terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sua Maravilhosa Cruz - Lição 08

Trevas ao Meio-dia João 19; Mateus 27)

Introdução: Na semana passada estudamos a prisão e o julgamento injusto de Jesus. Nesta semana continuaremos o nosso estudo a respeito da conclusão destes julgamentos – a tortura e a morte de Jesus na cruz. [Ao estudar este assunto,] parte de mim quer fechar os olhos. Parte de mim se choca que Deus permitisse que isto acontecesse. Ao mesmo tempo me regozijo de que Jesus, em Seu amor sem limites, passou por isto por minha causa. Vamos mergulhar em nosso estudo!

I. Tortura sob Pilatos

A. Leia João 19:1-3. Os soldados romanos não tinham nada a ver com os esforços dos líderes judaicos para matar Jesus. Por que eles agiram assim?

1. Você já viu este tipo de zombaria de outra pessoa? (Às vezes, este tipo de comportamento, em menor grau, ocorre entre os adolescentes. Isto acontece em um momento na vida quando lhes falta auto-confiança, e zombar de outra pessoa faz com que eles se sintam mais importantes. É claro, isto não faz bem algum para a pessoa de quem eles estão zombando.)

2. Você já viu este tipo de coisa acontecer com alguém que tinha realmente condições de fazer a zombaria parar?

3. Os que são pais, imaginem os teus filhos zombando de você e te batendo. Como você lidaria com isto?

4. Novamente, como pais imaginem-se encontrando com outras crianças que estão zombando e batendo no teu filho. Você permitiria isto?

B. Leia João 19:4-6. O verso 6 nos diz que quando os líderes judaicos viram Jesus espancado, ensangüentado e zombado, pediram a Sua crucifixão. Por que você acha que ver Jesus desta forma os levou a pedir pela Sua morte? (Eles podiam ver que as coisas estavam indo “do jeito deles”. Pilatos estava permitindo este abuso mesmo enquanto dizia que Jesus era inocente.)

C. Leia João 19:7-8. Do que é que Pilatos tinha medo?

D. Leia João 19:12. O que Pilatos queria fazer? (Libertar a Jesus.)

1. Pilatos tinha o poder e autoridade para libertar a Jesus? (Sim.)

a. Por que Pilatos não fez o que era certo? (Pressão política. Pressão do emprego.)

2. Que tipo de intenções Pilatos tinha? (As intenções corretas.)

3. E você? Permite que as pressões do trabalho e as pressões da vida interfiram com as tuas obrigações para com Jesus?

a. Ter as intenções corretas vai te salvar?

E. Leia João 19:14-16. Pilatos estava dizendo o que ele realmente pensava acerca de Jesus? (Leia João 19:19. Há boas razões para crer que Pilatos havia concluído que Jesus era o Messias. Porém, pode ser que ele estava apenas aborrecido com o que os líderes judaicos estavam-no “forçando” a fazer.)

1. O que você acha das palavras que os líderes judaicos falaram em João 19:15, na última sentença?

F. Leia Mateus 27:30-32. Os soldados demonstrariam alguma misericórdia para com Jesus? Se não, por que eles fizeram Jesus carregar a cruz de Jesus? (Este ato demonstra a extensão do acoitamento dado em Jesus. Ele era um homem jovem, fisicamente apto. Ele havia sido acoitado tão severamente que não era mais capaz de carregar a cruz. O filme “A Paixão de Cristo” parece retratar corretamente a extensão do espancamento de Jesus.)

II. Tortura na Cruz

A. Leia Mateus 27:35. Que outras indignidades Jesus estava sofrendo? (Ele estava pendurado ali completamente nu.)

B. Leia Mateus 27:39-40. Considere os insultos, considere os balanços de cabeça. O que eles estão dizendo a Jesus? (Que Ele é um mentiroso.)

1. Por que isto seria um insulto particularmente incisivo para Jesus? (Porque Satanás, e não Jesus, é o “pai da mentira”. João 8:44)

C. Leia Mateus 27:41-43. O que é dito em Mateus 27:42 sobre salvar a Si mesmo é verdade? (É exatamente a verdade. Se Jesus salvasse a Si próprio, Ele não poderia nos salvar.)

1. Sob quais circunstâncias você pode imaginar o venerável sumo sacerdote, doutores e anciãos, tendo este tipo de comportamento? (O sub-texto, não explícito aqui, é que Satanás inspirou os homens a se envolverem nas atividades mais bestiais. Embora eles houvessem se envolvido no pecado mais sério – rejeitar e conspirar para matar o Messias, não posso imaginar que eles fossem verdadeiramente animais. Este comportamento deve ser a influência de Satanás.)

D. Considere todo o abuso que Jesus sofreu: abuso físico, abuso mental e um tipo de abuso sexual (ser pendurado nu em frente a todos). Que abusos adicionais os seres humanos podiam impor a Ele?

E. Leia Mateus 27:45. A “hora sexta” é meio-dia e a “hora nona” são 3 da tarde. Por que a terra se tornou escura durante a parte mais escura do dia?

1. Leia Isaías 13:9-11. O que isto descreve? (O juízo de Deus.)

2. Leia Joel 2:1-2. O que isto descreve? (O dia do juízo final de Deus.)

3. O que estas duas descrições do juízo final tem em comum com o que aconteceu entre o meio dia e as 3 da tarde do dia da crucifixão de Jesus? (Todos eles citam as trevas.)

4. A crucifixão de Jesus foi o “dia do juízo”? (Sim. Leia II Coríntios 5:21 e Gálatas 3:13-14. Não devemos perder de vista esta verdade. Jesus sofreu todo o abuso que acabamos de discutir porque Satanás estava fazendo tudo o que estava ao seu alcance para levá-Lo a pecar. Mas, acima de tudo isto, Jesus sofreu porque estava experimentando o juízo pelos nossos pecados.)

F. Quem é o maior culpado pela morte de Jesus? Os líderes judaicos, que foram bem sucedidos em seu plano contra Ele, os Romanos, que O torturaram e mataram, ou você – que é o responsável pelos pecados pelos quais Jesus sofreu o juízo?

G. Leia Mateus 27:46. Veja o quadro completo aqui. Os líderes judaicos estão zombando dEle. As autoridades na terra estão torturando-O e matando-O. Satanás está tirando todos os obstáculos, para forçá-lO a pecar. Deus o Pai está derramando o juízo pelos pecados dos justos contra Ele. O que está passando pela mente de Jesus?

1. Note que Ele não chama a Deus de “Pai”. O que isto sugere?

2. Isto quebra o teu coração, ver o que os teus pecados fizeram para, aparentemente, quebrar o relacionamento entre Jesus e Seu Pai?

a. O relacionamento entre eles foi realmente rompido?

H. Leia Salmos 22:1. Você sabia que Jesus estava citando as escrituras em Mateus 27:46?

1. Como o Salmo 22 termina? (Quero que você leia todo texto do salmo 22, porque ele é uma profecia maravilhosamente precisa de Jesus. Se você não tem certeza de que Jesus é o Messias, este salmo de Davi pode fazer uma grande obra em remover todas as tuas dívidas. Contudo, para esta nossa discussão, leia Salmos 22:22-24, 31. Este capítulo termina com a vitória! Isto demonstra que o relacionamento entre o pai e Jesus não foi realmente rompido pela Sua carga dos nossos pecados. Creio que Jesus estava se agarrando a esta promessa do livro de Salmos.)

III. Morte e Vitória

A. Leia Mateus 27:50-51. Por que o véu no templo, entre o lugar santo e o lugar santíssimo se rasgaria? (Tudo estava terminado. Todos aqueles sacrifícios de animais, todas as cerimônias de sangue, todo o sistema sacrifical havia chegado a seu clímax e seu cumprimento na morte de Jesus, o Cordeiro de Deus.)

B. Leia Mateus 27:52-53. Por que isto é possível? Leia I Coríntios 15:20-26. A morte de Jesus nos deu a vitória sobre a morte eterna.)

C. Leia Mateus 27:54. Estes são, provavelmente, as pessoas que abusaram tão cruelmente de Jesus. Estava de acordo com seus interesses reconhecer a Jesus como o Filho de Deus?

D. Amigo, as evidências estão diante de você. Jesus sofreu o mais extremo abuso por causa de nossos pecados. Você vai reconhecê-lO como o Filho de Deus, confessar e se arrepender de teus pecados, e aceitar a salvação que Ele oferece, a qual foi comprada por tão grande preço?

IV. Próxima Semana: Ele Ressuscitou

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: