terça-feira, 23 de setembro de 2008

Efésios – O Evangelho dos Relacionamentos - Lição 02

Efésios: Celebrando os Relacionamentos (Efésios 1)

Introdução: Nesta semana continuamos o nosso estudo da carta de Paulo aos Efésios. A apresentação de Paulo nesta carta aos santos revela alguns assuntos que serão tratados no decorrer da carta e também revela alguns segredos para os santos de hoje. Para explorar esses segredos, vamos mergulhar no nosso estudo!

I. Graça e Paz

A. Como você cumprimenta normalmente as outras pessoas? (Normalmente eu falo “Como vai?” ou “Olá”.)

1. Quantas pessoas desta classe falam “Como vai?”

a. Se você usa este cumprimento, espera que as pessoas dêem uma resposta significativa? (Geralmente, eu não espero. E, algumas ocasiões as pessoas agem como se eu estivesse fazendo uma pergunta real, mas isto é raro. Normalmente, quando alguém me cumprimenta dizendo “Como vai?” eu respondo com outro “Como vai?”. Às vezes respondo com “vou bem”, não importando como me sinta no momento.)

B. Leia Efésios 1:1-2. Paulo cumprimenta aos efésios (e a nós) com a frase “graça e paz”. Esta é uma forma comum de Paulo cumprimentar seus leitores. Veja, por exemplo, Gálatas 1:3. Você acha que ele quer dizer algo significativo com este cumprimento? Ou é apenas a forma de ele dizer “Como vai?”

1. Em nome de quem Paulo está nos cumprimentando? (Deus o Pai e o Jesus Cristo! Creio que isto, mais do que qualquer coisa, nos mostra que Paulo quer dizer alguma coisa com este cumprimento.)

a. Com que base Paulo pode dizer que está falando em nome de Deus? (Note que Efésios 1: diz que ele é um apóstolo de Jesus “pela vontade de Deus.” Isto quer dizer que Paulo assegura que Deus o escolheu para ser Seu porta-voz.)

2. Podemos confiar na palavra de Paulo neste ponto? Ele não era um doa doze discípulos. Se alguém chega até você e diz “Eu falo em nome de Deus”, como você reagiria? (Leia II Pedro 3:15-16. Pedro, que era um dos doze apóstolos, se refere aos escritos de Paulo como as “Escrituras”! Paulo está falando em nome de Deus.)

C. Agora que sabemos que o cumprimento de Paulo tem um significado, o que ele nos diz quando fala “graça e paz”?

1. Existe alguma ligação entre o que Paulo nos deseja e o fato de que ele está falando em nome do Pai e de Jesus?

2. Leia Efésios 2:13-15. Como Jesus nos deu a paz? (Este texto mostra a profundidade do cumprimento de Paulo: “graça e paz”. Ele está resumindo o plano da salvação. Deus o Pai mostra graça para conosco por causa do que Jesus fez em nosso favor. O que Jesus fez nos dá a paz com Deus o Pai. Jesus “destruiu a barreira, o muro de inimizade” entre nós e o Pai, muro este que havia sido criado pelos nossos pecados.)

II. Bênçãos Espirituais

A. Leia Efésios 1:3. A maioria dos cristãos que conheço estão procurando bênçãos aqui na terra. O que Paulo quer dizer quando escreve que Deus o Pai “nos abençoou ... nas regiões celestiais”? (As “regiões celestiais” não se referem ao céu atmosférico, mas sim ao lugar onde Deus habita. Recebemos riquezas onde Deus habita.)

1. Como é que nós somos abençoados? (Temos bênçãos espirituais através de Jesus.)

2. Quantas bênçãos espirituais nós temos? (Todas.)

a. Há algum tempo atrás, falamos acerca dos nossos dons espirituais. Este texto significa que podemos ter todos os dons espirituais?

b. Se não, que bênçãos espirituais, quais riquezas são nossas?

c. Leia Efésios 1:7. Que bênçãos espirituais encontramos aqui? (Perdão dos nossos pecados, nossa redenção.)

d. Leia Efésios 1:18-20. Que bênção encontramos aqui? (Grande poder.)

e. Leia Efésios 1:9. Que bênção encontramos aqui? (Conhecimento do mistério de Deus, Sua vontade para os seres humanos.)

B. Houve alguma mudança nas promessas de Deus para o Seu povo? E, Deuteronômio 28 Ele prometeu bênçãos materiais àqueles que O obedecem. Leia Filipenses 4:19. Agora Deus mudou o foco das Suas bênçãos para o terreno espiritual?

1. Deveríamos nos preocupar com isso?

2. Se nos preocupamos com isso, esta preocupação diz alguma coisa sobre a nossa caminhada espiritual? (Sim. Esta é uma questão importante que devemos observar. Porém, se olharmos o contexto de Filipenses 4:19 veremos que Paulo está agradecendo a igreja por enviar-lhe ajuda material. Deus quer que mudemos o nosso foco para o terreno mais importante, o espiritual, mas Ele não negligencia a questão das bênçãos materiais.)

III. Unidade em Jesus

A. Vamos voltar e ler Efésios 1:9 para descobrir mais a respeito deste segredo que Deus quer compartilhar conosco. O que você acha da vontade de Deus ser um mistério?

1. Leia I Coríntios 2:6-8. este texto nos dá uma visão mais abrangente deste mistério, deste segredo da Sua sabedoria. Que sabedoria de Deus nós temos e que havia sido oculta no passado? (O evangelho: nosso grande Deus Se humilharia e morreria para nos salvar. Se os governantes da terra compreendessem isso, não teriam tomado parte na morte de Jesus.)

a. Por que os “poderosos desta era” não conseguem entender? (Porque eles têm uma visão oposta da vida. Eles tomam o poder de outras pessoas. Os líderes judaicos queriam Jesus morto porque Ele era um desafio à autoridade deles. Eles iriam ajudar a condenar “um homem” (João 11:50) para preservar a sua autoridade. Jesus, este “um homem”, entregou voluntariamente a Sua autoridade para nos dar a vida.)

B. Leia Efésios 1:9-10. O estabelecimento deste misterioso plano traz a unidade entre o céu e a terra. Diga-me, como isso acontece? (Este plano restaura a autoridade de Deus na terra (João 16:11), a qual havia sido perdida quando Adão e Eva pecaram. Ele nos provê um representante, um mediador no céu (Hebreus 8:1-6). Ele nos abre os portões do céu.)

1. Como todas as coisas, tanto no céu quanto na terra, “convergem” em Jesus (Efésios 1:10)? (leia João 5:22-23. Deus o Pai entregou o julgamento deste mundo a Jesus.)

C. Leia Efésios 3:3-6. Que outro aspecto deste mistério que integra o céu e a terra encontramos aqui? Não apenas o céu e a terra são unificados, mas o que mais também é unificado? (O evangelho de Jesus não é apenas para os judeus, é para todo o mundo. Todas as pessoas são candidatas a aprender o mistério de Jesus ter morrido pelos nossos pecados. Todas as pessoas são candidatas a tirar vantagem desta grande benção espiritual – o perdão dos pecados e a vida eterna.)

D. Amigo, e você? Deus te oferece a oportunidade de conhecer o Seu mistério. Deus Se oferece para compartilhar as Suas riquezas espirituais com você. Você vai aceitar segui-Lo?

IV. Próxima Semana: O Que Deus Fez

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: