sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Evangelho, 1844 e o Juízo - Lição 14

O Significado do Juízo Hoje (Salmos 73)

Introdução: Chegamos à nossa última lição da “série 1844”. O que aprendemos até aqui? Aprendemos que Deus revelou a Daniel (e a todos os que crêem) como os eventos mundiais ocorreriam até o final da história humana. Deus revelou o momento da [primeira] vinda de Jesus. Deus mostrou como o evangelho seria uma mensagem para todos. Deus mostrou que existe um julgamento no final dos tempos, e que o padrão para este julgamento é a justificação através de uma fé significativa. Nós queremos que o mundo acabe com um julgamento? Queremos ser julgados? Vamos terminar esta série mergulhando na questão de se desejamos aquilo que Deus revelou!

I. Julgue-me ou Não?

A. Leia Salmos 73:1. Esta afirmação é verdadeira? Você tem “certeza” de que Deus é bom para com os que são puros de coração?

B. Leia Salmos 73:2-3. Por que você acha que esta pessoa quase “escorregou”? (Ele começou a duvidar da verdade de Salmos 73:1. Talvez Deus não seja tão bom assim para com os fiéis.)

1. O que causou a dúvida na mente desta pessoa? (Ele viu que os arrogantes eram prósperos.)

2. Você também já viu isso? As pessoas más se dão bem?

3. Note que ele “teve inveja” dos arrogantes. Isto é uma violação dos Dez Mandamentos? (Veja Êxodo 20:17.)

a. Leia II Pedro 2:1. É correto ter inveja?

4. Se esta pessoa não tivesse violado as leis de Deus, será que teria problemas com a dúvida?

5. Note também que ele chama os ímpios ricos de “arrogantes”. Por que você acha que ele faz isso? (Provavelmente isto surge em parte da sua inveja. Por que eles deveriam ser ricos e eu não? Eles estão “de nariz empinado comigo” por causa de sua riqueza.)

C. Leia Salmos 73:4-5. Isto é verdade na tua experiência? (Isto pode ser uma impressão de alguém que está olhando de fora da situação.)

1. Vamos ler alguns textos sobre isso. Leia Eclesiastes 7:12, Eclesiastes 10:19 e Provérbios 10:15. O que o dinheiro e a riqueza fazem com você? A Bíblia nos diz que o dinheiro é uma fonte de proteção de muitos problemas.)

D. Leia Salmos 73:6. O que significa ter o orgulho como um colar? (Você é orgulhoso de forma óbvia. Você se veste com o orgulho.)

1. Você acha que o problema está apenas com os ímpios ricos aqui? A inveja está falando conosco? (Minha leitura desta situação é que o autor inveja o dinheiro, e portanto, tem um “radar” especial para o orgulho dos ricos.)

E. Até aqui, parece haver algum problema em ser rico? (Isto parece ser bom – mesmo este autor da Bíblia quer isso, porque está cheio de inveja.)

1. Existe um lado escuro nesta riqueza. Leia novamente Salmos 73:6. O fato de cometer violência vem de ser rico? (Este texto pode se referir ao ganho injusto – mas o hebraico diz “violência”, e é assim que a maioria dos tradutores coloca o termo.)

F. Leia Salmos 73:7-8. Você acha que esses traços de caráter vêm por ser rico? Eles são encorajados pelo fato de ser rico? (Aqui não é somente a inveja falando. Se o dinheiro te dá a “chave” para a maior parte dos problemas, então ele te dá a sensação de que você está acima das regras que governam os outros. Você é tentado a flexibilizar as regras para ajudar a si próprio.)

G. Leia Salmos 73:9. O que deixa o salmista realmente maluco? (Eles se dizem pessoas boas! (ou, dizem que o céu não importa, porque eles estão no comando.) O salmista os inveja, e está indignado com eles porque são bem sucedidos e ímpios, e agora eles até se dizem bons (ou que não tem necessidade de serem bons) – o que era a base do salmista para se sentir superior a eles!)

H. Leia Salmos 73:10-11. Essas pessoas ímpias e ricas são populares? (Sim.)

1. Qual é o efeito sobre a população em geral pelo fato de os ímpios serem ricos, felizes, populares e (supostamente) justos? (As pessoas comuns ficam se perguntando se existe um Deus que está prestando atenção.) “Terá conhecimento o Altíssimo?” O nosso Deus está atento sobre o que está acontecendo? Será que realmente importa a forma como vivemos?)

I. Leia Salmos 73:12-14. Que comparação o autor está fazendo entre a sua vida e a vida dos ímpios? (Eles tem tudo de bom, ele tem tudo de ruim.)

1. O problema dele é a sua falta de dinheiro? (Muito provavelmente, pelo menos em parte.)

J. Ele mencionou antes que o seus pés quase tinham escorregado. Salmos 73:13 explica isso. Qual é a reação desta pessoa? (Ele foi bom sem qualquer razão.)

1. Minha Bíblia tem uma anotação dizendo que o autor deste salmo é uma pessoa chamada Asafe. O que você acha de Asafe?

2. Você acha que Asafe levantou um ponto importante?

3. Colocando de forma simples, Asafe está perguntando: “Que bem existe em ter um Deus, obedecer este Deus, se Deus não vai te recompensar por isso?”

a. Você concorda com o ponto de vista de Asafe?

b. Ou Asafe é um “homenzinho” de visão distorcida, invejoso, que precisa sair e viver a vida, e parar de criticar a Deus?

K. Leia Salmos 73:15. Asafe falou sobre seus sentimentos com mais alguém além de Deus? (Aparentemente não. Ele crê que se compartilhasse esses pensamentos com o povo de Deus, os estaria traindo.)

1. O que isto diz sobre o caráter de Asafe? (Isto o coloca sob uma visão muito favorável. Ele está preocupado sobre levar a outros a perder a sua fé, e então ele luta em sua própria mente com suas questões a respeito de Deus.)

2. Existe aqui uma lição para nós? (Certamente é uma coisa boa não destruir a fé dos outros, mas penso que é melhor encontrar alguém que seja forte na fé e dividir tuas questões acerca de Deus com esta pessoa.)

II. A Resposta: Julgamento

A. Leia Salmos 73:16-17. Como o santuário de Deus é a resposta para aquilo que Asafe não conseguia descobrir de outra forma? (O santuário refere-se ao plano de Deus para tratar com o pecado. Ele apresenta o caminho do perdão e o caminho do juízo. O santuário fez com que Asafe se lembrasse de que um julgamento se aproxima.)

1. Como esta resposta se encaixa com a nossa série de lições deste trimestre? (Nossas lições foram sobre um vislumbre da história, terminando com o julgamento de Deus.)

B. Leia Salmos 73:18-20. Por que isto é tão bom?

1. E Asafe e a sua inveja? Ele não estaria sujeito ao julgamento?

2. Será que Asafe, com este “pequeno” pecado da inveja, mais justo do que os ímpios ricos que praticam a violência? (Você quer o julgamento para os outros, mas não para si mesmo.)

3. Baseado na nossa discussão da semana passada, Por que você acha que o pecaminoso Asafe é salvo, enquanto que os ímpios ricos não são? (Ele se volta para Deus! Todo o Salmo 73 é uma súplica para que Deus acerte as coisas. A essência da justificação pela fé não é um caráter perfeito, é a confiança em Deus!)

C. Por que o julgamento é importante para o plano da salvação? (Podemos ter confiança de que Deus colocará as coisas no lugar em um julgamento. Podemos descobrir que a vida agora é injusta conosco. Mas se nos apegarmos a Deus, Ele prometeu que vai acertar tudo de uma forma mais do que justa para Seu povo.)

D. Leia Salmos 73:23-24. Se Deus não nos dá, necessariamente, riqueza e sucesso aqui, o que Ele nos dá? (Ele nos dá a Sua presença. Há muitos anos atrás, a secretária que trabalhava comigo me deu um quadro de Jesus falando com um advogado (ou um homem de negócios) e, por baixo, ela colocou as palavras de Salmos 73:24. Este quadro está pendurado em meu escritório hoje. Deus guiará aqueles que confiam nEle, que seguem Seus conselhos enquanto estão aqui na terra, e, finalmente, os levará para o céu!.)

E. Leia Salmos 73:25-26. Amigo, esta é a chave do julgamento. Embora as coisas possam não ser perfeitas na tua vida, Deus promete que acertará tudo. Ele destruirá os ímpios no juízo. Ele salvará aqueles que se arrependem de seus pecados e aceitam pela fé a vida e a morte de Jesus em seu lugar. Você vai dizer, com Asafe, “A quem tenho nos céus senão a Ti?” Jesus está no céu, exatamente agora, como nosso Sumo Sacerdote, agindo em nosso favor no santuário celestial. Confie nEle e não no sistema do “Chifre Pequeno”, de nossas próprias obras, e você terá a vida eterna!

III. Próxima Semana: Iniciaremos uma nova série de lições sobre o livro do Gênesis.

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: