sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A História dos Começos - Lição 02

"No Princípio..." (Gênesis 1:3-31)

Introdução: Na semana passada estudamos se o relato da Criação é confiável. Nesta semana olharemos o relato propriamente dito. Como viemos à existência? Como o nosso mundo foi criado? Vamos mergulhar e descobrir!

I. Tempo e Luz

A. Leia Gênesis 1:3-5. Nós falamos dos “adoradores do sol” e de pessoas que adoravam (e provavelmente ainda adoram) 0 sol. Por que você acha que eles fazem isto? (Porque a luz do sol fornece energia e calor.)

B. Quando o sol foi criado? (Você dirá “acabei de ler isso – de acordo com o relato da Criação, ele foi criado no “primeiro dia”.)

1. Leia Gênesis 1:16-19. Você pode ver que o sol não foi criado antes do quarto dia?

C. Como Deus criou a luz sem o sol? (Leia Apocalipse 21:23. O próprio Deus é uma fonte de luz. Quando estivermos na Nova Jerusalém, na nova terra (veja Apocalipse 21:1-2), não teremos necessidade do sol.)

1. Tudo bem, vimos que Deus é luz, sem a necessidade de um sol. A questão é, “por que Deus não criou o sol logo no primeiro dia, já que, afinal, iria precisar dele para fornecer luz?” (Deus poderia estar presente sem a luz? Me parece natural que quando Deus está presente, então a luz está presente. Considere outra idéia, talvez esta seja uma forma de Deus mostrar que Ele, e não o sol, é o verdadeiro Deus.)

D. Vamos voltar para Gênesis 1:3-5. A palavra hebraica traduzida como “dia” no verso 5 é “yom”. Yom vem de um radical que significa “quente”, e pode significar literalmente vinte e quatro horas ou até períodos mais longos de tempo.

1. O que o contexto sugere: vinte e quatro horas ou uma era? (A expressão “tarde e manhã”, no verso 5, aponta claramente para um período de vinte e quatro horas. Mesmo o significado da palavra-raiz de yom, que se refere ao calor, reflete a nossa experiência de que o dia é mais quente do que a noite.)

E. E se eu te dissesse que o meu negócio ganhou toneladas de dinheiro no ano passado, e explicasse o fato dizendo que é “o dia da onça beber água”. Para comemorar, eu te digo que “em venho para te encontrar em dois dias”. Quando você acha que eu viria?

1. Estou me referindo a um dia literal quando falo sobre haver chegado o “dia da onça”? (Não. Estou me referindo a um período de tempo – não necessariamente vinculado ao período de vinte e quatro horas.)

2. Será que você não teria a mínima idéia de quando eu viria, porque mencionei anteriormente algo sobre onças e dias? (Eu disse “em dois dias”, o que traduz a idéia de que estou me referindo a um período preciso de tempo. Gênesis 1:5 diz “primeiro dia”, indicando assim um período preciso de tempo.)

3. Que argumento existe aqui para dizer que cada dia seria realmente uma era (um período maior do que 24 horas)? (Qualquer argumento em favor de um período maior de tempo está relacionado de alguma forma a uma crença de que Deus não tem poder suficiente para fazer o que Ele dez que fez.)

F. Leia Êxodo 20:8-11. O que este texto nos diz a respeito de se a Criação aconteceu em seis dias literais?

1. Se Deus tivesse gasto mais de um período de 24 horas para cada dia da criação, Ele poderia estabelecer uma comemoração para isto? (Certamente. Por exemplo, vemos um período mais longo de tempo baseado na “série de setes” na celebração do ano do jubileu. Veja Levítico 25:8-10. Deus sabia como celebrar períodos mais longos de tempo. O fato de que Deus tenha marcado o tempo através de uma semana de sete dias e santificado o sétimo dia como o Sábado, é uma poderosa evidência de que a semana da Criação foi composta por dias literais de 24 horas.)

II. O Firmamento

A. Leia Gênesis 1:6-8. Que tipo de quadro vem à tua mente quando você lê estes versos? (Tenho um quadro de me sentar em um pequeno barco, com água por todos os lados e um céu nublado. Deus acabara de colocar o céu lá em cima, para que eu pudesse ver as coisas.)

1. O que significa dizer que havia água abaixo e acima do firmamento? (Água embaixo e atmosfera com vapor de água acima.)

III. A Terra

A. Leia Gênesis 1:9-10. Havia oceanos antes do dilúvio?

1. Como a água pode ser ajuntada (verso 9) “num só lugar” e ao mesmo tempo termos “mares” (verso 10)? (A expressão “um só lugar” provavelmente é uma comparação a “todos os lugares”. A água agora não estava mais se movendo constantemente sobre a superfície da terra. Mesmo hoje os oceanos estão em “um só lugar”, no sentido que todos eles estão conectados.)

B. Leia Gênesis 1:11-13. Note que estes versos mencionam especificamente que as plantas e as árvores dão sementes. Por que você acha que o texto menciona as sementes? (Deus criou um plano mestre para a reprodução e a continuação da vida. Deus não deixou, como a evolução postula, a reprodução por conta do acaso.)

IV. O Sol, a Lua e as Estrelas

A. Leia Gênesis 1:14-19. Quais são os “dois grandes luminares”, do verso 16? (O sol, (conforme discutimos anteriormente) e a lua.)

B. A luz tem uma velocidade finita. Como Deus criaria a galáxia e faria com que a sua luz chegasse à terra em um dia? Não levaria mais tempo para que a luz chegasse aqui? (Você se lembra que Deus criou a luz no primeiro dia? A luz destes corpos celestiais poderia simplesmente ter se juntado aos raios de luz que vinham da glória de Deus.)

C. Além da luz, para que outro propósito o sol, a lua e as estrelas servem? (Marcar o tempo.)

1. Vemos novamente uma referência a “dia” (yom). Que indícios nós temos sobre o tipo de período de tempo a que este verso se refere? (Sem dúvida, trata-se de um período de 24 horas. Os ciclos rotacionais dia/noite do sol e da terra “governam” e são chamados de “dias”.)

2. Como você poderia ter “tarde e manhã” antes que o sol e a terra fossem criados? (Se Deus pode criar o sol e a lua, Ele não teria problemas em criar um substituto temporário.)

V. Animais

A. Leia Gênesis 1:20-23. Que significado você encontra na utilização das expressões inclusivas encontradas nestes versos? Por exemplo, (verso 21), “os demais seres vivos”, “todas as aves”. (Mais uma vez, Deus afirma que Ele criou todas as variedades.)

1. Note que o relato nos diz que cada um foi criado “de acordo com as suas espécies”. O que isto sugere acerca de Deus? (Ele organizou os animais. Muitos animais possuem estruturas ósseas similares. Os Darwinianos apontam para isto como “prova” de um ancestral comum. Eu vejo isto como prova de um projeto comum, demonstrando um Arquiteto inteligente e organizado. Deus criou o argumento contra a evolução muito antes que alguém pensasse nela.)

B. Leia Gênesis 1:24-25. Temos três classes de animais terrestres mencionados. Quais são elas? (Animais selvagens, animais domésticos, e “os demais seres vivos da terra”.)

1. Você está surpreso de que os animais domésticos sempre tenham sido animais domésticos?

2. Por que Deus fez alguns animais para serem animais domésticos?

a. Se não havia morte, nem o consumo de carne, por que ter animais domésticos? (Os animais domésticos têm mais de um propósito.)

3. O que o verso 24 quer dizer quando fala “Produza a terra seres vivos”? Como a terra pode produzir alguma coisa? Isto poderia ser uma referência à evolução? (Provavelmente esta é uma referência a Deus criar os animais do pó. Veja Gênesis 2:19. Note também o paralelo entre Gênesis 1:20 (“Encham-se as águas de seres vivos”) e Gênesis 1:24 (“Produza a terra seres vivos”). Isto pode ser apenas uma maneira de dizer que estas criaturas vivem em seus respectivos ambientes.)

VI. Seres Humanos

A. Leia Gênesis 1:26-28. Por que o homem foi criado por último?

1. O que significa ser criado à imagem de Deus?

a. Note o plural – “à nossa imagem”. Somos feitos à imagem de toda a Divindade?

2. Li a respeito de “discriminação das espécies” por estes dias. A discriminação das espécies acontece quando testamos medicamentos ou procedimentos em animais em vez de seres humanos. Ela acontece quando comemos animais e os usamos como luvas, sapatos e casacos. Qual você acha que seria a visão de Deus acerca da “discriminação das espécies”? (O verso 28 cria uma hierarquia clara. O homem deve “subjugar” e “dominar” os animais. Os animais não são os equivalentes funcionais do homem.)

a. O que isto nos ensina sobre a crueldade para com os animais? (Uma vez que fomos criados à “imagem” de Deus, o que se espera é amor, e não crueldade para com os animais.)

B. Leia Gênesis 1:29-31. Qual é a dieta que Deus pretendia originalmente para o homem? (Vegetais e frutas.)

1. Qual era a dieta original para os animais? (A mesma coisa.)

C. Amigo, você foi feito à imagem de Deus! A tua vida reflete este fato?

VII. Próxima Semana: A Primeira Terra

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: