terça-feira, 23 de setembro de 2008

Recebendo a Jesus como Senhor - Lição 07

Senhor de Nossos Relacionamentos (II Pedro 1; Efésios 5 e 6)

Introdução: Quantos dos arrependimentos da tua vida têm a ver com relacionamentos rompidos? Quanto da alegria da tua vida vem de bons relacionamentos? Nesta semana vamos aprender que ter bons relacionamentos com os outros vem do crescimento espiritual. Conforme crescemos espiritualmente, cometeremos cada vez menos erros em nossos relacionamentos com os outros. Vamos pular para dentro do nosso estudo!

I. Construindo Relacionamentos

A. Leia II Pedro 1:1-2. Pedro deseja graça e paz para aqueles a que ele está escrevendo. O que você acha que ele quer dizer com “graça e paz”? (O comentário de Adam Clark nos diz que “graça” é o favor de Deus e “paz” é o resultado do favor de Deus manifesto em nossa vida através de bênçãos espirituais e físicas.)

1. Que efeito o nosso relacionamento com os outros tem sobre a paz?

B. Leia II Pedro 1:3. Segundo Pedro, como o poder divino vem até nós? (“Por meio do pleno conhecimento” (dEle).)

1. Qual é a importância do fiel estudo da Bíblia? (Pedro parece dizer que o estudo da bíblia, o qual nos ajuda a compreender melhor a Deus, é o condutor pelo qual o poder divino vem à nossa vida.)

C. Leia II Pedro 1:4. “Por elas”, Pedro diz, podemos nos tornar “participantes da natureza divina” e fugir “da corrupção que há no mundo”. O que é este “elas” a que Pedro se refere? (Veja novamente II Pedro 1:3. Ele está se referindo às promessas de participarmos de “Sua própria glória e virtude”.)

1. Como a glória e a virtude de Deus irão nos ajudar no nosso comportamento? (II Pedro 1:3 nos ensina que somos chamados para a glória e a virtude de Deus. Quando aprendemos da glória e da virtude de Deus somos atraídos para um melhor estilo de vida. Isto é o que nos leva ao ponto onde nós (II Pedro 1:4) nos tornamos participantes da natureza divina de Deus e fugimos da corrupção que está ao nosso redor.)

D. Leia II Pedro 1:5. Até aqui, Pedro está falando de forma bastante abstrata sobre o que está nos ensinando. Que conselhos específicos ele nos dá neste verso? (Ele diz: Você crê em Jesus? Quer escapar da corrupção do mundo? Isto é bom. Tente fazer coisas boas e aprender mais sobre o caminho de Deus.)

E. Leia II Pedro 1:6. Se você for a uma academia para exercitar os músculos, eles vão te indicar várias máquinas de exercícios e te dizer para usar cada uma em benefício de uma parte específica do teu corpo ou de um aspecto da tua saúde. Pedro está fazendo uma abordagem semelhante? (Com certeza, parece que sim.)

1. A nossa vida cristã pode ser melhorada concentrando-se em certos aspectos do nosso caráter – e fazendo um pouco de “exercícios musculares para o caráter”?

a. Como isto é compatível com a justificação pela fé? (Note que Pedro começa a sua lista (II Pedro 1:5) com a fé. Ao desenvolver este ponto, Pedro nos disse que o conhecimento nos dá o “poder divino” (II Pedro 1:3). Nós começamos com a justificação pela fé, mas então, conhecendo melhor o caráter de Deus, compreendemos quais áreas de nossa vida precisam de um “exercício”.)

2. OK. Você vai primeiro até ao teu aparelho de exercício espiritual que desenvolve o domínio próprio, depois para o aparelho da perseverança e depois para o aparelho da piedade. Como você faria isso, do ponto de vista prático? (Se lermos novamente II Pedro 1: 3-5, veremos que Pedro enfatiza o conhecimento de Deus e as promessas de Deus que nos ajudarão a nos tornarmos “participantes da natureza divina”. O estudo da Bíblia e o Espírito Santo nos alertam para os problemas em nossas vidas nas áreas do domínio próprio, da perseverança e da piedade. Então, confiamos nas promessas de Deus de nos ajudar a “acrescentar” essas qualidades na nossa vida.)

F. Leia II Pedro 1:7. Quais são as últimas coisas a serem acrescentadas à nossa vida cristã? (A fraternidade e o amor.)

1. Que impacto a fraternidade e o amor têm sobre os bons relacionamentos? (Eles deveriam ser a chave para os bons relacionamentos.)

2. Nossa lição desta semana é sobre fazer de Deus o Senhor dos nossos relacionamentos. Pedro está dizendo que é um longo caminho até conseguirmos ter um relacionamento cristão correto com os outros? São exigidos alguns traços de caráter? (Sim, creio que sim.)

a. Se estamos entendendo corretamente a Pedro, por que os relacionamentos apropriados (“fraternidade” e “amor”) estão no final da lista? (Por exemplo, o domínio próprio é essencial para termos um relacionamento apropriado com os outros. Ao observarmos e trabalharmos com os vários aspectos do nosso caráter deveríamos nos tornar mais tolerantes e amáveis com relação àqueles que ainda “não receberam a luz”, no que diz respeito ao domínio próprio, perseverança e piedade.)

G. Leia II Pedro 1:8. Você está ficando desesperado? Somente seremos capazes de ter relacionamentos apropriados com outras pessoas quando formos cristãos maduros? (É um caminho longo, mas não deveríamos dizer, “Não consigo ter relacionamentos apropriados porque ainda não sou um cristão maduro.” Embora Pedro nos diga para “acrescentarmos” (II Pedro 1:5) cada uma dessas qualidades antes disso, II Pedro 1:8 se refere a possuir cada uma dessas qualidades de maneira crescente. Deveríamos não apenas nos aliar ao Espírito Santo para acrescentar os traços de caráter que nos faltam, mas também deveríamos lutar para construir todos esses traços de uma vez. Fraternidade e amor deveriam ser um objetivo desde o primeiro dia. Em nossa academia espiritual, deveríamos estar trabalhando sobre todos esses “grupos musculares espirituais”.)

II. Relacionamentos Matrimoniais

A. Leia Gênesis 2:24. O que significa “o homem deixará pai e mãe”?

1. Isto se aplica apenas ao homem? A mulher também deveria deixar seu pai e sua mãe? (O resultado é “uma carne”; portanto, pela lógica, ela deveria deixar também.)

2. “Deixar” se refere à geografia, aos relacionamentos ou a ambos? (O matrimônio não é como futebol ou outros esportes de equipe. O homem e a mulher recém-casados deveriam viver por si mesmos e acertar as suas diferenças sem o “apoio” dos membros do “time” da família. Se os problemas forem enfrentados pelo casal, na base de “um a um”, então eles estarão motivados à conciliação.Mas, se a “mamãe” ou o “papai” entrarem na discussão ao lado do(a) “filhinho(a)”, o(a) filho(a) não terá motivos para o consenso e o outro cônjuge, agora em desvantagem numérica, se tornará amargurado(a). Ame teus pais, mas deixe-os de fora das tuas discussões conjugais.)

B. Leia Efésios 5:28. Este conselho é apenas para os homens? É um conselho apenas para o casamento? (“Quem ama sua mulher, ama a si mesmo” é um dos conselhos divinos mais importantes da Bíblia. Este é o tipo de sabedoria da qual Pedro fala que nos dá poder divino. A demonstração de bondade e amor deveria começar com o teu cônjuge, continuar com a tua família e estender-se para os que estão ao teu redor. Se você é crítico e egoísta com o teu cônjuge, vai receber esses sentimentos de volta. Se você é gentil e amoroso para o teu cônjuge, vai receber de volta esses sentimentos.)

III. Relacionamentos Familiares

A. Leia Efésios 6:1-3. Esta é uma instrução para obedecer a todos os pais? (A palavra “pais” é seguida por um importante modificador: “no Senhor”. Este texto assume a possibilidade de pais ímpios e filhos espirituais. Nesta situação, se o pai ou mãe está dando ordens que contradizem os mandamentos de Deus, a obediência não é exigida.)

1. Por que filhos obedientes viveriam mais e teriam vidas melhores do que filhos desobedientes? (Os pais descritos aqui têm duas vantagens importantes na vida. Primeiro, eles tem uma compreensão da vontade de Deus. Segundo, eles tem a vantagem da experiência. Uma vez que pais espirituais amam seus filhos, darão a eles ensinamentos que se destinam a tornar melhor as vidas de seus filhos.)

a. Você já viu a verdade deste texto sendo confirmada na vida de outras pessoas? (Eu vejo isso o tempo todo. O(a) filho(a) obediente tem uma vida melhor, menos estressante.)

B. Leia Efésios 6:4. Que obrigação é colocada sobre os pais? (Ensinar e dar o exemplo da vontade de Deus.)

1. Como pais espirituais poderiam irritar seus filhos? (Indo além da vontade de Deus. Deuteronômio 4:2 é um exemplo, onde Deus diz aos Seus seguidores para que não subtraiam nem acrescentem nada dos mandamentos de Deus. Os pais precisam ensinar todas as instruções de Deus aos seus filhos, mas não deveriam apresentar as suas próprias preferências como sendo exigências de Deus.)

IV. Relacionamentos na Comunidade

A. Leia Deuteronômio 5:21 e Deuteronômio 23:25. O que estes textos nos ensinam sobre os direitos de propriedade provada dentro da comunidade?

B. Leia Atos 2:41-45. Como os cristãos primitivos tratavam da questão da propriedade privada?

C. Existe uma linha em comum que possa ser traçada entre os textos de Deuteronômio e as ações registradas em Atos? (Os pobres não tem um direito pessoal aos bens dos ricos. Porém, um coração convertido não trata as suas posses de maneira egoísta.)

D. Amigo, aprendemos que se você quer melhorar o teu relacionamento com os outros, precisa melhorar o teu conhecimento de Deus e teu relacionamento com Ele. Você vai se comprometer a estudar diariamente a Palavra de Deus?

V. Próxima Semana: Senhor de Nossos Recursos

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: