sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Evangelho, 1844 e o Juízo - Lição 10

Roma e Antíoco (Daniel 7 e 8)

Introdução: Qual é a importância das pesquisas de opinião? Se você concorda com a maioria, isto te dá um conforto de que está certo e que o resto do mundo está, basicamente, “pensando certo”. Por outro lado, se você está do lado minoritário, pensa “O que há de errado com essas pessoas?” Duvido que muitas pessoas que tenham formado uma opinião forte a respeito de um assunto sejam abaladas por pesquisas de opinião mostrando que a maioria discorda delas. Nesta semana, estaremos do lado da minoria: estamos estudando e argumentando o que é, hoje em dia, uma posição minoritária acerca de Daniel 7 e 8. Vamos pular para dentro da controvérsia!

I. Daniel 7 e o “Chifre Pequeno”

A. Quando estudamos os animais de Daniel 7 (Daniel 7:4-7, que encontra-se na lição 4 desta série), pensamos que o seu significado era semelhante a alguma coisa que já houvéssemos visto anteriormente no livro de Daniel? (Sim. Em Daniel 2 tivemos um vislumbre da história profetizada no sonho da estátua. Ela representava quatro reinos: Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma, os quais sirgiram e caíram sucessivamente. Achamos que os animais de Daniel 7 representavam os mesmos impérios mundiais que vimos em Daniel 2.)

B. Vamos ler até o final deste sonho. Leia Daniel 7:8-14. Se este sonho é uma afirmação a respeito da história do mundo e do juízo final, como eu penso que seja, como você se sente acerca disso? (Assim como no sonho de Daniel 2, Deus tem um juízo. Deus e Seu povo vencem. Deus triunfa na história dos seres humanos.)

1. Que duas atividades de Deus são reveladas por este sonho? (Os versos 9-10 mostram que Deus estabeleça um julgamento no céu e os versos 11-14 mostram a destruição dos poderes terrestres e a coroação de Jesus (o “filho do homem” – Mateus 17:22).)

2. Quando este julgamento parece começar? (Ele parece começar antes do final dos tempos, quando o “chifre pequeno” ainda está atuando.)

C. O que, em geral, a estátua de Daniel 2 e os animais de Daniel 7 nos ensinam? (Deus está no controle dos reis, reinos e do desenrolar da história. Há uma luta universal entre o bem e o mal. Deus tem um juízo que está por vir. Neste maio tempo, Deus se alia a seres humanos fiéis para revelar a derrota futura do mal.)

D. Leia Daniel 7:15-16. Qual é a reação de Daniel ao sonho dos animais? Você vê aqui que Daniel não é um “homem comum”? (Daniel está preocupado com o sonho. Ele quer saber o que significa, e então pergunta. Ele está disposto a parar e pedir informações!)

1. Quem é esta pessoa de quem Daniel se aproxima no verso 16? (Na última parte da visão de Daniel ele está observando o que acontece no céu. A conclusão razoável é que Daniel se aproxima de um ser celestial e pede ajuda na interpretação do sonho.)

E. Leia Daniel 7:19-20. O que há de diferente neste quarto animal? (A primeira coisa é que ele é aterrorizante. Porém, todos os animais parecem bastante assustadores para mim. A principal diferença são os chifres. Daniel 7:7 assinala o fato de ele ser diferente e nota especificamente os chifres.)

1. O que há de especial a respeito deste chifre? (Ele parece estar identificado com uma pessoa. Note que com os primeiros três animais, Babilônia (Daniel 7:4) é descrita com características “humanas”. O chifre, assim como a Babilônia, é descrito com traços “humanos”.)

F. Leia Daniel 7:21-22. O que mais aprendemos sobre este chifre pequeno? (Que ele persegue os cristãos e os está derrotando. As suas vitórias sobre os santos chegam ao fim com o julgamento de Deus. Compare com Daniel 7:8-11.)

G. Leia Daniel 7:23-25. O intérprete celestial diz que os chifres são dez reis. Como isto se compara com o sonho de Nabucodonosor acerca da estátua? (Encaixa-se perfeitamente. Nenhum reino mundial dominou depois de Roma. Ao contrário, o Império Romano transformou-se em pés e dedos (provavelmente você tem dez deles – assim como os dez chifres) que são uma mistura de ferro e barro. Portanto, vemos que depois do Império Romano temos nações que são fracas (barro) e fortes (ferro), mas nenhuma delas governa o mundo. Compare com Daniel 2:40-43.)

II. Examinando o “Chifre Pequeno” de Daniel 7

A. Quando o “chifre pequeno”, que se parece com um homem, surge? (Ele surge após a divisão do Império Romano nos dez reinos. Daniel 7:24 diz que ele se levanta “depois” dos “dez reis que sairão desse reino”[Romano].)

1. Por quanto tempo este “chifre pequeno” estará no poder? (Temos duas declarações acerca do tempo. Ele está no poder até o tempo do juízo celestial (Daniel 7:8-9, 26) e está no poder por “um tempo, tempos e meio tempo”. (Daniel 7:25.).)

2. A opinião da maioria é que o “chifre pequeno” é um selêucida de menor importância chamado Antíoco Epifânio, que governou por onze anos, entre 175 e 164 A.C.. Antíoco chegou ao poder depois da morte de Alexandre o Grande, ao final do Império da Grécia. (Veja Goldstein, Graffiti in the Holy of Holies, p.39-42.)

a. Antíoco Epifânio se encaixa na descrição do chifre pequeno? (Não. O período está completamente errado. Antíoco chegou ao poder antes, e não depois do Império Romano. O comentário Treasury of Scripture Knowledge demonstra que os dez reinos nos quais o Império Romano ocidental se dividiu foram estabelecidos entre 356 e 526 A.D. Portanto,. Antíoco está mais de 500 anos adiantado para se encaixar no cumprimento desta profecia. Além disso, o seu reinado de 11 anos dificilmente se estende até o tempo do juízo final.)

B. Se Antíoco tem tantas dificuldades históricas para se encaixar, por que a maior parte dos comentaristas pensa que o chifre pequeno é Antíoco? Vamos continuar com o nosso estudo.

III. Daniel 8 e o “Chifre Pequeno”

A. Leia Daniel 8:9-12. Você acha que o chifre de Daniel 8 é a mesma coisa que o chifre pequeno de Daniel 7?

1. Para refrescar a memória, dê uma olhada em Daniel 7:8, 11-12, 20-25 para comparar o chifre pequeno de Daniel 7 com o de Daniel 8. Por que razões você acha que eles são a mesma coisa? (Ambos são chifres com características humanas. Ambos se opõe a Deus. Ambos se opõe ao povo de Deus. Ambos são destruídos por Deus.)

2. Que razões você consegue pensar pelas quais estes chifres seriam diferentes? (O chifre de Daniel 8 é descrito como atacando o santuário – embora isto não seja mencionado a respeito do chifre de Daniel 7.)

B. Qual é o período da chegada do chifre pequeno de Daniel 8? (Embora p chifre de Daniel 7 claramente surja a partir (depois) do quarto animal, o chifre de Daniel 8 surge a partir (depois) do bode (Daniel 8:8-9).

1. O que o bode representa? (leia Daniel 8:21-23. O bode representa a Grécia e o chifre pequeno surge da Grécia.)

C. O período histórico está errado para Antíoco ser o chifre de Daniel 8:9? (O período histórico de Antíoco se encaixa muito melhor em Daniel 8. Ele surgiu a partir da fragmentação do império Grego (que é a razão pela qual ele não pode ser o “chifre pequeno” de Daniel 7 – este veio da fragmentação do império Romano).)

D. Você consegue ver a base do conflito? Se os chifres pequenos de Daniel 7 e Daniel 8 são a mesma coisa, então a turma do “chifre pequeno = Antíoco” chega a esta conclusão aplicando a sua interpretação de Daniel 8 a Daniel 7. A turma do “chifre pequeno = Roma papal” (da qual eu faço parte) aplica a sua interpretação de Daniel 7 a Daniel 8. (Para uma explicação do motivo pelo qual penso que o “chifre pequeno” de Daniel 7 é Roma papal, leia a lição 4 desta série, a qual cobre uma grande parte deste material.)

IV. Resolvendo o Conflito

A. Se você concorda que o “chifre pequeno” é o mesmo poder em Daniel 7 e Daniel 8, então que razão você tem para pensar que ele não é Antíoco? Um argumento baseado simplesmente na questão do período histórico parece ser difícil de defender, porque quando se trata do período histórico, o argumento deles parece ser tão bom quanto o nosso.

B. Vamos revisar Daniel 8:9-12. Considere o restante da descrição deste chifre. Ele se encaixa melhor com Roma pagã e Roma papal, ou com Antíoco? (A descrição do poder deste chifre se compara ou excede a descrição do poder do carneiro e do bode. Por exemplo, o carneiro é chamado (Daniel 8:4) de “grande” e o bode é chamado (Daniel 8:8) de “muito grande”. Porém o chifre é descrito (verso 10) como sendo grande o bastante para alcançar os céus. Como o chifre é descrito como chegando a ser maior do que a Medo-Pérsia e a Grécia, dificilmente seria apropriado concluir que os 11 anos do reinado de Antíoco, um rei selêucida de menor importância, seja comparável aos impérios Persa e Grego! Por outro lado, o império Romano (tanto em sua fase pagã quanto Papal) é claramente comparável aos impérios Persa e Grego.)

1. Roma destruiu (Daniel 8:11) destruiu o santuário? (Os romanos destruíram o templo de Deus no ano 70 A.D.. Salmos 79:1 se refere à primeira destruição de Jerusalém e do templo como sendo uma “profanação” do templo.)

2. Roma alcançou (verso 8:10) os céus, atirou parte dos cidadãos do céu ao chão e os pisoteou?

V. Gabriel e a Questão do Chifre Pequeno

A. Leia Daniel 8:23-25. Vamos agora para a explicação adicional de Gabriel sobre a parte do chifre no sonho de Daniel. Quem é o Príncipe dos príncipes a que se refere o verso 25? (Só pode ser Jesus.)

1. Roma fez alguma coisa contra Jesus?

2. Como este texto se encaixa na referência de Daniel 8:10 sobre o chifre alcançar os céus e pisotear as hostes das estrelas? (Roma crucificou a Jesus. Penso que isto se encaixa tanto na descrição de pisotear os cidadãos do céu quanto se insurgir contra o Príncipe dos príncipes.)

B. Como termina o chifre? (Daniel 8:25 nos fala que é destruído por um podre que não é humano.)

1. O que você acha que isto significa? (A conclusão lógica é que ele é destruído por Deus.)

C. Amigo, eu compreendo o argumento daqueles que concluem que o poder representado pelo chifre pequeno de Daniel 8 é Antíoco Epifânio. Por outro lado, creio que Roma (tanto em sua faze política quanto na fase papal) se encaixa melhor na profecia. Depois de batalharmos com este estudo, você poderá dizer: “E então, Bruce!? Por que este ponto aparentemente insignificante da profecia é tão importante?” Na próxima semana discutiremos se ele é importante e por que.

VI. Próxima Semana: O Santuário e o Chifre Pequeno

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: