quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Espírito Santo - Lição 13

O Espírito Santo nos Últimos Dias (Joel 2, Tiago 5, Apocalipse 3)

Introdução: Você quer que Jesus volte e te leve para o céu com Ele? Está cansado de conviver com pecado, tristeza, dor, choro, e conflito? A Bíblia nos diz que coisas especiais estarão acontecendo nos “últimos dias”. Uma destas “coisas” é que o Espírito Santo estará especialmente ativo. O que o Espírito Santo estará fazendo? Nós estaremos prontos? Vamos pular para dentro do nosso estudo da Bíblia e descobrir o que o Espírito Santo estará fazendo!

I. A Abordagem de Deus Para o Tempo do Fim

A. Leia Joel 2:1-2. Por que deveríamos tremer pela chegada de Jesus? Por que deveríamos soar os alarmes? Por que este é um dia de “trevas e de escuridão”, em vez de ser o melhor dia das nossas vidas? (Esta advertência é endereçada a todas as pessoas, não apenas aos cristãos. Todos precisam levar a Segunda Vinda de Jesus muito a sério.)

1. Por que Deus vem com o Seu exército? (Este texto nos dá um quadro mental extraordinário. Aparentemente, Deus está se aproximando de um “território hostil”. A maior parte [dos habitantes] da terra deve ser hostil à volta de Jesus.)

B. Leia Joel 2:3-5. Concentre-se nos versos 4-5, os quais descrevem o exército de Deus. Se você estivesse descrevendo um tanque e vivesse nos dias antes [da invenção] dos carros, quando cavalos e carruagens eram “a última palavra” em armamento militar, como descreveria o tanque?

1. Que tipo de exército pode “saltar sobre os cumes dos montes”? (Deus tem um exército alado que assombra a nossa imaginação.)

C. Leia Joel 2:6. Qual é a reação do mundo à Segunda Vinda de Jesus e Seu exército invasor?

D. Leia Joel 2:12-13. Qual é o propósito de revelar os terríveis aspectos militares da Segunda Vinda de Jesus? (Este texto deixa claro que o aspecto “militar” é para aqueles que se afastaram de Deus. Deus não prefere se aproximar de nós com um exército. Ele prefere que O aceitemos como nosso Amigo e Deus.)

1. Com freqüência as pessoas parecem ter uma reação negativa à abordagem evangelística do “fogo e enxofre”. Esta abordagem é imprópria? (É necessário usarmos o bom senso e a capacidade de julgamento, mas em Joel 2, Deus usa a abordagem evangelística “mostre bem a eles as desvantagens”. Certamente não podemos dizer que isto é errado.)

E. Leia Joel 2:28-29. O que mais Deus usa para chamar a atenção para a Sua Segunda Vinda e a necessidade de estarmos prontos? (O Espírito Santo é derramado sobre o Seu povo.)

F. Leia Joel 2:30-31. O que mais Deus usa para chamar a atenção das pessoas para a necessidade de preparação para a Sua Segunda Vinda? (Eventos dramáticos nos céus.)

G. Conforme você considera as três abordagens de Deus tem para que o mundo se apronte: advertência de juízos, sinais nos céus, e o derramamento do Espírito Santo, diga qual destes envolve um trabalho conjunto com Seu povo? (Podemos estar envolvidos em pelo menos dois destes aspectos. Desempenhamos uma parte importante na advertência dos juízos vindouros, e o Espírito Santo nos dá energias para que levemos a mensagem de Deus para o tempo do fim. Compare com Apocalipse 14:6-12.)

II. Derramamento

A. Vemos ver a obra do Espírito Santo com maiores detalhes. Leia novamente Joel 2:28. Quem tem o dom de profecia? (Um grande número de pessoas.)

B. Leia novamente Joel 2:29. Que gênero é usado de forma especial para a obra do Espírito Santo nos últimos dias?

1. Por que Joel faz questão de dizer que tanto homens quanto mulheres serão cheios com o Espírito Santo? (Ele está deixando claro que ambos os sexos tem um importante papel como colaboradores do Espírito Santo na mensagem para os últimos dias.)

2. Que tipo de sucesso econômico é necessário para ser um cristão guiado pelo Espírito? (“Até sobre os servos” significa que Deus não exclui de Sua parceria aqueles que não tem um “status” neste mundo. Deus está dizendo claramente que a maneira como nós procuramos por “auxiliares” não é a maneira como Ele procura. Gênero, status social, não são questões para Ele.)

C. Você está pronto para uma igreja como esta? Uma igreja onde parece que quase todos são profetas?

1. Com o Espírito Santo falando tão diretamente a nós, iremos precisar de nossas Bíblias? (Leia I Tessalonicenses 5:19-21. As nossas Bíblias serão mais importantes do que nunca. Com tantas pessoas afirmando falar em nome de Deus, precisamos julgá-los (“ponham à prova todas as coisas”) pelos padrões eternos da Bíblia.)

III. Quando?

A. Leia Tiago 5:7-8. Tiago compara o nosso trabalho com o de um agricultor. De que forma a obra do Espírito Santo é como a chuva? (A chuva vem nas estações para estimular o crescimento das colheitas.)

1. O que podemos fazer para influenciar a vinda das chuvas?

B. Anteriormente nesta série de lições, estudamos o relato do Pentecoste em Atos 2. Vamos revisar alguns versos agora. Leis Atos 2:1-4. Este texto te lembra da profecia de Joel? (Leia Atos 2:14-16. Pedro identifica especificamente este acontecimento como o cumprimento da profecia de Joel 2.)

1. Como os discípulos se prepararam para o Pentecoste? (Leia Atos 1:4-5 e Atos 1:14. Como o agricultor, eles estavam aguardando. Mas, enquanto aguardavam, estavam orando pelo dom do Espírito Santo. Deveríamos estar fazendo a mesma coisa.)

IV. Laodicéia

A. Leia Apocalipse 3:14-16. O que há de errado com as pessoas na igreja de Laodicéia? (Eles haviam perdido o seu “calor”, não tinham “fogo”.)

1. O que dá “fogo” aos crentes? (Leia Romanos 12:11. Fervor espiritual é o nosso “fogo”. Essas pessoas estão em baixa com o Espírito Santo.

B. Vamos pular alguns versos. Leia Apocalipse 3:19-22. O que a igreja laodiceana representa? (Pensa-se que esta lista de igrejas representa não apenas igrejas literais daquela época, mas também simboliza a igreja cristã ao longo do tempo. Portanto, como Laodicéia é a última na lista, ela representaria a igreja dos últimos dias.)

1. Há alguma evidência nestes versos para apoiar a idéia de que Laodicéia é a igreja dos últimos dias? (A razão pela qual eu pulei alguns versos é porque Apocalipse 3:19-22 pode ser compreendido como Jesus esperando para vir uma segunda vez e levar Seus filhos de volta para o céu com Ele. Ele diz à última igreja “Estou esperando”!)

2. Quem está tentando chegar até os laodiceanos com a mensagem da qual eles estão necessitando? (“Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz”. O Espírito Santo está trabalhando para atravessar a carapaça de nossos corações duros.)

C. Temos este quadro em Joel da igreja dos últimos dias estando em fogo com o Espírito Santo. Temos este simbolismo em Tiago acerca da vinda do Espírito Santo como a “chuva serôdia”, para preparar a colheita. Então, temos este terrível quadro da igreja dos últimos dias estando em mornidão. Como você reconcilia estes três quadros, para conseguir um consenso sobre a obra do Espírito Santo nos últimos dias?

D. Vamos pegar os versos que saltamos para descobrir uma resposta à pergunta anterior. Leia Apocalipse 3:17-18. Qual é a solução para a condição dos laodiceanos? (Obter olhos novos, para que reconheçam a sua condição espiritual, obter ouro refinado no fogo e vestir as roupas da justiça.)

1. Quanto disso é o trabalho do Espírito Santo? (Tudo isso é “obra do Espírito”. Temos este quadro de uma igreja morna no final dos tempos. Ela é rica e auto-confiante. Desta igreja levanta-se um grupo inflamado pelo Espírito Santo. Conforme a “chuva temporã” começa, há pessoas que, pelo poder do Espírito Santo, conscientizam-se de sua nudez espiritual, e voltam-se para Deus. O Espírito Santo os inflama a participarem deste poderoso grupo, o qual tem uma extraordinária ligação com o Espírito Santo. Possuem um extraordinário poder espiritual. Este grupo inflamado recolhe a última colheita, em preparação para a Segunda Vinda de Jesus.)

E. Amigo, você quer ser parte deste grupo inflamado, que prepara as pessoas para a Segunda Vinda de Jesus? O Espírito Santo te chama, para que você reconheça a tua condição espiritual e de volte para Ele, em busca de fogo vivo e uma visão clara!

V. Na próxima semana começaremos um novo trimestre de estudos sobre o evangelho, 1844 e o juízo.

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: