terça-feira, 23 de setembro de 2008

Efésios – O Evangelho dos Relacionamentos - Lição 01

A Igreja de Éfeso (Efésios 1; Atos 18 e 19)

Introdução: Meus estudos bíblicos favoritos são os que se concentram em um único livro da Bíblia. Às vezes é necessário is de uma parte a outra da Bíblia para estudar um assunto – assim como o estudo desta semana, onde olhamos o contexto da carta aos Efésios. Mas, estudarmos a Palavra de Deus da forma como Ele a inspirou nos ajuda a entender melhor a Deus. As nossas lições deste trimestre estão na carta de Paulo ao grupo de crentes que viviam em Éfeso. Vamos cair direto em nosso estudo!

I. Os Santos em Éfeso

A. Leia Efésios 1:1. Quem escreveu o livro de Efésios? (Paulo.)

1. Para quem ele escreveu este livro? (Este livro é uma carta que Paulo escreveu aos “santos” na cidade de Éfeso.)

2. Planejamos ler as palavras de Paulo e aprender alguma coisa delas. Está certo lermos uma carta que foi escrita para os “santos”?

a. Estamos capacitados para lê-la? Estamos qualificados?

b. Como Paulo define os “santos”? (Aqueles que são fiéis em Jesus.)

(1) É teu desejo ser fiel a Jesus? (Se é, então este livro é para você!)

II. Santos Específicos em Éfeso

A. Leia Atos 18:18-21. Quem eram dois dos santos em Éfeso? (Priscila e Áquila.)

1. O que eles estavam fazendo aqui? (Eles ajudaram a estabelecer a igreja em Éfeso.)

B. O que você sabe sobre Priscila e Áquila? (Leia Atos 18:1-2. Eles eram refugiados da perseguição. O imperador de Roma tinha ordenado que todos os judeus deixassem a capital. Aparentemente eles haviam se convertido através de Paulo eles viajaram junto com Paulo para Éfeso.)

1. Note que quando Paulo apresenta este casal pela primeira vez, ele menciona o nome do homem em primeiro lugar. Mas tarde, em todas as referências, exceto uma, ele sempre menciona primeiro o nome da esposa. Por que? (Ela deve ter sido a mais proeminente entre os dois obreiros. Um comentário sugere que ela pode ter sido de uma família nobre, outro comentário diz que ela era a mais inteligente dos dois.)

2. Leia Atos 18:3. Com o que este casal trabalhava para seu sustento? (Eles eram fabricantes de tendas. O comentário IVP Bible Background Commentary nos diz que “fabricantes de tendas” era um termo usado por alguém que trabalhava com couro em geral.)

a. Note este quadro: eles eram refugiados que trabalhavam com couro. De que qualificações nós precisamos para sermos importantes obreiros para Deus?

C. Leia Atos 18:24. Quem mais nós encontramos em Efésios? (Apolo.)

1. O que aprendemos sobre Apolo? (Ele era educado e conhecia muito bem o Antigo Testamento.)

D. Apolo tinha estado anteriormente em Corinto. Leia I Coríntios 1:10-12. O que isto sugere sobre Apolo? (O rapaz era um líder de grande influencia.)

E. Leia I Coríntios 3:5-6. Que tipo de trabalho Apolo realizou em Corinto? (Obviamente ele era um mestre. Paulo apresentou Jesus a eles e aparentemente Apolo proveu maiores ensinamentos sobre o porque Jesus era o Messias, com base no Antigo Testamento.)

F. Leia Atos 18:25. Quais eram as limitações do ensinamento de Apolo? (Ele conhecia apenas o batismo de João.)

1. O que é o “batismo de João”? (Leia Mateus 3:11. João batizava com água para o arrependimento. Jesus batizava com o Espírito Santo e com fogo.)

G. Leia Atos 18:26. Qual foi a importância, para a pregação e liderança futura de Apolo, destes dois fabricantes de tendas? (Este texto mostra como cada um tem um papel importante na obra. Apolo era um verdadeiro intelectual. Priscila e Áquila eram fabricantes de tendas. Os fabricantes de tendas forneceram os ingredientes que faltavam ao ministério de Apolo. Juntos, eles foram uma benção para a igreja de Éfeso.)

1. Em que os métodos de ensino dos fabricantes de tendas e de Apolo eram diferentes? (Priscila e Áquila pareciam ser mestres na base de “um a um” (Atos 18:26), enquanto que Apolo era bom com grandes grupos.)

III. Paulo Começa em Éfeso

A. Leia Atos 19:1-3. O que significa dizer que aqueles homens eram “discípulos”, mas não possuíam o Espírito Santo? (Como Apolo, eles criam que Jesus era o Messias, mas só tinham avançado até o ensino de João Batista. Eles não compreenderam completamente a obra de Jesus.)

1. Quão sério é este problema – não ter o Espírito santo em tua vida? (Leia Romanos 8:9. O Espírito Santo é essencial para uma vida correta.)

a. Leia Romanos 8:16. O que este texto sugere que seja um papel importante do Espírito Santo na vida do cristão? (O Espírito Santo ajuda a confirmar em nossa vida que estamos de acordo com a vontade de Deus.)

B. Leia Atos 19:4-5. O arrependimento é suficiente? (Simplesmente nos arrependermos de nossos pecados não é suficiente. Você precisa acreditar na vida e morte de Jesus em teu lugar, e precisa da direção do Espírito Santo.)

1. O que sabemos sobre a disposição destes homens em aceitar verdades adicionais? (Eles entenderam que Paulo os estava ensinando uma verdade adicional. Eles a aceitaram imediatamente.)

a. E você? É uma pessoa aberta a verdades adicionais?

C. Leia Atos 19:6. Como este relato bíblico “prova” que eles receberam o dom do Espírito Santo? (Eles falaram em línguas e profetizaram.)

1. É bem claro que no [dia de] Pentecoste (Atos 2:4-11), o dom de línguas foi a capacidade de falar línguas estrangeiras. O que o contexto sugere aqui? (Não haveria necessidade de falar em línguas estrangeiras. Essas doze pessoas tinham estado trabalhando juntas. Eles falavam a mesma língua de Paulo, porque compreenderam seus ensinamentos.)

2. O que você diria se, depois de um batismo na tua igreja, alguém falasse em línguas?

3. Se aqueles que são batizados não falam em línguas, isto é uma prova de que só possuem o “batismo de João” e que não receberam o dom essencial do Espírito Santo? (A resposta tem que ser “não”, ou então a pergunta retórica de Paulo em I Coríntios 12:30 (com a resposta implícita sendo “não”) não faria sentido. Nem todos precisam falar em línguas, o que quer que isso signifique. Porém, Atos 19:6 é claro em que Paulo ficaria chocado em ouvir que nós nos chocaríamos se alguém falasse em línguas depois de ser batizado em nossa igreja.)

D. Vamos voltar por um momento e considerar o que aprendemos até aqui. O que foi necessário para que se estabelecesse uma igreja em Éfeso? (Foram necessárias várias pessoas comprometidas, foram necessários mestres, corações abertos, e o poder do Espírito Santo.)

IV. O Método de Paulo em Éfeso

A. Leia Atos 19:8-9. Por que Paulo iria primeiro à sinagoga para ensinar? (O cristianismo era o cumprimento do judaísmo. Assim como faltava às pessoas do “batismo de João” os próximos passos essenciais para a salvação e a vida correta, também Paulo precisava trazer a mensagem de Jesus o Messias aos outros judeus.)

1. Paulo foi bem sucedido?

2. Que lição Atos 19:9 nos ensina acerca de apresentarmos o evangelho? (Em algum ponto você diz, “Estes que estou tentando converter já ouviram o bastante, eles devem tomar uma decisão, eu estou seguindo em frente.”)

a. O que este texto ensina, se é que ensina, sobre tentarmos alcançar membros antigos que se afastaram?

B. Leia Atos 19:10. Analise como Paulo agiu para disseminar o evangelho na Ásia? (Acho interessante que Paulo não foi de porta em porta tentando convencer as pessoas. Quando ele chegava a uma nova cidade, começava a trabalhar com o grupo que ele pensava que seria mais receptivo. Quando eles tinham tido uma oportunidade adequada para tomarem uma decisão, tomava os conversos consigo e começava a pregar em um local público, onde as pessoas se sentiam à vontade para discutir assuntos novos. As pessoas vinham a ele. Então elas compartilhavam a nova verdade com seus amigos.)

C. Leia Atos 19:11-12. Qual é a tua reação a isto? Compare com Atos 5:15 e II Reis 13:21.

D. Leia Atos 19:13-16. Esta história é uma advertência sobre ser presunçoso a respeito do tipo do poder espiritual especial que acabamos de ler em Atos 19:11-12?

E. Leia Atos 19:17-18. Por que estes eventos levariam as pessoas a confessar seus atos maus? (O cristianismo não é um truque mágico. O poder do Espírito Santo é uma coisa séria que requer uma resposta séria.)

F. Amigo, e você? O poder do Espírito Santo está trabalhando na tua vida? Vemos, através do estabelecimento da igreja de Éfeso que Deus pode usar trabalhadores em todas as atividades da vida. Se você está disposto, Ele pode te usar e te dar o poder através do Espírito Santo.

V. Próxima Semana: Efésios: Celebrando os Relacionamentos

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: