quinta-feira, 25 de setembro de 2008

As Famílias na Família de Deus - Lição 05

Discípulos Fazendo Discípulos (Josué 4; Mateus 28; Gênesis 37)

Introdução: Em Mateus 28:18-20, Jesus conclama a cada um de nós a fazermos discípulos “de todas as nações”. Esta ordem incluiria fazer dos teus filhos discípulos? É claro que sim! Na semana passada discutimos o que a Bíblia nos ensina a respeito das bênçãos de termos filhos. Nesta semana vamos nos voltar para a questão de “disciplinar” nossos filhos – ensinando-os a amar e obedecer a Deus. Vamos pular para dentro do nosso estudo!

I. Pedras

A. Leia Josué 3:14-15. Imagine que você é um dos israelitas caminhando em direção ao lugar que Deus disse que te daria como morada. Você chega ao rio Jordão e tem que cruzá-lo com a tua família e todas as tuas possessões. Infelizmente, o rio está na época das cheias. Quais são teus pensamentos e tuas preocupações?

B. Leia Josué 3:15-17. Agora, me diga, como você se sente? Qual é a tua atitude com relação a Deus?

C. Leia Josué 4:1-3. Aqueles dentre vocês que passaram algum tempo ao ar livre, me digam como estas pedras pareceriam? Como você as diferenciaria das outras pedras na área? (Elas deveriam ser muito lisas – talvez até mesmo brilhassem um pouco.)

D. Leia Josué 4:4-5. Este ato exigiu fé por parte dos que estavam pegando as pedras? (A água ainda estava amontoada. Eu ficaria preocupado que ela poderia cair em cima de mim!)

1. Por que você acha que Josué escolheu 12 pedras? (Cada pedra representava uma das tribos de Israel.)

E. Leia Josué 4:6-7. Qual é o propósito destas pedras?

F. Leia Josué 24:25-27. Qual é o propósito desta pedra?

G. Leia I Samuel 7:12. Que padrão você vê na utilização das pedras e o relacionamento entre Deus e Seu povo? (Elas serviam de memorial dos grandes eventos da história do povo de Deus.)

H. Leia Josué 4:20-24 para ver o final da história a respeito das pedras do rio Jordão. Note especialmente os versos 21-23 e o comentário a respeito dos filhos. Que lições a respeito do ensino aos nossos filhos podemos aprender desta história? (1. Ensinar os filhos é um ato intencional da comunidade cristã. 2. Ensinar os filhos envolve usar alguma coisa que chama a atenção deles. Você notou que Josué queria que as pedras chamassem a atenção? 3. As pedras eram uma lembrança constante, de geração a geração. 4. As pedras lembravam aos filhos o poder, amor, cuidado e provisão de Deus para eles e seus pais.)

1. O que a igreja faz hoje para criar “pedras”, para o ensino às próximas gerações? (Leia Êxodo 12:12-14 e Êxodo 12:26-27. Através da observância de festas religiosas podemos criar “pedras” para os nossos filhos.)

2. Como os pais podem criar “pedras” em suas casas para seus filhos?

a. O sábado semanal é uma “pedra”?

(1) Como criar um memorial visível do sábado?

b. Como você se asseguraria de que uma “pedra” não se torne um ídolo?

II. Amor

A. Leia João 13:34-35, Mateus 5:44 e I João 3:14. Se os pais cristãos devem demonstrar amor para com os outros, também deveriam demonstrar amor para com seus filhos?

1. Pais de adolescentes. Mateus 5:44 encontra ressonância na tua vida? (Podemos ser tentados a devolver palavras que magoam, com respostas que magoam. Podemos ser tentados a nos afastarmos de nossos filhos quando eles dizem que nos odeiam. Mas, se os inimigos merecem mais do que isto, quanto mais os nossos filhos.)

2. Pais, deixando de lado os assuntos de disciplina, você diria para outras pessoas as coisas que fala para os teus filhos?

B. Leia Êxodo 4:22-23 e Isaías 66:13. Como a visão que uma criança tem de Deus pode ser influenciada por seus pais? (Deus consistentemente retrata a Si mesmo como nosso pai. Se você quer teus filhos tenham uma visão apropriada de Deus, precisa ser muito cuidadoso acerca da imagem mental que teus filhos fazem da palavra “pai”.)

C. Leia Gênesis 37:3-4. Este é um resultado previsível de demonstrar favoritismo entre teus filhos?

1. Que problemas ocorreram em conseqüência do favoritismo no amor do pai Israel (Jacó)? (Dê uma olhada em Gênesis 37:23-36. Seria demais dizer que 400 anos de escravidão hebraica poderiam ser traçados até este evento? Pais, não mostrem favoritismo!)

III. Instrução

A. Leia Provérbios 22:6. O que você acha que significa “instruir” os teus filhos?

B. Vamos olhar alguns textos que explicam mais completamente esta idéia de “instruir”. Leia Gênesis 18:19. O que Deus esperava de Abraão como pai? (Que ele fizesse o que é “justo e direito.)

C. Leia Provérbios 2:1-9. Note que estes versos tem uma seqüência de “se/então”. O que os filhos são chamados a fazer? (A buscarem conhecer a Deus e Sua vontade.)

1. O que Deus promete de eles fizerem isso? (Deus lhes dará sabedoria e entendimento, os quais os ajudarão a protegê-los de cometerem erros dolorosos em suas vidas.)

2. Como os pais podem inculcar em seus filhos um desejo por conhecerem a Deus e a Sua vontade? (A primeira coisa que precisam fazer é apresentar as palavras de Deus a seus filhos. Estas devem ser apresentadas como sendo uma coisa desejável.)

D. Leia Provérbios 3:11-12. Qual deve ser a atitude de um filho com relação à disciplina?

1. Como podemos ensinar esta atitude aos nossos filhos? (Isso nos leva de volta à questão da “pedra”. Se Deus tem te disciplinado, diga isso a teus filhos, e como isso tem ajudado no teu crescimento.)

E. Leia Provérbios 1:8-9. Como o aprendizado dos ensinos paternos são como usar jóias? (Eles te tornam mais atrativo(a).)

1. Você conhece alguns “bons” garotos que simplesmente te atraem para eles? Você sente prazer em conversar com eles? Penso que isto é parte do que Provérbios está falando neste texto.

F. Leia Provérbios 3:13-15. Qual é outro benefício de os pais ensinarem seus filhos a sabedoria de Deus? (Ela te torna rico. Se isto significa rico financeiramente, não está claro, porque a Bíblia diz que a sabedoria de Deus é melhor do que dinheiro.)

G. Leia Provérbios 3:17-18. O que mais jaz à espera daqueles pais que ensinam a seus filhos a aceitarem a sabedoria de Deus? (Paz, bênçãos e vida.)

H. Pai, você quere que teus filhos tenham uma bela vida aqui e uma vida eterna no futuro? Discipline-os. Mostre-lhes o amor de Deus. Ensine-os a sabedoria da Bíblia. Lembre-os com “pedras” do grande Deus a quem servimos! Você vai decidir hoje fazer isso?

IV. Próxima Semana: Palavras Sábias Para as Famílias

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: