sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Evangelho, 1844 e o Juízo - Lição 02

O Juízo Vai Começar (Daniel 12; Mateus 7-8; Gênesis 3)

Introdução: “Juízo”. Eis aqui uma palavra sobre a qual as opiniões divergem. Se estivermos falando sobre alguém que fez alguma coisa para nos prejudicar, bem, o juízo é uma coisa boa. Por outro lado, se estivermos falando sobre o nosso próprio julgamento, nos esquivamos deste conceito. Muitas pessoas que querem ter certeza de que os ímpios são julgados aqui, negam que Deus estabelecerá um juízo final. Nosso medo do juízo vem do nosso medo de que não possamos “passar”, não importa qual seja o padrão imposto. Se Deus vai estabelecer um juízo, qual é o Seu padrão para “passarmos”? Vamos pular para dentro da Bíblia para descobrir o que ela tem a dizer sobre este assunto tão importante!

I. Hora do Juízo

A. Na semana passada aprendemos a respeito do conflito entre Satanás e Deus. Aprendemos que Satanás nos acusa e Jesus nos apóia e cria uma maneira para que tenhamos a vida eterna com Deus. Que vantagem Satanás tem em nos acusar?

1. Se Satanás está certo, o que ele ganha com isso?

2. Se Satanás está certo a nosso respeito, onde isto nos colocaria?

3. Por que Satanás gastaria seu tempo para nos acusar?

B. Leia Daniel 12:1-3. O que Daniel diz a respeito das nossas opções parta o futuro?

1. Quão atraente você acha que seja “vergonha e desprezo eterno”?

C. Leia Mateus 8:10-12. Que alternativas para o futuro são mencionadas por Jesus? (Festejar com Abraão, Isaque e Jacó no céu ou ser lançado para fora, nas trevas.)

1. O que aqueles que são rejeitados estão fazendo? (Chorando e rangendo os dentes.)

D. O que você pode notar acerca da forma como Daniel 12:2 e Mateus 8:12 descrevem aqueles que são julgados como indignos para o céu? (Ambos descrevem a atitude mental dos perdidos. Eles sentem vergonha e desprezo. Estão extremamente tristes e com remorso.)

1. O que estes textos sugerem com respeito à nossa tomada de decisão acerca do juízo? (Estes textos sugerem que esta é uma decisão importante, acerca da qual não desejaríamos cometer erros!)

E. Por que Satanás iria querer ajuntar um bando de pessoas que estão envergonhadas, desprezadas, extremamente tristes e sentindo remorso? (Talvez seja porque é assim que ele se sente. É como o velho ditado “Você pensa que é muito bom, mas também é um ......[preencha os pontinhos]” Talvez seja porque satanás seja um “saqueador”. Talvez seja porque ele quer envergonhar a Deus. Talvez pelos três motivos.)

F. Leia João 3:16. Além do sofrimento mental sentido por aqueles que são rejeitados, o que mais acontece a eles? (Eles irão “perecer”.)

G. Leia Mateus 13:49-50. Como os perdidos perecem? (Pelo fogo.)

H. Leia Gênesis 3:1-4. Em que ponto satanás mentiu para Eva? (A primeira mentira que Satanás falou para os seres humanos era que eles não morreriam.)

1. A morte ainda é a penalidade por desconfiar e desobedecer a Deus?

I. Leia Mateus 8:28-29. Quem você acha que estava falando através destes homens? (Demônios – anjos maus servindo a Satanás.)

1. Que compreensão estes demônios tinham do juízo? (De que há um “tempo devido” para ele.)

II. Preparação para o Juízo

A. Como advogado, passo um grande período de tempo pensando sobre “julgamento”. Em cada caso que tenho, penso para mim mesmo, “O que eu tenho que provar para ganhar?” Todo mundo faz algo semelhante. Qualquer que seja a tua linha de trabalho, você deve pensar, “O que eu preciso criar para ter um produto aceitável?” Qual será o ponto em aprender que Deus tem um julgamento, se também não aprendermos a base pela qual Deus nos julgará?

B. Vamos olhar algumas discussões detalhadas sobre o juízo, as quais Jesus compartilhou conosco. Leia Mateus 7:13-14. Quais são as chances de que conseguiremos nos preparar adequadamente para o juízo? (Este é um negócio sério, a maior parte das pessoas não conseguirá “passar” no julgamento. As chances são contra conseguirmos ser salvos.)

C. Leia Mateus 7:15-20. Como Jesus diz que deveríamos decidir quando estivermos procurando alguém para nos ajudar a compreender a Deus? (Pelos seus “frutos”. Aquilo que brota da sua vida. Aquilo que resulta da sua vida.)

1. Esses falsos profetas sabem que não serão salvos? (O texto diz que “por dentro são lobos devoradores”. Você poderia pensar que eles sabem, uma vez que tenta, passar-se aos outros como sendo salvos.)

2. O que esses falsos profetas tem a ver com a porta estreita e a porta larga? (O comentário The Bible Exposition Commentary aponta que “Existem falsos profetas à porta que lega ao caminho largo, facilitando para que as pessoas entrem.” Somente porque você tem um conselheiro espiritual ou um profeta, isso não quer dizer que fará a escolha correta.)

D. Leia Mateus 7:21-23. Essas pessoas sabem que estão perdidas? (Não. Essas pessoas criam que estavam salvas. Note um ponto que consideramos acima. Eles dizem a Deus que profetizaram “em Seu nome”. Portanto, pelo menos alguns profetas estão enganados sobre estarem salvos.)

1. Você acha que esses são “falsos” profetas?

E. Considere isto por um momento. Poucos são salvos, e você pode crês que está salvo e estar enganado. Isto é terrível!

F. Vamos olhar em Mateus 7:21-23 bem de perto. O que Jesus diz que não é suficiente para ser salvo? (Chamá-Lo de Senhor.)

1. Isto significa que simplesmente crer em Jesus não é suficiente para alcançar o padrão do julgamento?

2. O que Jesus diz que É suficiente para alcançar o padrão do julgamento? (Fazer “a vontade de meu Pai”.)

a. Isso quer dizer que deveríamos jogar fora a nossa crença na “justificação pela fé”, porque obras é o que Jesus está especificamente procurando?

3. Que argumento essas pessoas estão defendendo? Por que elas argumentam que merecem ser favorecidas no julgamento? (Obras! Não apenas obras, mas obras de nível muito elevado, que parecem estar em parceria com Deus.)

a. Você acha que essas pessoas estão mentindo sobre o que fizeram? (Não. Ou então eu esperaria que Jesus dissesse, “Isto não é verdade.”)

4. Onde isso nos deixa? Nem reconhecer a Deus, nem obras são suficientes para alcançar o padrão do julgamento? Não me espanta que tantos errem o alvo!

G. Vamos olhar novamente este texto. Leia Mateus 7:23. Jesus lhes diz que eles falharam no juízo porque “Nunca os conheci”. Esta é a chave para a salvação?

1. Pode uma pessoa ter “obras” e não conhecer a Jesus?

2. Pode uma pessoa crer e ter fé em Jesus sem conhecê-Lo?

3. Se conhecer a Jesus é tão importante para o juízo, como podemos conhecer a Jesus?

H. Leia Mateus 7:24-26. Temos dois homens. Diga-me, o que eles tem em comum? (Ambos estão motivados a construir uma casa. Ambos construíram uma casa.)

1. Você acha que as casas são parecidas?

2. Qual é a diferença prática entre elas? (leia Lucas 6:47-48. Os alicerces. Um homem “cavou fundo e colocou os alicerces na rocha.”)

I. Leia Mateus 7:27. Qual é o resultado de não ter um alicerce sólido?

1. O que a tempestade representa? (No final, o juízo de Deus.)

J. Leia Mateus 7:24 e Lucas 6:47. O que faz toda a diferença no juízo? Por que uma pessoa “passa” e outra não? (O padrão para o juízo é se nos submetemos à autoridade de Deus.)

K. Leia Mateus 22:8-14. esta é uma história acerca do juízo? (Sim.)

1. O que faz a diferença no juízo aqui? (Se você está vestindo uma veste nupcial.)

2. Esta história do casamento-juízo está em conflito com a história da tempestade-juízo? (Não. Todos são convidados. O pai da noiva providencia roupas aceitáveis para todos – quer eles possam “pagar” ou não por eles. Com freqüência dizemos que essas vestes nupciais são a justiça de Jesus. Mas, como o New Bible Commentary diz, “não há lugar para aqueles que não levam este privilégio a sério.”)

L. Amigo, e você? Está meramente ouvindo a palavra de Deus? Ou está levando a Sua palavra a sério, conhecendo suas palavras e as obedecendo? Está cavando aquele alicerce fundo na rocha do conhecimento da palavra de Deus?

III. Próxima Semana: Daniel 2

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: