quinta-feira, 25 de setembro de 2008

As Famílias na Família de Deus - Lição 09

Lares de Paz e Cura (Provérbios 12 e 29; Efésios 4; Mateus 5)

Introdução: Você tem um lar feliz? Às vezes isso não é fácil, às vezes os membros da família tornam as coisas difíceis. Mas como todas as outras coisas, Deus nos dá instruções para fazermos de nossos lares lugares melhores para se viver. Vamos pular para dentro de nossa lição e descobrir como podemos melhorar a nossa vida familiar!

I. Paz Planejada

A. Leia Provérbios 12:20. Qual você diria que é o primeiro passo no sentido de termos paz em nossos lares? Como você faria para “promover a paz”? (Você precisa tomar a decisão de que quer a paz.)

1. Como você faria para tomar esta decisão? Convocaria uma reunião da família para discutir se a paz é uma coisa que vale a pena buscar?

2. Qual é o próximo passo? (Você tem que fazer alguma coisa. Precisa de um plano de ação. Provérbios 12:20 nos diz que a está entre os que promovem a paz. Isto quer dizer que precisamos tomar uma decisão e criar um plano de ação.)

B. Leia Efésios 4:3. A que a paz a comparada? (A um vínculo. Se você que manter a tua família junta, precisa ter um plano de ação e fazer um esforço para ter a paz.)

C. Leia Efésios 4:2. Quando usamos o termo “vínculo”, pensamos em alguma coisa que nos mantém juntos – como um tipo de corda. Quais são os laços desta “corda da paz” que mantém as famílias juntas? (Paz. Humildade. Gentileza. Apoiar uns aos outros com amor.)

1. Como você acha que a tua família irá reagir quando você explicar que estes são alguns dos elementos da corda da paz? Eles estão prontos a serem humildes, gentis, pacientes e amorosos? Ou isto é apenas um tipo de fantasia?

2. Nosso texto sugere que o amor é o ingrediente básico, que abre caminho para a paciência, humildade e gentileza. Podemos simplesmente decidir sermos amorosos? Podemos decidir sermos humildes, pacientes e gentis?

D. Leia Filipenses 2:12-13. No verso anterior de Filipenses capítulo 2, Paulo acaba de discutir como a humildade promove o objetivo da unidade. Como conseguimos a humildade? (Deus opera em nós para que façamos a Sua vontade. Se você tem problemas com a idéia de agitar uma varinha mágica, a qual, de repente, te torna humilde, paciente ou gentil, Paulo sugere que é Deus quem pode mudar os nossos corações. É a obra de Deus que pode transformar nossos corações orgulhosos, impacientes e ríspidos em uma outra coisa.)

II. Conselho Específico

A. Leia Provérbios 29:17. O livro de Provérbios nos dá alguns conselhos específicos para conseguirmos a paz na família. Este texto nos diz para disciplinarmos os nossos filhos, para que tenhamos paz na família. Que ligação você vê entre disciplinarmos nossos filhos e termos paz?

1. Não parece que a imposição da disciplina cria a ira?

2. Note a conclusão futura final da disciplina: grande prazer para a alma!

B. Leia Mateus 18:15. Isto se aplicaria aos conflitos com os nossos filhos?

1. Você já ouviu pais se queixarem publicamente de seus filhos?

a. Que impacto você acha que isto tem sobre os nossos filhos?

b. Que instrução Mateus 18:15 nos dá sobre este assunto (se é que dá alguma)?

2. Esta instrução se aplicaria a “faltas” entre esposo e esposa?

a. Você já ouviu de esposas (ou esposos) reclamando para outras pessoas a respeito de seu cônjuge?

C. Leia Filipenses 2:3. Me dê alguns exemplos de como esposos e esposas podem violar este conselho bíblico?

1. Me dê alguns exemplos de como eles podem estar de acordo com esta instrução?

D. Leia Colossenses 3:12-14. Estes são princípios que também deveriam aplicar-se aos nossos lares?

1. Se sim, o que significa “revestir-se” de compaixão bondade, etc.?

2. Que relacionamento o perdão tem com vestirmos a compaixão e a bondade?

a. Note que devemos “perdoar como o Senhor nos perdoou”. Como Jesus nos perdoou?

b. Leia Hebreus 8:12. Este conselho também se aplica ao nosso perdão? Ou esta é uma atitude que só terá aplicação no céu?

III. Ira

A. Leia Mateus 5:22. Além da ira, o que mais é proibido?

1. Lembro-me de conversar com uma senhora divorciada e ela me disse que um dos problemas mais difíceis em seu casamento era que o antigo marido costumava atacar verbalmente a sua inteligência, fazendo-a se sentir estúpida. Este tipo de tratamento seria proibido por Mateus 5:22?

B. Leia Efésios 4:26-27. É certo estar irado por um pouco de tempo? A ira se transforma em um “espaço para o Diabo” somente se a deixarmos fervendo por mais de um dia?

1. Ou este texto está dizendo outra coisa?

C. Como podemos reconciliar Mateus 5:22 com Efésios 4:6? Um texto diz “Não fique irado” e o outro diz, “se você ficar irado, não peque”? (É importante notarmos que Mateus 5 liga a ira ao assassinato. A ira é o portão de entrada para o assassinato. O texto parece dizer “Não permita que a ira fique fora de controle”.)

D. Leia Marcos 3:1-5. O texto diz claramente que Jesus estava irado. Uma vez que Jesus não pecou, como podemos explicar isso? (Tanto este texto quanto Efésios 4:26 nos ajudam a compreender que é correto sentirmos alguma ira. Ficar irritado acerca de violações da lei de Deus é aceitável. Ficar irritado com a violação do nosso espaço é alguma coisa que devemos tentar reconciliar antes do por do sol.)

IV. Aborto e Abuso

A. Leia II Reis 16:1-3. Que paralelos existem entre sacrificar os teus filhos no fogo ou pelo aborto? (A razão para sacrificar os teus filhos era para encorajar os “deuses” a te tratar favoravelmente. A razão para sacrificar os teus filhos pelo aborto é que você pensa que a vida será melhor para você. Os dois são muito semelhantes.)

1. O aborto é uma forma de abuso infantil? (O pior deles – você retira da criança a oportunidade de ter uma vida.)

2. Como o aborto pode causar dano à vida familiar? (Os sentimentos de arrependimento e remorso podem criar problemas mais tarde para a família.)

B. Freqüentemente ouço a respeito de adultos que abusam de crianças e que haviam sido abusados eles próprios. Por que isso acontece?

1. Se isto é uma tentação para você, considere a enormidade da dor e do pecado que passa de geração a geração. A momento de parar a corrente de dor é exatamente agora.

C. Leia Romanos 1:26-27. Esta proibição cobriria abuso infantil?

D. Amigo, uma família feliz não acontece por acaso. É um projeto contínuo. Você vai decidir-se hoje a seguir as regras de Deus para a felicidade da tua família?

V. Próxima Semana: Famílias de Fé

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: