terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sua Maravilhosa Cruz - Lição 07

Passagem Para o Calvário (João 18; Mateus 26 e 27)

Introdução: Todos querem ser tratados com justiça. Quando achamos que fomos tratados injustamente, ficamos com raiva. Nos estados Unidos, também saímos e contratamos um advogado! Em minha experiência, a maior parte das pessoas que são maltratadas pelas autoridades, e que acham que podem fazer algo para corrigir o maltrato, fazem tudo o que está ao seu alcance para corrigir as coisas. Nesta semana estudaremos o julgamento injusto e o abuso sofridos pelo ser mais poderoso do universo. Ele tinha poder para “revidar”. Ele usou este poder? Vamos pular para dentro de nosso estudo!

I. A Prisão

A. Leia João 18:2-3. Imagine que você é um dos discípulos de Jesus. Consegue ver e ouvir os soldados vindo em direção a vocês? (Eles tinham tochas e armas. Estou certo que você poderia vê-los chegando.)

1. Como você se sentiria ao ver este grupo se dirigindo para vocês? (O comentário IVP Background Commentary nos diz que durante a Páscoa a lua estava quase cheia. Portanto, você seria capaz de ver não apenas as tochas, mas também veria o grupo vendo na tua direção.)

2. Sabendo que era lua cheia, por que eles estariam trazendo tochas? (Aparentemente eles esperavam ter que procurar por Jesus em esconderijos.)

B. Leia João 18:4-5. Por que João nos explica que Jesus sabia “tudo o que lhe ia acontecer”? (Uma vez que João relata a pergunta “A quem vocês estão procurando?”, ele quer que saibamos que Jesus fez esta pergunta com outro objetivo, e não para conseguir informação. Jesus não foi surpreendido pela Sua prisão.)

1. Se Jesus não estava querendo informação, por que Ele fez a pergunta? (Judas estava ali para identificar a Jesus. A presença de Judas assume que Jesus tentaria de misturar na multidão. Porém, Jesus não faz nada disso. Ele avança com ousadia e dá o Seu nome.)

2. O que você acha que seja significativo no fato de Jesus ter respondido “Sou eu”? (Compare com João 8:58. “Eu sou” é uma afirmação do fato de ser Deus. Jesus avança sem medo e declara que Ele é Deus.)

C. Leia João 18:6. Por que os soldados caíram? Eles mandaram um destacamento de bêbados para prender a Jesus? (Os comentários sugerem que a afirmação de Jesus, “Eu Sou”, não é clara aqui. Eles dizem que a expressão poderia simplesmente significar que Ele era a pessoa. Meu ponto de vista é que o verso 6 revela que Jesus pretendia afirmar o “EU SOU” (veja Êxodo 3:14). Poder celestial confirmou a afirmação “EU SOU” e impressionou os soldados.)

1. Leia Atos 26:13-15. Que comparações você vê nestas duas situações?

2. Temos o poder de Deus sendo mostrado momentaneamente no jardim contra os soldados. Por que Jesus mostrou este poder? (Esta é mais uma evidência de que Jesus deu Sua vida voluntariamente. Ele tinha o poder de interromper a Sua prisão.)

D. Leia João 18:7. Que tom de voz você acha que Jesus usou aqui? (Se fosse eu, teria um sorriso de ironia no meu rosto: “OK, grandalhões, quem é que vocês estão procurando?” Tenho certeza que Jesus era mais maduro do que eu.)

II. O Pré-Julgamento

A. Leia João 18:2-14. Por que eles trariam Jesus a alguém que não era o sumo sacerdote? (Ellicot aponta que Anás era o sumo sacerdote. Embora ele tivesse sido “destituído” pelos romanos, tinha tal influência que foi capaz de ter cinco de seus filhos, bem como seu genro, escolhidos como sumo sacerdotes depois dele. Assim, Jesus foi levado ao “especialista” em política judaica.)

1. Por que João comenta sobre os pontos de vista de Caifás, o genro de Anás? Ele quer que nós compreendamos a razão do preconceito contra Jesus.)

B. Leia João 18:19-21. Por que Jesus não responde as perguntas do ex-sumo sacerdote? Que razões você dá para a resposta de Jesus? (1. Tenho lido que a lei americana contra a auto-incriminação tem suas raízes nas leis Romana e Judaica. A lei judaica exigia claramente o relato de uma testemunha em um caso de assassinato (Números 35:30). Duas ou três testemunhas eram exigidas para impor a pena de morte (Deuteronômio 17:6). Assim, Jesus está fazendo uma declaração do tipo “Meritíssimo, eu protesto a ter que testificar contra Mim mesmo.” 2. Ele está sendo questionado na calada da noite em uma reunião particular. Jesus compara isto aos Seus ensinamentos, que eram abertos e em público.)

C. Leia João 18:22-23. Que tipo de inquisição é esta? (Violenta e injusta. João pinta um quadro de uma liderança judaica que não estava interessada em um julgamento justo.)

1. Como você reage quando as pessoas te tratam injustamente? E se o sistema de governo, que deveria ser justo, é injusto com você? Como você reage a isto?

a. Que tema você vê até aqui, nestes textos? (Este é o evangelho, que Jesus morreu injustamente em nosso lugar. Aquele que não tinha pecado morreu pelos nossos pecados.)

III. O Julgamento de Caifás

A. Leia Mateus 26:57, 59-60. Jesus é levado agora diante do sumo sacerdote verdadeiro, Caifás, onde eles decidem seguir (um tipo de) normas de justiça. Qual foi o problema em seguirem estas irritantes normas de justiça? (As falsas testemunhas não conseguiam concordar entre si!)

1. O que deveria ter acontecido neste ponto? (Leia Deuteronômio 19:16-21. As falsas testemunhas, em um julgamento que envolvia a pena capital, deveriam ser mortas.)

a. Quem você acha que estava por trás dessas falsas testemunhas?

(1) Quem, então, deveria estar sendo julgado, em vez de Jesus?

B. Leia Mateus 26:60b-61. Este testemunho parece certo para você? Compare com João 2:19.

1. Esta declaração é digna da pena de morte?

2. O que você vê de irônico acerca dos testemunhos / acusações que os líderes judaicos foram finalmente capazes de ajuntar contra Jesus?

a. Vamos olhar o contexto de João 2:19, lendo João 2:18. Sobre o que Jesus está falando quando Se refere ao “templo”? Leia João 2:21-22. Ele está se referindo a Si mesmo. A ironia disso é que este é o resultado preciso deste julgamento; a morte de Jesus e a Sua ressurreição em três dias.)

C. Leia Mateus 26:62-63. Por que Caifás faria a ligação entre a destruição e a reconstrução do templo com e fato de ser o Messias? (O comentário The New Bible Commentary nos diz que se esperava que o Messias restaurasse e reconstruísse o Templo. Portanto, existe uma ligação lógica.)

1. O que há de errado na pergunta de Caifás? (Novamente, ele está tentando fazer com que Jesus Se auto-incrimine.)

D. Leia Mateus 26:64. O que a resposta de Jesus diz sobre aqueles que afirmam que Jesus era um homem bom e santo, mas que não era Deus?

1. Compare com Daniel 7:13-14. Se Caifás conhecia o livro de Daniel, o que ele deveria ter concluído?

E. Leia Mateus 26:65-66. Parece que Caifás não conhece Daniel! Qual é a conseqüência de Caifás entender claramente as declarações de Jesus? (Este fato o condena. Ele anuncia o crime de blasfêmia; portanto o sumo sacerdote compreende claramente a afirmação de Jesus de que Ele é o Messias.)

F. Leia Mateus 26:67-68. O que este texto nos ensina sobre o grupo que estava “julgando” a Jesus?

1. Quando eles fizeram a pergunta “Profetize-nos, ... quem foi que lhe bateu?” o que isto sugere sobre a natureza do golpe? (Que eles estavam batendo em Jesus pelas costas.)

2. Como você reage a golpes inesperados na cabeça?

3. Como você reage a pessoas que cospem na tua face?

4. Como você reage a pessoas que te dão tapas?

5. Agora responda as três pergunta acima considerando que você tem poder absoluto sobre as pessoas que batem, cospem e dão tapas.

IV. O Julgamento de Pilatos

A. Leia João 18:28-30. O que você acha da respostas dos líderes judaicos a Pilatos?

1. Esta resposta demonstra respeito? Bom senso?

2. O que você acha da preocupação dos líderes a respeito de poderem comer a Páscoa? (Novamente João traz a nossa mente a ironia da situação.)

B. Leia João 18:31. Pilatos reage como eu esperaria que qualquer juiz reagisse. O que se passa nas mentes dos líderes judaicos para que eles falem com Pilatos desta forma? (Este comportamento demonstra ira e arrogância. Aparentemente eles pensam que podem intimidar a Pilatos.)

C. Pilatos faz algumas perguntas a Jesus. Leia João 18:38 e João 19:1. Os líderes judaicos julgaram corretamente a Pilatos?

D. Leia Mateus 27:19. Mateus nos diz que nesta mesma hora a esposa de Pilatos mandou a ele esta mensagem. Quem deu este sonho à esposa de Pilatos? (Deus.)

1. Por que Deus faria isto? (Nenhum juiz em toda este série de julgamentos está sem uma advertência de Deus.)

E. Amigo, e você? Como você julgaria a Jesus? A tua resposta tem o poder de mudar a tua vida. Por que não aceitá-lo hoje como teu Rei e Redentor?

V. Próxima Semana: Trevas ao Meio-Dia

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: