anos, o templo será destruído e o fim virá. Serão dois anos cheios de ação! Um período literal simplesmente não faz sentido. Conforme discutimos na lição 7 sesta série (“70 Semanas”), se usarmos um tempo simbólico (um dia = um ano) então o período de tempo funciona perfeitamente para [primeira] vinda de Jesus.)

D. Uma última “ponta solta”. De onde você tirou a idéia de que um dia profético equivale a um ano? Por que não valer um mês? Ou uma década? Ou algum período indeterminado de tempo? (O Dicionário Bíblico Eston refere-se ao fato de que Daniel 9:24 é “normalmente interpretado com base na teoria do ‘dia-ano’”. Lemos acerca deste conceito de dia = ano em Ezequiel 4:4-6 e Números 14:34.)

E. Amigo, quando você estuda a Bíblia e lê acerca de períodos de tempo, você acha que está equipado para determinar se eles significam um período literal ou simbólico?

V. Próxima Semana: Roma e Antíoco

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: