sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A História dos Começos - Lição 13

O Fim do Começo (Gênesis 41-50)

Introdução: A vida de José estava indo sempre ladeira abaixo, apesar da fidelidade dele em Deus. Agora ele tem uma grande mudança. Será que Deus vai “consertar” para sempre os seus problemas? Se Deus está com José, ele pode esperar recompensas pela sua fidelidade aqui na terra? Tudo isso foi parte do plano de Deus para José e sua família? Vamos mergulhar em nossa lição e descobrir como as coisas funcionaram na vida de José!

I. José, o Mestre

A. Leia Gênesis 41:41-44. Quando Deus decidiu que estava na hora de salvar José do calabouço, quanto tempo levou para que Ele revertesse completamente a situação de José? (Menos do que um dia.)

1. Haviam se passado 13 anos desde que José havia sido vendido como escravo. Por que Deus esperou 13 anos?

2. Durante esses 13 anos parecia a José que ele estava fazendo algum progresso em direção ao trono? (De um ponto de vista humano, as coisas só estavam ficando piores. Se você soubesse que Deus daria o reino a José, pareceria que José não estava fazendo qualquer progresso nesta direção. A resposta deve ser (pelo menos em parte) que Deus tinha em mente algum desenvolvimento de caráter para este jovem que havia dito a seus pais e irmãos que reinaria sobre eles.)

B. Leia Gênesis 41:45. O sacerdote de Om. Om significa “luz” ou o “sol”. A cidade de Om era o centro da adoração ao sol no Egito. Os comentários que li referem-se ao deus-sol “Re”. Contudo, na leitura popular tenho visto o deus-sol egípcio sendo referido como “Ra”. Note que Potífera termina com “ra”, o que o conecta com o deus-sol. Por que o Faraó ordena que José se case com a filha do sacerdote de Om? (Faz sentido ajuntar esses genes vinculados aos deuses. Eles poderiam ter filhos com uma super-consciência dos deuses.)

1. Isto era um problema para José?

2. Leia I Reis 11:1-2. Por que José resiste em dormir com a esposa de Potifar, mas não se opõe a casar-se com a filha do sacerdote do deus-sol? (Duvido que ele pudesse dizer alguma coisa nesta questão. Ele não estava na posição que o Rei Salomão estava em sua escolha voluntária.)

C. Leia Gênesis 41:50-52. José pensa que algum dia voltará para casa? (O nome de seu filho indica que Deus o havia ajudado a se esquecer da casa de seu pai. Ele não vai voltar.)

D. Leia Gênesis 41:53-57. Quão segura é a posição de José no Egito?

1. O que Deus está fazendo através de José? (Salvando o mundo da fome. Tornando o reino egípcio ainda mais rico e poderoso.)

2. Deus poderia fazer isto por intermédio de José se José nunca tivesse saído de casa?

a. Deus estava manipulando as condições climáticas mundiais para o benefício de José?

II. José e Seus Irmãos

A. Leia Gênesis 42:1-2. Jacó é um homem de vasta riqueza. Como ele pode falar em morrer, tendo tanto gado? (Estas poucas palavras nos dizem muita coisa. Os filhos estavam tão chocados pela súbita mudança de sua sorte que ficaram sentados apalermados, sem saber o que fazer.)

B. Leia Gênesis 42:3-5. Qual era a fonte de danos que Jacó temia em relação a Benjamim?

1. Você acha que Jacó tinha alguma suspeita com relação à morte de José?

C. Leia Gênesis 42:6. Este verso te lembra de algum sonho anterior? (Veja Gênesis 37:5-8. Agora, quem você acha que deu este sonho a José?)

D. Leia Gênesis 42:7-11. Note que o verso 9 faz uma ligação entre os sonhos de José com a sua alegação de que eles eram espiões. Que sentido você pode tirar disto? (Os sonhos ainda não foram cumpridos. Portanto, José pode estar pensando em como poderá trazer toda a sua família para o Egito.)

1. O que os irmãos mais velhos de José fizeram para evitar que seus sonhos se cumprissem? (A própria ação que seus irmãos tomaram para evitar que seus sonhos se cumprissem é a causa do cumprimento de seus sonhos!)

2. Eles são, conforme disseram no verso 11, “homens honestos”?

E. Leia Gênesis 42:12-17. O que você acha deste método de prova? Quão difícil seria para eles provar que não eram espiões? (Não estou certo do que este teste prova. Se eles estavam mentindo, poderiam trazer qualquer pessoa jovem como seu “irmãos mais novo”. Este teste só faz sentido porque José conhece a verdade.)

1. Por que José escolhe este teste? (Ele quer saber o relacionamento deles com seu irmão mais novo.)

2. Por que José está mentindo sobre seus irmãos, jurando pelo Faraó (“Juro pela vida do Faraó”) e mandando-os para a prisão? (Ele está dando a eles uma amostra de sua vida anterior no Egito.)

F. Leia Gênesis 42:18-22. Por que os irmãos fariam a ligação entre o tratamento que eles deram a José e a sua situação atual? (Eles se lembraram de José por causa da ordem de trazer Benjamim ao Egito. Isto mostra que as suas consciências culpadas continuavam em atividade.)

G. Leia Gênesis 42:23-24. Os irmãos estão fazendo progressos? Agora, apenas um deles está na prisão. Por que José escolheu Simeão? (O comentário The Wycliffe Bible Commentary sustenta que ele era o m ais cruel dos irmãos. Veja Gênesis 49:5-7 para uma comprovação desta tradição.)

H. Leia Gênesis 42:25-28. O que há de errado em receber de volta o dinheiro? Comprar no Egito é uma verdadeira pechincha! (Eles já haviam sido acusados de desonestidade. Este fato pode ser tomado como evidência contra eles.)

1. Por que os irmãos atribuiriam seus problemas a Deus?

I. Os irmãos vão para casa e explicam a situação ao seu pai Jacó. Ele não quer permitir que eles levem Benjamim e eles não voltam até que a sua situação alimentar fica desesperadora. Leia Gênesis 43:15-18. O que você acha de seus temores? (Eles temem que aconteça com eles o que eles fizeram a José!)

J. Leia Gênesis 43:26-34. Por que José dá instruções para que Benjamim receba mais comida? (Ele queria ver como os irmãos reagiriam agora ao favoritismo.)

K. José instrui seu mordomo a dar aos irmãos o seu grão, devolver o seu dinheiro e colocar o seu copo real no saco de grãos de Benjamim. Depois que eles partem, José envia seu mordomo para apanhá-los e acusá-los de roubo. O copo é encontrado no saco de Benjamim e eles são forçados a voltar. Parece que Benjamim pode ser executado e o restante deles feitos escravos, mas a sentença é reduzida a escravidão para Benjamim. Volte o relógio; se fosse José e seus irmãos, quando José tinha 17 anos, o que os irmãos teriam dito? (Ótimo! Tire-o de nossas mãos.)

L. Leia Gênesis 44:30-33 para ver o que Judá fala sobre deixar Benjamim. Até que ponto as coisas mudaram?

1. O que você acha que teria acontecido se os irmãos ficassem contentes em deixar Benjamim?

III. José, o Salvador

A. Leia Gênesis 45:1-7. Note o que José diz a respeito do plano de Deus para a sua vida e as vidas de seus familiares. José está amargurado por causa dos 13 anos que ele passou em escravidão e na prisão?

1. E você? Já chegou no ponto que José chegou? Pode ver a mão de Deus operando em teu benefício nas coisas negativas da tua vida?

2. Que paralelo você vê em Gênesis 45:7 entre José e Jesus?

B. José convida a sua família para o Egito, os irmãos vão para casa e contam a Jacó as maravilhosas notícias de que José é o governador do Egito. Leia Gênesis 45:25-46:4. Por que Deus permite isto, quando Ele sabe que os descendentes de Jacó se tornarão escravos no Egito?

C. Jacó morre e os irmãos de José estão com medo. Leia Gênesis 50:15-21. Que tipo de atitude José demonstra com relação aos seus irmãos?

D. Amigo, às vezes a vida não segue da forma como nós queremos que ela siga. A lição que aprendemos a partir da vida de José é que precisamos simplesmente confiar em Deus. Outros podem pretender nos ferir, mas Deus pode reverter qualquer má intenção. Você vai concordar em confiar em Deus?

IV. Na próxima semana começaremos o estudo do livro de Eclesiastes.

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: