quinta-feira, 25 de setembro de 2008

As Famílias na Família de Deus - Lição 02

A Palavra de Deus na Vida em Família (Êxodo 17, 20 e os Provérbios)

Introdução: Você já notou como as “habilidades pessoais” são importantes para termos uma boa qualidade de vida? É fácil identificar as pessoas que irradiam a sua personalidade, que parecem se dar bem com todos. Alguns chamam a esta capacidade de se dar bem com as pessoas, de sempre dizer a coisa certa, de “inteligência emocional”. Quando eu estava crescendo, meu irmão me ensinou muito sobre ter uma personalidade atrativa e ser um bom líder. A inteligência emocional é muito importante para o casamento, assim como para a educação dos filhos. A Bíblia não apenas nos dá os princípios básicos para a família, mas também tem muito a nos ensinar acerca da nossa inteligência emocional familiar. Vamos pular direto para dentro do nosso estudo!

I. O Básico

A. Leia Êxodo 20:17. O que quer dizer “cobiçar” a mulher do teu próximo? (Desejar que ela fosse tua. Recentemente, li o resumo de uma pesquisa que disse que mais da metade dos homens pesquisados já havia pensado em fazer sexo com a esposa de seu vizinho.)

1. Este mandamento também se aplicaria às mulheres? (Sim.)

2. Qual é o problema com um pouco de “sonho acordado” Um pouco de pensamentos de desejo? (Ele alimenta a insatisfação em relação ao teu próprio cônjuge. Alimentar tais pensamentos leva a cometer adultério – o qual é proibido em Êxodo 20:14.)

3. O mandamento contra a cobiça também se aplica a outras áreas, além do sexo? Seria errado para uma esposa desejar que seu marido tivesse mais dinheiro, fosse à igreja, se vestisse melhor, etc., assim como o marido da vizinha? (Êxodo 20:17 proíbe cobiçar “coisa alguma que lhe pertença” [ao teu vizinho]. Esta é uma proibição bem ampla.)

B. Leia Êxodo 20:12. Por que Deus quer que os filhos honrem aos seus pais? (Assim como a questão da cobiça, esta é uma questão de ter a atitude correta. Se você honra aos teus pais, irá prestar obediência e eles e se dar bem com eles.

C. Se os filhos crescerem honrando aos seus pais, também terão a tendência de honrar seus cônjuges? (Penso que há uma ligação. O pecado começa na mente, com as nossas atitudes. Se temos uma atitude no sentido de que o nosso cônjuge é de “segunda classe”, estamos na estrada que leva ao adultério. Se você tem uma atitude no sentido de que teus pais são idiotas, já foi bem longe na estrada da desobediência. Ter uma atitude positiva com relação aos nossos pais antes de nos casarmos ajuda a ter uma atitude positiva com relação ao cônjuge.)

D. Leia Efésios 5:28. A que atitude destrutiva este texto se refere? (Egoísmo. Um marido que cobiça a esposa do vizinho é egoísta. Um(a) filho(a) que quer fazer a sua própria vontade em vez de seguir a sabedoria dos seus pais, é egoísta. O egoísmo está por traz de cada pecado. Efésios explica que existe uma maneira não pecaminosa de buscar a promoção pessoal. A forma verdadeira de promover-se pessoalmente é amar a tua esposa. Se você deseja realmente se promover trate a tua esposa como trataria o teu próprio corpo. Tudo o que você gostaria que a tua esposa fizesse para você, faça por ela. Se isto não soa familiar, leia Mateus 7:12 e Romanos 13:9.)

II. Além do Básico

A. Nas escolas, eles normalmente têm os cursos “básico” e “avançado” sobre um assunto. Os Dez Mandamentos cobrem o básico a respeito dos relacionamentos familiares. Encontramos no livro de Provérbios algumas discussões avançadas e específicas acerca da melhoria de nossa inteligência emocional, no trato com a nossa família.

B. Brigas familiares: Leia Provérbios 20:3 e Provérbios 29:11. Que conselhos para um “bom casamento” encontramos aqui, acerca de evitar brigas? (Um cônjuge ou pai sábio evita o conflito, se possível. Controlar a ira é uma demonstração de sabedoria.)

1. Leia Provérbios 15:1. De que forma as nossas palavras podem desencorajar as discussões?

C. Questões de dinheiro: Leia Provérbios 17:1 e Provérbios 15:16-17. Da forma como entendo essa questão, as disputas sobre dinheiro são a causa número um de divórcio. O que a Bíblia diz sobre a importância do dinheiro para a felicidade?

1. Quantas decisões familiares são tomadas com base em considerações acerca do dinheiro?

a. O que você acha da decisão de um dos cônjuges ficar em casa e criar os filhos?

b. O que você acha da decisão de um dos cônjuges trabalhar até mais tarde “por causa da família”?

D. Depressão: Leia Provérbios 25:20. Que abordagem é a melhor quando o teu cônjuge está triste?

E. Santidade em casa: Leia Provérbios 14:26. Como o temor ao Senhor pode ser um refúgio para nossos filhos? (Quando temos o relacionamento correto com Deus, temos uma fortaleza contra o mundo. Esta fortaleza se expande para proteger os nossos filhos.)

1. De que forma os nossos filhos são protegidos? (Eles aprendem a confiar em Deus. Existe um tema muito forte no Antigo Testamento acerca de Deus mostrar misericórdia aos filhos daqueles que O amam. Veja Deuteronômio 5:9-10.)

F. Afirmação: Leia Provérbios 3:27. Você consegue lembrar de situações nas quais deveria ter dito para os teus filhos algo de positivo, mas não o fez? O que este texto sugere a respeito disso?

1. Quando eu era um rapaz, tinha um amigo muito chegado, cujo pai o tratava de uma forma estranha. Este pai normalmente dizia coisas não elogiosas para o filho dele, e então se virava e falava coisas elogiosas para mim. Por razões que eu não compreendo, ele estava retirando de seu filho o “bem” que seu filho merecia.

2. Quando se trata de lidar com nosso cônjuge, os atos são mais importantes do que as palavras? (Leia Provérbios 12:14. A Bíblia sugere que os atos e as palavras são igualmente importantes.)

3. Leia Provérbios 12:18. Qual é a importância de ser cuidadoso com o que falamos para o nosso cônjuge?

4. Leia Provérbios 12:15 e Provérbios 16:24. Que oportunidade existe em nossas palavras?

a. Que efeito as nossas palavras podem ter sobre a saúde de nosso cônjuge?

G. Alegria: Leia Provérbios 15:30. Além das palavras e dos atos, de que outra forma podemos ser uma benção para a nossa família? (Um olhar animador. Ter uma atitude positiva.)

H. Buscar conselhos: às vezes nós simplesmente não sabemos como lidar com um problema familiar. Seria sábio ler livros de aconselhamento familiar ou buscar conselhos de outros? Vamos olhar alguns textos sobre este assunto:

1. Leia Provérbios 15:22 e Provérbios 13:10. O que estes textos sugerem a respeito daqueles que não buscam conselhos?

2. Leia Provérbios 14:7 e Provérbios 12:5. De quem deveríamos buscar conselhos?

3. Leia Provérbios 25:12. Deveríamos ser abertos a conselhos que dizem que nós somos a fonte do problema familiar?

4. Leia Provérbios 17:9. Que palavras de advertência encontramos aqui sobre buscar aconselhamento acerca de problemas familiares? (Buscar aconselhamento não é a mesma coisa que sair falando para todo mundo que você conhece a respeito das falhas do teu cônjuge (ou filhos). Há aqui uma linha tênue, a qual devemos ter em mente.)

I. Quando vemos outras pessoas que tem problemas familiares, deveríamos oferecer a eles conselhos não solicitados? A Bíblia chama a pessoa orgulhosa e arrogante pelo nome de “zombador” (Veja Provérbios 21:24). O que a Bíblia sugere acerca de darmos conselhos a pessoas orgulhosas e arrogantes? (Leia Provérbios 9:7-8.)

J. Amigo, a Bíblia tem instruções importantes para melhorarmos a nossa inteligência emocional no trato com a nossa família. Você vai decidir seguir o conselho divino?

III. Próxima Semana: Restauração

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: