sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Evangelho, 1844 e o Juízo - Lição 13

O Evangelho e o Juízo (Mateus 21 e 22, Zacarias 3)

Introdução: Nas últimas duas semanas estivemos insistindo no tema se que “Antíoco x 1844” é uma questão se obras versus justificação pela fé, no que se refere à salvação. Se o santuário em questão é o que está no céu, em vez do santuário da terra, se o retrato de Daniel 7 e 8 da escolha entre Jesus e o “Chifre Pequeno” é uma questão de graça versus obras no juízo final, então precisamos nos perguntar: a salvação pelas obras é uma doutrina com uma sólida base bíblica? Ou será apenas algum “sonho” esperançoso de cristãos preguiçosos? Qual, realmente, é o padrão para o julgamento? Vamos pular para dentro da Bíblia e descobrir!

I. O Juízo e o Casamento

A. Leia Mateus 22:1-2. O que Jesus diz que está para nos ensinar? (Ele vai nos ensinar sobre o “Reino dos Céus” e seu ensinamento é simbólico.)

B. Leia Mateus 22:3-4. Quantas vezes o rei convidou seus convidados preferidos?

1. Quanto o rei deseja que os convidados preferidos, que receberam convite, venham?

C. Leia Mateus 22:5-6. Qual é a atitude dos convidados preferidos com relação ao rei e ao seu convite? (Vemos diversas reações ao convite. Alguns simplesmente fazem de seu trabalho uma prioridade maior do que ir ao casamento. Outros são abertamente hostis e maltratam e matam os servos do rei.)

D. Leia Mateus 22:7. O que o rei terno e amoroso faz aos seus convidados preferidos? (Parece que depende da atitude deles. Se eles estão ocupados demais para ele, deixa-os aos seus próprios esforços. Se eles são hostis a ele (“aqueles assassinos”), executa sobre eles um julgamento em grande estilo.)

1. O que Jesus está ensinando acerca do juízo final e o Reino dos Céus?

E. Leia Mateus 22:8. Por que os convidados não eram dignos de estar no céu?

1. “Ser digno” soa como um julgamento baseado nos méritos do convidado. De que forma falta a eles o mérito e, portanto, falham no julgamento?

2. O que, precisamente, eles fazem ou deixam de fazer para serem capazes de entrar no Reino dos Céus? (Esta é a parte crítica. Tudo o que eles tinham que fazer é vir.)

F. O que aprendemos até aqui sobre o Reino dos Céus e o juízo?

G. Leia Mateus 22:8-9. Quem é convidado agora para o casamento?

1. O que isto diz sobre a idéia Calvinista da pré-destinação – que apenas aqueles que Deus seleciona é que irão para o céu? (Os servos vão às esquinas das ruas e fazem um convite aberto a todos, para virem ao casamento.)

H. Leia Mateus 22:10. O que você pode me dizer sobre o caráter daqueles que são agora convidados para o casamento?

1. Por que você acha que Jesus enfatiza que “gente má” estava no casamento?

2. Qual é o padrão para vir ao casamento? (Certamente não é o teu caráter, mas sim a tua disposição em vir.)

I. Leia Mateus 22:11. Aparentemente o rei inspeciona os convidados. O que isto sugere sobre o reino dos céus? (Que há, como estivemos estudando, um julgamento que procede a segunda vinda de Jesus.)

1. Este convidado que não estava usando uma veste nupcial adequada era uma pessoa boa ou má? (A Bíblia não diz.)

a. Esta informação é importante? Faz diferença se o convidado era bom ou mal por sob as vestes nupciais? (Aparentemente não!)

(1) O padrão para este julgamento é a vestimenta, e não o caráter?

(2) Quer dizer então que o velho ditado “a roupa faz o homem” é uma verdade bíblica?

2. Antes de descermos demais por este caminho, o que, exatamente, são as vestes nupciais?

3. Um comentário que li disse que Santo Agostinho era a fonte da idéia de que o rei estaria distribuindo as vestes nupciais – mas não existe apoio textual para esta idéia. Que diferença faz se o convidado vem com roupas limpas e apropriadas, ou se o rei lhe deu as roupas apropriadas para usar? (Faz toda a diferença no mundo. Se você deve usar as tuas próprias roupas, limpas e brancas, então o padrão para o julgamento são as tuas obras. Se o rei fornece a roupa especial, então a salvação é um presente de Deus.)

a. O que uma leitura mais atenta desta estória sugere como sendo a fonte das vestes nupciais?

b. Leia novamente Mateus 22:9-11. O que este texto sugere da capacidade dos novos convidados para conseguir suas próprias vestes nupciais apropriadas? (Eles vieram das ruas. Como eles poderiam providenciar as suas próprias vestes nupciais apropriadas? Você vai às compras ou trabalha usando roupas de casamento? Não.)

c. Leia Apocalipse 7:9, 13-14. Que outra visão este texto nos dá da fonte e natureza das vestes nupciais? (Vestes brancas são o resultado de terem sido “lavadas” no sangue do Cordeiro.)

(1) Estivemos estudando o santuário – o que significa (na linguagem do santuário) ter sido “lavado” no sangue do cordeiro?

d. Leia Isaías 61:10. Quem fornece a “veste nupcial” aqui?

e. O que estes textos e o serviço do santuário nos ensinam a respeito da origem e a natureza da veste nupcial? (Penso que Santo Agostinho tinha razão!)

J. Leia Mateus 22:12. Qual é a atitude do rei para com este sujeito? O rei parece tão bravo quanto antes (Mateus 22:7)?

1. O que a reação do homem nos diz acerca de sua falta em não estar vestindo a veste nupcial? (Se tivesse uma desculpa, assumo que ele a teria dado. Aparentemente, ele pensou que suas próprias roupas eram mais do que boas o bastante para este casamento.)

K. Leia Mateus 22:13-14. O que acontece com este sujeito que não vestiu as vestes da justiça de Jesus?

1. Considere Mateus 22:14. Depois de ler toda esta estória, quem você acha que é o responsável pela escolha?

L. Considerando esta parábola sobre o Reino, que quatro classes de pessoas podemos identificar? (Aqueles que estão ocupados demais para Deus, aqueles que são hostis com relação a Deus, aqueles que aceitam o convite para o reino, mas dependem de suas próprias obras, e aqueles que aceitam o convite e as vestes de justiça do Cordeiro.)

1. Qual é o padrão para o julgamento final de Deus?

II. O Juízo e os Dois Filhos

A. Não queremos ignorar o contexto da parábola de Jesus sobre o casamento. Vamos ler uma estória intimamente relacionada a ela. Leia Mateus 21:28-31. Esta é uma estória sobre o juízo? (Jesus fala do “Reino de Deus”.)

1. Qual dos filhos o pai aprova?

2. O que este texto nos ensina sobre o que significa aceitar o convite para o casamento? (Deve significar que aceitar o convite para o casamento não é apenas uma questão de palavras.)

III. As Obras e o Juízo

A. Leia Zacarias 3:1-3. Esta é uma cena de julgamento?

B. Leia Zacarias 3:4-5. Novamente, vemos um paralelo com as “vestes nupciais”. Qual é o propósito das “vestes nobres”? (Elas mostram que Jesus tirou os pecados de Josué.)

1. Existe alguma razão para crermos que Josué tinha essas roupas com ele em uma maleta? (As roupas de Josué estavam “impuras”. Santo Agostinho estava certo sobre Deus fornecer a veste da justiça.)

C. Leia Zacarias 3:6-7. O que Deus exige de Josué, agora que ele foi salvo pela graça? (Obras! “Andar nos meus caminhos e obedecer aos meus preceitos”.)

D. Leia Zacarias 3:8-9. Quem é o “Renovo” e a “Pedra”? (Leia Jeremias 23:5 e I Pedro 2:6. Esta é uma promessa a Josué de que Jesus viria e “num único dia” tiraria os nossos pecados.)

E. Leia Tiago 2:17-24. Como você explicaria Tiago 2:24? Este texto é contrário a tudo o que aprendemos sobre as vestes da justiça serem um presente de Deus? (Se você olhar apenas este verso, ele seria contrário. Vemos neste grupo de versos um ponto importante: as obras surgem a partir da fé. Este conceito é claro para mim a partir de meus debates com críticos da religião, à luz de nossas leis federais. A lógica e o raciocínio das crenças religiosas de uma pessoa não precisam ser provados diante do tribunal. Somente o que precisa ser provado é a sinceridade das crenças religiosas. Como eu poderia provar da melhor forma o que está no coração de uma pessoa? Eu faço isso mostrando as suas obras.)

F. Amigo, você quer estar do lado certo do juízo final que está acontecendo no céu? Então, aceite aquelas vestes de justiça oferecidas por Jesus. As tuas obras simplesmente não serão suficientes para passar no julgamento final. Contudo, a aceitação daquelas vestes de justiça não é apenas uma questão de meras palavras – você precisa ser sincero. Você precisa ser honesto. Você precisa se comprometer. Você precisa permitir que a tua fé transforme o teu caráter. Se você é sério a respeito de vestis o presente gratuito da justiça de Cristo, isto será refletido na tua vida diária.

IV. Próxima Semana: O Significado do Juízo Hoje

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: