quinta-feira, 25 de setembro de 2008

As Famílias na Família de Deus - Lição 12

Convertendo os Corações no Tempo do Fim (I Reis 18, Mateus 17)

Introdução: Nesta semana vi a história de um casal que, com o passar do tempo, viu o romance definhar no seu casamento. Então a esposa foi diagnosticada com aneurisma cerebral. Sabendo que lhes restava um tempo limitado juntos, o casam reacendeu a excitação original de seu casamento. Foi necessária uma tragédia para fazer com que o casal se concentrasse naquilo que era importante. Nosso estudo desta semana é a respeito de como Deus focaliza a nossa atenção naquilo que é importante, especialmente quando consideramos o tempo de Sua Segunda Vinda. Vamos mergulhar no nosso estudo!

I. A Seca

A. Leia I Reis 16:29-32. Que tipo de rei era Acabe?

1. Quais eram os seus pecados?

B. Leia I Reis 17:1. Que afirmações Elias faz ao rei Acabe? (Que Deus está vivo e que Ele controla a chuva.)

1. Por que você acha que Deus escolheu a chuva para ser o ponto de conflito? (Leia Deuteronômio 11:16-17. Aqui e em outros lugares da Bíblia Deus liga a benção da chuva à fidelidade a Ele. O comentário The Bible Knowledge Commentary nos diz que Baal era considerado como o Deus da chuva.)

C. Me diga qual é o quadro completo aqui. O que Deus está fazendo? (Ele está desafiando Baal. Está chamando a atenção do povo para a questão de quem é o verdadeiro Deus. Quem é digno de ser adorado?)

II. A Disputa

A. Leia I Reis 18:1. Como você acha que a terra estava depois de três anos sem chuva ou orvalho?

1. Se você fosse Elias, como receberia essas instruções de Deus?

B. Leia I Reis 18:17-18. O rei Acabe aprendeu a sua lição?

1. Eu pensava que a lição era que o Deus Vivo estava no controle. O rei Acabe não aprendeu a lição?

C. Leia I Reis 18:19-20. Que quadro deste evento você tem na tua mente? (Eles estão no topo de uma montanha. O povo de Israel se ajuntou para observar. De um lado está Elias e do outro lado estão 850 profetas de Baal e Aserá (Astarote), juntamente com o rei Acabe.)

1. Se você fosse de fora e tivesse que escolher um vencedor desta disputa, que lado escolheria?

D. Leia I Reis 18:21. O que Elias está pedindo para o povo fazer? (Ele está fazendo a mesma pergunta que acabei de fazer: Qual lado vocês escolhem como vencedor? Que lado sairá vitorioso?)

1. Por que Elias pergunta isso?

a. Esta é a tua tarefa hoje? Apresentar escolhas aos outros? Tentar conquistar um compromisso?

2. Que inspiradora resposta o povo deu? Ele não disseram coisa alguma.)

a. Esta falta de resposta é boa ou má?

b. Ou é típica? O povo é como ovelhas, que estão prontas para serem conduzidas? (A boa notícia é que eles estavam prestando atenção à questão da seca o suficiente para não gritarem em favor de Baal, embora o rei e 850 profetas estivessem ao lado de Baal. Penso que é típico do povo esperar para ver.)

E. Leia I Reis 18:22-24. Finalmente tivemos uma resposta do povo. O que eles responderam? (Eles responderam à oferta de uma prova sólida.)

F. Leia I Reis 18:25-38. O que voe acha disso como uma prova clara?

1. Note I Reis 18:37. Qual é o objetivo de Elias?

G. Leia I Reis 18:39. Como o povo respondeu à uma prova clara? (Com uma decisão clara.)

1. Você não gostaria que Deus agisse desta forma atualmente?

2. Revise na tua mente o que acabamos de estudar. Que plano de Deus você vê nessa história? As pessoas se afastam de Deus. Deus cria um problema dramático para eles que cria dúvida no poder do falso deus. Quando Deus tem a atenção deles, prepara uma incrível demonstração de poder.)

III. João Batista

A. Leia Mateus 17:1-3. Qual é o futuro para o nosso amigo Elias? (Ele vai para o céu e então volta à terra para ver Jesus.)

B. Leia Mateus 17:9-13. Como a obra de João batista se compara à obra de Elias? (Leia Mateus 3:1-3. Ambos estiveram trabalhando para chamar a atenção do povo de volta para Deus. Foram uma parte fundamental do esforço para ajuntar o povo para presenciar uma grande manifestação do poder de Deus.)

1. Compare a vinda de Jesus à terra com o fogo que desceu sobre o monte Carmelo.

a. Como ambos se comparam na questão de poder?

b. Como ambos se comparam na questão de milagres?

c. Como ambos se comparam na questão de chamar a atenção?

d. Leia I Reis 18:38. Como isto te lembra de Jesus? (Jesus “queimou” o sistema sacrifical. Todo este sistema apontava para Ele e Ele o cumpriu.)

IV. O Fim dos Tempos

A. Leia Malaquias 3:17-18. Esses textos estão sendo escritos sobre que tempo?

B. Leia Malaquias 4:1-3. A referência de tempo no texto anterior não ficou clara para mim. Que esclarecimento este texto fornece?

1. Leia e compare II Pedro 3:11-13. Não há dúvida agora em minha mente que Malaquias está falando pelo menos sobre a Segunda Vinda de Jesus.)

C. Leia Malaquias 4-6. Tivemos um “Elias” vindo na pessoa de João Batista antes da primeira vinda de Jesus. É razoável esperar outro “Elias” antes da Segunda Vinda de Jesus? Esta é uma profecia que se repete? (Penso que a resposta é “sim”.)

1. Qual é o impacto de Elias sobre as famílias de fé no final dos tempos? (Ele aproximará as famílias de fé.)

a. Por que isso será verdade? (Circunstâncias difíceis podem fazer com que nos aproximemos.)

D. Vemos Deus repetindo um padrão. Primeiro, foi entre Elias e o fogo no monte Carmelo, e depois, João Batista e o poder de Jesus. Me diga, qual ato você prediz que será o primeiro, da experiência de Elias antes da Segunda Vinda?

1. Você se lembra de que Deus foi direto com relação ao “poder” de Baal? Baal era o deus da chuva e não houve chuva. Qual é o deus da nossa época? (É difícil para mim falar sobre outros países, mas p deus da nossa época nos Estados Unidos é o dinheiro e as posses.)

a. O que isto sugere logicamente que será o primeiro passo de Deus para nos preparar para a Segunda Vinda? (Atingir a nossa riqueza.)

(1) Se você duvida disso, leia Apocalipse 3:17-18 e Apocalipse 13:16-17. Ambos os textos falam do dinheiro como sendo um problema. O segundo texto nos fala que o castigo dos fiéis será a perda do uso do dinheiro.

E. Depois de “chamar a atenção” (a falta de chuva / falta de dinheiro) qual será o próximo passo lógico? (A demonstração dramática do tremendo poder de Deus! No final dos tempos teremos as duas demonstrações anteriores repetidas. Temos Jesus vindo pela segunda vez (Apocalipse 19) e finalmente, Ele enviando fogo para consumir os ímpios! (Apocalipse 20).)

F. Amigo, você vai dar a Deus a tua atenção e tua lealdade? O teste de Elias está chegando. Fortaleça a tua fé, fortaleça a tua família, para que estejam preparados!

V. Próxima Semana: Começaremos um novo trimestre, com o assunto do Espírito Santo.

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: