terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sua Maravilhosa Cruz - Lição 10

O Coração da Cruz (Gênesis 18)

Introdução: Você, alguma vez, já se questionou sobre a lógica, ou o cálculo da salvação? O pecado entrou em nosso mundo por causa do pecado de Adão e Eva. Se o pecado traz a morte, por que não simplesmente matá-los e começar de novo conosco? E, aliás, por que é que o pecado traz a morte? Depois de Adão e Eva, todos nós pecamos – pelo menos eu sei que pequei. Por que então as conseqüências pelo pecado parecem variar? Com relação ao alcance do pecado, o que Adão e Eva fizeram trouxe muito mais miséria aos seres humanos do que o que Caim fez ao seu irmão. Por que Caim foi punido com mais severidade? Não vamos desvendar todos estes mistérios nesta semana, mas o nosso estudo explora a lógica da cruz. Vamos mergulhar em nosso estudo e ver o que podemos aprender da Palavra de Deus!

I. A História de Sodoma

A. As tendas de Abraão estão armadas entre as grandes árvores de Manre. Três visitantes vem para vê-lo. Acontece que um destes três visitantes era Jesus. (Veja Gênesis 18:1-15.) Leia Gênesis 18:16-19. Qual é a resposta de Jesus sobre se Ele deveria manter segredo sobre Seus planos? (Deus parece dizer que Abraão é um verdadeiro seguidor, que é abençoado por Deus. Ou seja: Deus diz que Abraão é digno de fazer parte dos conselhos de Deus.)

1. O que Jesus quer dizer quando fala que “por meio dele [Abraão] todas as nações da terra serão abençoadas”? (Leia Gálatas 3:8,14. Jesus está dizendo a Abraão que no futuro Ele (Jesus) nascerá a partir da linhagem de seus descendentes!)

a. Contemple a cena por um momento. Jesus diz a Abraão que Ele nascerá da sua descendência. O plano da salvação não foi uma coisa feita no último instante!

B. Leia Gênesis 18:20-21. Quem está fazendo o “protesto” junto a Jesus? (Leia Gênesis 4:10. Esta é uma frase comum na Bíblia. Deus nos diz que o pecado “clama” até Ele. Compare com Tiago 5:4.)

1. Vamos continuar lendo em Gênesis 4. Leia Gênesis 4:10-12. Por que o pecado “clama” a Deus? (este texto nos ensina o importante conceito de que Deus é a solução para o pecado. Quando o pecado acontece, Deus considera como parte de Seu trabalho endireitar as coisas. O pecado está “clamando” para ser “consertado”.)

2. Por que o castigo de Caim foi mais severo do que o castigo imposto a Adão e Eva? (Se você olhar para a questão, do ponto de vista de que Deus procura “consertar” o pecado, em vez de apenas punir os pecadores, podemos ver a lógica de Deus ao separar Caim dos seguidores de Deus. Caim não era uma boa influência.)

C. Leia Gênesis 18:22-23. Jesus não disse nada a respeito de “exterminar” os ímpios. Por que Abraão disse isso? (Jesus havia acabado de dizer que confiaria em Abraão por que ele era um homem justo. Abraão compreendeu que Jesus executaria o juízo sobre os injustos. Existe uma heresia moderna que diz que Deus nunca executa juízos sobre os ímpios. O justo Abraão sabia das coisas!)

1. Note que os dois “homens” já haviam partido em direção a Sodoma. Como você acha que Abraão entendeu a partida deles? (Leia Gênesis 19:1 e Salmos 106:21-23. Abraão cria que eles eram anjos destruidores.)

D. Leia Gênesis 18:24-25. O que você acha do argumento de Abraão? Que efeito os justos podem exercer sobre os ímpios?

1. Isto é verdade na tua casa?

E. Leia Gênesis 18:26-32. Lembre que Abraão estava falando com Jesus. Isto é necessário? Deus tem que “pechinchar” a questão da justiça e da misericórdia?

1. Que papel Abraão está desempenhando? (Intercessor.)

2. Lembre-se do contexto desta história. Havia sido prometido a Abraão que o Intercessor (Jesus) viria através da sua linha de descendentes. Então Abraão intercede com Jesus para que Ele não destrua os ímpios. Como você compreende tudo isto? (Meu entendimento de Deus é que não é possível para um ser humano “pechinchar” com deus, para que Ele seja misericordioso. No final desta história Sodoma foi destruída. Penso que Jesus está ensinando a Abraão uma lição sobre o porque Ele destruiu Sodoma – sua impiedade era essencialmente universal.)

a. Que lições você encontra nesta conversa entre Abraão e Jesus? (1. O justo pode salvar o ímpio – pelo menos por algum tempo. Deus aceita intercessores. 2. O ímpio será destruído por Deus. 3. A destruição do pecado é um “conserto” lógico para o pecado. Deus avalia a melhor maneira de responder ao pecado quando esta resposta pode afetar adversamente o justo.)

(1) Como estas lições “se encaixam” ou prenunciam a missão de Jesus? (Todas estas lições prenunciam o papel de Jesus. Elas nos mostram que Abraão era um “ancestral” digno – o que é, sem dúvida, a razão pela qual a sua ancestralidade está assinalada na história. Mostram que Deus irá “consertar” o pecado através do juízo. Mostra que às vezes o justo (no futuro, Jesus) pode sofrer como resultado do pecado de outras pessoas – Mas que Deus avalia cuidadosamente este problema. Também mostram que a justiça de uma pessoa pode poupar o ímpio por, pelo menos, algum tempo.)

(2) Como Abraão e Jesus são diferentes em seus papéis como intercessores? (Leia Gênesis 18:33. É como a diferença entre um bife e ovos. Para uma vaca, o bife é uma coisa mais pessoal do que o ovo é para uma galinha. Abraão foi para casa descansar. Ele não tinha que colocar sua vida em risco para salvar Sodoma.)

F. Vamos ler Êxodo 32:30. O que este texto sugere acerca do pecado? (Novamente, ele sugere a idéia de que alguma coisa pode ser feita para “consertar” o pecado.)

II. O Conserto Para o Pecado

A. Notamos que a intercessão de Abraão não envolvia dar a sua vida. Por que Jesus não podia interceder por nós da mesma forma? Por que Jesus teve que dar a Sua vida pelos nossos pecados?

1. Leia Ezequiel 18:20. Qual é a penalidade pelo pecado?

a. Quem é que deve morrer pelo pecado? (A pessoa que pecou – e não outra pessoa.)

2. Leia Levítico 17:11. Você vê a lógica aqui? Se sim, explique a lógica do derramamento de sangue. (Se o pecado traz a morte, Deus diz que eu devo usar o símbolo da vida – o sangue – para “dar um jeito” em nosso pecado que traz a morte.)

3. O animal sacrificado era menos valioso do que um ser humano. Jesus, que é plenamente Deus, é mais valioso do que um ser humano. Como o sistema sacrifical nos ensina logicamente que Jesus deveria morrer? (A lógica da expiação pelo sangue não estava completa no sistema sacrifical do Antigo Testamento. A lição só tinha começado. Deus estava ensinando as pessoas que o pecado podia ser “consertado” por um substituto relevante. Este substituto era o sangue – porque ele dá a vida.)

a. Como isto modifica a lição de Ezequiel 18:20? (O castigo pelo pecado é pessoal, mas Deus aceita um substituto.)

B. Leia Mateus 26:28. Por que o sangue de Jesus era necessário para o perdão dos nossos pecados? (Nós começamos aprendendo a ligação lógica entre o sangue e o sacrifício pelos pecados mortais. Uma vez que Jesus nos criou (João 1:1-4, 14), Ele é a fonte suprema da nossa vida. Assim, o derramamento do sangue dAquele que nos deu a vida é o “sangue” supremo, lógico, que pode consertar o problema do pecado.)

C. Leia Salmos 51:15-17. Os sacrifícios de sangue eram o objetivo de Deus? (Deus deseja que nós não pequemos. Ele quer obediência, e não sacrifício.)

D. Leia Isaías 53:5. Embira Deus requeira obediência, o que o pecado requer? (O pecado requer um “conserto”. O pecado traz a morte. Deus está desejoso para tomar sobre Si mesmo o castigo pelos nossos pecados. A nova maravilhosa é que Deus morreu em nosso lugar! Ele tomou sobre Si o nosso castigo!)

E. Leia I Tessalonicenses 5:9-11. Qual é o resultado de Jesus haver morrido em nosso lugar, pelos nossos pecados? (Que podemos ter a vida eterna com Ele.)

F. Amigo, você vai aceitar a salvação comprada por tão terrível preço para você?

III. Próxima Semana: A Cruz e a Justificação

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: