quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Espírito Santo - Lição 05

O Cumprimento da Promessa (Atos 1 e 2)

Introdução: Você gostaria que o Espírito Santo entrasse com poder na tua vida? E sobre Ele vir em poder sobre a tua igreja? Nossa lição de hoje é a respeito do cumprimento da promessa que Jesus fez aos Seus discípulos acerca do dom do Espírito Santo. Como eles se aprontaram para Ele? Vamos mergulhar no nosso estudo e descobrir!

I. Pronto para o Dom?

A. Leia Atos 1:3-5. Foi exigida alguma coisa dos discípulos, para que eles recebessem o dom do Espírito Santo?

1. Se sim, que preparação você encontra em Atos 1:3? (Em um nível muito fundamental, você precisa acreditar que Jesus é o Messias, o qual morreu pelos nossos pecados e que ressuscitou, como prova de que derrotou o pecado e a morte.)

2. Que preparação você encontra em Atos 1:4? (Eles foram instruídos a permanecer onde estavam e aguardar.)

a. Eu pensava que ficar esperando era uma amolação. Isto pode ser uma preparação para alguma coisa?

B. Leia Atos 1:12-14. O que eles fizeram enquanto estavam esperando? (Eles estavam sempre em oração.)

1. O que você concluiria sobre a oração e a preparação para o dom do Espírito Santo?

2. Sobre o que vocês acham que eles estavam orando?

3. Note uma dica “de vida” aqui. Como eu viajo muito, por causa do meu trabalho, com freqüência me vejo tendo que esperar. O período de espera é um bom momento para orar. Isto transforma o tempo perdido em tempo produtivo.

C. Note que em Atos 1:4 e 12 Jesus lhes diz para aguardar em Jerusalém. O local certo seria um “preparação” para receber o dom do Espírito Santo?

1. Se sim, por que? (Deus pode nos dar um local específico para trabalharmos. Aqui, Jesus foi muito claro com os discípulos. Jesus desejava que o evangelho fosse pregado primeiro em Jerusalém, e disseminado a partir dali. Lucas 24:46-47.)

D. Em Atos 1:15-26 lemos que Pedro assume a liderança em selecionar um substituto para Judas. Isto era uma perda de tempo, ou era uma parte da organização, em preparação para a vinda do Espírito Santo em poder? (Isto demonstra que a organização é importante.)

E. Vamos fazer uma revisão. Em preparação para o grande dom do Espírito Santo, descobrimos que Jesus dirige [os discípulos] nos seguinte passos:

1. Conversão de seus corações, para que creiam que Jesus é o Messias ressuscitado;

2. Seguirem as orientações de Jesus com relação ao local em que deviam trabalhar;

3. Orarem enquanto aguardavam em Deus; e,

4. Organização para o trabalho.

F. Antes que deixemos esta área, vamos observar uma nota de rodapé importante. Leia Atos 1:6. O que não é necessário para o dom do Espírito Santo? (Teologia perfeita. Perfeita compreensão da missão. Às vezes nós olhamos para outros companheiros crentes cristãos e nos recusamos a juntar-se a eles no trabalho porque a teologia deles não está “à altura” dos nossos padrões elevados. Não é assim que vemos o Espírito Santo operando. Esta é uma razão pela qual eles precisavam do derramamento do Espírito Santo.)

II. O Cumprimento da Promessa

A. Leia Atos 2:1-4. Eles eram obedientes? (Sim, eles estavam em “um só lugar”, como instruídos.)

1. O que acompanha o Espírito Santo? (Ruídos, efeitos visuais e ação.)

a. Por que o som de um vento “muito forte” veio do céu? (Leia João 3:6-8. O vento é uma representação comum do Espírito Santo. Veja também Ezequiel 37:1-10.)

(1) Era realmente um vento muito forte? (Não. Atos 2:2 diz que o som era “como” o soprar de um vento muito forte. Isto quer dizer que não era realmente um vento muito forte, apenas soava como se fosse.)

b. Por que você acha que línguas de fogo vieram com o som do vento? (Leia Êxodo 19:18 e Êxodo 3:2-5. O fogo é uma representação comum de Deus.)

(1) Era realmente fogo que veio pousar sobre eles? (Atos 2:3 diz que [o que veio sobre eles] era “o que parecia línguas de fogo”.)

B. De acordo com Atos 2:3-4, quantos dos que estavam presentes foram cheios com o Espírito Santo? (Todos eles.)

C. Na semana passada discutimos a idéia de o Espírito Santo depois que Jesus havia partido. Algumas pessoas apontaram que o Espírito Santo sempre esteve presente. O que Atos 2:1-3 sugere que seja a resposta para esta questão sobre o que significa a vinda do Espírito Santo? (Deus tem estado “com” os seres humanos desde o princípio de tudo. Mas, há momentos na história quando Deus Se manifesta com poder. A entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai me vem à mente. Atos 2 é o Espírito Santo vindo em poder. Podemos ver momentos nos quais Deus quer que não haja dúvidas de que Ele está presente pronto para trabalhar!)

D. Leia Atos 2:5-6. Meu quadro mental deste evento é Pedro em pé, em alguma área pública, explicando o que está acontecendo. Mas Atos 2:2 nos diz que eles estavam em uma “casa”. Quão forte foi aquele som que parecia o de um vento muito forte? (Parece que ele podia ser ouvido desde muito longe, se não por toda Jerusalém!)

E. Vamos ver Atos 2:4-8 para compreendermos a natureza da manifestação do Espírito Santo. Qual era o propósito do dom do Espírito Santo? (Na semana passada discutimos os fabulosos milagres que vieram com o poder do Espírito Santo. Penso que seja significativo que a primeira obra do Espírito Santo, quando Ele veio em poder, tenha sido ajudar os crentes a comunicarem melhor o evangelho.)

F. Reveja Atos 1:4-8. Lembre-se que os discípulos estavam esperando que a o poder de Deus lhes desse autoridade e glória no mundo físico. Jesus lhes disse que lhes daria poder para serem testemunhas. Amigo, você oraria para que o Espírito Santo viesse sobre você em poder, para que pudesse testemunhar melhor?

G. Existe, em minha mente, um debate significativo sobre o que significa ter o dom de línguas na igreja apostólica. O que Atos 2:7-11 revela sobre o dom de línguas? (A descrição deste evento é muito clara: o dom de línguas era a capacidade de falar em idiomas estrangeiros.)

1. Por que este foi um dom importante para testemunhar o evangelho? (Leia novamente Atos 2:5. Estavam congregados em Jerusalém judeus de todas as nações. Esta é a forma perfeita de começar a espalhar o evangelho de Jesus, o Messias ressuscitado.)

2. O dom de uma linguagem incoerente teria promovido o evangelho? (Tenho muitas dúvidas se a “língua ... dos anjos” (I Coríntios 13:1) é um idioma estrangeiro. Mas que lógica existe em ser dado o dom de uma linguagem que não pode ser compreendida? O poder deve ser usado para testemunhar. Falar uma linguagem que ninguém pode compreender parece ser uma forma estranha de testemunhar. Veja I Coríntios 14:6-12.)

H. Leia Atos 2:13-16. Quando o Espírito Santo vier em poder na tua vida, haverá os que duvidarão?

1. A crítica fazia algum sentido? (Pedro não somente ataca a lógica da crítica, mas ele utiliza a Bíblia (Joel 2) pata demonstrar que isto é o cumprimento de uma profecia.)

III. A Mensagem

A. Leia Atos 2:22-24. Qual é a mensagem do Espírito Santo?

1. Você se lembra do que discutimos sobre quais seriam os passos preparatórios para vinda do Espírito Santo? Como esta mensagem se relaciona com a preparação? (O primeiro passo era a conversão do coração para crer que Jesus é o Messias. Vemos que esta é a mensagem principal daqueles que estão sob o poder do Espírito Santo.)

B. Leia Atos 2:37. Qual é a resposta a ouvir uma mensagem cheia do Espírito? (Arrependimento.)

C. Amigo, você gostaria de ter o poder do Espírito Santo na tua vida? Ore hoje pelo dom de ser uma testemunha poderosa, cheia do Espírito.

IV. Próxima Semana: O Batismo no Espírito Santo

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: