quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Espírito Santo - Lição 06

O Batismo no Espírito Santo (Atos 2; I Coríntios 12)

Introdução: Do ponto de vista prático, o que significa ser “batizado” com o Espírito Santo? O que é que o Espírito Santo fará por nós e através de nós? Existe algum tipo de teste? Existem dons “aprovados” e obras “aprovadas”? Como podemos saber? O nosso estudo desta semana se concentra em como o Espírito Santo opera em nossa vida. Vamos cair no nosso estudo!

I. Batismo de Coração

A. Na semana passada paramos o nosso estudo em Atos 2:37. Vamos retomar a partir deste ponto. Leia Atos 2:36-38. O que levou as pessoas a ficarem “aflitas em seu coração”? (O Espírito Santo falando através de Pedro e convencendo os seus corações acerca de Jesus.)

1. Se o Espírito Santo já estava levando o povo ao arrependimento, então por que eles precisavam “receber o dom do Espírito Santo”? (Este texto deve estar falando de graduações do dom. Veja um assunto relacionado. A Bíblia nos diz que eles estavam “aflitos em seu coração”, e mesmo assim Pedro diz que eles deviam “arrepender-se”. Obviamente, ele está sugerindo um grau mais elevado de convicção e confissão. O Espírito Santo nos convence de nossos pecados, mas Ele deseja nos encher ainda mais plenamente.)

B. Leia João 16:12-15. Como o dom do Espírito Santo é comparável a uma viagem? (Jesus descreve a obra do Espírito Santo como uma jornada espiritual, na qual o Espírito Santo é o nosso guia. Nossa “viagem” começa com o arrependimento.)

C. Vamos continuar em Atos 2, lendo Atos 2:39. A quem é prometida a oportunidade de receber o dom do Espírito Santo? Quem pode fazer esta viagem com o Espírito Santo? (Todos!)

D. Leia novamente Atos 2:38. Você vê que existe uma seqüência para receber o dom do Espírito Santo? Quais são os passos? (Primeiro arrepender-se, segundo ser batizado em nome de Jesus, pois Ele pagou o preço dos nossos pecados e, terceiro, receber o Espírito Santo como nosso guia em nossa caminhada espiritual.)

E. Esses passos são difíceis? (Nosso coração duro resiste ao arrependimento. Mas, amigo, os passos não são difíceis e a oportunidade está aberta a todos.)

II. Reconhecendo os Dons do Espírito Santo

A. Atos 2:38 de refere ao recebimento de “dons” do Espírito Santo. Na próxima semana vamos explorar dons espirituais específicos. Agora, vamos explorar a idéia geral do Espírito Santo e dos dons. Leia I Coríntios 12:1-3. Paulo diz no verso 2 que “de uma forma ou de outra [vocês] eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos”. Me diga, o que você acha que seja essa “uma forma ou outra” que leva as pessoas a seguirem ídolos?

1. Em contraste, como os cristão são guiados? (Pelo Espírito Santo. Paulo sugere que existem duas influências em nossa vida. Por um lado, a influência em direção aos ídolos e para amaldiçoar a Jesus. Por outro lado, a influência para reconhecer que Jesus é o Senhor.)

2. Por que Paulo ensina que ninguém pode dizer “Jesus é Senhor”, exceto através do Espírito Santo? Você acha que isso é realmente verdade? (Esta é uma abordagem típica de Paulo. Ele está construindo um argumento. Este argumento é que os atos de uma pessoa são classificados em duas categorias: guiado pelo Espírito e guiado pelo demônio. Ambas as categorias são amplas e diversas.)

B. Leia I Coríntios 12:4-5. Na semana passada entramos um pouco na discussão sobre se o falar em uma língua incoerente (“línguas dos anjos”) seria um dom do Espírito Santo. Poderia uma língua incoerente vir de Satanás? (É aqui que acabam as acusações mútuas. Se uma pessoa usa a sua linguagem incoerente, mesmo que de forma ineficaz, para promover a Jesus, então este dom é do Espírito Santo. Este é precisamente o argumento que Paulo está colocando. Ele diz que a determinação da fonte do dom é muito simples – ele promove ou amaldiçoa a Jesus? Além disto, temos toneladas de dons diferentes. O dom não é prova de sua fonte. A mensagem do dom é a prova de sua fonte.)

1. Paulo fala nestes versos sobre diferentes “dons”, “ministérios” e “formas de atuação”. O que ele quer dizer com isso? (Existe uma variedade ilimitada de coisas que podemos fazer para promover o Reino de Deus. Algumas são dons espirituais, algumas são ministérios cheios do Espírito, algumas são formas de agir guiadas pelo Espírito. Encontre o teu “lugar” para promover a Jesus e deixe o Espírito Santo te guiar nesta obra.)

2. Como podemos saber qual é o nosso “lugar”? Como sabemos que dom(ns) o Espírito Santo nos deu? (Geralmente gostamos de fazer aquilo que fazemos bem. Um “dom” significa que você tem uma habilidade especial acima da média nesta área. A primeira pergunta que você deveria fazer a si mesmo é esta: “O que eu gosto de fazer na igreja? O que as pessoas dizem que eu tenho talento para fazer?”)

C. Leia I Coríntios 12:7. Qual é o “teste” final para determinar o nosso dom espiritual? (Se o que estamos fazendo promove o “bem comum”. Note o quadro que Paulo está pintando. Podemos saber se o nosso dom é do Espírito Santo determinando se ele promove a Jesus ou não. Depois, perguntamos se o nosso dom promove o bem comum.)

1. Examine-se a si mesmo no teste do “bem comum”. Por que você gosta de fazer alguma coisa na igreja? Você gosta de fazer isso porque é algo que traz glória a você? Ou porque isto abençoa outras pessoas? (Lembro-me, há muitos anos atrás, de um membro da igreja que fez um curso para se tornar o “primeiro ancião”. Estou convencido de que ele queria esta posição na igreja somente para ter a honra do cargo. Por que eu penso isso? Porque quando a igreja não o elegeu como primeiro ancião, ele deixou de ir à igreja.)

D. Leia I Coríntios 12:12-13. Como a ilustração da igreja ser como um “corpo” nos ajuda a determinar o nosso dom espiritual? (A idéia é que o nosso dom deverá operar em união a outros dons na igreja. Raça, posição social, não fazem diferença no corpo de Cristo.)

E. Leia I Coríntios 12:14-20. Por que um “pé” iria querer se tornar uma “mão”? (Orgulho. O colega que acabei de mencionar, que parou de ir à igreja, parecia não ter interesse em promover o corpo da igreja. Quando ele descobriu que a igreja não o queria como “mão”, mas como “pé”, decidiu deixar completamente de ser uma parte do corpo.)

F. Leia I Coríntios 12:21-25. Por que um “olho diria para a “mão” “Não preciso de você”? (Novamente, este é um problema de orgulho. A pessoa que tem o dom de “olho” na igreja, está tão cega pelo orgulho que ela pensa que tudo o que a igreja precisa é de “olho”.)

1. O que Paulo sugere que seja a “cura” para o problema do orgulho (ou falta de orgulho) na operação dos dons do Espírito Santo na igreja? (Por muitos anos tenho sido um pastor leigo em minha igreja. Estou na frente das pessoas ensinando, pregando ou fazendo alguma outra coisa, a cada semana. Ninguém precisa me “honrar”. Em vez disso, as pessoas que Paulo fala que deveriam ser honradas são aquelas que lutam para promover a igreja em posições onde realmente ninguém as vê. Por exemplo as pessoas que cortam a grama do jardim, consertam o que está quebrado, visitam os doentes, etc.)

a. Na tua igreja, você tente a honrar aqueles que já são honrados? Ou a honrar aqueles que lutam na obscuridade?

(1) O que você faria para ter certeza se a tua igreja se adapta às sugestões de Paulo, de dar uma maior honra àquelas partes que não tem honra pela sua própria posição?

G. Amigo, você vai explorar ativamente os teus dons espirituais e vai colocar esses teus dons para trabalhar no corpo de Cristo?

III. Próxima Semana: Os Dons do Espírito Santo

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: