quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Espírito Santo - Lição 04

A Promessa do Espírito Santo (Joel 2; Mateus 3; Atos 1)

Introdução: Alguém já te prometeu alguma coisa que você queria muito? Uma promoção no trabalho? Um prêmio em dinheiro? Casamento? Um carro novo? Férias? Você gosta de antecipar o presente? Não sei sobre você, mas eu me alegro muito com a antecipação. Às vezes, confesso, a antecipação chega a ser tão boa quanto o presente real – talvez melhor! Às vezes, descubro que estava antecipando o presente errado! Nesta semana, a nossa lição é sobre a antecipação do poder total de Deus em nossa vida. Vamos correr direto para dentro do nosso estudo e descobrir o que isso significa!

I. O Derramamento

A. Leia Joel 2:28. O texto começa com “E, depois disso...”. O que isto significa? (Em um nível bem básico, significa “não agora”.)

1. Vamos pular para Joel 2:31. O que é o “grande e temível dia do Senhor”? (Esta é uma clara referência à Segunda Vinda de Jesus.)

B. Vamos olhar novamente Joel 2:28. Temos uma referência geral de tempo que isto “não é agora”, mas antes da Segunda Vinda. Como isto se relaciona com o tempo no qual estamos vivendo? Estamos vivendo no período descrito por Joel? (Sim. Leia Atos 2:14-16. Era a época do Pentecostes e Pedro diz que o derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos foi um cumprimento da profecia de Joel. Vamos aguardar até a próxima semana para estudarmos o Pentecostes. Mas, o ponto é que estamos vivendo entre o tempo do Pentecostes e a Segunda Vinda.)

C. Que lição você encontra em Joel 2:28 acerca de quem será cheio do Espírito Santo? (Todos recebem o dom do Espírito Santo: jovens e velhos, homens e mulheres.)

1. Que tipos de dons são distribuídos? (Profecia, sonhos e visões.)

D. Leia Joel 2:29. Por que Joel enfatiza que o Espírito Santo será dado sobre “os servos e as servas”? (temos um conflito a respeito do papel das mulheres na igreja. Este texto nos diz que o Espírito Santo derramará Seu poder sobre as mulheres. Isto deveria fazer com que qualquer um, que pense que as mulheres não podem ser plenamente usadas por Deus, pare e pense se não estão lutando contra a obra de Deus para os últimos dias. Isto é uma coisa digna de consideração.)

1. Por que Joel 2:29 se refere a “servos”? (O comentário The Bible Knowledge Commentary nos diz que Joel 2:29 seria melhor traduzido como “E até mesmo sobre os servos e as servas”. Isto significa que Deus usará todas as idades, todos os gêneros, todas as classes sociais como instrumentos de Seu poder.)

a. Isto incluiria você?

E. Vamos continuar com esta profecia. Leia Joel 2:30-31. Essas “maravilhas” já aconteceram? (Certamente que estas coisas aconteceram em um nível regional. Muitos leitores se lembram de que estes eventos foram reportados como tendo acontecido na área da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, a cerca de 100 anos atrás. Embora estes eventos possam ser parte das “maravilhas” desta profecia, creio que nem mesmo os americanos crêem que Deus tinha apenas eles em mente quando deu esta profecia a Joel! Creio que estes são, ou eventos de âmbito mundial ainda por vir, ou eventos que acontecerão aproximadamente ao mesmo tempo em tantas regiões do mundo que qualquer um que esteja familiarizado com esta profecia seja alertado.)

II. O Batismo

A. Leia Mateus 3:11-12. João Batista está falando aqui. Quem ele está descrevendo? (O texto deste capítulo deixa claro que ele está descrevendo Jesus. Veja também João 1:32-36.)

1. O que Mateus 3:11-12 diz que Jesus irá fazer? (Batizar com o Espírito Santo e com fogo. Ajuntar o trigo e queimar a palha.)

a. Esta é uma profecia exata? Ela provou ser verdadeira?

2. Leia João 4:1-2. Como você explica este texto, à luz da profecia de João Batista? Ele diz que Jesus não batizou.

3. Leia João 16:7-8. Como você explica este texto, à luz da profecia de João Batista? Ele diz que Jesus deveria partir antes que o Espírito Santo viesse.

a. João Batista predisse que Jesus batizaria o povo com o Espírito Santo, e aconteceu que Jesus não batizou e Ele teve que partir antes que o Espírito Santo pudesse vir. João Batista estava errado?

B. Vamos olhar Mateus 3:11-12 novamente. João Batista estava certo a respeito de Jesus queimar a palha? (João Batista pinta um quadro de Jesus que é verdadeiro em vários níveis. Primeiro, pensamos na água e no fogo como agentes purificadores. A morte de Jesus deu significado aos nossos batismos. Nós descemos a uma “sepultura de água” para comemorar a ida de Jesus à sepultura e saímos da água para celebrar a ressurreição de Jesus (Veja Romanos 6:3-4). Desta forma, Jesus é, no final das contas, quem “batiza”. Segundo, Jesus nos purifica com o Seu sangue, dado como sacrifício em nosso favor (Hebreus 9:14). Terceiro, quando Jesus voltar, Ele separará os justos dos injustos e purificará a terra com fogo (Apocalipse 20:9-10). Por último, nada disto teria acontecido, o Espírito Santo não teria uma obra a realizar, se Jesus não houvesse triunfado sobre o pecado na cruz.)

1. Vamos levar isto de volta à questão da época do dom do Espírito Santo. O que as perguntas que acabei de fazer sugerem sobre a época do dom do Espírito Santo? (A grande obra do Espírito Santo nos seres humanos acontece após a ressurreição de Jesus e antes da Segunda Vinda. Em outras palavras, a época em que vivemos exatamente agora!)

C. Leia João 7:37-39. Mais uma vez temos esta imagem de Jesus e a água. Como podemos obter esta água vivificante, purificadora, que Jesus prometeu? (Através do Espírito Santo.)

1. O que este texto diz acerca da época do dom do Espírito Santo? (Ele nos diz que este dom vem depois que Jesus é “glorificado” – depois que Jesus é ressuscitado dos mortos. Mais uma vez, vemos que esta época é agora!)

III. A Promessa

A. Leia João 14:25-27. Determinamos, repetidamente, que estamos vivendo na época em que o Espírito Santo foi prometido. O que, exatamente, este texto sugere que esta promessa significa? Como o Espírito Santo irá agir em nossas vidas? (Não sei sobre você, mas quando eu penso no Espírito Santo, estou pensando em uma explosão – uma explosão de poder e milagres. Aqui Jesus parece estar dizendo exatamente o oposto. O Espírito Santo trará paz à tua vida. Ele fará isto nos lembrando do que Jesus ensinou e nos ajudando a compreender esses ensinamentos. Posso entender por que a versão Almeida chama o Espírito Santo de “Consolador” neste texto.)

B. Leia Atos 1:4-5. O que significa ser batizado pelo Espírito Santo? O que Jesus estava prometendo aos Seus discípulos?

C. Leia Atos 1:6. O que os discípulos queriam que Jesus lhes prometesse?

1. Você acha que eles fizeram uma conexão mental entre o Espírito Santo e suas posições como governantes da terra? (Isto me lembra muito da minha atitude: “Dá-me o Espírito Santo para que a nossa igreja local possa abalar os alicerces desta cidade (estado, país). Concentre todos os olhares aqui.”)

D. Leia Atos 1:7-8. Como Jesus respondeu a este pedido por poder pessoal?

1. Se os discípulos soubessem o que aconteceria com eles durante o resto de suas vidas, teriam se desapontado? (Oh, sim! Eles nunca foram governantes aqui. Eles foram vítimas do poder dos governantes terrestres.)

2. Jesus fez o que lhes havia prometido? (Atos 1:8 promete que o poder do Espírito Santo viria para ajudá-los a serem testemunhas da vida e dos ensinos de Jesus. Jesus fez exatamente o que lhes havia prometido.)

E. Amigo, você está vivendo em uma época para a qual o Espírito Santo havia sido prometido. Você já se apropriou deste poder para compreender e lembrar das palavras de Deus? Já pediu este poder para testemunhar a outros? Já convidou o Espírito Santo para entrar na tua vida para te dar paz? Ou está procurando por sinais e maravilhas para trazer glória sobre si mesmo?

IV. Próxima Semana: O Cumprimento da Promessa

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: